Clipper On Line • Ver Tópico - MiniGui, 32 bits ou não ??? Bugs e problemas com imagens...

MiniGui, 32 bits ou não ??? Bugs e problemas com imagens...

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

MiniGui, 32 bits ou não ??? Bugs e problemas com imagens...

Mensagempor Stanis Luksys » 27 Set 2005 01:31

Ola,

Não sei se estou fazendo besteira, mas ao que me parece a miniGUI não se dá muito bem com bitmaps 24 bits (padrao do Paint do Windows).

Vou explicar:

Quando coloco um bitmap na barra de ferramentas (tollbar), se este bitmap for salvo com 256 cores ou menos, seu fundo fica transparente, se for de 24 bits seu fundo não fica transparente.

Mas e dai? Qual o problema?

Experimente rodar o mesmo programa no windows 98 (tela padrao cinza) e no windows XP (aquela telinha clarinha) e vai notar o que estou falando.

Varios outros problemas tambem encontrei usando a IDE da miniGUI, e por isso é bem provavel que finalmente eu aceite estudar mesmo a hwGUI ou até quem sabe ir para meu velho Delphi, exemplos de bugs que nao encontrei solução:

Eu uso muito o recurso de guias (tabs), mas se dentro da uma guia colocar tambem uma borda (frame), esta aparecera com coloracoes diferentes, que caso forem corrigidas "manualmente", será gerada uma pequena incompatibilidade visual entre as versoes 98 e XP do Windows..

Um problema q encontrei com brMake: compilando com ele o programa fica sempre com "visual de windows 3.11", nas aspas palavras de um cliente meu. Compilando atraves da hiper-demorada IDE minigui o programa fica com a interface padrao do XP (ou do SO que estiver rodando o programa).

Entao como ultima tentativa antes de abandonar a miniGUI, pegunto: como colocar imagens de fundo transparente na Tollbar da minigui, ja que a toolbar nao aceita icones??

Como evitar que eu tenha que fazer dois programas, um para XP e outro pra 98?

Por enqto é só isso, mas encontrei varios outros bugs que em breve comentarei.

Obs: Evitem me responder coisas do tipo: Pq vc nao muda para tal lib?? É melhor!!
Por enqto quero apenas saber se alguem sabe solucionar estes e outros problemas da miniGUI...


Valeu pessoal, se alguem puder me ajudar, agradeço e muito.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Mensagempor vagucs » 28 Set 2005 18:32

Olá Stanis,

Uso a Minigui e não tive nenhum problema, para poder compatibilizar seu programa com qualquer Windows e inclusive usar o visual do XP vc tem que adicionar um resource específico para isto, estou no paraná no momento e não tem como te passar.

Quanto as imagens o Windows tem mesmo por default a capacidade de usar imagens de 256 cores para os toolbar não mais que isto, o Delphi me parece que converte a imagem sem que vc perceba.

Demais problemas relatados eu não entendi bem ao certo, seria melhor postar alguns fontes, a IDE pelo menos na minha maquina compilar rapidamente qualquer programa e está funcionando muito bem, é bom sempre olhar todos os exemplos e compilar eles antes de se aventurar com a Minigui.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Avatar de usuário

vagucs
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1466
Data de registro: 10 Jul 2004 10:45
Cidade/Estado: Ipanema - MG
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 20 vezes

Mensagempor Stanis Luksys » 28 Set 2005 20:04

Ola Vagner,

Obrigado pela atenção, achei que ninguém responderia...

Quanto a utilizar bitmaps de 24 bits na toolbar, parece que no XP encontrei uma solução relativamente simples (apesar de parecer uma gambiarra):

O fundo das imagens devem necessariamente ter sua cor em RGB igual a {236,233,216}, com esta cor o XP reconhece e coloca o efeito de transparencia nos 3 estados do botão. Isso faz com q o programa só fique bom no XP...

**************************

Agora, apenas para exemplificar a diferença de um programa compilado com BRMAKE e o mesmo programa compilado com o RUN da miniGUI, vou postar provisoriamente estas duas tela:

Nos dois casos o programa está rodando no XP, mas veja a diferença nos botões, nas bordas e nas guias.

Compilado com o brMake: Visual de Win 98 e 95:
Imagem

Compilado com o RUN da MiniGUI: Visual de XP:
Imagem


É importante ressaltar, que conforme exposto na mensagem original do tópico, os frames da segunda tela tiveram seus "backcolors" alterados manualmente (nota-se ainda uma pequena diferença de tom de cor no titulo do frame). Isso para que sua cor pudesse ficar igual a cor mais clara que o XP coloca automaticamente nas tabs (guias).

Conclusão não definitiva: Se vcs querem manter seus programas compatíveis com sistemas operacionais diferentes, não usem o BRMAKE. Ou será que alguem pode me ensinar uma maneira de deixar estas duas telas iguais???

:-o

Valeu !!!!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Mensagempor Dudu_XBase » 29 Set 2005 00:13

Vc tem q verificar se na compilação com o BrMake.
Ele faz referência ao seguinte arquivo windowsxp.manifest.
Compilando pela minigui dentro do minigui.rc ele tem esse arquivo.
Verifique se o brmake esta usando o minigui.rc.


________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle




Dudu_XBase
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1036
Data de registro: 25 Ago 2003 16:55
Curtiu: 24 vezes
Mens.Curtidas: 9 vezes

MiniGUI, RESOURCES

Mensagempor gransoft » 30 Set 2005 10:44

ARAGUARI-MG, 30 de setembro de 2005.

Prezado Stanis,

Observe como incluir RESOURCES no seu *.MLK para o BrMake:
GUI=Y
EXEFILE  CORREIO.EXE
INCLUDE  PROJETO
DIROBJ   OBJ
FMGFOLDER c:\projeto\projeto\projeto
FILE     CORREIO.PRG
FILE     PROC0.prg, PROC2.prg, PROC3.prg, PROC4.prg, INICIA.prg, BACKUP.prg
FILE     CadEnd.prg, CadProf.prg, CadGrupo.prg, CadLogra.prg
FILE     Teste.prg
RESOURCE CORREIO.RC, c:\minigui\resources\hbprinter.res, c:\minigui\resources\minigui.res

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar de usuário

gransoft
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 301
Data de registro: 06 Jul 2004 17:48
Cidade/Estado: UBERLÂNDIA-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Stanis Luksys » 30 Set 2005 15:21

Ok,

Obrigado a todos, com este recurso da miniGUI no brMake funcionou certinho...

Valeu...

Se vcs não se importam vou tirar as imagens do meu servidor, coloquei apenas para exemplificar.

:))
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro