Clipper On Line • Ver Tópico - COPY FILE não reconhece subpasta.

COPY FILE não reconhece subpasta.

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Mario Mesquita » 20 Abr 2017 06:55

Bom dia, amigos.

Já que enchi o saco de vocês de novo, vou postar mais uma questão:

Depois de gerar um arquivo TXT, tentei copiá-lo para uma pasta de um aplicativo do cliente. O problema é que o nome da subpasta é "Saída" e o programa dá um erro de gravação ao dar o COPY FILE. Testando, se eu usar "Saida" sem acento no "i", funciona.

Isso é uma limitação de fato? Não podemos acessar pastas com caracteres acentuados? Alguma função resolve isso?

Lembrando, ainda uso a HMG 3.0.46, tentando passar para a 3.4.3...

Desde já, agradeço qualquer dica.

Saudações,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Pablo César » 20 Abr 2017 09:07

Mario Mesquita escreveu:Lembrando, ainda uso a HMG 3.0.46, tentando passar para a 3.4.3...

Tentando ainda Mario ? Desculpa, mas isso já era para haver sido há muito tempo.
Eu acredito em você, falta você mesmo acreditar em si mesmo. Só pode ser isso.

Faça o seguinte, para esse seu problema. Baixe a ultima versão 3.4.4, instale-a e abra um pequeno projeto na IDE fazemos a mesma coisa que você stava tentando em ANSI mas desta vez faça em UNICODE. Você não vai precisar mudar nada a não ser se certificar que o seu PRG esteja sendo gravado em UTF-8 (em UNICODE). Utilize o Notepad++. Esta ultima versão e anteriores faz tempo que trabalham em UNICODE como default.
Então você não precisa mudar nada. Você vai ver que vai poder copiar e nem se preocupar com esses malditos acentos...

Em ANSI, você tem que configurar o code page para português. Com certeza é isso que te está ocorrendo. Mas eu prefiro que você tente em UNICODE mesmo e você quebre por si mesmo esse paradigma que é de puro conformismo e de acomodado com medo de algo novo. Vamos rapaz ! Tem tantos velhos na nossa comunidade que consegue, por quê você não conseguiria ? Você não é mais velho que eu... kkkk

Desculpe as brincadeiras, mas serio mesmo: Tá na hora de você mudar ! Ao menos tente e senão gostar procure outra ferramenta. Mas HMG é pioneira e tem anos na frente em UNICODE.
Graças ao nosso benemérito colega Dr. Claudio Soto.

Bom poste um exemplo, não faça como os brasileiros acostumam fazer... poste um exemplo prático, que possamos testar. Não postar exemplos, dá sesação de que você não quer compartilhar nada... rs

Eu falo brasileiros, mas eu sou mais brasileiro que argentino... só que em fóruns brasileiros eu vejo que mesquinha os exemplos, os códigos.

Você está no melhor ambiente, este fórum é o melhor.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor JoséQuintas » 20 Abr 2017 14:24

Só pra lembrar:

editor de textos tem codepage, editores antigos trabalham com codepage dos Estados Unidos.
Windows tem codepage, o console costuma trabalhar com a codepage Estados Unidos, e o Windows com a codepage PTBR.
O Windows também trabalha com unicode, que é mais universal, algo parecido com todas as codepages numa só.

E seu aplicativo trabalha com a codepage ..... depende de você ajustar.

Mas é importante lembrar que editor de textos e aplicativo precisam estar na mesma codepage, não adianta alterar um só.
E tem o caso de tudo que você já gravou em disco antes, fontes e DBFs, pode estar em outro idioma.

A passagem de uma codepage pra outra é a fase complicada, pra se acostumar, depois até esquece.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Pablo César » 20 Abr 2017 17:09

JoséQuintas escreveu:E tem o caso de tudo que você já gravou em disco antes, fontes e DBFs, pode estar em outro idioma.
Sim, bem lembrado Mr. Quintas. Para este caso, eu aconselho elaborar um aplicativo para converter essas acentuações.
Se tem um C cedilha coloque o valor correspondente gravando no DBF. No fórum do HMG tem, creio que é o Esgici. Faça uma cópia do seu dbf antes.

Faça um teste: grave num dbf o c cedilha (minusculo e maiusculo) em UNICODE e observe o seu valor em CHR.

Há muito tempo eu não trabalho com ANSI. E não tenho problemas algum com acentuações.

Até japonês consegue escrever e ler...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Mario Mesquita » 21 Abr 2017 09:41

Bom dia, amigos.

Pois é, não é má vontade ou resistência de mudar. É falta de tempo pra estudo e experiências, pois infelizmente o trabalho em certos momentos sufoca e não nos dá tempo pra se aprimorar no tempo certo. Mas claro, sempre há um medo de mudar o que já funciona e estamos acostumados.

Mas de fato, vou investir um tempo para essa transição, pois preciso das ferramentas atualizadas para poder acompanhar as novidades técnicas que se exigem de nós.

Então, acabei de fazer um teste para o HMG Unicode. Abri meus PRGs e passei pra UTF-8 e compilei. Foi direto sem sustos. Já é um bom começo.

Claro, as telas ficaram com tudo que tem acento bagunçado, mas se reescrever ficará certo, não? Meus ícones também ficaram com fundo preto, mas o Toledo já tinha me dado uma dica pra pôr fundo cinza e posso mudar tudo pra ficar com boa aparência.

Claro, tenho receio de haver alguma incompatibilidade de comandos, como eu reportei no outro tópico com o DESCEND, que era bem tolerado pela 3.0.46 mas não funciona bem na 3.4.x. Vou testar com as sugestões dos colegas e deve voltar ao normal. Meu medo é ter mais coisas que causem mau funcionamento do programa mas o que fazer?

NO caso dos dados em DBF, acho que não tenho muita coisa acentuada, mas se tem como converter, vou correr atrás disso para ficar de acordo.

Pergunta: Eu envio e recebo arquivos em TXT ANSI como arquivos bancários e alguma coisa de XML. Tranquilo quanto a isso?

Funcionando nesse teste preliminar, posso montar uma versão e instalar no cliente para ver se vai tudo bem. Tudo que quero é ficar em sintonia com vocês quanto aos avanços da nossa plataforma xbase.

Obrigado pelo incentivo e apoio.

Abaços,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Mario Mesquita » 21 Abr 2017 10:37

Olá, pessoal.

Em 3.4.3 funcionou com a pasta "Saída". Pois é, vou ter que migrar pra 3.4.x o mais rápido possível. Estou testando uma versão compilidada com a 3.4.3 unicode 32 bits. Tá com cara que vai rodar bonito. No fim de semana vou testar o que puder e segunda vou testar em um cliente que estou implantando o programa que está substituindo a minha antiga versão em Clipper. Se Deus quiser vai dar certo.

Obrigado pela ajuda como sempre inestimável. Ainda tenho umas coisas pra saber com vocês que postarei em breve. Uma em especial que urge pois tenho que preparar uma coisa para um cliente.

Abraços e bom feriado,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Pablo César » 22 Abr 2017 00:03

Oi Mario, fico feliz saber que teus testes deu certo. Mas começa logo com a 3.4.4 que é a ultima. Já que você está começando comece certo com a ultima versão.

Você disse que recebe arquivos em ANSI. Tem certeza ? Eu pensei que essa informação em XML vinham sempre em UNICODE ou deveria.
Mas acho que essa informação vem desta forma não ?

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

ou assim:

<?xml version="1.0" encoding="windows-1252"?>

Então se vier em ANSI, você vai ter que converter para ser exibida a acentuação corretamente. Lamentavelmente existe diferença entre ANSI/UNICODE ou melhor dito: "ainda bem".
Mas senão me engano, você tem opão de solicitar que o banco mande no formato desejado. Se informe.

Na conversão dos seus arquivos PRGs de ANSI para UNICODE, você não precisaria re-escrever. Bastaria utilizar o Notepad++, carregue o PRG desejado que está em ANSI e vai na opção Formatar\Converter para UTF-8

Uma em especial que urge pois tenho que preparar uma coisa para um cliente.

A pressa não é amiga de perfeição. E ficar apavorado não ajuda em nada a você aprender coisas novas. Desapegue, não busque desculpas. Falta de tempo: é coisa comum a todo o mundo.

E fico feliz mesmo que você não tenha tomado mal meus conselhos e esteja servindo de estímulo. Isso é ser bom menino. Parabéns.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Pablo César » 22 Abr 2017 00:13

Sobre os ícones, HMG conta com a BosTaurus do Dr. Claudio Soto que agora permite carregar as imagens com fundo transparente ou até mesmo transformar uma determinada cor (definida pelo usuário, mas tem que estar presente como fundo) e torná-la transparente. Eu gosto de usar PNG porque se você utilizar um bom editor de imagens (eu uso o GIMP 2 que é freeware) vai conseguir deixar o fundo transparente. Não é facil para que não tem experiência com imagens. Mas deixa o fundo com quadradinho cinza escuro e cinza claro que isso significa que é transparente.

Veja este tutorial:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/05/como-deixar-a-foto-com-fundo-transparente-com-o-gimp.html

Evite fazer imagens pequenas e redondas. Preferível quadradas e serem o maior possível, conforme tamanho.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Pablo César » 22 Abr 2017 00:17

Claro, tenho receio de haver alguma incompatibilidade de comandos, como eu reportei no outro tópico com o DESCEND, que era bem tolerado pela 3.0.46 mas não funciona bem na 3.4.x. Vou testar com as sugestões dos colegas e deve voltar ao normal. Meu medo é ter mais coisas que causem mau funcionamento do programa mas o que fazer?

Mario, eu acho que eu já tinha falado disto antes. O DESCEND é uma função em Harbour, não tem haver com HMG ou nenhuma outra ferramenta. É da própria linguagem, do próprio compilador nosso.

Eu não lembro qual foi o problema que você encontrou em 3.4.x

Se você tem acentos nos seus dados e este estão indexados, claro que não irão nunca funcionar em UNICODE se foi gravado em ANSI.
Você precisará converter esses dados para UNICODE e reindexá-los.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

COPY FILE não reconhece subpasta.

Mensagempor Mario Mesquita » 24 Abr 2017 09:30

Bom dia a todos.

Pablo, a rapaziada não brinca em serviço e já me deram uma dica matadora que resolveu o problema.

E a questão aqui postada, a solução foi o usar o 3.4.x em Unicode mesmo.

Só estou apanhado do Notepad, ontem dediquei horas pra listar as funções, mas sem sucesso.

Mas vamos em frente. Obrigado pela atenção, como sempre...

Abraço e boa semana,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 9 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro