Clipper On Line • Ver Tópico - HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor microvolution » 12 Fev 2019 23:11

gente, é tão fácil, q o fácil se torna difícil...
descobri o problema.
Onde eu postei o seguinte código fonte do .HBC:
microvolution escreveu:1 incpaths=hbnf.lib xHB.HBC
2 libpaths=
3 libs=ziparchive
4 {win}libs=cw32


Tá na cara, mas, tão na cara que não percebi.
a linha um eu estava lendo como LIBPATHS e na verdade está na cara que é INCPATHS.

Então, mudei o código fonte do .HBC para:
incpaths=
libpaths=
libs=hbnf.lib xHB.HBC
{win}libs=cw32

E tudo compilou certinho como era na HMG.
Agora gostaria de entender essa novidade no conteúdo do .HBC, pois o copiei do exemplo da pasta SAMPLES\DIRTREE que é a linha:
{win}libs=cw32

O que vem a ser esta linha acima?
No mais, agora é descobrir o funcionamento e substituição do ONSAVE que existe na HMG 3.4.4 para um relativo aqui na HMEE (HMGE 19.01).
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor JoséQuintas » 12 Fev 2019 23:22

Compila com Harbour, que deve mostrar a mensagem no final como dica.
É possível que seja hbct.hbc ou coisa parecida.
Também serve dentro da pasta do Harbour dir *.hbc /s/b pra ver os nomes disponíveis

HBC já inclui pastas de include, lib, e o que mais precisar.
Só indicar LIB é pouco, porque não está dizendo aonde buscar as coisas, incluindo aonde buscar a própria LIB.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor microvolution » 13 Fev 2019 10:15

bom dia!
Nobres professores, compilar via BUID.bat tá ok.
Agora, compilar via IDE/HMGE 19.01 ainda não reconhece as LIBs. Existe alguma configuração extra no menu PREFERENCES?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor microvolution » 13 Fev 2019 10:19

JoséQuintas escreveu:Compila com Harbour, que deve mostrar a mensagem no final como dica.
como fazer isso se tem parte gráfica da HMGE?
JoséQuintas escreveu:É possível que seja hbct.hbc ou coisa parecida.
o nobre postou às 23:22h e eu postei q descobri a "oreiada" às 23:11h... talvez não estejamos falando mais da mesma coisa :%
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor JoséQuintas » 13 Fev 2019 10:50

pois é... a resposta foi atrasada, já não interessava mais.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor Nascimento » 13 Fev 2019 12:00

NiltonGM escreveu:
Rapaíz! Tentei usar a HMG-E, só funciona se começar um projeto do zero, mais fácil converter um Summer '87 para Harbour do que Harbour com HMG para HMG-E, estou com projeto completo e rodando em HMG 3.4.4...


discordo amigão, tem um amigo meu que usa a HMG ele me mandou um pequeno projeto dele completo e em 1 hora eu ja estava usando o mesmo em HMG-E

bom eu não uso ide crio o .bat e o hbp , bem parecido como fazia-mos no clipper, agora se vc usa IDE ai ja não sei dizer como é mais acredito que é um pouco de falta de conhecimento na HMG-E

usei , todo o codigo dele, retirando só algumas linhas desnecessárias, usei todos os form´s em fim sem muita dor rsrs
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor NiltonGM » 14 Fev 2019 18:41

Pois éh amigão! Quando vim para o Harbour, já vim com a ideia de usar IDE e MySQL, nada de DBF. Aí conheci a HMG, foi meu primeiro contato, apanhei e hoje me viro bem com esta IDE. Quanto a HMG-E eu realmente não conheço nada... vou ter que dedicar um tempo pra ver se consigo entende-la, aí talvez seja fácil migrar.
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
Avatar de usuário

NiltonGM
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 393
Data de registro: 05 Jun 2014 23:47
Cidade/Estado: Caieiras/SP
Curtiu: 249 vezes
Mens.Curtidas: 25 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor syslink » 19 Fev 2019 19:08

um detale a hmg tem a pasta contribs q vem com a gtwvg e outras libs ja a hmge nao possui a pasta contribs entao quem tem programa com varias libs juntas nao funciona orque nao existe
syslink
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 132
Data de registro: 20 Fev 2018 13:13
Cidade/Estado: joinvile/sc
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor MSDN » 20 Fev 2019 09:31

Se for para falar, que fale certo.
HMG ( Harbour MiniGUI ) que está na versão 3.4.4 e é mantida pelo Roberto Lopez e colaboradores, é somente uma biblioteca de comandos e funções que acessam a API do Windows para ter sistemas com interface gráfica, a mesma coisa serve para a MiniGUI Extended, tudo igual.
Quem tem pasta CONTRIB é o Harbour e xHarbour, portanto, é necessário falar corretamente sobre esse tipo de assunto, não devemos levar ignorância a quem visita o Fórum, e sim conhecimento.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor NiltonGM » 23 Fev 2019 13:24

Nosso amigo acima que esbanja conhecimento poderia dar informações úteis sobre HMG x HMG-E aqui. Como não conheço HMG-E ainda, vou transmitir um pouco da minha ignorância que obtive no meu primeiro contato com HMG-E:
É só uma crítica construtiva, favor não se ofenderem.

O que constatei de cara:

HMG 3.4.4
PRÓS: É só instalar e sair usando, muito intuitiva, os exemplos são compilados e executados. O instalador providencia a instalação do Harbour e da IDE, não precisando que o usuário instale mais alguma coisa como c,c++, borlad etc. Se vc quiser, na configuração vc poderá definir um Editor de Texto.
CONTRAS: Foi abandonada, parou no tempo, tem alguns pequenos bugs.

HMG-E 18.09:
PRÓS: Mais recursos em componentes, etc, talvez menos bugs, não sei.
CONTRAS: O instalador não instala tudo, de cara nada funciona, após instalar, você tenta compilar e rodar qualquer exemplo, nada executa. Depois vc ve que ficou faltando instalar C/C++ etc...
A IDE não é muito intuitiva, só para compilar tem 2 botões e mais umas três opção no menu Project
Vc não consegue ver qual versão da IDE vc está usando, o About não mostra, ao instalar vc instalou a 18.09, mas o q vc vê no título é 1.4.3.6
A interface é toda em Inglês, não tem em Português.
O Object Inspector não cabe na tela do notebook 15", aí vc move ele para a tela do monitor externo (maior).
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
Avatar de usuário

NiltonGM
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 393
Data de registro: 05 Jun 2014 23:47
Cidade/Estado: Caieiras/SP
Curtiu: 249 vezes
Mens.Curtidas: 25 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor Nascimento » 23 Fev 2019 14:47

Se vc quiser, na configuração vc poderá definir um Editor de Texto.

na ide da HMG-E tambem tem
Vamos lá vou tentar te ajudar sim ele não instala o compilador apos isso se vc instalar o compilador compila de boa
como eu lhe disse não uso ide então neste caso não tenho muito como te ajudar
poucas vezes abro a ide pra criar os form´s e usar no prg
e eu compilo qualquer exemplo, nela como te falei uso igual ao antigo clipper, e acho que tambem é o metodo adotado pelo amigo MSDN
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor MSDN » 23 Fev 2019 21:31

Nilton,

Eu conheço bastante, mas nada fora do normal, eu só sou esforçado.
O ponto que vc quer saber, não é sobre Harbour ou MiniGUI, é sobre IDE, o que no meu ponto de vista, que já explanei em outras postagens, não tem muita utilidade, visto que na HMG 3.4.4 só serve para abrir PRG, ajudar a compilar e criar telas simples, não cumpre o propósito do que realmente é uma IDE, como por exemplo Visual Studio ou RAD Studio.
Quando vc instala a MiniGUI Extended ( HMGE ), o problema de " não funcionar " não é dela, é de quem vai usar, é uma ferramenta excelente, oferece muito ao programador, e não é cobrado nada, e o máximo que é exigido do programador, é que leia o que está no site para saber usar, portanto, não acho justo fazer certos tipos de comparações, não procede.

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor rubens » 24 Fev 2019 14:48

HMG-E 18.09:
PRÓS: Mais recursos em componentes, etc, talvez menos bugs, não sei.
CONTRAS: O instalador não instala tudo, de cara nada funciona, após instalar, você tenta compilar e rodar qualquer exemplo, nada executa. Depois vc ve que ficou faltando instalar C/C++ etc...
A IDE não é muito intuitiva, só para compilar tem 2 botões e mais umas três opção no menu Project
Vc não consegue ver qual versão da IDE vc está usando, o About não mostra, ao instalar vc instalou a 18.09, mas o q vc vê no título é 1.4.3.6
A interface é toda em Inglês, não tem em Português.
O Object Inspector não cabe na tela do notebook 15", aí vc move ele para a tela do monitor externo (maior).

Pessoal opinião e gosto, são opinião e gosto.
Eu particularmente me adaptei muito bem a IDE da Hmge. Mas tem que lembrar é Free. Não vai encontrar nada Free completo como as ferramentas pagas. Sou um grande admirador do Grigory que está a frente da HMGE hoje. Eh de fácil acesso e resolve as coisas rápido.
O negócio é adaptar. Lembre que é harbour... não baixou junto com a minigui, baixe o harbour e pegue da instalação do harbour.
Agora como tudo no harbour, que tem que correr atrás tem. As vezes até reinventar a roda mesmo. Dá para fazer praticamente de tudo mas nem tudo está documentado e com exemplos. Quanto a IDE não vi dificuldade de usar. Inicialmente tentei com HMG e não consegui, parti para HMGE. Tem muita coisa que tem que ser feita na unha, ah isso tem. E tem tb os fontes da IDE disponibilizados junto com a instalação.. daí pode ser personalizada a vontade. Para mim, para quem está começando no mundo gráfico a melhor opção é pela IDE. Fica mais fácil de entender, mais organizado o código e mais prático. Desenhou o formulário clicou no botão compila e pronto. Quase nenhum trabalho.
Essa é a minha opinião. Não quer dizer que seja a melhor opção.
Abçs..
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor NiltonGM » 06 Mar 2019 14:06

Concordo com vc Rubens, eu me adaptei muito bem a HMG 3.4.4, mas confesso que fico namorando os recursos que as outras IDE gratuitas tem, mas não rola... kk
Estou testando o Xailer (uma versão paga), é a melhorzinha de todas, já voltada a objetos com estilão do Delphi, mas com pouquíssimo tempo para testar, se no final valer a pena o custo dela, vou comprar. Até o momento onde estou testando o Xailer, as IDE's gratuitas não deixam muito a desejar a versão paga.
O difícil do Xailer para quem está sem tempo, é que não dá pra pegar seu sistema todo desenvolvido na IDE 3.4.4 e passar para a IDE do Xailer para sair testando, vc tem que começar um projeto do zero, aí vc se depara com milhares de problemas na migração por falta de conhecimento.
A Xailer deveria disponibilizar um projeto básico mas completo, com vários forms, recursos, etc e com INSERT, UDPATE, DELETE, SELECT, e totalmente compilável e rodar no ambiente de teste da Xailer para estudarmos a maneira de como foi programado. Mas aí é outro assunto...
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
Avatar de usuário

NiltonGM
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 393
Data de registro: 05 Jun 2014 23:47
Cidade/Estado: Caieiras/SP
Curtiu: 249 vezes
Mens.Curtidas: 25 vezes

HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Mensagempor rubens » 06 Mar 2019 14:24

Boa tarde..
Nilton quem entende bem de Xailer que eu sei é o Fladimir.. Só que o Fladimir hoje já não está mais no Xailer.. foi para o Windev e parece bem satisfeito.
Parece que a coisa vai se afunilando né.. ?!?!
Conforme a gente vai precisando de recursos aquela ferramenta que a gente tem hoje já não está servindo mais.
Eu sempre discuto isso com alguns amigos aqui do Fórum a questão do ganho de tempo e produtividade. Hoje é impossível sem uma IDE. Fazer tudo na unha não dá mais.
Claro que somos saudosos e demos sobrevida aos nossos sistemas e modo de programar quando saímos do clipper e migramos para o harbour. Mas conforme já foi discutido várias vezes é um barco com vários capitães e comandantes. De vez em quando um capitão dá um sinal de vida e todo mundo suspira...
Então o que é melhor ??? é o que você consegue trabalhar e ter mais ou menos um domínio. Quem tem mais de 40 anos, e eu me incluo nessa geração, acostumou a programar com uma linguagem, ficou preso em um paradigma. Para mim é simples, ou evolui e acompanha as tendências do mercado ou dentro de 5, 10 anos vai estar fora de vez. Mas isso é um assunto que não tem vencedor.. não existe uma verdade universal.
Infelizmente essa é a realidade...

Abçs..
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Anterior Próximo



Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro