Clipper On Line • Ver Tópico - TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor microvolution » 05 Fev 2018 06:59

bom dia a todos que estão acompanhando este nosso tópico!
Fiz algumas mudanças no código do GRID pra desencargo de consciência pra ver se o problema estava na matriz mLINHA (até 15x6).
As alterações foram:
- antes do DEFINE/END GRID acrescentei os valores pré-definidos da matriz mLINHA:
for I = 1 to 15
                        mLinha [I,1]   := 0
                        mLinha [I,2]   := 0
                        mLinha [I,3]   := 0
                        mLinha [I,4]   := 0
                        mLinha [I,5]   := 0
                        mLinha [I,6]   := 0
                     next I

- O GRID ficou com esta linha a mais:
                     ITEMS mLinha

Explicando o "porquê" das linhas acima, até mesmo em resposta a quem disse que "eu quero que as LIBs se adaptem à mim".
Bom, na verdade, eu ainda não entendo nada de coisa gráfica das LIBs OPENSOURCEs. Então, a alteração que fiz, foi pensando aqui na minha caixola:
"talvez o problema esteja que o GRID não aceita o ADDITEM, então, vamos adicionar antes e depois alterar à medida em que os produtos vão sendo lançados"

rsrsrs

Continuando...
agora a linha abaixo:
Frm_TELA_ENTRADA.Grid_1.AddItem ( { mLINHA[mI,01] , mLINHA[mI,02] , mLINHA[mI,03], mLINHA[mI,04], mLINHA[mI,05], mLINHA[mI,06] } )

Substituí-a pela nova linha:
    Frm_TELA_ENTRADA.Grid_1.Item ( { mLINHA[mI,01] , mLINHA[mI,02] , mLINHA[mI,03], mLINHA[mI,04], mLINHA[mI,05], mLINHA[mI,06] } )

Estas foram as alteraçoes.
Mas, 2 coisas observei:

- o erro que aparece quando clico na barra de rolagem ainda continua a aparecer:
- o erro do travamento do formulário ao ficar andando com o mouse por toda a tela aleatoriamente, também está acontecendo.

Espero, que o Dr. Soto e demais usuários e programadores deste fórum, saibam encontrar uma solução.
vlw!!! bom dia!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor Nascimento » 05 Fev 2018 08:15

este erro no geral é ocasionado se eu quiser comparar um inteiro com uma string numérica ou vice-versa,
vc tem que observar o erro base 1070 então possa ser que na adição a grid esteja indo errado tipo 1* "2,00" e não 1*2,00 , quando vc puxa a barra há uma atualização na grid
quando o dado incorreto vai ser mostrado da erro, isso é inserção de dados incompatíveis
como ir chegando ao ponto do erro, eu pelo menos fazia assim, se esta preenchendo os dados como percebemos
vá pondo dados a baixo mlinha[i,xx]:="meuteste"
após vc preencher a grid digamos manualmente mesmo ai vá aos poucos ponto as infos da dbf
entendeu vai ficando fácil vc debugar onde esta o ponto certo do erro
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor MSDN » 05 Fev 2018 11:38

Microvolution, olhei o fonte que vc postou, e talvez o que eu diga possa te ajudar...vc está tentando colocar uma peça quadrada em um espaço redondo...jamais deveria pegar um código fonte Clipper e jogar em cima código fonte de uma lib gráfica que acessa a API do Windows, e só serve para harbour, o certo que vc deveria ter feito desde o começo, é seguir os exemplos da forma como estão, e aos poucos, depois de entender o exemplo, ir fazendo suas mudanças.
Outra coisa que volto a frisar, pelo seu desabafo em outra postagem, vc precisa realmente evoluir, para conseguir mais clientes, acompanhar o mercado, etc, porém, o seu maior inimigo nisso tudo está sendo vc, com falta de coerência e força de vontade, vir aqui no fórum e querer que todo mundo faça o que vc tem que fazer, não é o caminho certo, e mais uma vez digo que não estou lhe faltando com respeito, só quero lhe dar noção do que as pessoas enxergam diante da novela que virou a questão de sua migração.
Um ponto muito importante também, quer aprender a programar graficamente usando o harbour, blz, então, além da força de vontade, DEFINE qual lib vai usar, pare de querer misturar A com Z, X com S, etc, fica somente em UMA e vai pra frente, caso contrário, JAMAIS vai conseguir alguma coisa, tenha um foco, se não for assim, desiste e vai vender pipoca na praça.
Por último, todo mundo aqui tem família, conta pra pagar, problemas, clientes, prazos, etc, etc, portanto, aqui é lugar para tirar dúvidas sobre programação, vida pessoal, se resolve em casa.

Parei o que estava fazendo pq lembrei que o Sygecom, muito tempo atrás tinha feito um instalador com xHarbour, HwGUI e o Designer do Basso, que é fantástica, além de fazer a tela pra vc, gera o PRG automaticamente, como faz o Delphi, segue o link :
https://www.4shared.com/rar/ZXFigr7gba/xharbour_hwgui_free.html
Vai baixar um EXE para instalar o Borland C++ 5.5.1, o xHarbour e a HwGUI, fora o C++, tudo vai ficar dentro da pasta xHarbour, vale a pena pesquisar com atenção todo o material, pense no trabalho que deu pra pessoa que disponibilizou fazer !

No Designer, tem até um exemplo de tela de venda PDV, olha como tá fácil, seguem as telas pra vc ver :

https://www.4shared.com/photo/-EsvIjSOei/designer_tela_pdv.html

https://www.4shared.com/photo/l7UzKmnzei/designer_tela_pdv_fonte.html
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor MSDN » 05 Fev 2018 16:43

Minha última tentativa de tentar te ajudar com a questão da tela de venda com Grid.
Nesse link vc baixa os fontes, tabelas e executável de um exemplo simples de como montar uma tela de PDV operacional.
https://www.4shared.com/rar/NimOHIF4ei/PDV.html
Está em Harbour e MiniGUI Extended, mas fácil de portar para HMG, bem fácil.
Se depois dessa não for, pode ir pra Amway sem medo !

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor asimoes » 05 Fev 2018 17:31

Marcelo,

Baixei o exemplo,

Como eu diria no popular aqui: é mamão com açúcar, molezinha, molezinha
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor asimoes » 05 Fev 2018 17:39

O que eu posso dizer pro Microvolution é olhar o arquivo MiniGUI.chm (manual da minigui ex) além desse tem outros manuais na pasta minigui\doc
Eu tenho o hábito de olhar o changelog.txt pra ver as correções e novidades da versão. Minigui não tem mistério.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor microvolution » 05 Fev 2018 19:20

MSDN escreveu:o seu maior inimigo nisso tudo está sendo vc
isso um exemplo antigo é da mulher do fluxo de sangue: ela primeiro teve que vencer a si própria (isso é o mais difícil - no meu caso, dormi no ponto e tá tudo difícil de compreender - vencer a mim não está sendo fácil), depois vencer a multidão (que a pisotiava - no meu caso, são o próprio mercado que já tá lotado de clientes que já tem um software e de empresas que tem O SOFTWARE), finalmente foi o inimigo do ser humano (que nem precisa citar o nome - mas, todos pensam q tudo é esse camarada, sendo que na verdade tudo começa em nossa mente).
MSDN escreveu:DEFINE qual lib vai usar, pare de querer misturar A com Z, X com S
esse é o ponto. Não sei ainda o que decidir de tanta dificuldade de aprendizado que hoje estou tendo. Mas, vou tentar ficar só com o que já tenho pra não me "frustrar" ainda mais... só com a GTWVW ou GTWVG para coisas mais simples - como um módulo externo e a HMG 3.4.4 e sucessoras (se houverem) e vou até baixar aqui o XHARBOUR (aliás já baixei e vi todos os exemplos que já vem compilados em .EXE com nome SCRIPTs na maioria dos exemplos. Aliás achei bem legal essa do CEP localizar a rua automaticamente, e, esse exemplo do MAPS - distância entre endereços... show show), mas, não vou tentar aprender sobre a HWGUI - pois afinal, não sei nem o que já tenho ainda, como, tenho certeza q vou "incomodá-los aqui" e a coisa não irá vingar. rsrsrs
MSDN escreveu:https://www.4shared.com/rar/NimOHIF4ei/PDV.html

É disso que estou falando... só de eu ver a funcionalidade já dá pra eu entender o que fazer, de repente nem é GRID o que usar para que os produtos sejam lançados na venda PDV...
agora, vou estudar linha a linha dos 2 únicos PRGs e ver o que aprendo.
E, o mais importante, voltar aqui no tópico para mais uma vez "incomodar", só que pra agradecer.
MSDN escreveu:é mamão com açúcar, molezinha, molezinha

agora se eu não conseguir transferir os códigos destes 2 arquivos PRGs pra a HMG, vou ter que mudar pra HMG-E na marra !!!
:))
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor microvolution » 06 Fev 2018 20:19

Gente, tô aqui só pra dizer que já comecei a fazer os testes dessa tela/funções na HMG 3.4.4.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor microvolution » 07 Fev 2018 08:44

bom dia a todos.
Só pra constar pra outros que estiverem usando a HMG 3.4.4 e quiserem adapatar o exemplo PDV que o MSDN gentilmente compartilhou conosco, fiz as seguintes alterações pra funcionar:
- troquei os GETBOX para CHECKBOX e depois para CHECKBUTTON e depois para COMBOBOX e depois paraEDITBOX e desativei temporariamente pois houve um erro de sintaxe e estou a entender ainda onde está o erro;
- troquei o MSGALERT para MSGEXCLAMATION;
- troquei o BUTTONEX para simplesmente BUTTON;
- eliminei dos TEXTBOX o NOBORDER (dá erro de sintaxe);
- eliminei temporariamente pra depois ajustar às minhas necessidades o LABEL_CAIXA;
aí deu já um primeiro resultado.

vejam a primeira tela já compilada:
18-0207 - pdv pós compilação - tela1.png
1ª compilação já deu certo

obs.:
1) a acentuação está errada: uma questão de CODEPAGE - acho q tenho alguma coisa que o Quintas já havia me ensinado, vou alterar e postar corrigido
2) mantive o meu código anterior e só substituí o FORM para este e acrescentei as funções que não tinham no meu código que ele chama;
3) por não aceitar no HMG o NOBORDER o TEXTBOX ficou diferente do exemplo postado pelo MSDN;
4) percebi que na linha 4148 (no meu caso), geram um erro, vejam:
18-0207 - pdv pós compilação - erro - tela2.png
1ª compilação - erro aparece sozinho

Os códigos são estes:
            define timer timer_relogio;
                      interval 1000;
                      action Frm_TELA_ENTRADA.label_relogio.value := time()
                      define label label_relogio
                               col getdesktopwidth()-115
                               row getdesktopheight()-85
                               value ''
                               autosize .T.
                               fontname 'courier new'
                               fontsize 14
                               fontbold .T.
                               fontcolor {100,100,100}
                               transparent .T.
                     end label

a linha 4148 é exatamente esta:
                      action Frm_TELA_ENTRADA.label_relogio.value := time()

Não sei se tem alguma a coisa a ver, mas, eliminei esse LABEL TIMER_RELOGIO e LABEL_RELOGIO temporariamente para funcionar corretamente.
Por enquanto já tá de bom caminho.

PS:Vou abrir um tópico lá na seção LIBS GRÁFICAS pra que haja uma interação de todos os fãs da MINIGUI, com o seguinte tema:
Qual LIB Gráfica é a melhor e que mais recebe atualizações? HMG ou HMG EXTENDED
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor microvolution » 07 Fev 2018 09:41

A questão da acentuação já tá resolvido.
No meu caso, acrescentei em todos os VALUE que enviam caracteres acentuados para o usuário/tela:
HB_AnsiToOem('')

Agora, alguém sabe como tirar a borda do BUTTON pra aparência ficar melhor? Lembrando que não vi na HMG-3 (original) um parâmetro NOBORDER com tem na HMG-Extended.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor microvolution » 07 Fev 2018 09:48

por favor, vejam a tela com a acentuação correta:
18-0207 - pdv pós compilação - acentuação correta - tela3.png
acentuação já corrigida
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor microvolution » 07 Fev 2018 10:17

outra coisa. percebi que as linhas abaixo:
            /*
            define timer timer_relogio;
                      interval 1000;
                      action Frm_TELA_ENTRADA.label_relogio.value := time()
                      define label label_relogio
                               col getdesktopwidth()-115
                               row getdesktopheight()-85
                               value ''
                               autosize .T.
                               fontname 'courier new'
                               fontsize 14
                               fontbold .T.
                               fontcolor {100,100,100}
                               transparent .T.
                     end label
                  */

que são do temporizador, dão erro de RUN-TIME. Mas, não é toda hora. Por exemplo, executei agora novamente e não deu o erro. Mas, anteriormente deu.
- Não sei o que dizer, mas, pode ser uma questão de "bug" ou incompatibilidade com a HMG original.
- Mas, o erro acontece também com o redimensionamento do tamanho da tela.
- Então, pode ser outra coisa e não esta a causa do erro.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor microvolution » 07 Fev 2018 10:24

só pra constar o erro dá na linha 4383 que é:
    Frm_TELA_ENTRADA.activate

Parece que com o redimensionamento da tela, a janela ao ser redesenha ocasiona o erro, que diz ser ERROR BASE/1070 ERRO NOS PARÂMETROS: ==. Vejam a imagem:
18-0207 - pdv pós compilação - erro sintaxe - tela4.png
ERRO NOS PARÂMETROS

- Estranho que era o mesmo erro que eu já havia postado no decorrer deste tópico, antes mesmo destes códigos PDV postados pelo nosso amigo MSDN.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes


TEXTBOX - edição tipo PDV / PAF / ECF

Mensagempor asimoes » 07 Fev 2018 18:50

Tá ficando SINISTRO esse tópico! kkkk
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Anterior Próximo



Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro