Clipper On Line • Ver Tópico - Impressão de Etiquetas na Argox
Mudar para estilo Clássico
Discussão sobre Hardware em geral.
Postar uma resposta

Impressão de Etiquetas na Argox

30 Out 2010 17:39

Caros colegas,

Não tenho certeza se esta é o local indicado para o assunto, entretanto como o sistema é em Clipper...
Estou desenvolvendo a impressão de etiquetas para jóias na impressora Argox 214-TT PPLB.
Estou encontrando a seguinte dificuldade:
Quando estou imprimindo as etiquetas que são enviadas uma a uma para a impressora, imprime normalmente uma sequência, de repente, sem uma periodicidade ou qualquer evento que tenha notado, as etiquetas passam a imprimir e pular uma. Se desligo a impressora volta ao normal até ocorrer novamente. Já me indicaram fazer o alinhamento através do botão Feed, mas não resolveu.
Segue a parte do código que trata da impressão das etiquetas, se puderem me dar uma ajuda, fico muito grato.
Código:
           VLF=CHR(10)
                    VETIQFILE := "ETIQJB44.DAT"
                    ERRHANDLE := FCREATE(VETIQFILE)
                    VFIR1=" 18K (750) "
                    VFIR2=" OURO 18K "
                    VETIQCMD = "N"+VLF
                    VETIQCMD += "ZT"+VLF
                    VETIQCMD += "q812"+VLF
                    VETIQCMD += "Q305,24"+VLF
                    VETIQCMD += "D9"+VLF
                    VETIQCMD += "S2"+VLF
                    VETIQCMD += "O"+VLF
                    VETIQCMD += "A340,20,0,3,1,1,N,"+'"'+VFIR1+'"'+VLF
                    VETIQCMD += "A530,20,0,3,1,1,N,"+'"'+VFIR2+'"'+VLF
                    VETIQCMD += "B510,40,0,E80,2,2,41,B,"+'"'+VCBAR+'"'+VLF
                    VPESO=TRANSFORM(VPESO,"@E 99.999")
                    VETIQCMD += "A380,45,0,2,1,1,N,"+'"'+VPESO+'"'+VLF
                    VETIQCMD += "A340,70,0,2,1,1,N,"+'"'+VDESC+'"'+VLF
                    VETIQCMD += "P1,1"
                    FWRITE(ERRHANDLE,VETIQCMD)
                    FCLOSE(ERRHANDLE)
                    ! COPY/B &VETIQFILE LPT1:
Editado pela última vez por Maligno em 02 Nov 2010 16:30, num total de 1 vezes
Razão: O presente tópico foi movido da seção CA-Clipper, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Clipper.

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

30 Out 2010 17:50

Para efeito de teste, você poderia imprimir diretamente para LPT1:

Código:
set device  to print
set printer to LPT1
@ 0,0 say VETIQCMD
set printer to
ser device  to screen


Estou imprimindo numa Datamax desta forma. Na verdade, acho bem mais simples do que usar um arquivo.

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

30 Out 2010 17:58

Obrigado pela sugestão, ainda não fiz este teste, uso a impressão direta em outras situações, vou testar.
Mas se houver algum colega que já tenha passado por este problema, por favor, preciso resolver este caso.
Desde já agradeço.

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

02 Nov 2010 16:14

Caros colegas,

Fiz a alteração e teste conforme sugerido pelo Maligno, mas não resolveu, continua imprimindo da mesma maneira, isto é, sem nenhuma sequência lógica, de repente, começa a pular uma etiqueta.
Percebi que ao ocorrer o problema, destravando o ribbon e voltando a travar, para de pular e volta a impressão normal, até a próxima ocorrência do problema.
Iremos entrar em contato com o suporte do fornecedor do equipamento para tentar obter alguma informação, de um possível problema na impressora ou alguma configuração ou instalação efetuada de maneira equivocada.
Qualquer novidade, volto a postar.
:-´

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

10 Nov 2010 11:42

Talvez seja algo com a definição do formulário.
Verifique se não vai desconfigurando aos poucos, ou se, por exemplo, desconfigura depois de 10 etiquetas ou algo parecido.

A etiqueta é adesiva?

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

11 Nov 2010 07:23

Saudações a todos,

Aparentemente não se trata de configuração da etiqueta, trata-se de etiquetas adesivas para jóias, são impermeáveis, e estão em rolos.
O problema ocorre sem uma sequência lógica, pode acontecer na primeira etiqueta ou após a décima, e passa sempre a pular exatamente uma etiqueta.
Conversando com o suporte do fornecedor da impressora, suspeitamos de um problema no sensor de etiqueta, e o equipamento foi devolvido ao fornecedor, agora aguardamos uma posição do mesmo.
Qualquer novidade, volto a postar.

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

11 Nov 2010 10:33

Caro Paulo.

Digo isso, pois já tive vários problemas com etiquetas, e na maioria das vezes, era a definição do formulário que estava incorreta.
Dependendo do tipo de etiqueta, a configuração pode variar, principalmente se for adesiva, e utilizar o GAP da maneira incorreta.

[]'s

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

11 Nov 2010 21:31

Olá, Ana.
Obrigado pela atenção, realmente concordo que poderia ser um problema de definição de formulário de etiquetas.
Entretanto, neste caso, as etiquetas estão em um rolo contínuo, e as impressões não mostram uma lógica de ocorrência do problema.
Quando inicia o problema, passa a saltar uma etiqueta, só volta à impressão normal quando desligamos a impressora por um tempo ou soltamos o ribon.
No caso de ser um problema de definição quanto ao formulário, não deveria ocorrer em todas as etiquetas ou com uma frequência lógica ?
Desculpe estar insistindo nisso, mas é a primeira vez que trabalho com este tipo de impressora e estou encontrando dificuldades.

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

17 Jan 2011 17:02

Caros colegas,
Volto ao assunto depois de algum tempo porque a impressora em questão teve um problema na fonte e foi de volta para o fornecedor.
Devolveram funcionando, mas continuo com o mesmo problema de salto de etiqueta.
Conversando com o suporte do fornecedor, sugeriram que poderia ser duas possibilidades, etiquetas fabricadas fora de padrão de espaçamento, o que estou descartando, pois é um fabricante tradicional e com vários usuários deste tipo de etiqueta. A outra possibilidade seria quanto a definição do lay-out da etiqueta dentro do sistema, estou tentando checar esta possibilidade, principalmente quanto a definição da altura da etiqueta. Se puderem me ajudar quanto a esta questão, agradeço muito.
Estamos usando uma Argox OS-214 Plus PPLB.

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

17 Jan 2011 17:12

Quando você manda a impressão de um lote de etiquetas, provavelmente manda de várias de uma só vez. Então pergunto: não seria possível que o buffer da impressora, mais limitado, não estaria conseguindo dar conta da demanda? Antes do buffer ter espaço disponível novamente, o processador da impressora pode estar recebendo e descartando os dados que ainda não pode armazenar, já que seu buffer ainda não teria espaço disponível, uma vez que a impressão ocorre sempre numa velocidade menor.

Para testar isso, uma dica: após enviar uma etiqueta, coloque um atraso de alguns milisegundos. Já que é só um teste, pode exagerar um pouco nesse atraso. Se a suspeita se confirmar, passe a mandar um lote pequeno, que a impressora aguente, e então insira um atraso, de forma que o usuário não note a esperteza. ;-)

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

18 Jan 2011 08:01

Obrigado pela dica.
Mas não se trata do caso, pois já testei fazendo a impressão de etiquetas, uma a uma, e ocorre o problema.
Estou suspeitando de configuração do lay-out das etiquetas, possivelmente diferença na altura informada.
Ainda não consegui fazer novos testes, assim que tiver os resultados volto a postar.

Re: Impressão de Etiquetas na Argox

19 Jan 2011 18:38

Caros colegas,
Como suspeitávamos era incompatibilidade dos dados do lay-out da etiqueta.
Fui testando valores para a altura da etiqueta, conforme a resolução da impressora.
Deu certo, para um tipo de etiqueta funcionou perfeitamente.
Agora vou terminar os testes para outros tipos de etiquetas para confirmar a solução do caso.
Volto a postar para informar o resultado final.
Obrigado pela ajuda de todos até aqui.
:xau
Postar uma resposta