Clipper On Line • Ver Tópico - Problema com o objeto ProgressBar!

Problema com o objeto ProgressBar!

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Problema com o objeto ProgressBar!

Mensagempor jsnascimento » 24 Jan 2013 19:43

Prezados amigos,

Boa Noite!


Tomei algumas linhas de códigos em Clipper 5.2 de minha autoria, e estou migrando para HMG. Tenho aprendido muito com essa brincadeira!

Agora me vejo debatendo com o objeto “ProgressBar” em meu aplicativo. Pouco tempo atrás inclusive foi-me sugerido a utilização de tal objeto.

Implantei uma barra de tarefa (ProgressBar) no meu aplicativo que funciona perfeitamente, desde que o usuário mantenha a janela do aplicativo em foco. Se alternar para qualquer tarefa do Windows, quando voltar, o "ProgressBar" terá sumido.

O que tenho que fazer para fixar a “ProgressBar”, mantendo-a sempre visível, mesmo alternando entre tarefas do Windows?

 * Ativa a  (ProgressBar) - antes do "Do While"  - - - Circuito Principal
Main.Barra.visible:=.T.


Do While .not. eof() 
      *
      *------------------------------------------------------------------------*
      * ---> Do Events
      *      Permite que a HMG processe suas mensagens (eventos),
      *      sendo que um deles é controlar a janela popup que se abre com o
      *      pressionamento da tecla F10
      *------------------------------------------------------------------------*     
      Do Events
      *
      * Captura o número do registro atual  da área ( 1 )   
      Wreg_tual := Recno()
      *
      * Mostra a Barra de Progressão de Tarefas  -  (ProgressBar)                   
      Main.Barra.value:=(Wreg_tual/Wtotreg)*100       
      *
       * -> Inicia as variáveis com blank
       *           
       INIC_VARM()   
      *
      *
      *


*
*   
* Desativa a (ProgressBar) ao final da execução do aplicativo
  Main.Barra.visible:=.F.
*
*


Abraços!

Jamil S. Nascimento
Hmg 3.0.35 --- Windows Xp Sp3
Nota de Moderação:
Pablo César: O presente tópico foi movido da seção Harbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o [x]Harbour.
" Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que o mundo fosse salvo por intermédio dele." João 3:16
jsnascimento
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 21
Data de registro: 08 Jul 2004 20:05
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Problema com o objeto ProgressBar!

Mensagempor Pablo César » 25 Jan 2013 08:18

Oi Jamil, estou de volta. Não respondi aquele tópico porque vi que os colegas deram uma forcinha.

jsnascimento escreveu:Implantei uma barra de tarefa (ProgressBar) no meu aplicativo que funciona perfeitamente, desde que o usuário mantenha a janela do aplicativo em foco. Se alternar para qualquer tarefa do Windows, quando voltar, o "ProgressBar" terá sumido.

O que tenho que fazer para fixar a “ProgressBar”, mantendo-a sempre visível, mesmo alternando entre tarefas do Windows?
Não sei se você abriu uma nova janela para exibir o ProgressBar ou se foi implementado no no form principal. Mas uma ideia seria você abrir uma janela do tipo MODAL que não permitirá ao usuário sair da janela ou utilizar o TOPMOST para que ela fique visivel quando não for do tipo MODAL.

* Desativa a (ProgressBar) ao final da execução do aplicativo
Main.Barra.visible:=.F.
Agora vi que você utiliza o ProgressBar no Formulário principal. Mas você poderia abrir um novo Form (uma nova janela, desta vez do tipo modal) quando for acionar a sua rotina onde o ProgressBar é atualizado. Claro que teria que mudar o ProgressBar para esse outro Form. Outra coisa, a finalização do seu ProgressBar estaria após o seu Do While ?

Sempre é bom ver o seu código completo, de preferência com os arquivos do projeto. Assim ajuda a podermos compilar abrindo na IDE tornando-se mais fácil para entender. Outra coisa, quando você tiver que abrir novos tópicos relacionados a HMG, peço-lhe que o faça na seção Minigui que é a seção certa para tratar com a mesma ferramenta de programação.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Problema com o objeto ProgressBar!

Mensagempor jsnascimento » 25 Jan 2013 14:26

Olá Pablo César,
Boa Tarde!


Bom retorno! Espero que tenha descansado bastante em suas férias.
É surpreendente a quantidade de pessoas interessadas e competentes que são colaboradoras neste fórum. Ainda bem! Digo isto em meu próprio benefício, pois sou novato em HMG-IDE e vou precisar muito de todos vocês.

Gente consegui resolver o problema com a “ProgressBar”!!!!!!!!! :)) :)) :))

O caso é o seguinte: Eu não queria que a “ProgressBar” fosse habilitada e mostrada logo no início do aplicativo, por isso estava desabilitando-a na função: “main_form_ongotfocus2()”, que é acionada no evento "OngotFocus" no Formulário Principal. Daí ao alternar entre janelas do Windows, ao retornar ao meu programa, o evento “OngotFocus” era disparado, e a função atrelada ao evento era acionada e na função estava o código que desabilitava a “ProgressBar” => { Main.Barra.visible:=.F. }.

Para resolver o meu problema eu suprimi o código citado acima, na função mencionada. E, para desabilitar corretamente a “ProgressBar” eu utilizei o evento: “OnInit” do formulário Principal, onde acrescentei diretamente o valor: “Main.Barra.visible:=.F.”

Animador! Estou evoluindo ...... Isto é bom! (rs!!!!!!!!)

É o famoso “Caminho das Pedras”! Apanhando e aprendendo sempre! :%

Abraços!

Jamil S. Nascimento
" Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que o mundo fosse salvo por intermédio dele." João 3:16
jsnascimento
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 21
Data de registro: 08 Jul 2004 20:05
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Problema com o objeto ProgressBar!

Mensagempor Pablo César » 25 Jan 2013 16:11

Obrigado Jamil pelas suas palavras, as férias vieram muito bem deu pra matar a saudades.

Fico também muito satisfeito, ver que o fórum cumpre bem o objetivo de multiplicar conhecimento e muito contente em saber que você está se virando e ainda em pouco tempo. Logo logo teremos um expert em HMG/Minigui.

Parabéns !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro