Clipper On Line • Ver Tópico - GTWVG: Criar Mensagens personalizadas YESNO estilo GUI MODAL

GTWVG: Criar Mensagens personalizadas YESNO estilo GUI MODAL

GTWVG com API Windows somente no Harbour.
No Harbouir 3.4 está sendo usado pointer, aonde no 3.2 é numérico.

Moderador: Moderadores

 

GTWVG: Criar Mensagens personalizadas YESNO estilo GUI MODAL

Mensagempor microvolution » 03 Jan 2021 18:36

Estou aqui melhorando o visual dos meus sistemas, mas, é bem cansativo ter que migrar tudo pra window HMG. São muitas alterações para funcionar form WINDOW da HMG.
É ter que começar tudo de novo.
Aliada à programação desktop que (aparentemente) está chegando ao fim, dando lugar definitivamente à web/android e vice-versa...
estou apenas querendo melhorar o visual do meu sistema com:
- Abertura com splash com barras de tempo rodando embaixo da tela (já fiz);
- mensagens estilo BOX YESNO INFO EXCLAMATION, etc... (já fiz);
- Login 100% em HMG sem tela console (preta)... (já fiz);
- formulário WINDOW (MAIN) com menus HORIZONTAL/VERTICAL 100% estilo Windows da HMG... (já fiz);
- Usuário optar em usar estilo CONSOLE/WVG ou GUI/HMG da abertura do sistema até o FORM MAIN... (já fiz);
- modo gráfico (GUI) híbrido com CONSOLE, onde quando é chamado um módulo (ex.: CLIENTES) que está ainda em WVG, ser chamado e retornar ao final ao form WINDOW (sem uso de TAB ou cliques do mouse)... apesar da tela preta do DOS existir... (já fiz);
- tela console/wvg funcionando com alguns botões pushbutton em modo wvg_crt já inclusos... (já fiz);
- tela console/wvg funcionando com cliques do mouse... (já fiz);
- etc...

Mas, percebo que durante o funcionamento das telas CONSOLE/GUI melhorei as MENSAGENS ao usuário final, usando as mensagens da HMG, tais como: MSGsss...

Só que percebo que estas mensagens não são grudadas à nenhuma tela, nem muito menos à tela CONSOLE, apesar de terem sido chamadas pela WVG... Elas ficam soltas, se por ventura o usuário final pressionar tab ou clique do mouse em outra coisa, acontecerá dele não saber onde está e o sistema ficar parado/travado esperando a confirmação do clique no OK ou no YES/NO/CANCEL.

Enfim, diante do que descrevi... precisava saber se existe alguma mensagem YES/NO, BOX, YES/NO/CANCEL, INFO, EXCLAMATION que pertença à WVG ou ao modo console, mas, que não fosse estilo console como são as que já uso, e, que principalmente fossem GRUDADAS NA JANELA CONSOLE/WVG.

Alguém dos nobres professores sabe(m) desse recuroso?

Feliz 2021.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVG: Criar Mensagens personalizadas YESNO estilo GUI MODAL

Mensagempor JoséQuintas » 03 Jan 2021 19:36

microvolution escreveu:- tela console/wvg funcionando com alguns botões pushbutton em modo wvg_crt já inclusos... (já fiz);


Perguntinha básica, apesar de não fazer muita diferença:
Vinculou os buttons à CRT?

Outra pergunta básica: Criou uma rotina de mensagem própria chamando a outra, ou fez chamada direta, pra toda vez que for mexer ter que mexer em todos os fontes?

Sobre as mensagens.... deixo assim mesmo, mas talvez a função de API, acho que é TOPMOST ou algo assim.

Precisa ver isso em 4k ou múltiplos monitores, é pior ainda.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18015
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

GTWVG: Criar Mensagens personalizadas YESNO estilo GUI MODAL

Mensagempor microvolution » 04 Jan 2021 14:26

JoséQuintas escreveu:Vinculou os buttons à CRT?
não é isso q quis dizer. Apesar de o nobre já ter me ensinado a usar o pushbutton dentro de uma tela wvgcrt, mas, não é isso q perguntei... vou esclarecer daqui a pouco.
JoséQuintas escreveu:Criou uma rotina de mensagem própria chamando a outra, ou fez chamada direta, pra toda vez que for mexer ter que mexer em todos os fontes?
então... eu tenho usado as mensagens padronizadas da HMG, tais como:
MsgInfo, MsgExclamation, MsgBox, MsgStop, MsgYesNo, MsgYesNoCancel...
particularmente, fáceis de usar, lindas, padrão windows...
mas, quando acionadas, não ficam travadas à tela WVG - apesar de terem sido chamadas de dentro do código de uma tela wvgcrt, wvgdialog, etc...

Se o usuário final (funcionário do nosso cliente), pressionar ALT+TAB ou clicar com mouse noutras telas abaixo, e, quando retornar à tela do sistema, as mensagens por mim citadas acima, desaparecem, pois não estão em estilo MODAL (grudadas à tela que a(s) chamou(aram))...

Com isso, dá a impressão que o sistema está travado. Então, apesar da beleza, não posso entregar um sistema desse jeito para o cliente.

Ok?
Há alguma maneira dessas MSGs da HMG ficarem travadas na tela onde foram acionadas???
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVG: Criar Mensagens personalizadas YESNO estilo GUI MODAL

Mensagempor microvolution » 20 Mai 2021 14:14

JoséQuintas escreveu:Se o usuário final (funcionário do nosso cliente), pressionar ALT+TAB ou clicar com mouse noutras telas abaixo, e, quando retornar à tela do sistema, as mensagens por mim citadas acima, desaparecem, pois não estão em estilo MODAL (grudadas à tela que a(s) chamou(aram))...

Com isso, dá a impressão que o sistema está travado. Então, apesar da beleza, não posso entregar um sistema desse jeito para o cliente.

Ok?
Há alguma maneira dessas MSGs da HMG ficarem travadas na tela onde foram acionadas???

infelizmente já se passaram 4 meses e ainda não obtive sucesso em nossas indagações.
alguém sabe como fazer para que uma mensagem YES/NO/OK/CANCEL seja modal numa tela console/wvg ou mesmo as mensagens personalizadas da HMG fiquem fixadas (modal) na tela que fora chamada?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVG: Criar Mensagens personalizadas YESNO estilo GUI MODAL

Mensagempor JoséQuintas » 20 Mai 2021 15:27

microvolution escreveu:infelizmente já se passaram 4 meses e ainda não obtive sucesso em nossas indagações.
alguém sabe como fazer para que uma mensagem YES/NO/OK/CANCEL seja modal numa tela console/wvg ou mesmo as mensagens personalizadas da HMG fiquem fixadas (modal) na tela que fora chamada?


Quando diz "ainda não obtive sucesso em nossas indagações"
Significa que está esperando alguém resolver por você, ou que tentou alguma coisa e não deu certo?

É... porque.... se a dúvida é sobre Messagebox() do Windows, a resposta deve estar na documentação de Messagebox.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18015
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

GTWVG: Criar Mensagens personalizadas YESNO estilo GUI MODAL

Mensagempor JoséQuintas » 20 Mai 2021 15:31

José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18015
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes




Retornar para GTWVG

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google Adsense [Bot] e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro