Clipper On Line • Ver Tópico - Acentuação no Minigui
Mudar para estilo Clássico
Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour
Postar uma resposta

Acentuação no Minigui

19 Mai 2013 11:45

Baixei um pequeno sistema em Minigui, compilei-o, tudo legal !!

Apenas a nossa acentuação brasileira (acento agudo, cedilha, etc) não aparece na execução do .EXE gerado, apesar dos mesmos estarem presentes nos fontes (.PRG).

Eu vi um ítem neste forum que trata sobre a acentuação no conteúdo dos .DBFs.

Onde devo alterar para que o executável saia perfeitamente acentuado ?

Acentuação no Minigui

19 Mai 2013 13:54

Não sei se a sua opção refere-se ao uso exclusivo da MInigui ou se deseja ou trabalha também com HMG.
No HMG, agora (apartir da versão 3.1.0) trabalha com padrão UNICODE, o que possibilita e garante trabalhar com multi-línguas. Podem ser exibidos todos os acentos e fontes orientais de todos os países. Bastando editar o código fonte com editor no padrão UTF-8. Já na MiniGUi, ainda trabalha no padrão ANSI e requer que seja setado o SET LANGUAGE TO PORTUGUESE e o SET CODEPAGE TO PORTUGUESE.

Acentuação no Minigui

19 Mai 2013 15:55

Boa tarde colegas.

Pablo, eu, como novato, também estava com o mesmo problema na MiniGUI.

A tua sugestão resolveu metade do caminho.

Acertei totalmente, adicionando as Funções c_Linha := HB_OemToAnsi( c_Linha ) ou c_Linha := HB_AnsiToOem( c_Linha ), conforme o caso do conteúdo da linha vir de texto digitado no PRG ou de um arquivo DBF. Estas Funções nada resolviam antes do acréscimo dos dois SET's.

Acentuação no Minigui

19 Mai 2013 20:31

billy1943 escreveu:Eu vi um ítem neste forum que trata sobre a acentuação no conteúdo dos .DBFs.
Ahhh sim tinha entendido que a sua necessidade era sobre o acesso de strings existentes no DBF feitas em modo console. Tinha pensado apenas que era um comentário apenas como referência sua.

Você pode também fazer uso das fdunçoes IS_ANSI() e IS_OEM() para alternar a utilização das funções HB_OemToAnsi e HB_AnsiToOem.

Acentuação no Minigui

20 Mai 2013 10:03

Como eu estou usando o HMG , a colocação dos SETs ref à linguagem deram erro de compilação.

O que solucionou mesmo foi editar o fonte no TotalEdit Pro, no formato de gravação UTF-8.

A versão é trial, e se alguém souber de algum outro editor de UTF-8 agradeço a menção.

Acentuação no Minigui

20 Mai 2013 10:16

billy1943 escreveu:Como eu estou usando o HMG , a colocação dos SETs ref à linguagem deram erro de compilação.
Estranho. Você pode listar tais erros ? Se bem que para a versão 3.1.3 o uso dos SET sobre linguagem, são dispensados (aplicação GUI, não console), mas atente para a versão do seu HMG.

billy1943 escreveu:A versão é trial, e se alguém souber de algum outro editor de UTF-8 agradeço a menção.
Eu utilizo Notepad++, sem problemas. Este já vem na instalação do HMG. Basta setá-lo no menu Formatar/Codificação UTF-8.

Acentuação no Minigui

20 Mai 2013 10:21

Desculpem-me pela minha ignorância, mas após postar o tópico anterior, vi que dentro da instalação do HMG já tem o NotePad++, na versão FREE e que já atualizei para 6.3.2.0 de 02/04/13;

Mas como disse um grande sábio ao responder ao seu rei que não sabia sobre um assunto que lhe foi perguntado:

"Eu sou pago pelo que sei, pois se fosse pelo que não sei todos os tesouros da Terra não bastariam."

Acentuação no Minigui

20 Mai 2013 16:27

Se o amigo estiver usando a IDE do Roberto Lopez, podes configurar para UTF-8, em Barra de Menu -> Codificação.
O padrão dele é ANSI.
Postar uma resposta