Clipper On Line • Ver Tópico - Build.bat que nunca termina a compilação
Mudar para estilo Clássico
Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour
Postar uma resposta

Build.bat que nunca termina a compilação

14 Set 2013 10:17

Estou na luta para aprender a compilar sistemas em Clipper no HMG e para tanto sempre utilizo o BUILD.BAT abaixo, trocando apehas o nome do fonte necessário.
Deu certo com outro sistema que contei com a ajuda do Jairo Maia, mas este está dando "tilt".

No momento tento compilar o abaixo:

Código:
call ..\..\build.bat sudoku.prg


O sistema em questão trabalha com um único fonte (SUDOKU.PRG) e que tem o seguinte início:

Código:
PROCEDURE main()
  digitar()
  return

PROCEDURE digitar()
clear screen
set cursor off
set scoreboard off
set cursor off
varcor := ("w+/b,g+/n,,,bg+/b")
setcolor(varcor)
clear screen
......


A compilação gera o Build.log abaixo:

Código:
hbmk2: Processando arquivo de configura‡Æo: C:\hmg\harbour\bin\hbmk.cfg
Harbour 2.0.0 (Rev. 13372)
Copyright (c) 1999-2010, http://www.harbour-project.org/


É gerado o executável SUDOKU.EXE mas que nunca é iniciado, e que parece estar rodando em segundo plano, tanto que se tentar novamente compilá-lo aparece a seguinte mensagem no Error.log:

Código:
Can't delete previous SUDOKU.exe version (still running?)


A tela do DOS fica com a mensagem "Building" indefinidamente...

Por favor, alguém pode me informar o que está havendo ?




Build.bat que nunca termina a compilação

14 Set 2013 19:18

Oi Billy, HMG nas versões posteriores a 3.0.35 removeram a compilação em modo console na IDE e modificaram também no Build.bat. Isso, porque o Harbour também mudou de política sobre isso. Então se você está utilizando a versão 3.0.35 você pode utlizar a própria IDE para compilar em modo console bastando alterar:

Imagem

Agora se for uma versão posterior, você terá que utilizar: REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT

Quiser ler mais sobre isso, veja este tópico.

Importante: A HMG é uma ferramenta gráfica e o ambiente é voltado para programação GUI (gráfica). A minha indicação para utilizar da IDE da HMG, é mais para facilitar a transição de migração CLIPPER x HARBOUR. Compilar em modo console, é possível mas o mais apropriado é utilizar o Harbour puro e adicionar a bibliotecas que cada aplicação precise. É justamente ai que HMG consegue disponibilizar a maioria das bibliotecas e assim economizando ao programador a seleção de bibliotecas a serem anexas a compilação. Além de HMG conta com o Harbour e o compilador gráfico para criar o executável e isso evita instalações e configurações do Harbour e outros recursos, pois tudo o que precisa na instalação do HMG disponibiliza com a estrutura já embutida. Tudo isso é mais para facilitar e garantir a utilização da HMG/Harbour para iniciantes provenientes do Clipper.

Sugiro Billy, que tente compilar todos os exemplos da sub-pasta SAMPLES da instalação HMG, assim você poderá aprender a programar em modo GUI. Você vai descobrir um mundo totalmente novo e outra forma de programar.

Build.bat que nunca termina a compilação

14 Set 2013 21:35

Oi, Pablo

Deu certo.
Inclui a linha na procedure Main.

Prefiro usar inicialmente o Build.Bat porque vou vendo os erros e fica mais fácil (para mim) acertar o que está faltando ou
sobrando.

Mais para frente pretendo usar a IDE quando entrar no ambiente gráfico.

Quanto aos exemplos já compilei vários, todos OK, mas como está tudo pronto não pude enfrentar os problemas que estou
quando tento compilar meus sistemas em Clipper, e olha que comecei pelos menores e mais simples.
Postar uma resposta