Clipper On Line • Ver Tópico - Duvidas de iniciante na Minigui

Duvidas de iniciante na Minigui

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Duvidas de iniciante na Minigui

Mensagempor Forrest_Gump » 08 Out 2005 16:04

Ola amigos, ja obtive muita ajuda de vcs em clipper , agora estou tentando migrar para xharbour com minigui.
Eis algumas duvidas que gostaria da ajuda de vcs .

1) como eu faço para colocar um Valid na textbox, por exemplo, so poder colocar as letras A ou B dentro do TXTbox.
2) como faço para o aplicativo aceitar acentuações, pois qdo eu compilo o programa, tudos os caracteres acentuados ou com ç , ficam estranhos.
3) como fazer para que dentro de um txtBox eu poder usar as teclas de ajuda F2, f3.
4) como, dentro de um grid eu posso alterar os indices do mesmo, por exemplo, codigo e nome no grid, existe alguma função que me deixe ao clicar no cabeçalho do grid mudar a ordem do indice.

Desde ja agradeço a atençào dispensada.
Forrest_Gump
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 35
Data de registro: 05 Set 2004 12:59
Cidade/Estado: Presidente Prudente - SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor vagucs » 09 Out 2005 12:51

1) como eu faço para colocar um Valid na textbox, por exemplo, so poder colocar as letras A ou B dentro do TXTbox.

Existe um evento ONCHANGE que vc pode usar para isto, mas como vc tem 2 valores fixo, o componente mais indicado para isto é uma COMBOBOX.

2) como faço para o aplicativo aceitar acentuações, pois qdo eu compilo o programa, tudos os caracteres acentuados ou com ç , ficam estranhos.

Como vc está fazendo o fonte no DOS, os caracteres que vc está colocando nao vao sair acentuados no Windows, para que isto aconteça use a rotina HB_OEMTOANSI(STRING).

3) como fazer para que dentro de um txtBox eu poder usar as teclas de ajuda F2, f3.

Isso eu nunca usei, mas no Windows vc pode adicionar botões para determinadas situações e colocar atalhos neles e estes atalhos funcionam mesmo dentro de uma textbox.

4) como, dentro de um grid eu posso alterar os indices do mesmo, por exemplo, codigo e nome no grid, existe alguma função que me deixe ao clicar no cabeçalho do grid mudar a ordem do indice.

Nao se vc pode adicionar tais eventos, mas pode colocar tambem um combobox com as chaves de indices, ir alterando e dando um refresh no grid para alterar a ordem.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Avatar de usuário

vagucs
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1466
Data de registro: 10 Jul 2004 10:45
Cidade/Estado: Ipanema - MG
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 19 vezes

IDE, MiniGUI

Mensagempor gransoft » 09 Out 2005 13:59

ARAGUARI-MG, 9 de outubro de 2005.

Prezado Forrest,

Baixe um simples exemplo, utilizando a sintaxe da IDE MiniGUI no link:
http://www.gransoft.com/download/minigui/projeto.zip

Ainda faltam algumas coisinhas, mas você verá que IDE, "validação", "foco" e o "mínimo de mouse" são minhas preocupações principais.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar de usuário

gransoft
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 301
Data de registro: 06 Jul 2004 17:48
Cidade/Estado: UBERLÂNDIA-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Forrest_Gump » 09 Out 2005 15:57

valeu amigos
mais uma vez obrigado pela ajuda e o tempo dispensado em ajudar os amigos.

Um abraço.
Forrest_Gump
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 35
Data de registro: 05 Set 2004 12:59
Cidade/Estado: Presidente Prudente - SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro