Clipper On Line • Ver Tópico - WVW - ícones wvw_tbAddButton xBitmap

WVW - ícones wvw_tbAddButton xBitmap

Outras bibliotecas visuais e IDEs para Harbour/xHarbour (xHGTK/HbWxW/GtWvT/GtWvW/WvWtools.etc)

Moderador: Moderadores

 

WVW - ícones wvw_tbAddButton xBitmap

Mensagempor microvolution » 27 Out 2017 10:15

Caros professores bom dia (boa tarde/noite/madrugada) pra quem estiver lendo este post!

Bom, estou testando as funcionalidades da lib gráfica do Vitor Zakats GT_WVW e me intriga muito o significado dos códigos (internos ou não) da função wvw_tbAddButton, como está no gitHub do próprio autor, que repasso abaixo:

wvw_tbAddButton( <nWinNum>, <nCommand>, <xBitmap>, <cLabel>, <nBitmapType>, <lMap3DColors> )
Argumentos
nWinNum Número da janela. O default é a janela atual. nCommand Identificador da ação que será executada quando o usuário pressionar o botão. xBitmap Identificação do RESOURCE do bitmap em um arquivo RC (nesse caso a imagem não pode ter mais que 256 cores) ou caminho completo do arquivo da imagem. cLabel Texto do botão. Se o parâmetro lDisplayText da função wvw_tbCreate() estiver configurado para .T., o texto será apresentado logo abaixo da imagem, caso contrário será usado como tooltip. nBitmapType Tipo do bitmap. Pode ter os seguintes valores: 0 1 2 3 Custom Bitmaps standard do windows (COPIAR, COLAR, PROCURAR, ABRIR, etc.) Bitmaps "view" do windows (são aqueles que mudam a visualização, como por exemplo, exibir detalhes, ordenar por nome, etc.) Bitmap do Windows Explorer
lMap3DColors Se a imagem terá efeito de transparencia (só tem sentido se o parâmetro nBitmapType for 0).
Retorna
.T.
Descrição
Adiciona um botao em uma toolbar a direita dos botoes já existentes.
Plataformas
Disponível em Windows
Etiquetas
API, GTWVW

o detalhe que me chama a atenção é:
xBitmap Identificação do RESOURCE do bitmap em um arquivo RC (nesse caso a imagem não pode ter mais que 256 cores) ou caminho completo do arquivo da imagem. cLabel Texto do botão.

Então vem as dúvidas quanto ao ícone que vou usar na barra de ferramentas, que são (exemplo prático que estou usando):

wvw_tbAddButton( nWinNum, IDM_HELP_F3, 9, "Altera pasta de trabalho (F3)", 2 )

os argumentos acima já estou começando a me "familializar", que são:
nWinNum = número da janela;
IDM_HELP_F3 = está lá no início do aplicativo no #define que transforma em 303, que ao clicar do mouse executa uma função (já domino razoávelmente esta funcionalidade);

9 = agora sim que mora o perigo. à medida em que mudo este número o ícone é mudado, mas, o último argumento (no caso aqui é o 2) também altera este ícone da barra de ferramentas.

Então, vamos parar por aqui um pouco...
já sei que o 9 refere-se ao um ícone ligado, já o 10, o mesmo ícone em tom cinza como se fosse desabilitado.

Agora vem a pergunta que não quer calar:
Alguns dos nobres professores sabem onde encontramos essa tabela de ícones ou de qual .dll da api do windows a gente sabe essa "nomenclatura"?

Não sei se compliquei ou expliquei...
espero que alguém possa ajudar a desvendar essa coisa simples, mas, que pra mim é muito complexa.

abraços!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

WVW - ícones wvw_tbAddButton xBitmap

Mensagempor microvolution » 27 Out 2017 10:49

Prezado Toledo, adminstradores e moderadores, por favor, vou postar um link pra conhecimento de todos, pois foi o único que encontrei que tem códigos de todos os ícones das DLLs e API do Windows.
Caso o link acima não seja permitido, sintam-se à vontade para excluí-lo.
↓↓↓
https://diymediahome.org/windows-icons-reference-list-with-details-locations-images/?lang=pt
↑↑↑
Agora, testando aqui no "chutômetro" percebi que só aceitam 31 ícones, ou seja, do 00 ao 31.


O ícone 0 é de uma tesoura e o 31 é de um formulário.

Tenho a impressão que já vi isso em algum lugar, ou seja, 32 ícones já pré-definidos??? sei lá...

alguém sabe a tabela dos 32 ícones pré-definidos de 0 a 31 da GTWVW?
procurar o que eu preciso entre 32 não é impossível, mas, é algo muito cansativo e acho desnecessário, pois quem os criou deve ter essa tabela já pronta.

Vejam a imagem do ícone da tesoura (0)↓:
17-1027 ícone tesoura.png

Agora vejam o ícone 31 do formulário↓:
17-1027 ícone form.jpg

Ademais, penso agora neste exato momento que os ícones estão embutidos dentro da contrib/gtwvw e não na API/DLL do windows.
só... viajando no pensamento, pois saber mesmo donde eles veem, não tenho conhecimento algum, só "suposições"...

Abraços!!!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

WVW - ícones wvw_tbAddButton xBitmap

Mensagempor microvolution » 27 Out 2017 10:56

ah!
outra observação:
no link https://harbour.github.io/doc/pt-br/gtwvw.html#gtwvw não contém a explicação ou o local dos ícones (parece link oficial).
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

WVW - ícones wvw_tbAddButton xBitmap

Mensagempor microvolution » 02 Fev 2018 20:17

alguém teve alguma ideia?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes




Retornar para Outras Bibliotecas Visuais e IDEs

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro