Clipper On Line • Ver Tópico - erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Re: erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Mensagempor sygecom » 07 Mai 2008 15:00

Marcos escreveu:
SOLUTION.PRG(8) Error F0028  Can't open #include file: 'minigui.ch'

Grato,

Olá Marcos,
Esse Erro, é pq a Minigui não esta no seu PATH, e quando vc compila usando o hbmake ele acaba não achando o "minigui.ch"

Após vários testes penso que o problema esteja na MINIGUI.LIB, é só inserir alguma linha que referencie a Minigui.lib que os erros aparecem

Voce esta marcando a MINIGUI na lista de LIB que aparece no HBMAKE ? Tente pegar as LIB da minigui e os inlcude e colocar nas pasta do proprio xharbour.

a forma que estou gerando a LIB Minigui para xHarbour deve estar errada, gostaria de pedir se alguém tiver a Minigui.lib compilada para xHarbour que funcione, ou se alguém se habilitar a me ajudar compilar eu ficaria muito grato.

Marcos, eu vejo sempre por um lado que se eu ficar esperando sempre para alguem me enviar as LIB sempre vou esta dependente de alguem, então vou lhe auxiliar a compilar a LIB da MINIGUI.Vera que é facil...
Vamos por partes que nem diria o Jack....
Qual versão do xharbour você esta usando ?
Qual Minigui vc esta usando e de onde baixou ?

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7017
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 133 vezes

Re: erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Mensagempor Marcos » 07 Mai 2008 15:36

Para te falar a verdade, eu já distribui todas as LIB'S e INCLUDE'S em c:\xHarbour e c:\Minigui e não funcionou, a versão que estou usando da Minigui é Minigui 1.5 Extend o nome do arquivo baixado é 'hmg-1.5-50a-setup', o xHarbour é a versão xHarbour Build 1.0.0 Intl. (Simpex) / Borland C++ 5.5.1 com nome do arquivo baixado de 'xharbour-1-0-0-beta1-bin-w32-bcc-5-5'.
A minigui.lib eu criei.
Grato se puder me ajudar.
Atenciosamente,
_____________________________
Marcos Antonio da Silva
marcosilva90@hotmail.com
Avatar de usuário

Marcos
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 336
Data de registro: 20 Set 2003 09:16
Cidade/Estado: Cáceres/Mato Grosso
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Re: erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Mensagempor rodrmigu » 07 Mai 2008 17:39

Pessoal,

Gostaria de dar uma sugestão. Embora eu não use mais a hwgui nem minigui, por que alguém que usa uma ou outra não disponibiliza um instalador como o que eu fiz para a xhgtk?

Acredito que fica bem fácil a pessoa iniciar no mundo xharbour, instalar um batch pra compilar os exemplos, um readme depois de instalar etc. Quanto ao local para disponibilizar, existem alguns servidores de arquivos gratuitos por aí, como o http://www.4shared.com

Pra começar, segue abaixo o script que uso para criar o binário de instalação usando NSIS. So fica a questão da legalidade de se mandar o bcc junto ou se deve ser baixado apenas no site da borland, pois o resto, criar os batchs, os arquivos .cfg do bcc, tudo é possível fazer dentro do NSIS.

 
SetCompressor LZMA

!define XHGTK_BASEPATH "D:\xhgtk"
!define GTK_BASEPATH "G:\Gtk"
!define HARBOUR_BASEPATH "G:\Msys\1.0\xharbour"
!define MINGW_BASEPATH "G:\MinGw"
!define HARBOUR_INSTDIR "xHarbour"

!include "MUI.nsh"

!insertmacro MUI_PAGE_WELCOME
!insertmacro MUI_PAGE_LICENSE "${XHGTK_BASEPATH}\license.txt"
!insertmacro MUI_PAGE_DIRECTORY
!insertmacro MUI_PAGE_INSTFILES
!insertmacro MUI_PAGE_FINISH
!insertmacro MUI_UNPAGE_INSTFILES
!insertmacro MUI_LANGUAGE "English"

Name "xHarbour Graphical Tool Kit"
OutFile "xhgtk_setup.exe"
InstallDir "C:\xHgtk"
ShowInstDetails show
ShowUnInstDetails show

; Install section

Section "MainSection"
  SetOverwrite on
  SetAutoClose true

; Harbour files
  SetOutPath "$INSTDIR\xHarbour"
  File /r ${HARBOUR_BASEPATH}\*.*

; MinGw files
  SetOutPath "$INSTDIR\Mingw"
  File /r ${MINGW_BASEPATH}\*.*

; xHgtk files
  SetOutPath "$INSTDIR"
  File /r ${XHGTK_BASEPATH}\*.*

; gtk files
  SetOutPath "$INSTDIR\gtk"
  File /r ${GTK_BASEPATH}\*.*
SectionEnd

Section -Post
  SetOutPath $INSTDIR
  WriteUninstaller "\uninst.exe"
  FileOpen $0 xhgtk.bat "w"
 
  FileWrite $0 "@echo off$\r$\n"
  FileWrite $0 "set HB_COMPILER=mingw32$\r$\n"
  FileWrite $0 "set HB_PATH=$INSTDIR\xharbour$\r$\n"
  FileWrite $0 "set HB_PREF=xhb$\r$\n"
  FileWrite $0 "set HB_GT_LIB=gtgui$\r$\n"
  FileWrite $0 "set HB_BIN_INSTALL=$INSTDIR\xharbour\bin$\r$\n"
  FileWrite $0 "set HB_LIB_INSTALL=$INSTDIR\xharbour\lib$\r$\n"
  FileWrite $0 "set HB_INC_INSTALL=$INSTDIR\xharbour\include$\r$\n"
  FileWrite $0 "set PATH=$INSTDIR\Mingw\bin;$INSTDIR\Gtk\bin;$INSTDIR\xharbour\bin;%PATH%;$\r$\n"
  FileWrite $0 "set GTK_BASEPATH=$INSTDIR\Gtk$\r$\n"
  FileWrite $0 "set PKG_CONFIG_PATH=$INSTDIR\Gtk\lib\pkgconfig$\r$\n"
  FileWrite $0 "%SystemRoot%\system32\cmd.exe$\r$\n"

  FileClose $0

  CreateShortCut "$DESKTOP\xHgtk Console.lnk" "$INSTDIR\xhgtk.bat"

  ReadRegStr $0 "HKCU" "Environment" "GTK_BASEPATH"
  WriteRegStr "HKCU" "Environment" "GTK_BASEPATH" "$INSTDIR\gtk;$0"

  ReadRegStr $0 "HKCU" "Environment" "PATH"
  WriteRegStr "HKCU" "Environment" "PATH" "$INSTDIR\gtk\bin;$0"

  ExecShell "open" "$INSTDIR\welcome.txt"
SectionEnd

; Uninstall section

Function un.onUninstSuccess
  HideWindow
  MessageBox MB_ICONINFORMATION|MB_OK "$(^Name) was successfully removed from your computer."
FunctionEnd

Function un.onInit
  MessageBox MB_ICONQUESTION|MB_YESNO|MB_DEFBUTTON2 "Are you sure you want to completely remove $(^Name) and all of its components?" IDYES +2
  Abort
FunctionEnd

Section Uninstall
  SetAutoClose true

  RMDir /r $INSTDIR
  Delete "$DESKTOP\xHgtk Console.lnk"
SectionEnd



[]'s
Rodrigo
Avatar de usuário

rodrmigu
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 150
Data de registro: 27 Nov 2007 14:13
Cidade/Estado: Indaiatuba SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Mensagempor sygecom » 07 Mai 2008 20:21

Para te falar a verdade, eu já distribui todas as LIB'S e INCLUDE'S em c:\xHarbour e c:\Minigui e não funcionou,

Para evitar confusão de versão delete tudo e pegue o xharbour e a minigui do zero..Bom se mais alguem estiver acompanhando pode seguir os passos do zero que seria assim:
1º Passo: Baixar o xharbour para Bcc55 no link abaixo:
http://downloads.sourceforge.net/xharbo ... cc-5-5.exe
Logo depois de baixar , você deve instalar o xharbour em "C:\" ou seja o "harbour.exe" ficaria com o seguinte caminho: "c:\xharbour\bin\harbour.exe"

2º Passo: Baixar o BCC55 no link abaixo:
http://cc.codegear.com/Free.aspx?id=24778
Logo depois baixar o BCC 5.5.1, você deve instalar em "C:\" ou seja o "bcc32.exe" ficaria com o seguinte caminho: "c:\bcc55\bcc32.exe"

3º Passo: Baixar o Minigui no link abaixo:
http://hmgextended.com/files/CONTRIB/hm ... -setup.zip
Logo depois baixar a Minigui, você deve instalar em "C:\" ou seja o "Compile.bat" ficaria com o seguinte caminho: "C:\MiniGUI\BATCH\Compile.Bat"

Agora antes de gera as LIB da Minigui pegue o MINIGUI.rar que esta em anexo, descompacta e pegue cada .BAT de cada pasta do ZIP e coloque nas suas pasta da sua MINIGUI subistituindo os .BAT e agora vamos gerar as LIB's da Minigui.
Entre na pasta "\minigui\source" e clique com o mouse duas vez no seguinte .BAT "MakeAllLibs.bat" espere até que todas as LIB's seja gerada.
Depois de todas as LIB gerada eu particularmente pego todas as lib gerada na pasta xlib e copio para "xharbour\lib" e pego tmb. todos os include da pasta "minigui\include" e copio para "xharbour\include".
Agora vamos compilar todos os samples em uma tacada só, entre em "minigui\samples" e clique duas vez com o mouse no seguinte .BAT "CompileAll.bat" e espere até que todos os samples seja compilado, logo após é só entrar em cada pasta dos samples e vereficar os .EXE
Obs: Esse processo de compilar todos os samples é meio demorado por que tem muito exemplo, mas para estudo da LIB vale a pena e talvez alguns SAMPLES não compile usando o "CompileAll.bat" por que alguns samples depende de LIB's da CONTRIB como a HBCOMM.LIB e outras...mas nada que baixando a CONTRIB, compilando e usando o hbmake não resolva.

Agora para compilar via HBMAKE é facil, basta vc ter em seu PATH o xharbour e o BCC que entrar em uma das pasta dos samples da minigui, e executar o hbmake de dentro da pasta e quando aparecer as lista de LIB não esqueça de marcar a lib da MINIGUI.

Qualquer duvida prende o grito....

Abraços
Leonardo Machado
Anexos
MINIGUI.rar
(7.91 KiB) Baixado 87 vezes
Nota de Moderação:
sygecom: Esqueci do Anexo...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7017
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 133 vezes

Re: erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Mensagempor sygecom » 07 Mai 2008 22:47

rodrmigu escreveu:Pessoal,

Gostaria de dar uma sugestão. Embora eu não use mais a hwgui nem minigui, por que alguém que usa uma ou outra não disponibiliza um instalador como o que eu fiz para a xhgtk?

Acredito que fica bem fácil a pessoa iniciar no mundo xharbour, instalar um batch pra compilar os exemplos, um readme depois de instalar etc. Quanto ao local para disponibilizar, existem alguns servidores de arquivos gratuitos por aí, como o http://www.4shared.com

Olá Rodrigo,
A idéia é boa, a unica coisa que na minha opnião particular é ruim, é quando sai uma nova atualização da LIB GRAFICA ou do XHARBOUR e dai o caboclo tem ficar dependente de alguem atualizar um novo instalador de tudo, mas mesmo assim vou providenciar um instalador para:
Minigui 1.5 Extended + xHarbour 1.0.0 + Contrib + Bcc 5.5.1
E vou fazer tmb. para:
Hwgui 2.16 (CVS) + xHarbour 1.0.0 + Contrib + Bcc 5.5.1

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7017
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 133 vezes

Re: erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Mensagempor Marcos » 08 Mai 2008 15:24

Leonardo,
Meus problemas foram resolvidos, graças a sua ajuda e a este canal de resolução de problemas .... Fórum CLIPPER ONLINE acabou sendo uma aula pra mim, pelo que vi estava quase tudo certo, o problema estava apenas nos BAT'S, mas vou guardar a receita de bolo nos FAVORITOS para não ter mais problemas.
Obrigado pela força.
Marcos.
Atenciosamente,
_____________________________
Marcos Antonio da Silva
marcosilva90@hotmail.com
Avatar de usuário

Marcos
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 336
Data de registro: 20 Set 2003 09:16
Cidade/Estado: Cáceres/Mato Grosso
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Re: erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Mensagempor rodrmigu » 08 Mai 2008 16:28

sygecom escreveu:A idéia é boa, a unica coisa que na minha opnião particular é ruim, é quando sai uma nova atualização da LIB GRAFICA ou do XHARBOUR e dai o caboclo tem ficar dependente de alguem atualizar um novo instalador de tudo, mas mesmo assim vou providenciar um instalador para:
Minigui 1.5 Extended + xHarbour 1.0.0 + Contrib + Bcc 5.5.1
E vou fazer tmb. para:
Hwgui 2.16 (CVS) + xHarbour 1.0.0 + Contrib + Bcc 5.5.1


Concordo com este aspecto negativo, mas isso aconteceria apenas em grandes mudanças, como versão final de harbour, xharbour, minigui e hwgui.

Ao surgir uma nova versao da minigui ou hwgui, basta o caboclo jogar por cima e atualizar e compilar.

Alias to com algumas ideias pra este instalador, como os arquivos do xharbour/harbour/minigui e hwgui ocupam pouco espaco, pq nao ter um instalador com tudo isso? Dai a pessoa escolhe na hora de instalar qual o ambiente que ela quer, xharbour ou harbour com minigui ou hwgui.

Se precisar, sei como fazer na configuração do instalador e ainda por cima, da pra configurar o ambiente de acordo com as respostas...

[]'s
Rodrigo
Avatar de usuário

rodrmigu
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 150
Data de registro: 27 Nov 2007 14:13
Cidade/Estado: Indaiatuba SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: erro ao compilar xHarbour99.50/Harbour-MiniGu2020/MiniGui1.8

Mensagempor sygecom » 08 Mai 2008 19:49

Vou ver se faço aqui conforme você disse, se eu meu bater muito peço um help pra você....Obrigado.

Obs: Eu uso "ISTool" + Inno Setup
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7017
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 133 vezes

Anterior



Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro