Clipper On Line • Ver Tópico - GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Outras bibliotecas visuais e IDEs para Harbour/xHarbour (xHGTK/HbWxW/GtWvT/GtWvW/WvWtools.etc)

Moderador: Moderadores

 

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor microvolution » 05 Mar 2016 13:47

JoséQuintas escreveu:Essa briga toda com GTWVW é pra fazer algo parecido com isso, não é?
assim meu sistema já era quando usava VLIB 2.0 (usava fonte avant.com).
O que não consigo entender é a "linguagem" (você fala/escreve e eu ouço/interpreto) não está batendo...
deixa eu explicar...
se tudo meu já está pronto (modo console) por que devo mexer e perder ainda mais tempo para organizar o que já está organizado?
Talvez na sua forma de programar (o meu) esteja desorganizado.
Mas, não é bem assim... todos os meus fontes, seguem o mesmo padrão... por exemplo.
1 - módulo Orçamento:
segue a seguinte sequência (vou colocar somente os mais importantes):
func orçamento()
#include "gci10000.ch" // meu inkey personalizado
local // variáveis locais deste módulo
#define // variáveis do módulo q no lugar de declará-las como LOCAL, PRIVATE, PUBLIC, preferi assim
private // todas as variáveis private estão aqui
#inlcude (arquivos/matrizes contendo os arquivos que serão abertos) // no caso são outros .PRGs específicos
private // local das variáveis private que são as com mesmo nomes de campos de arquivo dbfntx
set // todos os setcursors, setdate etc, ficam aqui.
TELA_PADRAO() // aqui chamo a função que desenha toda a tela padrão de todos os módulos (pertence ao .PRG rotinas)
setcolor (cor padrão) // aqui defino a cor que será igual em todas as telas (o usuário pode alterar num local específico do sistema que altera automaticamente em todos os módulos)
ABERTURA() // função que abre todos os arquivos que serão usados neste módulo
select() // seleciona o arquivo principal
INICIALIZA_CAMPOS() // função comum a todos os módulos que inicializa as variáveis em relação ao arquivo select() principal;
ATUALIZA_CONT_ANT() // esta função permite o uso do F3 para que o usuário repita a última informação digitada anteriormente. Ela é útil por exemplo num cadastro de clientes, onde acabei de cadastrar um cliente que mora na rua tal, e o próximo mora na mesma rua/bairro/cidade, então pressiona F3 em cima do @get que repete a digitação anterior (individual para cada get/campo);
do while .not. (FIM)
INICIALIZA_CAMPOS() // novamente
TELA_ENTRADA() // aqui desenha a tela deste módulo (pois cada um é diferente, mas, a função é única a todos os módulos)
TRATA_CAMPOS() // aqui trata os @GETs deste módulo, é igual em todos os módulos , pois é comum a todos
     if .not. FIM
          PEDE_OPCAO () // esta função é comum a todos os módulos, pois oferece ao usuário 2 ou 3 opções (GRAVAR/DESISTIR ou GRAVAR/DESISTIR/EXCLUIR)
     endif
enddo

Então, prezado professor, o meu sistema já está todo ou quase, otimizado. Excluo aqui, essas alterações "meio-bocas" que fiz na tentativa de colocar gráfico... isso precisa ser refeito ou melhorado, mas, acho que não chega a 10% do total das linhas.
Inclusive, o problema da impressão em LPTx, não existe solução, aí eu inventei uma (provisória) onde criei uma variável pública que nas configurações do sistema o usuário responde a uma pergunta:
@ 10,10 say "DESEJA usar impressora matricial (LPTx/PRN - ex.: EPSON LX 300?" get mLPT valid "SN"

Mas, quero melhorar isso, para ser uma coisa mais otimizada, pois já pensei assim:
Na maioria dos relatórios, ofereço ao usuário as seguintes opções (antes de migrar já era assim):
...
"Confirma relatório - CONFIRMA"
Escolha uma opção
IMPRESSORA - VIDEO - ARQUIVO

Quero alterar isso para ser assim:
...
"Confirma relatório - CONFIRMA"
Escolha uma opção
IMPRESSORA LPTx - IMPRESSORA WINDOWS - VIDEO - ARQUIVO

Bom, então, expus isso tudo para fazer as seguintes perguntas que não querem calar:

1 - se o meu aplicativo já está otimizado, pra que perder mais tempo? pois tempo é dinheiro, e não disponho de dinheiro para ficar aqui sem vender meu aplicativo, ou tentar fazê-lo
2 - se é pra converter em modo GUI complicado, foi daí que parei de usar a HMG e ainda não quis testar a HWGUI e testei e gostei da GTWVG e percebi que a GTWVW é melhor ainda. Pra que ficar mexendo no código?
3 - O meu caso, já falei um montão de vezes, e repito: preciso é:
a) colocar gráficos (já coloquei alguma coisa pra "maquiar")
b) mouse funcionando no menu (tá meio boca, mas, foi o Sr. quem me ajudou e já tá funcionando)
c) impressão em usb (tá meio boca, mas também já está funcionando)
d) pdf (já tá meio boca, e foi o Sr. quem me ajudou a descobrir que o meu harbour estava com problema)
e) visual melhor (como mostrei acima)... isso infelizmente não tá legal (ao meu ver) ainda, pois preciso em pelo menos 3 módulos (vendas, baixar, extrato e clientes) isso ser 100% gráfico, e, aí a GTWVG está me ajudando, e, pensei a GTWVW é mais prático ainda; só que estou perdendo meu tempo testando e não ter um manual (apesar de ter .DOC em português - acho q é a única) e um grupo específico no yahoo (grupo fechado, q acho q faliu desde 2014);
f) colocar meu sistema compatível com o mercado FISCAL (PAF/ECF) que é uma coisa que não entendo nada... mas, isso acho que é a última coisa a ser feita.
Então é isso aí que tenho defendido de unhas e dentes, mas, isso tem desagradado alguns, e pelo que percebo, restaram poucos além de ti que estão empenhados a me ajudar.

Acho que tem outras coisas a serem melhoradas, mas, repito, se for pra continuar "agarrado" aqui no laboratório e não ter tempo pra tentar vender, de nada adiante... é melhor voltar pro Delphi...
Esse negócio da gente ficar com dó de perder um trabalho de muitos anos, parece que não é uma boa escolha...
acho que nestes 14 meses que consegui migrar e ainda estou aqui garrado, se tivesse "pegado pra capar" no delphi, já deveria ter saído uns 2 sistemas (comercial e ordem de serviço - q está parado).
Bom, não me leve à mal e não fique com raiva, pois preciso de sua ajuda, e, sempre vou levar esse legado comigo, pois és um dos poucos que entende a minha situação... pois até lembro que já me contou parte de sua dificuldade pessoal e familiar, que me fez levantar ainda mais a cabeça e tocar a bola pra frente!

#TamuJuntoEmisturadoMasNaoEmbolado!!!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor microvolution » 05 Mar 2016 13:51

ah! voltando aqui sobre telas gráficas...
na gtwvg vi essa função nativa aqui: Wvt_CreateDialog( acnDlg, lOnTop, cbDlgProc, ncIcon, nTimerTicks, hMenu )
é ela que usei para fazer a tela acima...
mas, como colocar um @say, ?, dentro dela, se essa matriz ACNDLG é chamada por várias outras funções?
rsrs :(
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor JoséQuintas » 05 Mar 2016 15:26

Dialog é pra fazer igual no Delphi, não existe SAY em dialog, ou igual HMG.
O resultado é sempre reescrever os fontes.

Essa mesma parte no Delphi é brincadeira de criança.

Considere quanto tempo o aplicativo Harbour vai sobreviver.
Se for pouco tempo, deixa como está.

Tem gente que fez o contrário: criou DLLs em Harbour pra usar em outra linguagem de programação.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor microvolution » 05 Mar 2016 17:31

JoséQuintas escreveu:Considere quanto tempo o aplicativo Harbour vai sobreviver.
como já disse, tenho apenas 14 meses de migração e nem tenho ideia dessa resposta.
JoséQuintas escreveu:Tem gente que fez o contrário: criou DLLs em Harbour pra usar em outra linguagem de programação.
se não sei nada ou quase de harbour, quanto mais DLLs que é um assunto que nunca usei...
"aí meu amigo", piorou ainda mais!

Pelo que "tô percebeno" em relação ao custo/benefício... ficar pelejando no harbour, não faz sentido, ou a gente gosta de sofrer...
pois se os caras que pensam, criam, mantém e etc... esse tal novo clipper, com certeza conhecem a fundo as linguagens ASSEMBLY, C, C++, além das plataformas WINDOWS, LINUX e MACoS/X...
fico aqui pensando... por que insistir com isso?
Que resultado pode ser $$$ para eles e para nós?
Se o C++ é gratuito e eles sabem por que perdem tempo?
Se o delphi é brincadeira de criança por que nem aparece no hanking das 10 melhores/maiores linguagens de programação?
e o nosso clipper e harbour, sequer aparece na lista...
então, pergunto pra ti: qual a vantagem que tu tens em ficar no harbour se já disse:
- cansou de perder tempo testando lib?
- se, como diz o seu "avatar" é um colaborador?
- o que tem trago para sua realização pessoal?
- o que tem tido de benefício financeiro para si e sua família?
Bom, não quero entrar no mérito da questão, e, não precisa responder se não quiser às perguntas direcionadas a ti, mas, percebo que você mais nos ajuda, ou tenta, do que recebe em troca!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor microvolution » 05 Mar 2016 17:34

PS: só não voltei pro delphi por 2 motivos:
- 1º que não tenho din din pra comprar uma licença dele e não sei qual os riscos de se desenvolver um sistema numa linguagem pirata;
- 2º que me empolguei com a beleza e os resultados do novo clipper, mas, já se passaram 14 meses, e, tenho um único aplicativo que quero dividi-lo em 2, para tentar espaço no mercado: 1 que é o comercial SiCCA e o outro que estava embutido e o separei do SiCCA em novembro/2015 e está em HMG e parei para testar a GTWVG, o qual denominei de SiCCoSV (já virou até piada na boca daqui de uns "mestres" do fórum).
´o)
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor microvolution » 05 Mar 2016 19:18

Nota:
só pra constar: no link http://www.tecmundo.com.br/programacao/82480-linguagens-programacao-usadas-atualmente-infografico.htm...
as 20 mais usadas linguagens de programação, aparece o C e suas variações...
não aparece o Delphi, o Delphi, cadê ele?
agora o clipper/harbour... pra eles nem existe.
rsrs
pra não ter uma só opção (tecmundo)... vejam mais algumas outras opiniões:
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/veja-quais-sao-as-20-linguagens-de-programacao-mais-populares/46271 (aqui no gráfico, o Delphi aparece... harbour? não vi)
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/programacao/java-lidera-ranking-das-linguagens-de-programacao-mais-utilizadas-no-mundo-24970/ aqui o java o java domina a lista...
no link abaixo (do IEEE), aparece uma lista com as 49 mais usadas no mundo. vejam, por obséquio:
http://spectrum.ieee.org/static/interactive-the-top-programming-languages-2015
o topo da lista, sem dúvida é o JAVA, e os 5 primeiros seguintes são:
C, C++, PYTHON, C#, R...
o PHP vem 7º, Asslemby em 13º, VB 17º... o DELPHI só aparece no 27º, e, o harbour, infelizmente "neca"...
Toledo, desculpa ai, o desvio de assunto... não foi essa a intenção, fique à vontade para leva-la para o devido lugar, se assim, achar conveniente!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor microvolution » 05 Mar 2016 19:22

voltando aqui ao tópico, prezados Senhores!
JoséQuintas escreveu:Dialog é pra fazer igual no Delphi, não existe SAY em dialog, ou igual HMG.
Então se eu quiser uma coisa mais fácil, vai ter que ser com a GTWVW mesmo?
Digo isso, no sentido de poucas mexidas no código fonte que já está a todo vapor... ou seja, para fazer a parte gráfica com desenhos e alteração do tamanho dos @say/get...
ah! e por falar em @say/get... existe algum que a gente consiga definir o seu tamanho e posição além dos 25x80? pra ficar semelhante à minha primeira postagem aqui GTWVW onde temos tamanhos diferentes?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor asimoes » 05 Mar 2016 20:20

Microvolution,

Sem querer desmerecer ninguém aqui do fórum, que no minimo tem 20 ou mais anos de experiência em programação, eu comecei em 84.
Na minha opinião, o harbour foi feito para baratear uma solução de uma linguagem "morta", ou em outras palavras deu uma sobrevida ao clipper, claro que com muitos recursos inegáveis. Não é RAD igual ao Delphi/c#, mas é uma solução que salvou muitos sistemas fadados a não funcionar nos windows 7 para cima. E foi além disso, poder rodar no linux e outros sistemas operacionais. Tudo é uma questão de custo hoje em dia, se o seu cliente tá satisfeito, beleza! Se ele quer algo mais visual, estilo windows, ainda assim você tem a hmg, minigui e hwgui e outras que não me recordo agora, mas o trabalho ainda é braçal as "ide´s" que existem tem muitas limitações, ajuda um pouco na questão de desenhar o formulário, agora as regras de negócio tem que ser feitas no código (prg) com algum editor preferencial. Penso que nós seremos os últimos a dar manutenção nestes códigos que ainda existem, todos esses sistemas serão substituídos, porque ninguém vai querer aprender harbour para continuar o que nós fazemos. Sei que o que eu estou comentando aqui não tem nada a ver com o assunto, talvez seja para seção de bate-papo. Desculpem.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor JoséQuintas » 07 Mar 2016 10:55

Só pra finalizar aqui:

Microevolution:

Você não está limitado a apenas usar o Harbour ou o que está pronto.
Dá pra baixar até mesmo os fontes do Harbour pra modificar o Harbour, ou os fontes das LIBs gráficas, pra mexer no que quiser.
TODOS os fontes de TUDO estão disponíveis.
Se alguém quisesse/pudesse juntar todas as LIBs gráficas, tendo todos os fontes, poderia.
Ou até mesmo criar uma nova LIB gráfica.

Isso envolve não só fontes em Harbour, mas também fontes em C.
Mas se isso fosse uma tarefa fácil, existiriam milhares de LIBs diferentes para serem usadas.
E até diversas versões do Harbour.

Nunca se perguntou como devem ser os aplicativos dos desenvolvedores?
Não sei se pode ajudar em alguma coisa.
Aqui do desenvolvedor da HBQT e GTWVG.

http://www.vouch.in
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor JoséQuintas » 07 Mar 2016 11:30

Complementando:

TODAS as LIBs vão precisar alteração de fonte.
A quantidade de fonte a ser alterada depende da QUALIDADE dos seus fontes, e da quantidade de recursos que vai querer acrescentar.
E depende da LIB também.

Opções:
Acrescentar o mínimo necessário, só pra fugir um pouco da tela texto
Ir fundo em alguma LIB.
Aguardar outra LIB
Ficar testando LIBs, LIBs, LIBs e mais LIBs.

Pegue uma e vá em frente.
Se ficar pulando de LIB em LIB, talvez não receba ajuda, porque vão saber que em pouco tempo vai pular pra outra LIB.

Tem outra coisa MUITO importante:
A LIB pode obrigar a mexer no fonte, também na parte de arquivos e variáveis.
Lembre-se: o usuário pode abrir várias janelas rodando ao mesmo tempo.
Se uma janela mexe nos clientes em ordem alfabética, e outra mexe nos clientes em ordem de código... dependendo da LIB, uma rotina atrapalha a outra, e precisa alterar mais coisas no fonte além da parte gráfica.
Pois é.... tem mais essa pra se preocupar, não se trata apenas de fazer desenhos, ou de abrir janelas.

Se o fonte não estiver preparado pra facilitar essas coisas... pode acontecer de tudo.

Então.... testar parte gráfica é apenas uma parte do problema, ainda nem chegou nessa parte de arquivos.

Harbour não é Delphi, e DBF não é SQL.
Não queira fazer tudo que poderia fazer em Delphi com outra base de dados, e pensar que o comportamento vai ser igual.

Mais um motivo pra testar uma coisa de cada vez.
O menu pra Windows é a primeira coisa que alteram.
Pode começar por ele SOMENTE para seu uso, sem liberar ao usuário, pra ver tudo que acontece.
Se liberar para o usuário, saiba que vai retirar depois.
Vai ter que alterar muito fonte antes de liberar o menu Windows para o usuário.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor microvolution » 07 Mar 2016 11:40

ops... acabei de receber o email da atualização deste tópico, quando, por coincidência, falava da mesma coisa q tu no tópico: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=13124&p=104577#p104577
e acabei de postar uma "frustração" a despeito desse http://www.vouch.in
Vlw, mas não deu dessa vez!
Se uma janela mexe nos clientes em ordem alfabética, e outra mexe nos clientes em ordem de código... dependendo da LIB, uma rotina atrapalha a outra, e precisa alterar mais coisas no fonte além da parte gráfica.
Então, essa parte, não tenho interesse ainda, pois quero que o usuário fique travado apenas na janela em que ele esta...
exemplo: se ele estiver no vendas... e de repente depois de muitos produtos lançados, lhe falta algum que não está cadastrado, o que fazer?
perder a venda e ir lá cadastrar o produto e depois voltar?
rsrsr isso já pensei em 1998, quando comecei meu sistema.
Veja parte do código que faz essa tarefa:
...
// dentro de um determinado campo
...
// o usuário chama o BROWSE (F4) para pesquisar e percebe que não tem o produto, cliente, grade, grupo, etc cadastrado... não importa, basta pressionar F5, que o sistema para o que está fazendo para abrir o MÓDULO necessário e cadastrar o que precisa e depois com o ESC ele retorna para onde estava do mesmo jeito e sem problema algum
               set key TECLA_PROG_CHAMA to CADASTRA_ARQUIVO
...
static function CADASTRA_ARQUIVO (PROGRAMA,LINHA,VARIAVEL)
     local   ARQUIVO := select ()
     private GETLIST := {}
...
                          close all
                         PCI10005 () // cadastro de produtos
...
     ABERTURA ()
     select (ARQUIVO)
     set key TECLA_HELP to TECLAS_BROWSE
return

Então, isso funciona e perfeitamente...
foi só uma pincelada no assunto!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor JoséQuintas » 07 Mar 2016 11:52

Isso tudo não é pra te desanimar.
É que se está alterando o visual pra não perder cliente, é bom tomar cuidado com o funcionamento, senão aí sim vai perder cliente.
Agora que sabe que é tudo trabalhoso, e tudo problemático, teste uma coisa de cada vez com mais calma.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor JoséQuintas » 07 Mar 2016 12:52

Pois é... nessa parte que preferi multithread.
Se o usuário quiser abrir ao mesmo tempo cadastro de clientes, produtos, pedidos, e tudo mais, é só abrir.
Funcionam igual EXE separado, então não preciso me preocupar com arquivo aberto, índice, nada.
O aplicativo inteiro disponível a qualquer momento, sem precisar reinventar nada.
E também reduz o trabalho de mostrar/esconder imagens, já que são independentes.

Uma coisa engraçada/curiosa:

Se cada opção do seu aplicativo for um EXE, um já não interfere no outro.
Quer cadastrar cliente? RUN ( "cadastro.exe" )

Isso não é multithread, mas seria parecido.

Então.... Agora é decidir.
Aonde quer chegar com a parte visual, e quantas alterações está disposto a fazer nos fontes.
Pra ter melhores resultados, mais trabalho do que reescrever em Delphi.
Pra opções intermediárias... é decidir por uma e ir em frente, pra ver se vai ter que alterar mais coisas além do que está pensando.

Se ficar escolhendo... vai ficar escolhendo por muito tempo...

Se decidir por uma, mesmo que não seja a melhor, vai poder ir acrescentando alguma coisa a mais e já ter algum resultado visual.

Se vai usar tela única, GTWVW acaba tendo algo mais pra ser usado.
E tem mais usuários no fórum pra essa LIB.

Tem horas que acho que só eu uso GTWVG.... rs
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor microvolution » 07 Mar 2016 13:37

JoséQuintas escreveu:Quer cadastrar cliente? RUN ( "cadastro.exe" )
de maneira alguma. Está confundindo:
é apenas um .exe e vários prgs, conforme já demonstrei noutros tópicos:
Meus humilde sistema, quando o desenvolvi, foi todo feito e acredito que foi muito bem elaborado para ser:
- multi-usuário (pode ser cadastrado até 999.999 usuários);
- multi-empresa (pode ser num mesmo endereço e num único servidor, ser usado por até 9 empresas diferentes);
- multi-tarefa (pode-se executar um cadastro de produtos e dentro dele chamar o cadastro de grupos).

Nesta última, só não é melhor pois na época não se existia essa questão de maximizar, minimizar, mover tela, etc... que tem no harbour hoje, pois no clipper tu sabes melhor que eu que isso não era permitido, mas, se fosse, com todas as letras e certeza, que teria colocado ou implementado no sistema.
JoséQuintas escreveu:Tem horas que acho que só eu uso GTWVG.... rs
você e eu... não desinstalei-a.
O que estou tentando agora, para não perder o que aprendi e irei aprender na GTWVG, e também na HMG, é tentar conciliar as duas. E, acho que é possível, só não entendo nada das LIBs e muito menos de C/C++.
Mas, imagino assim:
- O .prg MAIN() fica somente com puro harbour;
- O .PRG que quero usar a GTWVG, aí eu faço o include dela e os parâmetros de inicialização, etc;
- O .PRG por exemplo (de vendas na frente de caixa), para caber tudo na tela, usaria a HMG, ou HWGUI (que não sei nada ainda) ou a GTWVW. E, pra isso, o Include dessa LIB entraria em ação somente nesse módulo. Deve existir algum comando de encerramento do "INCLUDE LIBTAL.CH", um tipo de DESINCLUDE ou DESTROY (sei lá)... o Viktor, Bedi, Roberto Lopez, esses caras devem saber como fazer isso;
- Um outro .PRG eu poderia muito bem usar a GTWVW... e assim faria com da módulo.

Digo assim, pois, sem saber que PODIA ou NÃO PODIA usar 2 ou mais LIBs gráficas, o meu sistema hoje, compila usando INCLUDEs para a GTWVG e também para a GTWVW, pois tem algum código que não existe na GTWVG e tem na GTWVW e funcionou...
Aliás, já até comecei a testar os códigos e usar tanto uma tela de uma ou de outra (janela window), só não sei exatamente como acionar ou melhor, os códigos simples que não podem faltar em cada uma delas para que num mesmo formulário (janela windows) use comandos das 2. Eu, mesmo já fiz essa façanha e postei nalgum tópico, não deu mensagem de erro nenhuma sequer, a única coisa é que os desenhos da GTWVW não apareceram... agora o nobre professor "josequintas" ou demais, devem saber como mixar ambas, pois se descobriram que podia trabalhar com CONSOLE e GRÁFICO juntos, por que isso não seja possível?
Portanto, imagino a mesma coisa com o harbour 3.4 + GTWVG + HMG (sem a IDE)... mas, não vou desistir de entender e lutar para entender...
quase consegui compilar... chegou nas seguintes telas de erro:
PS: Em ambos os casos abaixo, no arquivo .HBP já está incluso a chamada às LIBs:
C:\MVinfo\hmg.3.0.46\hmg.hbc
gtwvg.hbc
gtwvw.hbc

1- Então vamos ao primeiro exemplo de erros. Se comentar (eliminar) o include:
// #include "C:\MVinfo\hmg.3.0.46\INCLUDE\hmg.ch" // trabalhar com lib gráfica. modo console - segundo PCTOLEDO, não pode existir essa lib. 22/5/15w. coloquei novamente em 6/3/16w
REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT // para invocar o modo CONSOLE junto com o modo GRÁFICO. 9/7/15w

A seguinte mensagem de erro aparece:
pci10011.prg(661) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'WINDOW'"
pci10011.prg(663) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'MAIN'"
pci10011.prg(664) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'Test'"
pci10011.prg(665) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'Disable button'"
pci10011.prg(666) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'Enable button'"
pci10011.prg(667) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'END'"
pci10011.prg(668) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'END'"
pci10011.prg(670) Error E0030 Syntax error "syntax error at '@'"
pci10011.prg(672) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'END'"
pci10011.prg(673) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'WINDOW'"
pci10011.prg(674) Error E0030 Syntax error "syntax error at 'WINDOW'"

e Até eu que sou mais leigo e mais bobo no assunto harbour e suas libs sei que é a falta da inclusão do HMG.CH ou MINIGUI.CH que faz com que o compilador não reconheça tais comandos/funções gráficas da HMG. Isso é elementar.
2 - Agora se incluo:
#include "C:\MVinfo\hmg.3.0.46\INCLUDE\hmg.ch" // trabalhar com lib gráfica. modo console - segundo PCTOLEDO, não pode existir essa lib. 22/5/15w. coloquei novamente em 6/3/16w
REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT // para invocar o modo CONSOLE junto com o modo GRÁFICO. 9/7/15w
aí o erro é esse aqui:
gcc.exe: error: C:/MVinfo/MIGRAR/SiCCA/SiCCA3603/sci10000/_temp.o: No such file or directory
hbmk2 [SICCA3603]: Erro: Executando linkeditor. 1

PS: Não importa se compilo com ou sem -rebuild.
Vlw!!!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Mensagempor JoséQuintas » 07 Mar 2016 14:17

O RUN foi só exemplo do comentário.

Pera aí... Tem parte de GTWVG, GTWVW e agora vai misturar HMG?
Esqueça.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Anterior



Retornar para Outras Bibliotecas Visuais e IDEs

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro