Clipper On Line • Ver Tópico - DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Outras bibliotecas visuais e IDEs para Harbour/xHarbour (xHGTK/HbWxW/GtWvT/GtWvW/WvWtools.etc)

Moderador: Moderadores

 

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor microvolution » 13 Fev 2016 12:49

Prezados, desejei compartilhar com todos o que tenho aprendido nos últimos 14 meses:
Adaptei a o DEMO.PRG (da WVW) em conjunto com a lib WVG e vejam as telas:
- tela inicial/splash:

16-0213 - tela splash.png

Essa tela é um aviso para fechar os outros aplicativos/sistemas (evitar "1001 open error") pois os dados são abertos em modo exclusivo e não compartilhado.
- tela menu:

16-0213 - menu principal.png
menu principal
16-0213 - menu principal.png (8.75 KiB) Visualizado 7735 vezes

Na tela acima (menu principal) faço as seguintes observações:
- se clicar no menu, ou (pressionar F7 ou F8) ou clicar nos 2 botões a opção escolhida é acionada;
- numa das opções escolhidas, em qualquer lugar que for chamada entra perfeitamente, exceto no clique (botão esquerdo do mouse) sobre um dos botões de opções no centro da tela, que fui obrigado a colocar um INKEY(0) pois o clique aciona uma digitação no campo senha.
- tela acionada 1A):

16-0213 - menu 1.png

Faço as seguintes observações:
- se clicar no meu anterior (escolher opção) com o mouse, o campo senha já começa digitado (usei o CLEAR TYPEAHEAD mas não resolveu), então coloquei bem antes da senha um INKEY(0);
- o nome do aplicativo e ícone estão embutidos no .EXE (não sendo necessário arquivos externos);
- esta janela é modal, ou seja, o menu principal não consegue ser fechado;
- se pressionar qualquer tecla de função aqui nesta tela, ela é acionada perfeitamente (pelo menos acho).
- tela após a senha 1B):

16-0213 - menu 1A.png

Finalmente esta tela contempla:
- um combobox (para circular os GETs).
e agora o mais TOP de todos os quesitos:
- um GET com cara de gráfico;
Observações finais para que V.Sas. comentem (se acharem conveniente):

* Tudo isso com poucas mudanças no jeito de programar antigo (clipper), ou seja, os @say/get são idênticos e com essa cara.
* Tudo é feito principalmente pela lib gráfica GTWVW (90% ou mais);
* A lib GTWVG é usada apenas por causa de um TESTPROGRESSBAR (que peguei aqui nalgum lugar do professor JQuintas, que também não vi nada funcionando). Optei em mantê-lo...
mas, se retirar, não será necessária a LIB GTWVG.

* a inclusão da imagem dentro do .EXE é feita pelo arquivo .RC;
Somente isso, é já um grande avanço, os Srs. concordam?

até a próxima pessoal.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor JoséQuintas » 13 Fev 2016 21:32

Resumindo...

14 meses pra fazer o que já recebeu pronto pra uso.

Se está feliz, é o que importa.

Eu é que não entendi nada.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor JoséQuintas » 14 Fev 2016 11:58

Pensando bem....
Eu uso WVG diferente dos exemplos.
Então nem posso dizer que existe uma regra pra uso de LIB gráfica.
É cada um encontrar o que acha melhor pro próprio uso.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor microvolution » 15 Fev 2016 10:26

JoséQuintas escreveu:14 meses pra fazer o que já recebeu pronto pra uso.

o nobre professor é um dos que mais tem colaborado - em particular, comigo e com meu aprendizado.
Quando digo 14 meses, não significa que é com este resultado, e, sim tudo que aprendi até hoje, pois já disse noutros tópicos que foram 6 a 9 anos (não sei exato) tentando sair do clipper e não conseguia... não entrava na minha cabeça a compilação... tentei xharbour / harbour, xailer, hmg (todas as versões), etc, etc... nada entrava...
até quem em janeiro/2015, consegui da noite para o dia, quando já estava desistindo de programação e "quebrar todos os meus equipamentos" etc... etc..., através da hmg 3.0.35 consegui fazer minha primeira migração...
de lá pra cá foram:
- impressão usb (tá meio fraca ainda);
- aprendi um pouco a criar formulários com a ide/hmg;
- botões na tela (console simulado pela gtwvg) - larguei temporariamente a hmg;
- funcionar em 64 bits;
- reestruturar muita coisa que estava errada;
- aprendi a usar novos comandos e funções (uma minoria - hb_default, hb_eol, etc);
- e agora adaptar esse demo.prg para o meu aplicativo que era 100% clipper funcionar nessa lib gráfica WVW.

Enfim,
JoséQuintas escreveu:Se está feliz, é o que importa.
estou muito e muito feliz... afinal, quem já estava desistindo...
Muitos colegas professores, me ajudaram com V.Sa., o Jairo, o Itamar, o PC, Eolo, Antônio, Marcelo, asimoes, etc... , mas, alguns também usaram o fórum para "me alfinetar", pois consideraram minhas perguntas como: "idiotas" ou "infantis" e até mesmo "inúteis" para quem programa há anos como eu, aproximadamente: 30 anos, desde o antigo e extinto BASIC de 8bits (MSX, SINCLAIR ZX81/SPECTRUM, TRS-80/COLLOR, TK-2000, CP500, etc)...
JoséQuintas escreveu:Eu é que não entendi nada.
também acho que não entenderia nada sem os códigos fontes, dá a entender que foi apenas: "CTRL+C/+V"... aliás, com os códigos fontes fico "meio ou perdido por inteiro"!
É o caso do seu AllInOne (TudoEmUm) que até hoje não consegui sequer compilar... rsrsrs

JoséQuintas escreveu:Pensando bem....
também descobri que tanto a GTWVG quanto a GTWVW aceitam ser colocadas juntas num mesmo código e acioná-las em conjunto... ou seja:
Então nem posso dizer que existe uma regra pra uso de LIB gráfica.
Posso usar tanto o PUSHBUTTON (WVG) quanto o WVWMouseButton (WVW) juntos que funcionam perfeitamente...
É o caso aqui em questão, usei apenas os botões da gtWVW mas já usei (sem querer) noutros testes que fiz, o pushbutton.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor JoséQuintas » 15 Fev 2016 11:04

É o caso do seu AllInOne (TudoEmUm) que até hoje não consegui sequer compilar...


Uso o Harbour oficial 3.4, NADA instalado além dele.
Se baixar o Harbour pronto e usar, ainda vém a libcurl a mais.

Se tentar HMG, ou outra distribuição, eles vém com conteúdo diferente, então não sei se funciona.

Mas seria simples assim: baixar o Harbour oficial e compilar.
Não entendo porque aí isto não funciona.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor JoséQuintas » 15 Fev 2016 11:15

O allinone compilado então.
Não se limite a chamar uma opção e já fechar a opção.
Abra várias opções, pra ver as janelas simultâneas.
As opções NoThread são as únicas que rodam da mesma janela do menu.
As demais, abrem em janela isolada.

É praticamente exemplo de um aplicativo inteiro.

Nota:
Vai criar um DBF temporário, pra ser usado nas telas de cadastro.
No relatório em PDF, pra aparecer o relatório aberto precisa ter algum programa de visualizar PDF na máquina
Anexos
test.zip
(556.66 KiB) Baixado 522 vezes
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor JoséQuintas » 15 Fev 2016 11:19

Por exemplo, chamar várias opções assim:
Anexos
teste.png
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor paulovirt » 11 Jul 2016 21:59

Amigos

Utilizo GTWVW já há alguns anos, mas pouco sei sobre ela, além de exibir um JPG.

Se alguém puder me fornecer um exemplo de MENU (Windows), ícones e messagebox já ficarei feliz.

Grato!
Avatar de usuário

paulovirt
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 69
Data de registro: 29 Jan 2007 09:00
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor microvolution » 22 Jul 2016 11:41

prezado parceiro... a questão de menus não é uma tarefa muito fácil, ou estou desde janeiro/2015 quebrando cabeças, mas, ainda não gostei de nada ainda. Mas, com você a coisa pode ser muito diferente.
Pesquise aqui no fórum na sessão "outras libs gráficas" que você encontrará muita coisa.
Quanto
paulovirt escreveu: ícones e messagebox já ficarei feliz.
seria o que postei aqui mesmo neste tópico? se for passo-lhe com maior prazer algumas ideias que tenho aprendido aqui com os professores deste tão renomado e conceituado fórum.
Agora, consegui uma façanha, pois os mestres do harbour ou usam a lib separada, tais como: GTVG ou HWGUI, ou HMG. Eu consegui fazer uma aplicação híbrida ou mista, compilando dentro da IDE/HMG os gráficos da HMG em conjunto com a GTWVG. Mas, isso é muito complexo, mas, não difícil.
Abraços!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor paulovirt » 22 Jul 2016 14:00

Grande parceiro microvolution

Realmente, esse fórum há anos tem sido uma escola pra mim. Pessoas capacitadíssimas e ao mesmo tempo dispostas a ajudar...

Eu já fiz uso das ferramentas do Minigui, e algumas são bem simples. Eu queria algo na GTWVW por três motivos:
1- porque o sistema está todo construído nela. Mexer tomaria muito tempo, que eu não tenho;
2- porque não consegui compilar outras bibliotecas gráficas junto com ela;
3- porque não gostaria de mudar muito a maneira como meus clientes utilizam o sistema, sabe como é, a tal "curva de aprendizado" que algumas pessoas não gostam.

Então eu queria um meio de colocar uma imagem, que pudesse ser clicada e chamasse uma função, ou seja, um ícone, ou então algum botão gráfico, de caracteres maiores, como se fossem aqueles que acessamos num caixa eletrônico. Já tô fazendo a mudança para o MYSQL e queria muito isso. Essa é minha real necessidade.

Abraços

Paulo
Avatar de usuário

paulovirt
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 69
Data de registro: 29 Jan 2007 09:00
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor asimoes » 23 Jul 2016 18:27

Exemplos da GTWVW estão na pasta Contrib\GTWVW\Tests, isso com harbour 3.4
â–ºHarbour 3.x | Minigui xx-x | HwGuiâ—„
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor paiva_dbdc » 24 Jul 2016 10:29

BOM dia.

Paulo Virt , W de Paula.

uso wvw e UM preview em Hwgui.

o menu é montado através de um DBF.

no sistema o cliente pode ter Telas Gráfica e TEXTO cada usuário decide a forma de trabalhar.

se alguém gostar disponibilizo.

GOSTARIA de melhor os BOTOES de inc/alte/ex/ etc para ter um visual + suave.
suavizar os browser... Gostei de uma tela de Um amigo que tinha uns grid tipo ----- separando as linhas + não consegui implementar.
uso o TBRROSER direto em uns 4 prg e um prg que EMULA o tbrowser (usei por ficar BEM + fácil trocar os dbedit)

Tenho MUITA dificuldade do VISUAL. cor imagens etc.

qq ajuda para MELHORAR seria de BOM agrado.

NAO tenho condição de mudar de linguagem.

a uns 12 anos trabalhava com o FWH + larguei já a uns 8 anos.

tenho ate um sistema de gestão COMPLETO em FWH, teria que ver o que mudou de lá para cá e fazer funcionar.
estava ate preparado para Mysql firebir. postgres testei com o RDD do XHB.

Ate mesmo fazer as mudanças para ATUALIZAR o sistema em FWH ficaria muito difícil para mim.

são uns 10 anos mexendo em TUDO para os clientes. Faço TUDO que me pedem. QUANDO é interessante parametrizo, caso contrario amarro o CNPJ.

MAIS gostaria de fazer funcionar de novo.

www.dbdc.com.br/wvw\telas.zip

cpaivasistemas@gmail.com

skyper paiva_sistemas

Paiva
paiva_dbdc
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 342
Data de registro: 12 Nov 2012 08:58
Cidade/Estado: uberlandia mg
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor paulovirt » 24 Jul 2016 13:50

Olá amigo Paiva

Achei muito legal esse esquema, em especial a parte onde estão aqueles botões superiores.
É bem o que eu estou precisando, até porque também não posso desenvolver um novo sistema por falta de tempo. Minha intenção era desenvolver tudo no PHP, mas tive que parar o projeto.

Grato!

Paulo
Avatar de usuário

paulovirt
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 69
Data de registro: 29 Jan 2007 09:00
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor microvolution » 25 Jul 2016 11:38

olha parceiro em GTWVW não sei quase nada, o pouco q sei é em GTWVG, pois, pelo que sei (como disse pelo pouquíssimo que sei), a GTWVW foi construída pelo mesmo autor da GTWVG que a melhorou, e, ela inclusive tem um fórum (grupo no google/yahoo) exclusivo, mas, que já deu muita audiência, mas, tem poucas respostas.
Agora, a GTWVG já está até inclusa como parte integrante da HMG 3.4.2 como disse, podendo assim ter uma aplicação híbrida, ou seja, vc conseguir compilar seu sistema com as duas libs ao mesmo tempo, usando a IDE da HMG; claro que me refiro ao mesmo tempo, mas, não simultaneamente numa mesma tela(formulário), pois a GTWVG funciona em cima do que já conhecemos, que transforma o nosso @say em modo gráfico (semelhante à gtwVW), mas, enquanto que na HMG não se usa @SAY e sim LABEL/TEXTBOXs e etc...
veja um exemplo meu abaixo:
image1.png
a tela acima é feita em GTWVG, mas, compilada dentro da IDE HMG 3.4.2 (usando harbour 3.2 que vem nela) e sem a necessidade um arquivo .BAT ou do uso do HBKM2, com a inclusão de um JPG como fundo.

A tela abaixo também, está no mesmo esquema da acima, mas, sem gráficos (como se fosse 100% clipper):
image2.png
Já a tela abaixo, é um protótipo da mesma tela que chamo de FDL só que 100% gráfica usando os recuros gráficos da HMG:
image3.png
Volto a ratificar, o que vc está vendo acima é uma tela gráfica natural da HMG, mas, que ao pressionar ESC ou o botão de encerramento, volta à tela gráfica da GTWVG.
Se entendi bem, vc usa e tá querendo é continuar com a GTWVW; e , sendo assim, se quiser colocar mais implementos gráficos na GTWVW, aí meu amigo, não sei como fazer ainda, até porque não tenho nela alguém que me pudesse dar dicas como o professor JQ sempre me faz com a GTWVG.

Abraços e conto contigo para me ajudar a implementar mais coisas que ainda não sei no meu humilde sistema.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

DEMO.PRG - Exemplo Simples com GTWVW e GTWVG

Mensagempor paulovirt » 25 Jul 2016 16:38

Olá amigo

As imagens não estão aparecendo.

Grato!

Paulo
Avatar de usuário

paulovirt
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 69
Data de registro: 29 Jan 2007 09:00
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

Próximo



Retornar para Outras Bibliotecas Visuais e IDEs

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro