Clipper On Line • Ver Tópico - Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre
Mudar para estilo Clássico
Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour
Postar uma resposta

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 13:18

Bom dia.

Faz um tempo não desenvolvo algo efetivo com HMG. Por isso, meio que parei no tempo, e hoje estou tentando me atualizar quanto à versão da HMGX 19.04, especificamente no que se refere à conexão com bancos MYSQL (MariaDB) e PostGreSQL.

Utilizo BRMAKE e, até a versão 18.06 (que é a que eu usava), conseguia conectar normalmente as bases nativamente (sem conector ODBC). Só que tento utilizar a versão mais recente e sempre ocorre um erro, seja na compilação, seja na execução.

Alguém tem um código demo para estudo de caso, com as dependências, para que eu possa testar?

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 13:40

:))
Clenilton veja o demo em C:\MiniGUI\SAMPLES\Advanced\MYSQLDD acho que te ajuda ok.
:)Pos
HASA

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 14:32

Já tentei todas as pastas com samples. Todas ocorrem algum erro. Umas dizem que falta o arquivo dll... mesmo copiando, o erro persiste.
Já procedi as orientações que constam em \source\hbmysql para a recriação da lib/dll, mas nada.

Instalei o mysql, copiei os includes, copiei a dll... executei a makelib... mas nessa hora ocorre uma série de erros.

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 15:18

Consegui fazer o samples do MYSQL funcionar, instalando o MYSQL novamente e pegando a dll.
Agora estou verificando o postgres. Onde consigo as dll que constam no readme? Tentei utilizar as que eu tenho, mas acusa erro na LIBPQ número ordinal 157.
Tentei do site que havia obtido, mas não está mais no ar.

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 15:25

:(
Nilton acredito estar na pasta que instala o PostgreSQL version 8.4, eu só sei compilar alguns exemplos estou em DBF ainda entrando agora mais a fundo no mundo SQL ( não tem jeito mesmo :'( )

:)Pos

HASA

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 15:56

Infelizmente, não. Copiei as dll da pasta do Postgres, e continua dando o mesmo erro.
O estranho é que, aparentemente, não houve mudança da versão 18.06 pra 19.03, pois tudo está do mesmo jeito, inclusive as orientações do autor da contribuição (Mitja Podgornik) :'(

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 16:17

:%
Putz, não posso mais ajudar vamos aguardar os UNIVERSITÁRIOS, vou apredendo tbm.
8-|
HASA

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 16:26

:))
Talvez esse post possa ajudar: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=14457&p=128801&hilit=PostGre#p128801, se ajudar depois quero ajuda :-o , fique tranquilo e bem depois.
:xau
HASA

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

15 Mai 2019 16:42

Essa é pra HMG 3.4, uma distribuição um pouco diferente da HMG Extended. Mas vou continuar tentando.

Se conseguir algo, compartilho por aqui.

Minha ideia é uniformizar tudo, utilizando a mesma versão da HMG e o mesmo mecanismo de compilação (BRMAKE ou HBMAKE) para conexão com estes bancos (e futuramente outros) de forma nativa, sem utilização de conectores ODBC.

Mas pelo que percebo, o HBMAke não é aplicável a todo tipo de aplicação: deduzo isso porque nem todas as pastas samples possuem uma alternativa de compilação com HBMAKE.

Obrigado!!!

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

16 Mai 2019 09:27

:-O
Nilton, não tem problema em ser da HMG troque hmg.ch por MINIGUI.CH ou ainda inclua MINIGUI.CH e compile com a minigui Extend quase sem problemas, ou seja, existem alguns recursos em GRID, TEXT etc... que na compilação a extend não tem, ai vc vai no fonte e retira a linha, ou troca a sintaxe do GRID, text, combo pela da extend que vai de boa, faço assim para testar esses códigos da hmg, ok.
:)Pos
HASA

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

20 Mai 2019 08:10

HASA, bom dia.

Consegui fazer funcionar com a HMG 19.04 o acesso a bases MYSQL e POSTGRES, no entanto com conector ODBC. Acho que não vai ter outra saída.
Agora vou tentar fazer conexão com outros bancos (SQL Server e Oracle).

Abraço!

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

20 Mai 2019 11:41

:))
Parabens,
:)Pos
HASA

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

20 Mai 2019 11:44

Sabe onde consigo conectores ODBC pra esses GDBs? Ou se tem algum servidor de teste remoto pra testar a conexão? Não consigo instalá-los na minha máquina (é meio pebinha rsrsrs).

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

20 Mai 2019 13:32

nilton579 escreveu:Não consigo instalá-los na minha máquina (é meio pebinha rsrsrs).


Os conectores MySQL atuais são feitos em Microsoft Visual C, por isso precisa ser instalado o run-time do C++. que pode ser 2010, 2013, 2015.
É primeiro o run-time, depois o ODBC.

Deixei de usar o MSVC no Harbour exatamente por esse motivo.
Depois que avançou o MSVC e o Windows... nem sempre o run-time vém instalado.

Como é pra teste, pode testar com o 3.51 do MySQL, por ser mais prático pra instalar.
Em outros ODBCs pode ser que aconteça a mesma coisa.

Dificuldade HMG 19.04 BRMAKE MySQL+PostGre

20 Mai 2019 13:42

Obrigado pela ajuda.
Com relação ao PostGres, Mysql e MariaDB não tive dificuldades.

Meu problema está sendo com o Oracle e SQL Server. Especialmente porque precisaria instalá-los na minha máquina para testar a conexão (pois acredito que não existam servidores remotos para teste gratuito livre). Aí que reside o problema sobre minha máquina pebinha.

Minha intenção é criar uma aplicação que consiga se conectar a vários bancos de dados diferentes e efetuar extração de dados para comparar a um protocolo clínico. A ideia inicial seria conexão nativa, sem uso de conectores ODBC. Mas não consegui.
Postar uma resposta