Clipper On Line • Ver Tópico - Utilizar HMG ou Harbour

Utilizar HMG ou Harbour

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Utilizar HMG ou Harbour

Mensagempor ssflavio » 19 Abr 2013 11:31

Bom Dia Amigos!

Tenho uma frequência baixa aqui no forum, porém sempre fui muito bem recebido a ajudado por todos, principalmente pelo Pablo César.
Chega de lero-lero e vamos ao que interessa.
Estou tentando migrar meu sistema escrito em clipper 5.2 para uma plataforma x64.
A microsoft ta apertando cada vez mais....
Instalei o HMG 3.0.35 e seguindo um passo a passo feito pelo Pablo, consegui compilar parte de meu sistema (bibliotecas de apoio, menu principal, e rotinas de manutenção do sistema).
Tive algumas dificuldades: mesmo com um * no inicio da linha ele não considerava como sendo comentário; uns erros de compilação meio estranhos e demorava um certo tempo para compilar e linkeditar.

Minha dúvida é a seguinte:

1. Porque utilizar o HMG para compilar o programa em modo console, se ele pode ser compilado com a ultima versão do Harbour (HB32), o que ficaria mais parecido com o clipper?
2. Se a minha questão acima esta correta, como eu deveria proceder para compilar o programa na linha de comando. Até consegui compilar parcialmente fazendo da seguinte forma:
2.1. setei as variaveis de ambiente PATH, LIB, INCLUDE para os respectivos lugares
2.2. hbmk2 projeto.hbp (o mesmo escrito no HBM) e que anexo neste post.

agradeço o apoio de todos e vamos colocar esse CLIPPER na versao 64 do windows
:%
Flávio dos Santos Szelbracikowski
ssflavio@osite.com.br
ssflavio
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 86
Data de registro: 10 Jul 2008 09:57
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Utilizar HMG ou Harbour

Mensagempor ssflavio » 19 Abr 2013 11:34

ficou faltando o arquivo da compilação do Harbour
Anexos
loghb.txt
(2.55 KiB) Baixado 67 vezes
Flávio dos Santos Szelbracikowski
ssflavio@osite.com.br
ssflavio
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 86
Data de registro: 10 Jul 2008 09:57
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Utilizar HMG ou Harbour

Mensagempor alxsts » 19 Abr 2013 19:50

Olá!

Acho que você está no caminho certo.

Veja a página "Como usar HbMk2". É bem instrutiva (em inglês).
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2945
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Utilizar HMG ou Harbour

Mensagempor Pablo César » 20 Abr 2013 04:15

Oi Flavio, agradeço os seus elogios.

Olha a horas que são. Estava editando a resposta do seu tópico e estava ficando um tópico bem robusto. Mas acabei fechando sem querer o navegador ao dar um duplo click e perdi tudo que eu tinha escrito. Desculpe tentarei te responder mais tarde ou na segunda feira. Lamento a minha falta de atenção, mas a decepção por ter cometido esse meu erro, deixou-me sem fôlego !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Utilizar HMG ou Harbour

Mensagempor Pablo César » 22 Abr 2013 12:16

ssflavio escreveu:Estou tentando migrar meu sistema escrito em clipper 5.2 para uma plataforma x64.
A compilação através da IDE HMG, irá gerar um executável em 32 bits, mas que roda em plataforma de 64bits

Instalei o HMG 3.0.35
..//..
se ele pode ser compilado com a ultima versão do Harbour (HB32)
Então veja que a versão 3.0.35 possui o Harbour 2.0.0 (Rev. 13372). Versões da HMG posteriores possuem versões mais atualizadas do Harbour.

Tive algumas dificuldades: mesmo com um * no inicio da linha ele não considerava como sendo comentário
Não, em absoluto ! O "*" (asterisco) funciona como no Clipper, colocando no início da linha ao igual que // (barra barra) para determinar que essa linha é um comentário e não irá ser executado. O "/* */" permite fazer comentários com várias linhas. Era para funcionar, eu nunca tive problema algum com essas três forma de fazer comentários dentro dos PRGs.

uns erros de compilação meio estranhos e demorava um certo tempo para compilar e linkeditar.
Localize o arquivo Build.log (erro durante a compilação) ou Error.log (para erros de runtime) e poste os erros.

Porque utilizar o HMG para compilar o programa em modo console, se ele pode ser compilado com a ultima versão do Harbour (HB32), o que ficaria mais parecido com o clipper?
A minha indicação de compilar através da IDE da HMG, é para que muitos que tem dificuldades para migrar para Harbour, comecem com o pé direito. Isto é, que estejam livre de localizar os diversos compiladores existentes, baixá-los, instalá-los, configurá-los e compilá-los. Pois com apenas a IDE da HMG, isto é o pacote da HMG, sintetiza tudo para baixar, instalar e compilar. E ainda sem necessidade de definir as bibliotecas comuns da CONTRIB para sair compilando. É essa a vantagem. De proporcionar aos iniciantes, uma ferramenta de compilação e uma ótima biblioteca gráfica. Mas quanto ao que fica mais parecido ao Clipper, ambas são praticamente o mesmo produto. Pois a HMG, utiliza o mesmo Harbour que você utilizaria. Apenas que a HMG já possui as CONTRIB inclusão como biblioteca interna da HMG.

Se a minha questão acima esta correta, como eu deveria proceder para compilar o programa na linha de comando. Até consegui compilar parcialmente fazendo da seguinte forma:
2.1. setei as variaveis de ambiente PATH, LIB, INCLUDE para os respectivos lugares
2.2. hbmk2 projeto.hbp (o mesmo escrito no HBM) e que anexo neste post.
O caminho de utilizar apenas o Harbour, seja por separado ou seja aquele que está na pasta do HMG. É perfeitamente possível compilar as aplicações na linha de comando. Com a utilização do PURO Harbour, você deve utilizar HbMk2 e se caso queira utilizar na linha de comando para compilar com HMG utilize Build.bat da pasta onde você instalou o HMG. Mas não aconselho, você atualizar o Harbour que está na sub-pasta do HMG, porque terá que refazer todas as lib do HMG. Para isso aconselho atualizar o seu HMG que consequentemente irá utilizar o Harbour mais atual.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro