Clipper On Line • Ver Tópico - Rede sem fio

Rede sem fio

Discussão sobre Hardware em geral.

Moderador: Moderadores

 

Rede sem fio

Mensagempor Josmar dos Santos » 19 Abr 2011 14:01

Boa tarde caros amigos, eu tenho três terminais e um servidor. Em dois terminais, a rede é por cabo, em outro foi colocado pelo técnico da empresa um terminal sem fio. Aí que o bicho pega !! Nos terminais via cabo, roda tranquilo, tanto para executar o sistema como para imprimir os relatórios. Já no terminal sem fio estou tendo problemas para executar o sistema e imprimir o mesmo, ou seja, está muito lento. Até na tela ele está demorando uma eternidade para imprimir !
Isso é normal em sistemas Clippper ? Se não é, qual a solução para isso ? O que mais me encomoda e quando vai imprimir. Uso o dosprinter e mando relatório para pdf. O programa fica parado tentando imprimir o mesmo...

Sem mais

Josmar
Nota de Moderação:
Pablo César: O presente tópico foi movido da seção CA-Clipper, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Clipper.
Josmar dos Santos
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 277
Data de registro: 11 Jan 2006 17:36
Cidade/Estado: Botucatu-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 4 vezes

Re: Rede sem fio

Mensagempor Clipper » 19 Abr 2011 19:30

Prezado Colega

Vejamos alguns pontos :

Uma rede tradicional tem uma banda de 100 mbps enquanto que uma rede wireless pode variar entre 11,54,150 e 300 mbps.

Verifique a configuração do Roteador/AP, veja em qual banda ele está transmitindo, B=11 mbps G=54 mbps N=150 ou 300 mbps.
Atente que também deverá verificar a banda do adaptador de rede que está na estação, pois, digamos que o roteador transmita a 300 mbps, mas o adaptador esteja em 11 mbps, então o link será de 11 mbps, indepedentemente da velocidade do Roteador/AP.

Outro ponto que vale ressaltar é que uma rede Wireless por mais bem configurada e mesmo com equipamentos mais modernos sempre será mais lenta que uma rede Wired da mesma velocidade, isso se explica porque a quantidade de pacotes perdidos numa rede wireless é bem maior que em uma rede wired, o que ocasiona uma maior retrasmissão e consequentemente maior lentidão.

Outro fator importante é que mesmo que os dispositivos estejam configurados para a maior banda possível isso não quer dizer que eles estejam transmitindo/recebendo nesta velocidade (na grande maioria da vezes não estão), isso porque uma rede wireless é sucetivel a diversos tipos de interferências, que acabam ocasionando lentidão.

Eu pessoalmente nunca recomendaria o uso de rede wireless para o uso de Sistemas Aplicativos.

Embora não recomende, eu tenho um cliente que tem a seguinte configuração :

SERVIDOR - Conectado via cabo ao Roteador Wireless
6 Estações - Todas conectadas via Wireless Banda G - 54 mbps
Sistema Aplicativo em Clipper
Logo que instalamos verificamos que o sistema ficou muuuuuuuuito mais lento que na rede antiga (Wired), principalmente na geração dos relatórios. A solução que melhorou e muito foi utlizar o Sistema via Terminal Service.
Ps.Esse meu cliente também usa o DOSPRINTER.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Avatar de usuário

Clipper
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1320
Data de registro: 23 Ago 2004 00:04
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 3 vezes

Re: Rede sem fio

Mensagempor Josmar dos Santos » 27 Abr 2011 15:18

Ok Marcelo, descupa a demora para responder, eu fiz exatamente o que vc me disse e era isso mesmo. Convenci o usuário colocar rede com fio e tudo voltou ao normal. To me esquivando de rolo !!! heheh.
Josmar dos Santos
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 277
Data de registro: 11 Jan 2006 17:36
Cidade/Estado: Botucatu-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 4 vezes

Re: Rede sem fio

Mensagempor Maligno » 27 Abr 2011 15:53

Eu sempre digo o mesmo pros meus clientes: se tem fio, é mais rápido e mais barato. Se não tem fio, é mais caro e mais lento. Daí pergunto qual "mais" ele prefere? Em suma: wireless só mesmo em caso de necessidade.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: Rede sem fio

Mensagempor Josmar dos Santos » 27 Abr 2011 18:58

É isso mesmo Maligno ! Só que às vezes a gente se depara com um desses cabeças dura que acha que o fato de um PC não ter fio é mais moderno. Aí tem que ter muita paciência para explicar o que vc mencionou acima ! Mas faz parte da profissão. Tenho pena dos psicólogos !! Afinal, lidar com máquinas é bem mais fácil do que "pessoas".
:xau
Josmar dos Santos
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 277
Data de registro: 11 Jan 2006 17:36
Cidade/Estado: Botucatu-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 4 vezes

Rede sem fio

Mensagempor daniel1996odj » 03 Fev 2015 19:15

Como disse o carinha aqui em cima... Só use Wirelles em caso de necessidade
daniel1996odj
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 14
Data de registro: 07 Jan 2014 00:29
Cidade/Estado: salvador/ba
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Rede sem fio

Mensagempor fladimir » 05 Fev 2015 11:47

Uma observação.

Se for usar WIFI ou Cabeada, principalmente em sistemas Clipper, procure trabalhar com TS, q ai roda tudo local, os terminais somente visualizam, mas o processo é feito todo no servidor.

E qdo puder e se possível sugiro tb migrar para xHarbour / Harbour

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes




Retornar para Hardware

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro