Clipper On Line • Ver Tópico - ACENTUAÇÃO NAS TELAS COM HMG
Mudar para estilo Clássico
Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour
Postar uma resposta

ACENTUAÇÃO NAS TELAS COM HMG

02 Jun 2013 03:51

Olá !

Estou migrande de minigui para HMG 3.1.3, nos comentários exibidos por msginfo a acentuação ficou OK, mas nas telas (criadas com a IDE de 24.06.2011) e carregadas via LOAD WINDOW, a acentuação não funciona.

Alguma luz pra resolver ?

Grato.
Luiz.

ACENTUAÇÃO NAS TELAS COM HMG

02 Jun 2013 09:15

Olá Luiz,

Isto ocorre porque a HMG a partir da versão 3.1.0 usa a codificação UNICODE UTF-8. Abra cada arquivo de seu projeto com o noteped++ e em CODIFICAÇÃO coverta todos para UTF-8.

Fazendo isso, a acentuação ficará correta.

ACENTUAÇÃO NAS TELAS COM HMG

02 Jun 2013 09:18

Oi Luiz, sim tem solução pra isso. Nessa versão 3.1.3, o Dr. Soto lançou a nova IDE em UNICODE, mas ela ao invés estar disponível na pasta IDE (como deveria ser, na minha opinião), ela está na sub-pasta IDE_UNICODE. Verifique uma das sub-pastas da pasta principal da hmg.3.1.3. Essa IDE, você poderá criar os forms em modo UNICODE. Para o que você já tinha e quiser aproveitá-la em modo UNICODE, você também poderá editar todos os seus arquivos .FMG com o Notepad++ e colocar em modo UTF-8, alterar as acentuações e gravar. Isso também funciona. Eu particularmente, gosto de criar as telas pela IDE e depois transcrever-las para o PRG. Sabe como é feito ? Você abre o form na IDE, e vá na opção Visualizar/Código do Formulário, aparecerá uma janela com o conteúdo daquele fmg, daí em mais é só marcar bloco, copiar e colar no seu prg.

Obs.: Nos próximos releases de versão da HMG, a IDE_UNICODE será disponibilizada como a default.
Esta minha resposta foi postada quase que no mesmo instante que o colega Jairo respondia. Explico isto, porque pareço redundante nas minhas explicações com as do Jairo. Acreditem, foi coincidência de tempo de postagens... rs

ACENTUAÇÃO NAS TELAS COM HMG

02 Jun 2013 13:55

Olá !

Obrigado jairo e Pablo, A IDE UNICODE resolveu o probleminha...rs

Abraço.
Luiz.
Postar uma resposta