Clipper On Line • Ver Tópico - hmg extended + lib wvg

hmg extended + lib wvg

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

hmg extended + lib wvg

Mensagempor JoséQuintas » 28 Mai 2019 21:16

Vamos fazer uma coisa:
Esse é um bom exemplo pra mostrar como resolver esses erros -w3 -es2, e qual a vantagem.
Bom exemplo porque tem de tudo.
Pra não misturar aqui, vamos iniciar em contribuições, como demonstração geral do -w3 -es2, ajustes e vantagens.
José M. C. Quintas
Harbour 3.4, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, hbnetio, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 864 vezes

hmg extended + lib wvg

Mensagempor rubens » 24 Jun 2019 22:24

Quintas...

Só agora é que consegui mexer aqui para tentar as alterações.
Baixei o getsys corrigido, substitui o meu getsys pelo seu getsys, fiz algumas mudanças no sistema.hbp para compilar e deixar só o necessário mesmo.
E mesmo assim continua persistindo o erro. Então tem mais alguma coisa, talvez meu ambiente, minha minigui.. não sei mais o que tentar aqui.. Rodei o exe que você mandou junto e o seu exe roda beleza...
Novo Sistema.hbp
-oTeste
-mt
-w0
-es0
-n
-trace
-strip
-inc
-st
-gui
-gtgui
-workdir=temp\
-quiet
-jobs=%NUMBER_OF_PROCESSORS%
-tshead=DATAVER

-lgtwvt
-lgtwvw
-lpng
-lminigui

-Lc:\minigui\lib;

xhb.hbc
hbmemio.hbc

main.prg
getsys.prg

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"

rubens
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 75 vezes
Mens.Curtidas: 100 vezes

hmg extended + lib wvg

Mensagempor JoséQuintas » 24 Jun 2019 22:53

Já comentei: quando pegar algo pronto, dá uma revisada, tenta descobrir se precisa tudo que veio.

-oTeste
Ok, o nome do EXE vai ser Teste

-mt
Ok, vai ser compilado com multithread

-w0
Ok, nível de warnings 0, é mínimo, mas tudo bem

-es0
Na prática nem sei direito, trabalha com conjunto com o -w0, e talvez o -es0 deixe prosseguir mesmo com alguns warnings

-n
Ok. Não vai usar o nome do fonte externo, vai usar somente o que estiver declarado dentro do fonte

-trace
Mostrar os comandos... talvez melhor fazer isso só se precisar conferir alguma coisa, pra ter menos poluição na tela

-strip
Ok, vai reduzir o tamanho do EXE

-inc
Ok, compilação incremental, pra compilar somente a parte alterada

-st
ERRO. Sem multithread? Com e sem multihread ao mesmo tempo? "Talvez" seja este o problema.

-gui
Bom.... ok, o GTWVG.hbc já indica isso, mas como está misturando, pode atrapalhar sar GTWVG.hbc

-gtgui
ERRO ?!?! O anterior já definiu que não é console, não precisa disso 2 vezes

-workdir=temp\
Ok. Pra onde vão os temporários

-quiet
Ok, pra mostrar só mensagem útil (até fica estranho o -trace detalhar, enquanto este não detalha)

-jobs=%NUMBER_OF_PROCESSORS%
ERRO ?!?! Esse é o default, não tem porque colocar

-tshead=DATAVER
Ok, tem a ver com controle de versão pelo Harbour

-lgtwvt
ERRO ?!?! deixa disponível pra uso no EXE a GTWVT, que talvez leve junto a GTWVG. Se é GTWVG o correto seria -lgtwvg (por causa da mistura) e GTWVG.hbc no caso de usar GTWVG sozinha

-lgtwvw
ERRO ?!?! Não sei dizer, depende de usar recurso da GTWVW

-lpng
ERRO ?!?! Não sei dizer, depende de usar recurso da lib png

-lminigui
LIB minigui, mas apenas a básica, sem as adicionais

-Lc:\minigui\lib;
Ok, aonde encontrar LIB

xhb.hbc
ERRO ?!?! Não é recomendado, mas infelizmente a minigui usa recursos daí

hbmemio.hbc
Ok, deve usar arquivo temporário em memória

main.prg
getsys.prg
fontes a serem compilados

Sugestão adicional:
-ge1
mostra os erros de forma amigável, e não exatamente igual ao Clipper
É pronto pra ser usado por uma IDE, sem precisar reinventar a roda.
O XHarbour não tem esta opção, e nem sei se todos os desenvolvedores de IDE conhecem o recurso.
José M. C. Quintas
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

hmg extended + lib wvg

Mensagempor NiltonGM » 20 Nov 2019 10:13

Olá Zeh, vc sabe onde eu coloco essa opção "-w3 -es2" na compilação da IDE HMG 3.4.4? Tentei na aba configurações onde tem inc=yes... mas é ignorado dizendo "Diretiva desconhecida: -w3 -es2" no arquivo .hbc.
Aí tentei colocar -w3 -es2 no arquivo .hbp no inicio, mas é deletado esta linha assim que compila...
Verifiquei pelo hint q aparece qdo passa o mouse sobre a aba Configuração, uma opção "warn=[max][yes][low][no][def]" tentei todas as opções warn=max, warn=yes, warn=low e nada!
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br

NiltonGM
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Data de registro: 05 Jun 2014 23:47
Cidade/Estado: Caieiras/SP
Curtiu: 214 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

hmg extended + lib wvg

Mensagempor MSDN » 20 Nov 2019 10:40

Nilton, depender da IDE " que não é IDE ", limita muito o programador, faça como o Quintas e tantos outros aqui do Fórum fazem, crie seus arquivos de script para gerar o EXE, isso vai te ajudar tbem a entender o que está acontecendo e resolver possíveis problemas.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4

Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 164 vezes
Mens.Curtidas: 108 vezes

hmg extended + lib wvg

Mensagempor JoséQuintas » 20 Nov 2019 19:40

NiltonGM escreveu:Olá Zeh, vc sabe onde eu coloco essa opção "-w3 -es2" na compilação da IDE HMG 3.4.4?

IDE é IDE, é ela quem fabrica os comandos.
Se a IDE mostrou e não funciona... aí complica.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

hmg extended + lib wvg

Mensagempor JoséQuintas » 20 Nov 2019 19:45

Aliás... tá aí uma coisa MUUUUUUUUIIIIITO IDIOTA.
Se no HBMK2 basta colocar o nome dos arquivos que entram na compilação..... só precisa do nome dos arquivos....
Como pode ser tão complicado assim pra LIB mostrar os nomes do que precisa?

Mas tem pior que isso...
Como pode existir usuário que não sabe nem a lista dos próprios arquivos que acrescenta na compilação?
Não digo sobre arquivos de LIBs gráficas, mas arquivos particulares dos próprios programadores...
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

hmg extended + lib wvg

Mensagempor NiltonGM » 21 Nov 2019 10:52

MSDN escreveu:ma coisa MU

É complicado amigo MSDN, quando larguei o Clipper e vim para o Harbour, conheci de cara o HMG e contato direto com um dos seus desenvolvedores, a transição foi fácil usando HMG + Habour + MySQL, eu tenho dificuldade de desenhar tela na mente primeiro e partir para o código puro, e também sou meio perfecionista, a tela não pode ter "falhinhas", até na época do clipper eu desenhava a tela primeiro com todos os seus detalhes em um editor de texto usando caracteres gráficos de linha primeiro só pra depois partir para o código @ say, @ get...
Aí trabalhei um tempo com Delphi, PHP, Java, mas tem caso que o Harbour é uma puta mão na roda para intercambiar periféricos da rede local com os ERP's cloud's... em fim, já tentei usar o Harbour sem a IDE, só consigo usar para compilar e criar minhas LIBs, talvez precisava de um amigo que olhasse meu código e dizesse, crie esse bat assim para compilar, faça isto na IDE, etc.. aí eu iria conseguir compilar sem a IDE... entretanto não tenho um amigo que use Harbour por perto.

JoséQuintas escreveu:os nomes do que pr

Oi Zeh, Usuários que cria libs e não sabe o que colocou, acho que isso não existe... talvez alguém fez alguma pergunta errada, mas é impossível não saber o que está colocando numa lib.
Voltando ao assunto da IDE HMG, como seria bom se o Claudio Souto não tivesse saído do desenvolvimento ou pelo menos ter passado a HMG para outro desenvolvedor continuar a dar suporte, apesar que era de graça, e acho q ninguém quer mais ser filantrópico... rs
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br

NiltonGM
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Data de registro: 05 Jun 2014 23:47
Cidade/Estado: Caieiras/SP
Curtiu: 214 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

hmg extended + lib wvg

Mensagempor MSDN » 21 Nov 2019 11:59

Nilton, pelo que vc falou, a tua dificuldade é desenhar tela com a MiniGUI, não tem a ver com Harbour, pq ele sozinho só faz aplicação console, dai como a MiniGUI tem aquele " frankstein " chamado IDE ( desculpe quem usa, mas é um negócio esquisito ), vc viu que fazendo A..B...C...dava certo para gerar um EXE, com tela gráfica, etc, e está ai até hoje não sabendo exatamente o que acontece " por baixo da IDE ". Vc pode continuar a usar a IDE para alinhar os componentes e gerar os FMG, tranquilo, agora vc só precisa acostumar com o fato que a IDE só serve pra isso, mais nada, fora isso ela só atrapalha, como já disse antes, veja os montes de exemplos que existem aqui no Fórum sobre como criar um arquivo HBP e a partir dele gerar seu EXE, é muito simples.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4

Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 164 vezes
Mens.Curtidas: 108 vezes

hmg extended + lib wvg

Mensagempor JoséQuintas » 21 Nov 2019 15:30

NiltonGM escreveu:Oi Zeh, Usuários que cria libs e não sabe o que colocou, acho que isso não existe...

Existe sim, confirmado.

Mas voltando ao hbmk2:

é criar um hbp contendo o que entra no projeto.
se colocar coisa a menos, ele vai dizer que tá faltando.

comece com a lista de PRGs, pode até ser: *.prg
Depois, conforme os erros, vai acrescentando as LIBs que contém o que está faltando.
Para as LIBs do Harbour, o hbmk2 dá a dica de qual arquivo precisa.
Para as LIBs da HMG... começa pela principal, e depois pelo nome talvez dê pra encontrar.

Lembrando:
Se baixou a HMG com Harbour junto, vai usar o Harbour que veio com ela, com o compilador C que veio com ela.
Não dá pra usar LIB de um compilador em outro.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

hmg extended + lib wvg

Mensagempor microvolution » 15 Mar 2020 22:44

NiltonGM escreveu:colocar -w3 -es2 no arquivo .hbp
esses 2 parâmetros tem uns erros inexplicáveis... ambigous reference e etc... brincadeira viu!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!

Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5

Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 58 vezes
Mens.Curtidas: 10 vezes

hmg extended + lib wvg

Mensagempor JoséQuintas » 16 Mar 2020 01:45

microvolution escreveu:esses 2 parâmetros tem uns erros inexplicáveis... ambigous reference e etc... brincadeira viu!

Se nunca usou, vém muita coisa de uma vez.

Ambigous reference é o mais simples: está usando uma variável que não foi declarada.
Se é LOCAL, declare como LOCAL.
Se vém de outros lugares, declare no início do fonte como MEMVAR
Se for campo de arquivo, eu prefiro indicar o alias clientes->Nome, mas pode indicar FIELDS

MEMVAR variável1, variavel2, variavel3
FIELDS campo1, campo2, campo3

FUNCTION teste
LOCAL varlocal1, varlocal2 varlocal3

Se usa a variável centena de vezes, vão ser centenas de erros, mas ao declarar a variável, todos os erros referentes a essa variável desaparecem

NÃO tenha pressa de resolver as mensagens em todos os fontes. Se nunca usou, vai longe isso, talvez meses.
Pode ir variando entre usar ou não -w3 -es2, pra poder ir resolvendo quando quiser e/ou puder.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

Anterior

Retornar para MiniGui