Clipper On Line • Ver Tópico - Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Projeto HwGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor cjp » 10 Set 2020 00:23

Pessoal, gostaria de iniciar experiência com modo gráfico. Neste post tem várias tentativas minhas nesse sentido, todas frustradas.

Gostaria de saber se alguém poderia me indicar algum post ou site que dê os passos básicos para um iniciante começar a trabalhar com modo gráfico. Não achei nada no fórum para iniciantes. Preciso do be-a-bá mesmo.

Alguém poderia me ajudar?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1531
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor JoséQuintas » 10 Set 2020 01:24

Estou com a impressão de que tem vários interessados, inclusive eu.
De repente, começamos todos juntos.
E com certeza, todos querem começar misturando, então, tá todo mundo igual, e começando igual.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor alxsts » 10 Set 2020 01:46

Olá!

cjp escreveu:alguém poderia me indicar algum post ou site que dê os passos básicos para um iniciante começar a trabalhar com modo gráfico

A expressão "modo gráfico", apesar de muito utilizada, não mostra o mundo que se esconde por trás dela. Modo gráfico pode ser muita coisa. Sugiro que comecemos pelos conceitos básicos sobre o modo gráfico utilizado nas GUIs que trabalham com xBase e são todas orientadas a eventos. O artigo Event-driven Programming pode ser um bom início. Está em Inglês mas pode ser traduzido facilmente.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2945
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 10 Set 2020 10:02

Ola!
alguém poderia me indicar algum post ou site que dê os passos básicos para um iniciante começar a trabalhar com modo gráfico


Primeiro coisa para aprender são os conceitos.
Não ficar querendo misturar bibliotecas gráficas, pensando que vai diminuir aprendizado.
Não vai precisar aprender usar Hwgui ou Minigui ? Para quê perder tempo querendo construir "Frankenstein" que não é nem um coisa nem outra ?
Vai usar os recursos da WVW/WVG ?
Quero fazer devagarinho, pq o sistema é grande. Faz em paralelo! Aprende a usar primeiro! Faz coisas pequenas simples, para depois visualizar o complexo.
Veja o que tem de bom na Hwgui ou Minigui. Vai fazer na mão as telas ? O Designer da Hwgui está com muitos bugs. Vai usar o Designer do Luis Basso ?
Coloca as cartas na mesa, olhem as opções, para depois não se arrependerem.
Não achei nada no fórum para iniciantes. Preciso do be-a-bá mesmo.

Tem posts meus aqui explicando passo a passo, a diferença de um coisa e de outra... Os comandos principais etc... É só procurar que vai achar.
Ai muitos estão chegando com preguiça de ler e abre um post novo perguntando o que já foi conversado e debatido n vezes.
Tem tutor da Hwgui, pronto baixar e ver como é, a sintaxe etc...
Nisso aparece um, querendo usar Hwgui com MSVC ou BCC 5.5 com xHarbour 1x ?
Aparece outro perguntando sobre SQL querendo usar coisas fora do que está apresentado aqui neste forum.
Usar Letodbf com xHarbour e BCC 7x, etc... Eu não sei quem está usando essas coisas, ficarei feliz que outras pessoas possam ajudar.
Vai usar qualquer ferramenta OpenSource, procura se adequar ao que o DESENVOLVEDOR recomenda, não fica inventando moda.
Compilador padrão do Harbour é GCC, e o sistema operacional padrão do Harbour é Linux! No LINUX não tem MSVC, nem BCC só isso ai já é uma DICA! para quem está querendo usar o Harbour.
O xHarbour está PARADO! há anos!!! Então se procurarmos facilitar, largando ferramentas que estão engessando(travando), a gente avança mais rápido.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6951
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 10 Set 2020 10:27

Ola!
Tutor da Hwgui, vários exemplos. Pode até alterar os exemplos.
http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=43&t=16273&hilit=tutor+hwgui#p97698

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6951
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor cjp » 10 Set 2020 10:32

Li e compreendi. Acho que estou pronto para o próximo passo.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1531
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor MSDN » 10 Set 2020 13:08

Se quiser começar pela MiniGUI Extended, o be-a-bá é esse :

1 - Acessar o site : http://hmgextended.com/

2 - ir no menu Download e clicar em Current Version

3 - Baixe a instalação da MiniGUI que já vem com o Harbour junto :
Harbour MiniGUI Extended Edition 20.08 setup.


4 - Baixe o Borland C++ 5.8 :
Borland C++ Compiler version 5.8


5 - Após ter baixado os dois, para instalar é tudo na base do Next...Next...Next...obviamente sempre deve-se ler o que está na tela

6 - Depois disso, vc vai ter tudo o que precisa, só vai falar setar o PATH do Windows para quando for gerar seus sistemas achar o Harbour e o C++, para tanto faça o seguinte :
- vá no Painel de Controle, no ícone Sistema, depois...
- Configurações Avançadas do Sistema
- Botão Variáveis de Ambiente
- Variáveis do Sistema -> PATH -> botão Editar
e copie esse trecho
C:\Borland\BCC58\Bin;C:\Borland\BCC58\Lib;C:\Borland\BCC58\Lib\PSDK;C:\Borland\BCC58\Include;C:\MiniGUI\Harbour\bin;C:\MiniGUI\Harbour\lib;C:\MiniGUI\Harbour\include;
deixando por primeiro de tudo o que já tiver, se vc estiver usando Windows 7 ou 8, dá pra fazer como está aqui, um após o outro, se for o Windows 10, vc vai ter que fazer por partes, exemplo :
C:\Borland\BCC58\Bin;
C:\Borland\BCC58\Lib;
C:\Borland\BCC58\Lib\PSDK;
...e assim por diante

7 - Salve, e depois abra o Prompt, digite Harbour abc + ENTER, deverá aparecer as informações do compilador Harbour, aparecendo está tudo ok.

8 - Para ter um exemplo completo de como fazer um sistema usando DBF e CDX com Harbour e MiniGUI, vá até a pasta
C:\MiniGUI\SAMPLES\Applications\Super
é um sistema para Pizzaria simples que eu fiz anos atrás e está disponibilizado na instalação da MiniGUI Entended, ali vc vai ter o "laboratório" para entender como as peças se encaixam, para ter o EXE do sistema, vc pode executar o
compile.bat
que será gerado...
ATENÇÃO
: não sei pq colocaram algo desnecessário no script que gera o EXE, então, antes tire a palavra
UNICOWS
do arquivo
super.hbc
e também do arquivo
compile.bat
que contém
/l unicows
.

OBS : Antes que alguém fale " Mas o Borland C++ 5.8 é do tempo do EPA, cheio de BUG, é do Lula, é do Bolsonaro, etc...", use ele pq é o padrão "default" da instalação, tudo funciona perfeitamente com ele OK, depois se vc quiser, mude, use o que quiser.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor Nascimento » 10 Set 2020 18:54

JoséQuintas escreveu:Estou com a impressão de que tem vários interessados, inclusive eu.
De repente, começamos todos juntos.
E com certeza, todos querem começar misturando, então, tá todo mundo igual, e começando igual.


Bom eu apanhei muito para entender essa parte de "eventos" , mais iniciei meu sistema todo do zero com a minigui, porque não consegui migrar aos poucos "misturando"
recebi muita ajuda do MSDN e de vários componentes aqui, coitado do nosso amigo MSDN ja que tenho o zap dele então imaginem o quanto ele sofreu comigo
hj aperreio pouco ele, mais foi luta para portar meu sistema para modo gráfico.
mais por fim gostei do resultado
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor JoséQuintas » 10 Set 2020 19:35

Misturar não é complicado.

Geralmente as LIBs são feitas pra funcionar com Harbour e XHarbour, e colocam limitação e problema.

GTWVG, tem do Harbour 3.2, tem do Harbour 3.4, tem do XHarbour
GTWVW tem do Harbour 3.2, tem do Harbour 3.4, tem do XHarbour

Na maioria das LIBs usam biblioteca de compatibilidade com XHarbour pra funcionar no Harbour, só isso já pode estragar muita coisa.

Na maioria das LIBs criam funções que NÃO tem no XHarbour, mas tem no Harbour, acabam substituindo o que tem no Harbour e podem causar problema.
O XHarbour parou... como colaboração no Xbase em geral é difícil, as LIBs incluem correções nelas, e não no XHarbour, cada uma pode fazer de um jeito.

Tem LIB gráfica que OBRIGA a entrada do CONSOLE !!! Pelo menos da outra vez que testei tinha LIB que fazia isso.

Funciona misturado? não funciona?
Se cada um quer usar um Harbour diferente, um XHarbour diferente, bibliotecas diferentes, compilador C diferente.... é lógico... cada um vai obter um resultado diferente.

Até eu.... talvez agora tenha ficado no 3.4 que parou, e não vou trocar tão cedo.

O último compilador C oficialmente testado foi o mingw 7.x.
Padrão pra Harbour 3.2, padrão pra Harbour 3.4, padrão pra XHarbour....
Muitos aqui não usam.

Muitos aqui acham normal usar a máquina como administrador, ou liberar o programa pra rodar como administrador.
Arquivo manifest não é pra isso, pra isso nem precisava usar manifest.

E por aí vai....

É problema misturar LIB ???
Não deveria...

O programa fica um frankstein?
E daí?
Vou ficar perdendo tempo testando na minha máquina, pra saber se vai funcionar no cliente só depois?
O teste é rodar no cliente pra valer, e não na minha máquina.
Se não funcionar, nem perco mais tempo.
Enquanto isso... o Frankstein vai permitir fazer muitos pequenos testes.

Aliás...
Se o usuário já usa programas Windows, e programa não Windows.... não vai ficar um Frankstein... o usuário vai continuar vendo telas GUI e telas não GUI, como sempre foi no dia a dia dele.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor MSDN » 10 Set 2020 21:42

Quintas, li umas 3 vezes o que vc escreveu e no meu entender ficou um pouco confuso.
Mais uma vez vc falou das GTs, mas sinceramente, se realmente esse fosse o "canal", os próprios programadores do Harbour teriam investido nisso, o que não ocorreu. Aliás, um excelente argumento para qualquer programador xBase esquecer que existem essas GTs, é só imaginar por qual motivo o DOS evoluiu para o Windows e até hoje tem dado certo ! Imagina o Windows modo caracter ou modo Frank !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor JoséQuintas » 10 Set 2020 22:22

MSDN escreveu:Mais uma vez vc falou das GTs, mas sinceramente, se realmente esse fosse o "canal", os próprios programadores do Harbour teriam investido nisso, o que não ocorreu.


Quem confundiu agora foi você.
NÃO estou dizendo em usar eternamente a mistura, e sim durante a fase de testes/migração.
E muito menos sobre misturar recursos de GTWVG e HWGUI, apenas sobre abrir janelas no modo de cada uma.

E confundiu muito mais ao envolver os programadores do Harbour.
No Harbour 3.4 você pode usar GTWVW em 64 bits, coisa que não pode no Harbour 3.2 e provavelmente também não no XHarbour.
Isso não foi um investimento dos programadores Harbour?

E o Windows eternamente vai ter o console. Sabe porque?

Porque no console tudo sempre funciona kkkkkk

Mas... onde está vendo problema em misturar?
Se puder misturar, vai ter dezenas aqui que vão começar a usar, tem coisa melhor que isso?

Veja o que tem de bom na Hwgui ou Minigui. Vai fazer na mão as telas ? O Designer da Hwgui está com muitos bugs. Vai usar o Designer do Luis Basso ?


Se postar sobre misturar console é ruim, postar isso no fórum da hwgui deve ser pior...
Mas fique feliz, dá pra usar GTWVG tranquilamente misturada com HMGE, talvez até melhor do que com hwgui.
E como a maioria aqui não usa compilação -w3 -es2.... HMGE não vai ser problema, vai ser igual os próprios fontes.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor Nascimento » 11 Set 2020 10:38

amigo quintas ficou meio confuso seu post mais ...

mais como falei antes o dificil pra mim e acredito que para a maioria daqui foi o conceito de "Procedural" console e "Eventos" gráfico
até tentei de inicio migrar misturando mais ficou mais confuso que tudo

então descidi de vez aprender o conceito "Eventos" compilando exemplos da propria minigui estudando-os e iniciar a portabilidade

pode-se dizer que usando a minigui ao menos é escrever quase tudo novamente , sim vc aproveita muitas e muitas funções do seu sistema antigo

mais as vezes a ordem que esta no seu .prg muda quando vc vai escrever usando a lib minigui
como o MSDN falou , vc tem que esquecer o modo Procedural , se quiser ter êxito , algumas funções minhas em console foi divididas em 2 a 3 funções
foi quando comecei a entender um pouco o conceito, hj ja estou entendendo bem melhor

e como sempre ouvi falar , que nós comemos , compramos com os olhos, tudo bem se o cara tem um sistema parrudo, mais quando é em console vc escuta alguem falar eita é velho né é em MS-DOS , para um cliente que ja esta acostumado com seu sistema parrudo em console não há problemas

mais para vc conquistar novos clientes ja é um pouco mais dificil, nessa era que tudo ou quase tudo é telas graficas etc etc
quando eu comecei a oferecer meu sistema a outros donos de empresa escutei isso,

há quem vá dizer o que vale é o motor do programa, e não o visual, pois bem se eu por um motor de ferrari em um fusca será sempre o fusca visualmente falando

no meu ver se ja temos um sistema parrudo, confiavel e podemos melhorar o visual, porque não fazer? esse é meu ponto de vista
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor JoséQuintas » 11 Set 2020 11:43

Acho que estou ficando doido mesmo, ou todo mundo tá ficando doido....

Desde o começo deste post, está sendo mostrada a mistura com hwgui.

Então.... estamos discutindo sobre o que mesmo ????
Que tudo deste post é inválido, é isso ????
Revejam todo post desde o começo, e depois digam se não é exatamente o que venho falando e estão discordando.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor MSDN » 11 Set 2020 11:49

Agora eu entendi onde estava errando quando comentava na postagem, pra vc Quntas, se o seu sistema utiliza uma janela do SO para mostrar conteúdo, por ser um elemento GUI, vc já considera isso na sua análise, o que eu sempre falei foi de programar usando componentes gráficos em pixel derivados da API do SO, pq criar uma janela não tem nenhuma relevância, o que importa é o que está dentro dela !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Aos poucos migrando tela caracter para GUI

Mensagempor JoséQuintas » 11 Set 2020 12:27

MSDN escreveu: o que eu sempre falei foi de programar usando componentes gráficos em pixel derivados da API do SO, pq criar uma janela não tem nenhuma relevância, o que importa é o que está dentro dela !


Não entendi porr. nenhuma, muito menos o que tem a ver.

Seria o uso de coordenadas por pixels?
Usar linha/coluna no DOS é coisa antiga....
Usar linha/coluna em pixel é coisa moderna...
Nos dois casos, o fonte fica preso a coordenadas exatas, conforme o tipo de monitor.

Sei lá...
Pensando bem....
Acho que o tempo todo a discussão tem a ver com GTWVG.
Parece que qualquer coisa que eu poste, vocês pensam nela.
Pelo jeito VOCÊS estão pensando até em colocar coisa da GTWVG na janela da HWGUI.
Mas isso são VOCÊS que estão pensando, não eu.

MSDN escreveu:criar uma janela não tem nenhuma relevância, o que importa é o que está dentro dela !


Então... essa frase dá essa impressão.
Uma janela hwgui vai ter conteúdo hwgui, seja o EXE compilado de uma forma ou de outra.

Quer dizer....
O post mostra o tempo todo o que estou dizendo.... é tudo maravilhoso...
Mas quando sou eu quem diz.... é uma bost....

Ou será que HWGUI + GTWVG é bom, GTWVG + HWGUI é ruim?

Esse é o mundo XBase que eu sempre digo.... que tá uma bost.

FIM, cansei.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Anterior Próximo



Retornar para HwGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro