Clipper On Line • Ver Tópico - Janela não Modal.

Janela não Modal.

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Janela não Modal.

Mensagempor Marcos » 26 Out 2017 15:42

Sei que para uma maior segurança no sistema é aconselhável usar Janelas tipo Modal, recentemente vi num sistema de Banco janelas não modal onde é permitido ao usuário trabalhar com várias janelas, isto torna a vida do usuário bem cômoda, ou seja, se o usuário estiver trabalhando em um cadastro de Clientes e se depara com um bairro que não tem no cadastro de Bairro poderá deixar a tela de Cliente aberta e cadastrar o bairro e voltar a tela de cliente continuando assim o trabalho, isto evitará do programador ter que fazer vários sub-cadastros em telas de Cadastros, creio que isto não deve ser um problema no Mysql, para o DBF pode até corromper ou ficar lento, mas o motivo da pergunta é que estou com ideia de deixar meu sistema desta forma, então pergunto a opinião dos Senhores muito mais experientes que Eu, se for positiva como deverei configurar as janelas para minimizarem quando o Operador abre outra para posteriormente fechar e maximizar a que estava minimizada ?
Atenciosamente,
_____________________________
Marcos Antonio da Silva
marcosilva90@hotmail.com
Avatar de usuário

Marcos
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 336
Data de registro: 20 Set 2003 09:16
Cidade/Estado: Cáceres/Mato Grosso
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Janela não Modal.

Mensagempor bjbernal » 29 Out 2017 12:12

Eu até gostei de trabalhar com janelas CHILD mas... Dá TRABALHO limitar o que o usuário pode ou não fazer, haverá botões, haverá opções de menu, que você terá que DESABILITAR para não ocorrer um CRASH !

[quote]
se o usuário estiver trabalhando em um cadastro de Clientes e se depara com um bairro que não tem no cadastro de Bairro poderá deixar a tela de Cliente aberta e cadastrar o bairro e voltar a tela de cliente continuando assim o trabalho
[/quote]

Não precisa... Eu faço assim, no campo bairro do cadastro de clientes EXISTE UMA LUPA que encaminha o usuário para O CADASTRO DE BAIRROS aonde ele pesquisa e escolhe o bairro e ai é só dar ENTER ou DUPLO CLICK no bairro escolhido e este já CAI no cadastro de clientes... E caso NECESSITE CADASTRAR um novo bairro, você já abriu O CADASTRO DE BAIRROS, é só cadastrar e seleciona-lo !
bjbernal
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 31
Data de registro: 06 Ago 2004 17:27
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Janela não Modal.

Mensagempor Marcos » 30 Out 2017 11:50

Olá bjbernal, pode me enviar um Exemplo de como trabalhar com janelas CHILD e bloquear o usuário para não abrir as opções que não pode ?
Atenciosamente,
_____________________________
Marcos Antonio da Silva
marcosilva90@hotmail.com
Avatar de usuário

Marcos
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 336
Data de registro: 20 Set 2003 09:16
Cidade/Estado: Cáceres/Mato Grosso
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Janela não Modal.

Mensagempor microvolution » 30 Out 2017 17:00

pessoal boa tarde.
eu sou bem leigo ainda no assunto. mas, no meu antigo clipper (agora já migrado para hmg/gtwvw/gtwvg) eu elaborei uma rotina que o usuário dentro de um TBROWSE pressiona F4 pra consultar e de repente se depara que o bairro não está cadastrado. Então, dentro dessa tela de pesquisa ele pressiona F5 que vai lá pro cadastro de bairros.
Depois que ele incluiu o bairro, apenas dá ESC e ao retornar ao TBROWSE o bairro já está cadastrado.

É isso...
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro