Clipper On Line • Ver Tópico - Call_IDE - Utilitário para HMG IDE

Call_IDE - Utilitário para HMG IDE

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Call_IDE - Utilitário para HMG IDE

Mensagempor Pablo César » 27 Jan 2017 15:25

Olá a todos,

Estou feliz em apresentar meu suporte a aplicativos para o uso do HMG-IDE. :D

O objetivo é fazer com que todos os arquivos com extensão .hbp sejam abertos como padrão pelo IDE.
Isso pode ser feito de duas maneiras:

1. Através do Windows Explorer, clique duas vezes em qualquer arquivo .hbp.

2. Digite na linha de comando: Call_ID <FileName> (pode ser com ou sem extensão de arquivo).

Ambos chamarão o IDE que foi configurado para abrir, então se você tiver várias instalações HMG.
Mas antes de entrar em detalhes, eu gostaria de começar de novo desde o início explicando seu ambiente de trabalho.

E eu vou começar explicando como configurar e usar as ferramentas para tornar o desempenho de programação mais fácil e mais rápido.
Cada aplicativo que eu uso como HMG Toools, tem um propósito diferente do outro, mas todo mundo tem uma certa flexibilidade em sua configuração, a fim de atender a cada estilo de programação. Mas neste tópico, vou basicamente focar em usar IDE.

Para começar com eu lhe dizer que eu tenho uma pasta chamada "HMGTools" na raiz do meu disco.
Desta forma, eu concentro todas as aplicações para apoiar a programação em HMG, sem ter que mudar nada, mesmo instalando novas versões do HMG.

Eu já tenho ViewError.exe que é usado para exibir a linha onde ocorre o erro durante a compilação, abrindo o Notepad ++ (ou o seu editor favorito ou grade). Mas isso é explicado profundamente neste tópico (http://www.hmgforum.com/viewtopic.php?f=10&t=4110#p38692). Mas é aqui nesta pasta que vamos baixar e armazenar Call_IDE.exe.

A primeira vez que você executar Call_IDE.exe, ele irá detectar isso automaticamente pela aplicação e forçá-lo a ser executado com direitos de administrador quando a aplicação exige. Então ele vai mostrar esta primeira mensagem:

Screen54.png
Screen54.png (8.37 KiB) Visualizado 777 vezes


Portanto, este aplicativo apresentará várias formas de execução e quando precisar de direitos de administrador, você terá duas opções:
Permitir que o aplicativo para orientá-lo como sendo executado, se como um usuário / administrador ou então você deve forçar a ser executado desde o início como administrador.

1. Você pode começar a correr clicando com o botão direito do mouse no Windows Explorer e selecionando "Executar como Administrador".
O aplicativo será estritamente utilizado para ser executado como administrador somente quando você precisar fazer essas alterações:

- "Definir IDE para o arquivo de extensão HBP como programa associado"
- "Tornar este programa executável de qualquer lugar (Prompt e Explorer)"

No entanto, se depois de definir este aplicativo e decidir alterar o mesmo local de armazenamento que o aplicativo é executado em outro tempo, o aplicativo detectará que é a primeira vez neste novo local e solicitará a configuração novamente.

2. Permitir que o aplicativo solicite autorização para executar a tarefa com direitos de administrador quando achar necessário. O resto das opções não exigem "direitos elevados".

Depois de garantir o uso de privilégios de administrador (se necessário) ao responder a esta mensagem de UAC:

Screen55.png


Você precisa deixar a primeira opção de seleção selecionada pelo menos, então os arquivos com a extensão ".hbp" serão associados com a chamada desta aplicação e fazer a mudança apropriada no seu Windows REGISTER:

Você deve deixar a primeira opção de CheckBox selecionada, pelo menos. Arquivos com uma extensão ".hbp" serão associados à chamada deste aplicativo e farão a mudança apropriada em seu Windows REGISTER:

Screen56.png


A segunda opção CheckBox é certificar-se de que o aplicativo onde ele está acessa na linha de comando.
Recomenda-se deixá-lo selecionado.

Você pode ver que o botão "Confirmar" terá o ícone Shield para denotar que ele está sendo executado com direitos de administrador.

Depois de confirmar com os CheckBoxes selecionados, você irá garantir o uso do aplicativo.
E essas opções estarão sempre disponíveis se você desejar desinstalar o aplicativo de suporte IDE.
Mas antes de confirmar, você também deve confirmar qual é o IDE que você usará para usar na versão do HMG instalado e outras preferências que vou explicar abaixo.

Outra finalidade que o Call_IDE tem é que também serve para criar novos projetos e com o estilo que preferimos. Claro que sempre chamando o IDE, mas primeiro vai verificar suas preferências.
Baseando-se em arquivos de projetos pré-existentes ou não.
Criando opcionalmente o .FMG (arquivo de formulário) ou criando o .PRG com o padrão de tela através do arquivo TEMPLATE ou não. E ainda no padrão ANSI / UNICODE selecionado em sua preferência.

Digamos que você queira criar um novo projeto na linha de comando (antes de criar uma nova pasta para isso).
Você digitará, por exemplo:

Screen57.png


Não é necessário utilizar aspas no parâmetro a menos que contenha caracteres especiais, tais como espaço em branco no nome de ficheiro e pasta. Caso contrário, contendo espaços em branco, será interpretado como argumentos multiparâmetros.

Depois de ter chamado o Call_IDE, certamente aparecerá um OptionBox como este:

Screen58.png
Screen58.png (9.82 KiB) Visualizado 777 vezes


Composto geralmente pelos artigos:
  • Main.prg
  • <Nome do Projeto> .prg
  • E todos os arquivos na mesma pasta que têm o "módulo principal" em seu conteúdo PRG.
    Desta forma o usuário passa a escolher qual será o módulo principal como PRG e irá criar com o nome escolhido (se o arquivo não existir).
No arquivo TEMPLATE.prg que pode ser acessado usando o botão "Preferências", ele contém duas variáveis entre tags (sinal de menos de "<" ou sinal de maior que ">") da seguinte maneira:

<HbpFile>
<FileMain>

Nem sempre as duas tags têm o mesmo valor e estas são importantes para a criação do arquivo principal do PRG.

Quando você confirmar o uso de Call_IDE e reiniciar o computador, os ícones do arquivo .hbp aparecerão assim:

Screen59.png


Para alterar as configurações do aplicativo, basta executar sem quaisquer parâmetros que entrarão no modo de configuração.

Você pode acessar os arquivos "recentes" no ícone minimizado no TaskBar:

Screen60.png


Espero que você goste, é muito útil e se você pode contribuir com alguma idéia que pode ser implementada, bem-vindo.

http://www.pctoledo.com.br/forum/filebase.php?d=1&id=240&c_old=0&what=c&page=1
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes



Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro