Clipper On Line • Ver Tópico - Como usar a IDE?

Como usar a IDE?

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Como usar a IDE?

Mensagempor camiloto » 22 Out 2005 17:33

Como q se usa a IDE do minigui? E como se vincula a tela gerada no programa principal?
Mais uma vez, obrigado.
Adriano Camiloto.
camiloto
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 30
Data de registro: 07 Jul 2004 02:37
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Stanis Luksys » 23 Out 2005 15:51

Ola,

Isso foi o q mais me fascinou quando comecei com a miniGUI, é simples fazer isso.

Vc tendo tudo instalado perfeitamente (se não tiver poste aqui q ajudamos) basta abrir a IDE e criar suas telas. Se vc ja programou em Delphi ou VB vai se sentir num ambiente bem familiar (e bem piorado, é verdade). Use e abuse em experiências alterando todas as propriedades de todos os objetos, assim rapidamente vc entenderá o funcionamento da IDE como um todo.

Depois é simples, vc ja criou uma janela principal, agora basta chama-la no seu prg principal, assim:

function Main()

activate  window  Minha_Janela  // carrega a janela
center window Minha_Janela      // centraliza (opcional)
maximize window Minha_janela  // maximiza (opcional)

return nil


O restante é simples, basta relacionar os eventos de cada objeto com funções definidas no seu .prg

Sempre aconselho a dar uma olhada nos exemplos que já vem com a miniGUI, eles são de grande valia e me ajudam muito nos momentos de dúvidas.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

IDE MiniGUI

Mensagempor gransoft » 24 Out 2005 09:38

ARAGUARI-MG, 24 de outubro de 2005.

Prezado Adriano,

Para quem já clicou numa IDE Delphi (Pascal) ou NetBeans (Java), a IDE MiniGUI dá um desespero ...

Mas quem TEM QUE PROGRAMAR a baixo CUSTO, tem que ACEITAR, tem que COLABORAR e tem que APRENDER ! E certamente, se
@ nLin, nCol SAY para 80x24 já dava trabalho,
imagine agora, em
@ nL_Pixel, nC_Pixel SAY onde teremos no mínimo, 640x480 ...

Na unha não dá né ?!!!

O principal problema da IDE MiniGUI é a ausência de "ajuste fino" dos objetos com o mouse, onde acabamos sempre por agredir o "rato" sem necessidade. É um bug mesmo.

Conforme o Stanis citou, teste vários objetos em um formulário, arraste, solte, redimensione... Veja que ao definir um MENU, o mesmo não aparece no formulário (na IDE)... Acostume-se a contornar as deficiências, com alguns macetes que temos.

Lembre-se que a IDE salva os objetos de um formulário em um arquivo texto, editável, tipo *.FMG. Você acabará chegando à conclusão de que é mais prático editar o *.FMG com o seu "editor DOS preferido".

Tenha em mente, que se você editou manualmente o *.FMG, a IDE poderá não "ler" este arquivo da maneira que deveria... Cuidado ao definir parâmetros ... Eles nem sempre serão entendidos.

Qualquer dúvida, poste aqui...

PS: Compilar pela IDE é extremamente lento... Utilize o BrMake !!!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar de usuário

gransoft
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 301
Data de registro: 06 Jul 2004 17:48
Cidade/Estado: UBERLÂNDIA-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro