Clipper On Line • Ver Tópico - Você agora e daqui à 10 anos!

Você agora e daqui à 10 anos!

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Você agora e daqui à 10 anos!

Mensagempor Dr.Microso » 25 Ago 2010 19:13

Caros colegas, saudações.

"Daqui a 2 dias o amanhã será ontem!"

No próximo dia 28 de agosto, o fórum completa 11 anos, e durante este tempo muitos aqui chegaram, outros se foram para outras linguagens/profissões e alguns... Nem neste plano estão mais.

Sempre aprendi e aprendo muito aqui, e esse aprendizado vai além de soluções em termos de codificação... Afinal são pessoas que estão escrevendo, então você vê educação, competição, regionalismo, cultura, medo, dúvidas, frustação, superação... É o famoso "entre-linhas", presente nos processos de comunicação.
Aqui mesmo neste post em menos de 5 minutos de leitura, já tive uma aula e tanto técnica. Acho fantástico tudo, ainda mais que vivo disso.

Lembra-se onde estava ha 11 anos atrás? Ja estava no xBase ou era deste meio? Quando comecou a trabalhar com programação chegou a questionar onde estaria hoje? Conseguiu seus objetivos ou se pudesse, voltaria e escolheria outra profissão? Encontrou ou você ainda está atrás do "Pote de ouuuuuuuuro"?
Já pensou sobre isso?

A idéia é captar perspectivas alheias, para troca de opinão e experiências que poderá ser útil até para quem está inciando ou está pensando em "pendurar o palitó", lembrando ainda que tudo o que postamos aqui tem visibilidade global (bots) e será visto por profissionais de todas as linguagens e áreas.
Eu em particular, acho que sem observação, podemos nos precipitar numa mecanicidade incrível... Muitos acaba virando "apenas mais um tijolo no muro...". Conheço colegas de convívio diário que vivem apenas para trabalhar e não o inverso...

Sei que o tópico pode não agradar alguns, mas aqui é bate-papo não é?

- Existe uma fórmula para o sucesso com o que fazemos?
- O que você acha que provoca o fracasso nesta profissão?
- Como você gostaria de estar daqui a 10 anos (imagine você vendo este post daqui à 10 anos, que tal?).


Pensar acerca do que se faz e como, às vezes pode ser perigoso (dizem)... Mas, qual a sua opnião?
Afinal, fazemos nossas escolhas e elas por sua vez... Nos fazem.

Um abraço!
Editado pela última vez por Dr.Microso em 25 Ago 2010 20:08, num total de 1 vezes
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
Avatar de usuário

Dr.Microso
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 173
Data de registro: 12 Jan 2009 20:26
Cidade/Estado: Belo Horizonte, MG
Curtiu: 119 vezes
Mens.Curtidas: 5 vezes

Re: Você agora e daqui à 10 anos!

Mensagempor fladimir » 25 Ago 2010 20:05

Olá nobre colega, muito interessante seu tópico.

10 anos atrás foi o aniversário de 1 ano do meu primeiro filho, abri minha empresa q neste ano completou 10 anos, tive muitos problemas e muitas vitórias, conquistas e realizações e o que mais fico feliz em compartilhar é que o fórum fez parte da minha vida, aqui aprendi e aprendo muito, ri, me estressei, colaborei, e o mais importante no meu ponto de vista, conheci pessoas como eu, profissionais q já passaram ou passam por situações similares e compartilham seus conhecimentos.

Meu muito obrigado por fazer parte da minha vida e uma parte na qual me orgulho e alegro.

Agora em resposta mais específica
Dr.Microso escreveu:- Existe uma fórmula para o sucesso com o que fazemos?

- Acredito q fórmula não, mas sim uma idéia motivadora encontrada nas experiências mútuas, que nos impulsiona para vencer etapas em uma linha de tempo que nos leva ao Sucesso Individual ou Conjunto.

Dr.Microso escreveu:- O que você acha que provoca o fracasso nesta profissão?

- Em complemento a idéia anterior a falta de motivação.
Dr.Microso escreveu:- Como você gostaria de estar daqui a 10 anos (imagine você vendo este post daqui à 10 anos, que tal?).

- Pretendo estar trabalhando menos, ganhando mais, tendo mais tempo para minha família, amigos, ajudando-os naquilo que puder.

Abraço

Sucesso!!!

:)Pos

-
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Re: Você agora e daqui à 10 anos!

Mensagempor JoséQuintas » 29 Ago 2010 13:22

Essa é fácil. Daqui a 10 anos, espero estar vivo, e podendo pagar contas!!!! Não quero ser pessimista, mas projetar 10 anos futuros começa em analisar 10 anos atrás. Vamos lá....

Internet: 10 anos atrás foi quando instalei minha banda larga Speedy. O micro virava uma espécie de terminal da Telefônica, com IP Fixo, e conexão excelente, a 256kb. Também tinha a linha discada, usada pra internet mais no final de semana, porque conectávamos na sexta à noite e desligávamos na segunda, pagando apenas 0.20 centavos por todo esse tempo, mesmo preço de uma ligação comum.

Nessa parte, atualmente a banda larga é um lixo, uma espécie de VPN, uma conexão virtual por dentro da conexão real, caindo as conexões, e paralizando de vez em quando. E conexão discada.... coitado no final do mês pra pagar a conta. Temos várias opções de internet, todas teóricas, porque na prática nenhuma atende. Temos várias operadoras de telefonia, vários planos idiotas, parece que teríamos que pagar TODAS pra juntar os planos e ter algo decente, o que se torna indecente. Daqui a dez anos.... difícil imaginar se vai melhorar ou piorar. Alguns dizem que a internet é o futuro pra programação. Eu já acho que da teoria pra prática continua existindo uma grande distância, mesmo com a tal nota fiscal eletrônica.

Programação: Falando de linguagens comerciais, as opções se reduziram drasticamente. Até o Unix tinha lá suas opções xbase como FoxPlus, Joiner, QuickSilver, e outras. As linguagens de 10 anos atrás funcionavam redondas, com bugs mínimos, ao contrário das atuais. O Clipper e o VB6 são bons exemplos de linguagens antigas que continuam funcionando redondas.
Antigamente, qualquer dúvida e bastava olhar os manuais, sempre claros sobre cada comando ou função da linguagem. Eram livros grossos, com muito texto, mas sempre resolviam a questão claramente. Atualmente, o google é um grande aliado às dúvidas, geralmente resolvidas com ajuda de outros programadores que passaram pelo mesmo problema.
Atualmente existem poucas opções reais, e muitas opções pouco utilizadas, opções grátis ou incompletas com bugs, opções para cobaias testarem.

Legislação: Há dez anos atrás, só advogados e contadores precisavam entender das leis. Os contadores eram nossos esclarecedores de dúvidas. Atualmente o papel parece trocado, ou bem misturado. Até o simples nacional, é algo muito complicado.

Taxas: Não havia taxa bancária mensal, e as outras taxas eram mínimas. Água, luz, era tudo moleza. Telefone então, era comum velhinhos terem telefones sem se preocupar com conta.

Trabalho em geral: Dez anos atrás eu usava o PCAnywhere via telefone ou internet, atualmente uso teamviewer ou terminal service do Windows. Dez anos atrás eu tinha sistemas totalmente isolados, com aquilo de ficar transferindo arquivos. Mudanças eram tranquilas, apesar de vários fontes, e mudanças de lei eram bem eventuais, algumas nem sequer entravam em prática.

Os valores nem eram tão grandes, mas o dinheiro rendia muito. Atualmente, os valores podem ser até maiores, mas o dinheiro parece render menos. O problema não é a área de atuação, mas o governo cada vez mais ganancioso. O tal "leão" do imposto de renda virou um gatinho, perto dos hipopótamos que apareceram depois. Mas tá mais fácil ganhar dinheiro, porque a informática ficou presente em todas as empresas.

Esse assunto dá pra ir longe. A única certeza é de que o governo pode estragar tudo.

Curiosidade: Tenho um som Cygnus aqui em casa, coincidentemente de uns 10 anos atrás. Ele tem a incrível potência de 250 watts. Também tenho um Aiwa moderno, de 2.500 watts. O Aiwa fica parecendo um radinho de pilha perto dele, estejam eles ligados ou desligados. Mas os dois ligados no micro, porque entre a qualidade do bolachão, e a praticidade do MP3, fico com o MP3.

Outra curiosidade: Vários anos atrás tive um acidente de moto, atropelei um cachorro, e fui levado para o hospital. Tempos depois recebi uma multa por retirar a moto do local do acidente. Uma vez que eu estava no hospital, deve ter sido o cachorro que retirou pra se vingar. Bom... multas, policiais e hospitais....

Isso lembrou outra: Dez anos atrás eu estava procurando médico para meu filho, para verificarem o problema dele.
Na AACD recebi não, porque ele não é deficiente físico. Na APAE recebi não, porque ele não é um "diferente normal". E no Hospital das Clínicas... "o problema do seu filho é muito simples para este hospital". Simples e ainda não resolvido em tantos anos... talvez daqui a dez anos. Agora também tem os problemas gerados pelos medicamentos que ele toma, que não podem ser suspensos, e não encontram substituto.
Se lembrar que os alunos passam de ano sem precisar fazer prova, e estes podem ser os futuros médicos, dá medo pensar no futuro.

Então, divido meu tempo entre as crises do meu filho, ir a médicos, programar, ler legislação, pagar impostos, vistoria de veículos (que inventaram), e outros.
Considerando que meu filho está cada vez maior e mais forte, idas a médico estão mais constantes, soluções parecem cada vez mais distantes, o tempo para trabalhar está se reduzindo, e coisas antigas podem deixar de funcionar ....
Espero daqui há dez anos estar vivo e podendo pagar contas.
Minha preocupação são as pessoas/governo, e não Windows, Linux, ou linguagens de programação.

Mas nada impede de sonhar, afinal, a esperança é a última que morre...
(Se ela é a última que morre, todo o resto morre primeiro? rsrsrs)
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 17942
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Você agora e daqui à 10 anos!

Mensagempor fladimir » 19 Abr 2015 19:24

Estamos no meio do caminho... falta 5 anos...

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Você agora e daqui à 10 anos!

Mensagempor JoséQuintas » 08 Abr 2020 14:10

Lembrei deste tópico

JoséQuintas escreveu:Essa é fácil. Daqui a 10 anos, espero estar vivo, e podendo pagar contas!!!!


Ainda estou vivo e pagando as contas
Internet atualmente com fibra ótica, isso melhorou
Linguagem de programação virou um mix de tudo com tudo.
Mexer com legislação pra nós, virou rotina.

Curiosidade: Tenho um som Cygnus aqui em casa, coincidentemente de uns 10 anos atrás. Ele tem a incrível potência de 250 watts. Também tenho um Aiwa moderno, de 2.500 watts. O Aiwa fica parecendo um radinho de pilha perto dele, estejam eles ligados ou desligados. Mas os dois ligados no micro, porque entre a qualidade do bolachão, e a praticidade do MP3, fico com o MP3.


O Aiwa dessa época queimou e foi pro lixo kkkk. O Cygnus continua firme e forte.
Tem aquele multimídia chinês com Android e WIFI que comprei... mas continua desligado.

Minha preocupação são as pessoas/governo, e não Windows, Linux, ou linguagens de programação.


Vixe.... nem precisa dizer que hoje estão todos preocupados com as pessoas.
A preocupação do governo... na época era durante o governo PT, que com certeza estragou geral.
Windows e Linux... depois de 10 anos entrou também o Android aí no meio kkkk
E sobre linguagem de programação.... se todo mundo tá aqui, acho que continua não sendo problema.

Continuo com o mesmo carro de 10 anos atrás, o mesmo som de 10 anos atrás, a mesma TV de 10 anos atrás, talvez até o mesmo computador, e até as
mesmas músicas.
Mudou que estou usando SSD, monitor 4k, e Harbour + MySQL.
Foram-se alguns clientes, entraram outros.
Naquela época eu tinha aplicativo pra transportadora, era a maior fonte de renda, seguido de aplicativo pra contabilidade.
Atualmente é nota fiscal eletrônica, os de transporte foram desativados, e o de contabilidade ainda tem alguns usando.
Veio o diabetes....

O que espero para daqui 10 anos:
Continua como principal estar vivo.
E que nunca mais o PT esteja na política.

Pelo histórico, vai melhorar mais internet e as facilidades eletrônicas, governo estragando mais e mais, e pessoas mais e mais isoladas...

No momento:
TV só serve pra falar desse corno vírus, carro mal dá pra usar, e exercícios agora nem quem fazia exercícios tá fazendo.... o que remete a muita gente doente nos próximos anos.... mais do que já existem.

Aliás... aumentou muito a quantidade de locais de atendimento médico nos últimos 10 anos, aumentou muito a quantidade de remédios, mas aumentou muito mais a quantidade de doentes...

O interessante: a análise dos últimos 10 anos está diretamente relacionada ao "depois do PT", apesar que tá difícil sair desse "depois".... parece que não termina nunca....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 17942
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Você agora e daqui à 10 anos!

Mensagempor JoséQuintas » 16 Fev 2022 15:34

Mais dois anos.

Não mudou nada nesta parte:
mesmo som, mesma tv, mesmo computador, mesma linguagem de programação.
Mudou base de dados pra SQL.

E pessoas se foram.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 17942
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Você agora e daqui à 10 anos!

Mensagempor alxsts » 16 Fev 2022 15:45

Olá!
JoséQuintas escreveu:E pessoas se foram.

Alguns milhões delas, inclusive do Fórum. Grato por ainda poder escrever estas linhas...
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2930
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes




Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google Adsense [Bot] e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro