Clipper On Line • Ver Tópico - Minha primeira compilação em HMG - Harbour/Modo console

Minha primeira compilação em HMG - Harbour/Modo console

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Minha primeira compilação em HMG - Harbour/Modo console

Mensagempor NIVALDO HARIM » 20 Fev 2013 20:39

Caros companheiros,
Sou novo no fórum e na comunidade.
Inicialmente gostaria de agradecer a minha acolhida nesta irmandade.
Sou grato por existir um espaço onde podemos tirar dúvidas sobre Clipper e Harbour e outras questões.
Gostaria de migrar meus sistemas em Clipper para Harbour.
Acontece que estou confuso com tanta informação e com muitos fóruns que não tratam objetivamente da questão para quem está iniciando.
Gostaria de Lançar este fórum para ajudar a mim e outros que estão “meios perdidos” nesta tarefa.

Instalei o HMG e comecei a fazer algumas mudanças nos códigos, contudo gerou ainda mais dúvidas e questionamentos.

Resumidamente me ajudem nestas questões:
1) Quero compilar “na mão” como eu fazia com o Clipper usando “ Clipper sis.prg” e “Rtlink file sis”.
a) Como é que eu faço ?
b) O que eu devo baixar ?
c) Como é o bat de compilação ?

2) Quais as alterações que eu devo fazer no código ?
a) No programa principal ?
b) No prg que tem as procedures e funções. Não se usa mais "set procedure to arquivo-de-proc-func" ?
c) As funções que estão dentro de um prg chamado por um imediatamente superior, onde devo colocá-las. Vejam o exemplo abaixo
OPCAO=0
DO CASE
CASE OPCAO=1
DO PROG1
CASE OPCAO=2
DO PROG2
ENDCASE

Dentro do PROG1 existe funções inerentes a este programa, que são chamadas exclusivamente por este prg.
Dentro do PROG2 existe funções inerentes a este programa, que são chamadas exclusivamente por este prg.
Dentro do PROFUN existe funções gerais do sistema, que são utilizadas em outros programas do sistema, tais como calendário, calculadora, mensagens etc.

Como faço para que na compilação todas estas funções sejam vistas pelo compilador ?

Gostaria de um ROTEIRO para que eu pudesse iniciar esta conversão e dirimir estas dúvidas.

Obrigado, Companheiros e Irmãos. Estou no aguardo das instruções.
Um forte Clip-Abraço.

Nivaldo Harim
Nota de Moderação:
Pablo César: O presente tópico foi movido da seção Harbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o [x]Harbour.
Avatar de usuário

NIVALDO HARIM
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 7
Data de registro: 16 Fev 2013 01:29
Cidade/Estado: FORTALEZA- CEARA
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

COMEÇANDO HARBOUR DO ZERO

Mensagempor Pablo César » 20 Fev 2013 21:31

Olá Nivaldo, seja bem vindo ao fórum.

NIVALDO HARIM escreveu:Acontece que estou confuso com tanta informação e com muitos fóruns que não tratam objetivamente da questão para quem está iniciando.
Entendo a sua questão. Talvez muita informação acabe confundindo mesmo.

Instalei o HMG e comecei a fazer algumas mudanças nos códigos, contudo gerou ainda mais dúvidas e questionamentos.
Então você decidiu instalar o HMG. Se você está seguindo a minha dica: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=12658#p73071 e você leu tudo e achou tudo muito confuso. Então vamos esclarecer algumas dúvidas:

1) Quero compilar “na mão” como eu fazia com o Clipper usando “ Clipper sis.prg” e “Rtlink file sis”.
a) Como é que eu faço ?
b) O que eu devo baixar ?
c) Como é o bat de compilação ?
Se você quer ainda manter o seu estilo de compilação, isto é, desde a linha de comando (Prompt de Comando) compilar na munheca, vai ter um caminho longo e arduo. A diferença que tem utilizando o Harbour puro (sem IDE) e utilizar a IDE (assim como estou propondo nesse link) é justamente utilizar um meio em que a IDE irá fazer todo o trabalho sujo. Facilitará a compilação em si.
Isto é, utilizando a IDE da HMG você não vai precisar instalar NADA, não vai precisar se preocupar em saber quais bibliotecas você tem que adicionar para a sua compilação, configurar o ambiente e não vai precisar criar arquivo algum. A minha recomendação era justamente todo o contrário do que você está almejando, pelo visto.

Nada em contra de você trabalhar com Harbour manualmente, mas terá que ter um domínio maior sobre como compilar utilizando as bibliotecas da CONTRIB.

A HMG também possui uma forma de você compilar via linha de comando. Só que terá que compor o seu arquivo de compilação assim como você o faria utilizando o Harbour puro (sem IDE).
Eu não trabalho somente com Harbour puro. Eu utilizo a IDE da HMG e sou muito feliz assim.

Mas se você não quer utilizar a IDE e quiser aguardar que outro colega venha a explicar como fazer tudo manualmente, não vou ficar chateado. Só que você não precisava instalar a HMG para isso.

Caso você decidir por utilizar a IDE da HMG, estarei a disposição para que você entenda e consiga compilar com êxito, mas terá que ser na seção Minigui. Não pense que eu estou empurrando algo, apenas te digo que eu também passei pelo que você está passando e eu encontrei esta ferramenta que me ajudou muito a entrar no mundo do Harbour.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

COMEÇANDO HARBOUR DO ZERO

Mensagempor NIVALDO HARIM » 20 Fev 2013 22:39

Olá companheiro Pablo,
Muito obrigado pela atenção.
Na conversa que tivemos eu instalei o HMG e tentei rodar o meu sistema ali.
Não consegui pois deram erros que eu não consegui tirar. Por isso penso eu, salvo melhor juízo, que se não usar o HMG, poderei mexer no fontes com as instruções que me passarem, até eu ter mais domínio sobre o Harbour.
Mas eu ficarei muito grato se você me ajudar na pergunta de nº 2 com os itens pertencentes a ela, que fiz no início.
Se eu usar o HMG, Quais as alterações que tenho que fazer nos prgs ?
Lembre-se que eu não estou fazendo um novo sistema, onde eu poderia usar o HMG e iniciar do zero. Eu estou convertendo um existente em Clipper para Harbour.
Então, podes me ajudar nas alterações necessárias para rodar o sistema ?

Um caloroso Clip-Abraço !
Nivaldo Harim
Avatar de usuário

NIVALDO HARIM
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 7
Data de registro: 16 Fev 2013 01:29
Cidade/Estado: FORTALEZA- CEARA
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Minha primeira compilação em HMG - Harbour/Modo console

Mensagempor Pablo César » 21 Fev 2013 08:29

NIVALDO HARIM escreveu:Na conversa que tivemos eu instalei o HMG e tentei rodar o meu sistema ali.
Não consegui pois deram erros que eu não consegui tirar. Por isso penso eu, salvo melhor juízo, que se não usar o HMG, poderei mexer no fontes com as instruções que me passarem, até eu ter mais domínio sobre o Harbour.
Se eu usar o HMG, Quais as alterações que tenho que fazer nos prgs ?
..//..
Então, podes me ajudar nas alterações necessárias para rodar o sistema ?
Então deixe-me estabelecer algumas alterações. Vou mudar o título do seu tópico, vou mudar para a seção Minigui onde poderei dar uma orientação para esta sua primeira compilação. Ok ? De acordo ?
Ok, vamos as suas perguntas:
Mas eu ficarei muito grato se você me ajudar na pergunta de nº 2 com os itens pertencentes a ela, que fiz no início.
2) Quais as alterações que eu devo fazer no código ?
a) No programa principal ?
b) No prg que tem as procedures e funções. Não se usa mais "set procedure to arquivo-de-proc-func" ?
c) As funções que estão dentro de um prg chamado por um imediatamente superior, onde devo colocá-las. Vejam o exemplo abaixo
OPCAO=0
DO CASE
   CASE OPCAO=1
        DO PROG1
   CASE OPCAO=2
        DO PROG2
ENDCASE
Respondendo...
a) No programa principal, você irá precisar colocar Function Main() seja para HMG ou qualquer outra ferramenta, mas se for compilar com Harbour ou xHarbour, vai precisar definir qual é o main, isto é, qual é o principal módulo do seu sistema.
b)O Set Procedure to ... usa-se sim, só que tudo irá depender de como você irá trabalhar na IDE. Se você remover o Set Procedure to ... você irá precisar colocar na IDE todos os módulos, um por um e ai irá compilar sem sentir falta. Mas se já possui os Set Procedure to ... (e não estando repetidos) você pode deixar como está.
c) Essa forma de chamar os prgs, creio que não irá dar problemas.
Dentro do PROFUN existe funções gerais do sistema, que são utilizadas em outros programas do sistema, tais como calendário, calculadora, mensagens etc.
Este módulo, foi feito o Set Procedure to ... ? Senão você vai precisar adicionar na IDE.

Como faço para que na compilação todas estas funções sejam vistas pelo compilador ?
Gostaria de um ROTEIRO para que eu pudesse iniciar esta conversão e dirimir estas dúvidas.
Se você ler com atenção neste tópico que eu tinha indicado (clique aqui) você irá notar que estou orientando:

1. A utilizar a versão 3.0.035 por causa da IDE possui uma opção para que o compilador saiba que irá compilar em modo console e não em modo GUI (gráfico).
2. Aconselho a instalar no path indicado pelo programa, não mude a pasta de instalação. Assim fica padrão e mais fácil de entender-nos.
3. Digo para fazer uma cópia do seu sistema Clipper para uma nova pasta. Eu acostumo ter uma pasta chamada FONTES e sub-pastas chamadas: CLIPPER, HMG, HARBOUR, C e JAVA. E dentro dessa sub-pastas abra novas pastas com o mesmo nome do seu projeto que fica mais fácil de entender.
4. Ensino a configurar a IDE do inglês para deixá-lo em português, isso facilita aos brasileiros, rs. Também explico que utilizar o NOTEPAD++ que é gratuito e que você pode configurar a apresentação dos comandos e funções com as cores que você quer. Mas isso é outro "departamento" que pode ser tratado em outro tópico (senão me engano aqui no fórum já tem algo falando disso). Mas aconselho a você ficar com o NOTEPAD++, ok ?
5. Aqui começa verdadeiramente o passo-a-passo de como compilar o seu sistema pre-existente que foi originado em Clipper. Mas que para a IDE, você estaria criando um NOVO projeto, pois precisará indicar a IDE e consequentemente ao compilar, quais arquivos deverão ser compilados e de que forma. Então aqui vem a resposta do seu posicionamento:
Lembre-se que eu não estou fazendo um novo sistema, onde eu poderia usar o HMG e iniciar do zero. Eu estou convertendo um existente em Clipper para Harbour.
Então, o resto do itens desse tópico (link aqui indicado como "neste tópico que eu tinha indicado") você irá proseguir para compilar com a IDE.

Eu sei que tudo parece coisa de outro mundo. Pois entenda, você estará começando a se acostumar a trabalhar com ferramentas que uma boa linguagem tem a oferecer. Neste caso a IDE da HMG, não é uma das melhores, mas ela é bem simples e aliada com o pacote HMG, torna-se bem útil e prático usá-la. É por essa a razão que eu indico. Com isto não quer dizer que é a melhor forma de aprender, pois a IDE "faz por trás" (rs, engraçado essa expressão...) e o usuário acaba perdendo o ABC do Harbour. Mas isso, não impede que com o passar do tempo, você já se acostumando a compilar em Harbour, você não venha aprender por si só. Só que começar de forma "interativa" como você já tinha mencionado, irá demandar muito mais tempo e conhecimento. E pelo geral, aqui o pessoal fica meio cansadinho de repetir pra um e pra outro e não tem uma passo a passo de tudo. Todo este conhecimento se adquire com paciência e com o tempo. É um volume grande de opções que o Harbour nos possibilitou. Tem código em C que você poderá incorporar para fazer rotinas que antes você precisava de uma LIB. A propósito, no HMG você não trabalha com arquivos ".LIB" e sim os arquivos compilados com extensão ".a" que são exclusivos para trabalhar com HMG.
Então uma vez você acostumado com a IDE da HMG, você estará a um passo mais perto de você poder embarcar no novo mundo GUI. A programação GUI, é totalmente diferente com a que estávamos acostumado em Clipper. Se bem que graças ao Harbour, a maioria (por não dizer a totalidade, tirando as funções de telas) dos comandos são aproveitados. Mas esse é seu próximo passo, que ainda não seria conveniente você começar. Se afirme no Harbour primeiro e depois passe a avaliar se a ferramenta HMG é de maior utilidade ou melhor produção para a sua forma de trabalhar.

Tente seguir os passos que o link te ensina. Se ainda houverem erros, poste aqui quais são os erros e ajudaremos conforme o que você nos passa.

Boa sorte ! E aguardo o seu retorno.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Minha primeira compilação em HMG - Harbour/Modo console

Mensagempor rubens » 01 Mai 2013 18:36

Pablo...

Dá para trabalhar com a HMG usando o a xDEV...?
Uso a xDev hoje... e gostaria de não mudar muito a forma de trabalhar...
mas se não é possível fazer o quê???
vlw
obg
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro