Oi Paulo Roberto,
De fato a programação GUI é totalmente diferente com as do modo console, quanto as telas (interface com o usuário). Você utilizando a HMG, vá na pasta SAMPLES como o colega já mencionou, para você ver os diversos exemplos e tentar entender e dominar a utilização de cada
componente. Você precisa passar pelo aprendizado da ferramenta que estará utilizando antes de completar qualquer projeto... vai ser extremamente difÃcil explicar tudo de tudo. Vá por partes, foque de inicio quais são os objetivos urgentes para você cobrir com o seu antigo sistema em Clipper. Para primeira fase, sugiro você compilar o seu atual código para 32 bits para você habilitar o seu sistema para Win 7 e posteriores. Segundo passo, geralmente o problema se encontra na impressão em impressora USB ou impressoras do tipo Windows que com o Clipper diretamente não é possÃvel imprimir a não ser com programas externos. Depois eu iria para a programação gráfica, mas esse é um processo demorado. Você como todos, precisamos repassar pelos exemplos para entender a lógica e sintaxe dos componentes. Sem isso, eu diria que é quase impossÃvel para alguém que está acostumado a programar em modo console (telas do Clipper, por exemplo).
Você está utilizando a ultima versão em modo
UNICODE, esse padrão requer que o seu código fonte e seus dados também estejam em modo UNICODE. As acentuações do seu BD deverão ser convertidas de OEM para UNICODE. Os seus PRGs devem ser editados em modo UNICODE, se você utiliza o Notepad++ (o que vem no pacote da HMG) como editor, você vai ver na opção de menu formatar a opção "Codificação UTF-8". Você está dando um pulo muito grande, não que eu desestime, mas você vai encontrar muita dificuldade com tudo isto que estou te alertando. Não sei se no seu caso seria conveniente começar com UNICODE, porque as outras versões inferiores as 3.1.x são em modo ANSI. Mas isto não quer dizer que você não deva começar com UNICODE, pois muitos colegas já acostumados a programar em GUI tem certas dificuldades com este padrão.
Outra coisa, a utilização do BROWSE em HMG, já é considerada ultrapassada, em lugar desse componente utilize o GRID que tem mais recursos. Por isso não existem muitos exemplos de BROWSE nos atuais release de versão de HMG. Se ainda quiser persistir no Browse, veja maiores exemplos de BROWSE disponÃveis
neste link. Mas estes exemplos são antigos.
Para você escolher o componente certo como interface para telas, você primeiramente idealize na sua mente e depois transcreva num papel, imaginando o que o usuário irá enfrentar para obter resultados diferentes com as diferentes opções que terá disponÃveis para cada módulo. Trabalhe SEMPRE com funções. Esse negocio de trabalhar no modo DBASE, que não iniciem com "Function ..." não é um modo apropriado de programar atualmente. Lebre que você está migrando com uma ferramenta muito poderosa que é o Harbour e que trabalha na linguagem C. Não se assuste, apenas saiba que você está dando um pulo muito mas muito grande !
Sempre poste as suas dúvidas aqui no fórum, esse negócio de ter pressa... não é uma boa. Aqui temos muitos colegas sempre dispostos em ajudar. A pressa é inimiga da perfeição. Aprender leva tempo e esse tempo não é igual para todos e tudo depende do interesse e dedicação que você se pre-dispõe. Poste mas de forma objetiva, mostre primeiramente as suas tentativas para demostrar as suas dificuldades e assim podemos também exemplificar com o mesmo conteúdo que você postou. As telas no HMG como muitas outras ferramentas gráficas, utilizam-se da IDE para criar FORMS (formulários) que serviram para exibir as telas do seu sistema. Abra os exemplos da pasta SAMPLES que está na pasta da HMG quando você instalou. Na aba "Formulários" (em alguns exemplos) você vai notar como são disponibilizados os componentes. A escolha certa dos componentes é fundamental para o sucesso de uma boa inteiração do programa com o usuário. Mas você vai ter que começar a pensar de forma diferente. Leva meses ou ano até você entender e dominar como todos os componentes funcionam. Mas uma vez que você
deixa de pensar "a la Clipper" você vai conseguir fazer telas em poucos minutos.