Clipper On Line • Ver Tópico - Como fazer validações corretas em GUI

Como fazer validações corretas em GUI

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Como fazer validações corretas em GUI

Mensagempor Paulo_CPV » 28 Mar 2014 23:18

Boa noite!

Grande Pablo, aqui eu estou só pedindo informações de como é a validação de campos (TextBox, Getbox, etc..) no modo Gui, qual a diferença, não estou visualizando muito bem a diferença entre console e Gui, será que você ou alguém do grupo possa me passar estas orientações, pois preciso de algo para estudar sobre o assunto.

Abraços,

Paulo - Jacareí/SP
Paulo_CPV
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 178
Data de registro: 07 Mar 2013 10:27
Cidade/Estado: Jacarei/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Como fazer validações corretas em GUI

Mensagempor Pablo César » 29 Mar 2014 08:06

Oi Paulo, acho que você entendeu nada de tudo o que eu falei sobre este tema, não é ? Eu refería-me exclusivamente ao eventos OnLostFocus.

Olha as validações podem ser milhões de formas de fazer. Não tenho como compilar tudo isso e demostrar pra você como deve validar.

Basicamente entenda que para cada ação do usuário tem que ter um tratamento. Se você deixar algo de definir, estará possibilitando o usuário fazer o que bem entender ou até mesmo fazer com que ele não consiga processar direito.

Cada componente tem as suas propriedades e seus eventos. Se você não conhece cada propriedade e cada evento de cada componente... você estará encrencado. E tais propriedades com seus respectivos eventos, diferem do Minigui Extend ao HMG. Isso porque são produtos diferentes. São semelhantes na sua essência, mas tem as suas particularidades. Eu prefiro falar do HMG.

Não precisamos sermos dramáticos, abra a sua IDE, crie um novo formulário e comece a colocar cada componente: um TEXTBOX, um LABEL, um BUTTON, um COMBOBOX e assim por diante até você esgotar TODOS os componentes disponíveis que a IDE te apresenta em forma de botões na parte superior da IDE. Logo clique em cada um dos componentes e verá do lado ezquierdo um janela chamada "Gerenciador de Objetos" (isso na IDE HMG em português). Nela você vai encontrar duas ABAS (2 orelhinhas): PROPRIEDADES e EVENTOS. Tome conhecimento de cada item das PROPRIEDADES (Tamanho, posição, cor, fonte, etc) e dos EVENTOS (OnChange, OnEnter, OnGotFocus, OnLostFocus, etc..)

Se alguns eventos citados não aparecem é porque tal e tal evento não existe para aquele determinado tipo de componente. Por exemplo: no componente RadioGroup (o que mostra a figura abaixo)
Imagem, este possui apenas o evento OnChange.

Se você for abrir a documentação que a HMG oferece o arquivo C:/hmg.3.2/DOC/data/index.htm, como mostra a figura abaixo:
Screen.PNG

Neste você encontra cada componente em HMG cahamdo de "Controls" em inglês. Cada um dele mostra a sintaxe, mostra todas as propriedades e eventos que estão disponíveis para cada componente.

Já na Minigui também, você encontra material também na pasta DOC. Só que em formato chm, procure pelo nome MiniGUI.chm que também exibirá de forma idêntica ao HMG só que em Mini está como "Controls Command".

Eu realmente não sei onde está a sua dificuldade, provavelmente esteja na carência de interpretação em inglês. Ai meu amigo, você vai ter que aprender na marra. Não espere por uma edição em português, ganhe tempo e fusse tudo o que tem na pasta onde você instalou o seu Minigui ou o seu HMG.

Se não entendeu tudo o que eu disse, leia novamente e ainda tiver dúvidas, mencione o quê você não entendeu do meu texto e faça citação da mesma.

Pode se aprender de cara com apenas analisar cada exemplo da pasta SAMPLES. Isto que acabei de citar, é muito importante. Faça primeiramente a sua pesquisa nesta pasta, que você sempre irá encontrar bons exemplos.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro