Clipper On Line • Ver Tópico - Beabá no Minigui
Mudar para estilo Clássico
Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour
Postar uma resposta

Beabá no Minigui

16 Mai 2013 15:37

Gostei do alcance que o Minigui pode nos dar, gerando aplicações em Windows, e possibilitando dar nova cara aos programas.

Nada tenho contra aplicações em modo console, sou fã de carteirinha há muito tempo da famosa "tela preta" e sei do tremendo potencial de softwares desenvolvidos em Clipper, COBOL, Assembler, etc., pois eu mesmo trilhei esses árduos caminhos.

Mas, vamos ao que interessa:
- fucei na secão Downloads e na internet, à procura de um software em Minigui, bem simples, de um modo facilitado aos iniciantes entre os quais me incluo, e por não o encontrar, peço aos colegas a informação ou disponibilização de algo que fizesse mais ou menos isso:

1. criação de um ou mais banco de dados (se ele já não existir) provindo de outra aplicação (Clipper, Dbase III, Access, etc)
2. manutenção total desses bancos com criação de novos registros, edição, pesquisa por índices simples ou compostos
3. concatenação dos mesmos, para troca de informações
4. relatórios simples tabulares, para a apresentação dos dados desses arquivos

O que estou pedindo é praticamente o que o Assist do Dbase III - Ashton-Tate de 1984/1985/1986 já fazia há quase 30 anos atrás.

Lógico que um software em visual Windows é um "pouquinho" mais complicado, com suas múltiplas chamadas às LIBs, INCLUDEs,
DLLs, mas até podermos incluir essas facilidades.

Já tentei o Delphi, Visual Basic, mas acho que no caminho do Clipper para o Minigui/Harbour poderemos aproveitar muito do que fizemos há tempos.

Baixei um sistema em castelhano (SuizoWin), mas o achei tremendamente complicado e eu quero começar por baixo.

Se alguém tiver algo, por favor, disponibilize-o na seção Downloads, assim
outros que estão no mesmo patamar que eu, o aproveitariamos.

Se souber o link de algo parecido, agradeço também.

Beabá no Minigui

17 Mai 2013 14:47

Para iniciar o seu aprendizado, nada melhor do que baixar as ferramentas necessárias e criar o ambiente de programação, abaixo o passo-a-passo :

1-Baixe o Borland C++ 5.5.1, que é a linguagem C++ utlizada para gerar os .EXE, para isso acesse esse link : http://www.superdownloads.com.br/downlo ... -compiler/ , depois de baixar, instale na base do next...next, não mude nada, e conclua, vc deverá ter no C: a pasta Borland\BCC55 com várias pastas dentro ;

2-Baixe a MiniGUI Extended desse link : http://hmgextended.com/files/CONTRIB/hm ... -setup.zip , descompacte e faça a instalação tbem no padrão next....next, ao final, vc deverá ter no C: uma pasta com o nome MiniGUI com várias pastas dentro. Se vc acessar somente o link http://hmgextended.com/ vai ter mais informações sobre a MiniGUI ;

3-Até aqui vc instalou o C++ e a MiniGUI, o Harbour, está dentro da instalação da MiniGUI, veja que dentro de C:\MiniGUI existe uma pasta de nome Harbour, com as pastas Bin, Lib e Include (como era no Clipper), portanto, vc não precisa baixar o Harbour, ele vem junto com a MiniGUI ;

4-Para que vc consiga executar os exemplos que estão na pasta C:\MiniGUI\Samples (Advanced - Applications - Basic), precisará alterar o conteúdo da variável de ambiente PATH do Windows, para isso, vá no Painel de Controle, dois cliques no ícone Sistema, clique na aba Avançado, no botão Variáveis de Ambiente, ache a palavra Path, clique uma vez para selecionar e clique no botão Editar, e insira no começo o que segue : c:\borland\bcc55\bin;c:\borland\bcc55\lib;c:\borland\bcc55\lib\psdk;c:\borland\bcc55\include; - feito isso, vá clicando em Ok para salvar o que vc fez e feche o painel de controle ;

5-Agora vc tem o ambiente de programação para testes, basta ir até a pasta C:\MiniGUI\Samples e escolher em qual pasta vc quer entrar (Advanced - Applications - Basic), aconselho começar pelo Basic, onde todas as funções da MiniGUI são abordadas, e dessa forma vc vai conseguindo entender como funcionam isoladamente menus, botões, janelas, etc, e tbem como juntar tudo e começar a construir os seus softwares. Em cada pasta do Samples, existe um Build.bat ou Compile.bat, basta executá-los que será feita a compilação e linkedição automaticamente. Tbem sugiro (caso não tenha feito), baixar a xDevStudio, para abrir os arquivos fonte (prg).

O caminho é esse meu amigo, agora é com vc !

Abraços

Beabá no Minigui

17 Mai 2013 16:37

Ao colega MSDN e outros que possam também se interessar pelo assunto:

- a minha instalação do Minigui está completa, funcional, de acordo como nosso amigo MSDN preconizou;

- já compilei vários dos exemplos que acompanham o pacote que estão em \..\samples\applications e todos deram certo;

Mas na grande maioria, os exemplos não formam um caminho que eu acho crítico no desenvolvimento de qualquer sistema, em qualquer linguagem e em qualquer ambiente, e, que eu tenho que estar focado na atividade principal do programa que vai abranger e que não vi nos exemplos, salvo melhor juízo:

a) manutenção completa dos bancos de dados (Inclusão, alteração e exclusão com uso de índices simples ou compostos, se o uso de componentes do tipo Seta para baixo, Seta para cima, que se prestam a arquivos pequeníssimos e impraticáveis quando o número de registros crescer de mais)
b) emissão de relatórios
c) pesquisa em todos as condições possíveis no conceito de que o sistema pode ter vários códigos mas você nunca vai ter de lembrar-se de nenhum;
d) utilização de outras facilidadades com as APPs do Windows ...

As duas primeiras são essenciais e eu não posso queimar essas etapas pegando um sistema complexo pois vou perder mais tempo
tentando primeiro entendê-lo para depois modificá-lo de modo a atender ao meu fito que no momento é de aprendizado;

Quando eu chegar no nível de vários colegas desse fórum aí as dificuldades serão outras, mas vamos com calma...

Assim quem souber de rotinas simples próprias para o que me proponho a estudar, agradeço o envio via Downloads deste fórum, ou
a informação de que onde eu acho tais exemplos;

Beabá no Minigui

17 Mai 2013 16:48

Simples resolver o que vc precisa, agora que já está com tudo instalado !

C:\MiniGUI\SAMPLES\Applications\Super

Esse exemplo eu enviei para o Grigory Filatov, que é o principal desenvolvedor da MiniGUI Extended, ele faz parte do CD que vendo, junto com outros vários exemplos, acessando DBF, MySQL e Firebird. Resolvi na época disponibilizar para todos, pq quando comecei, ninguém, absolutamente ninguém passou um exemplo inteiro, decente, que fosse possível ter uma base real, por isso, tomei a iniciativa, pq só de boa vontade, não dá !

Abraços

Beabá no Minigui

10 Jul 2013 23:03

Marcelo simplesmente incrível.

Quero te agradecer publicamente.

Faz 3 semanas que descobri o harbour e estou tentando desbrava-lo, como você sabe documentação é difícil, baixei vários helps que são legais pra você estudar linearmente, pegar uma função e aprender ai partir pra outra.
To apanhando pra caramba.

Mas você disponibilizando o seu sistema abriu uma porta muito grande pra mim, porque eu quero fazer tudo "for Windows" e estava completamente perdido, não sei nem chamar uma janela, em fim, como acabei de descobrir esse achado maravilhoso vou estudar o código porque é mais "fácil" ver as rotinas funcionando, da pra ter uma ideia melhor.

muitíssimo obrigado.

mantenha aquele seu cd no site, não tira não cara, quando pegar o jeito vou querer aprender como se conecta com mysql e firebird, guenta ai deixa eu aprender o básico.

grande abraço

Marcelo Augusto.

Beabá no Minigui

11 Jul 2013 03:53

Pessoal, help !

Usando o Compile.bat da subpasta SAMPLES\BASIC\BROWSE_8, o programa Mybrowse.prg compila legal e gera executável numa boa..

Porém , ao colocar o fonte Mybrowse.prg dentro do meu aplicativo ( em Harbour 3.0 e Borland C++ 5.5.1 ) obtive vários erros de compilação abaixo

Código:

Error: Unresolved external '_hb_extIsNil' referenced from
C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|c_windows

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_ESWIN' referenced from  c:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_PT850' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_DEWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_ELWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_RU1251' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_UA1251' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_PLWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_SLWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_SRWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_BGWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_HUWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_CSWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_SKWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_FI850' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_GT_GUI_DEFAULT' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|errorsys

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_ISFUNCTION' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_hyperlink

** error 2 ** deleting all


Reparem q o erro acontece em H_INIT de Minigui.lib

Eu estou linkando ao meu velho sisteminha apenas o minigui.lib e o hbprinter.lib ( e seus respectivos .ch)
q vieram do link do Marcelo deste tópico. Acredito q falta linkar mais coisas.

Alguém pode me orientar ?

ABaixo, o resultado completo da compilação

Código:
c:\hb30\bin\harbour.exe Mybrowse.prg -ic:\hb30\include;c:\borland\bcc55\include;c:\minigui\include -m -n -p
Harbour 3.0.0 (Rev. 16951)

Copyright (c) 1999-2011, http://harbour-project.org/
Compiling 'Mybrowse.prg' and generating preprocessed output to 'Mybrowse.ppo'...

Lines 20096, Functions/Procedures 8
Generating C source output to 'Mybrowse.c'... Done.

c:\borland\bcc55\bin\ilink32.exe -Gn -Tpe -s InsProd.obj editprn.obj
fun001.obj fun002.obj GeraGen.obj Funins.obj   
ins400bl.obj ins409DT.obj ins409g.obj  Mybrowse.obj, 32Prod.exe

c:\borland\bcc55\LIB\c0w32.obj  c:\hb30\lib\hbpcre.lib 
c:\hb30\lib\hbrtl.lib  c:\hb30\lib\xhb.lib  c:\hb30\lib\hbvm.lib 
c:\hb30\lib\hblang.lib  c:\hb30\lib\hbct.lib  c:\hb30\lib\hbmacro.lib 
c:\hb30\lib\hbrdd.lib  c:\hb30\lib\hbcommon.lib  c:\hb30\lib\hbpp.lib 
c:\hb30\lib\hbwin.lib  c:\hb30\lib\hbtip.lib  c:\hb30\lib\hbsix.lib 
c:\hb30\lib\gtwin.lib  c:\hb30\lib\rddcdx.lib  c:\hb30\lib\rddntx.lib 
c:\hb30\lib\rddfpt.lib  c:\borland\bcc55\lib\cw32.lib 
c:\borland\bcc55\lib\import32.lib hbprinter.lib minigui.lib,

Turbo Incremental Link 5.00 Copyright (c) 1997, 2000 Borland
Error: Unresolved external '_hb_extIsNil' referenced from
C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|c_windows

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_ESWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_PT850' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_DEWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_ELWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_RU1251' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_UA1251' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_PLWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_SLWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_SRWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_BGWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_HUWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_CSWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_SKWIN' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_CODEPAGE_FI850' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_init

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_GT_GUI_DEFAULT' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|errorsys

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_ISFUNCTION' referenced from C:\MINIGUI2013\SAMPLES\BASIC\MMVTESTE\MINIGUI.LIB|h_hyperlink

** error 2 ** deleting all

Beabá no Minigui

11 Jul 2013 19:59

Marcelo, boa noite.

Ontem quando li o seu tópico e baixei tudo e instalei consegui carregar na boa o seu projeto supero na ide no miniguia.
Engraçado hoje já não consigo mais fazer funcionar.

primeiro que ao selecionar a opção abrir projeto a ide pede arquivos .hpj, porem o seu arquivo de projeto super é .hbp, até ai tudo bem eu coloquei *.* e aparece o arquivo so que da a mensagem: erro base 1132 bound error: array access
called from openproect(2405) e vários called from, estranho não mudei uma virgula do seu projeto.

O deve ser feito para o miniguia abrir esse projeto?

achei estranho não abrir sendo que ontem abria numa boa.

notei que todos os projetos do minigi sai .hpj só o seu é hbp

grande abraço, mais uma vez obrigado pela ajuda e disponibilidade

Marcelo augusto

Beabá no Minigui

12 Jul 2013 10:57

Marcelo,

O programa de pizzaria que está disponível na pasta Samples da MiniGUI Extended, não foi feito usando a IDE, por esse motivo não adianta usá-la para gerar o programa. Arquivos HBP, são scripts utilizados para definir nome do EXE, caminho de LIB e CH, quais PRGs fazem parte do sistema, arquivo de recursos, etc, eles não são arquivos de projetos feitos utilizando a IDE da MiniGUI.

Abraços

Beabá no Minigui

12 Jul 2013 12:00

ok, agora entendi

obrigado
Postar uma resposta