Oi Paulo, acho que você entendeu nada de tudo o que eu falei sobre este tema, não é ? Eu referÃa-me exclusivamente ao eventos
OnLostFocus.
Olha as validações podem ser milhões de formas de fazer. Não tenho como compilar tudo isso e demostrar pra você como deve validar.
Basicamente entenda que para cada ação do usuário tem que ter um tratamento. Se você deixar algo de definir, estará possibilitando o usuário fazer o que bem entender ou até mesmo fazer com que ele não consiga processar direito.
Cada componente tem as suas propriedades e seus eventos. Se você não conhece cada propriedade e cada evento de cada componente... você estará encrencado. E tais propriedades com seus respectivos eventos, diferem do Minigui Extend ao HMG. Isso porque são produtos diferentes. São semelhantes na sua essência, mas tem as suas particularidades. Eu prefiro falar do HMG.
Não precisamos sermos dramáticos, abra a sua IDE, crie um novo formulário e comece a colocar cada componente: um TEXTBOX, um LABEL, um BUTTON, um COMBOBOX e assim por diante até você esgotar TODOS os componentes disponÃveis que a IDE te apresenta em forma de botões na parte superior da IDE. Logo clique em cada um dos componentes e verá do lado ezquierdo um janela chamada "Gerenciador de Objetos" (isso na IDE HMG em português). Nela você vai encontrar duas ABAS (2 orelhinhas): PROPRIEDADES e EVENTOS. Tome conhecimento de cada item das PROPRIEDADES (Tamanho, posição, cor, fonte, etc) e dos EVENTOS (OnChange, OnEnter, OnGotFocus, OnLostFocus, etc..)
Se alguns eventos citados não aparecem é porque tal e tal evento não existe para aquele determinado tipo de componente. Por exemplo: no componente RadioGroup (o que mostra a figura abaixo)
, este possui apenas o evento OnChange.
Se você for abrir a documentação que a HMG oferece o arquivo C:/hmg.3.2/DOC/data/index.htm, como mostra a figura abaixo:
Neste você encontra cada componente em HMG cahamdo de "Controls" em inglês. Cada um dele mostra a sintaxe, mostra todas as propriedades e eventos que estão disponÃveis para cada componente.
Já na Minigui também, você encontra material também na pasta DOC. Só que em formato chm, procure pelo nome MiniGUI.chm que também exibirá de forma idêntica ao HMG só que em Mini está como "Controls Command".
Eu realmente não sei onde está a sua dificuldade, provavelmente esteja na carência de interpretação em inglês. Ai meu amigo, você vai ter que aprender na marra. Não espere por uma edição em português, ganhe tempo e fusse tudo o que tem na pasta onde você instalou o seu Minigui ou o seu HMG.
Se não entendeu tudo o que eu disse, leia novamente e ainda tiver dúvidas, mencione o quê você não entendeu do meu texto e faça citação da mesma.
Pode se aprender de cara com apenas analisar cada exemplo da pasta SAMPLES. Isto que acabei de citar, é muito importante. Faça primeiramente a sua pesquisa nesta pasta, que você sempre irá encontrar bons exemplos.