Clipper On Line • Ver Tópico - Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor JoséQuintas » 30 Out 2012 00:17

Dúvida/confirmação:

1) Pelo que percebi, os SELECTs pra DBF de um módulo afetam o posicionamento do outro. É isso mesmo? Sem chance de usar DBF?

2) Estou tentando fazer o oposto do normal: wvt como principal chamando a minigui.
a) Se colocar o formulário minigui como MAIN, ao fechar o formulário fecha o sistema
b) Se colocar o formulário minigui como secundário, dá erro por não existir o principal

Tem como definir um formulário principal meio que invisível, só pra evitar de fechar o sistema?

A princípio pretendo usar somente formulários modal.
Apesar do sistema não ganhar módulos simultâneos, pelo menos poderá ser convertido de forma gradual.

3) Por acaso alguém usa minigui com dbfs? Seria o caminho correto primeiro se livrar de todos os dbfs?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Pablo César » 30 Out 2012 07:34

Pelo que percebi, os SELECTs pra DBF de um módulo afetam o posicionamento do outro. É isso mesmo?
Nunca ouvi falar disso.
Sem chance de usar DBF?
Para mim usar dbfs é normal.

Tem como definir um formulário principal meio que invisível, só pra evitar de fechar o sistema?
Acho meio estranho colocar a janela invisível (não sei até que ponto é possível), pois na principal sempre você vai ter um menu, um botão algum a opção que usuário deverá escolher.

Se o seu problema é que podem fechar a janela principal e claro subsequentemente o programa, então por quê não coloca uma mensagem pro usuário perguntando se é isso que ele quer fechar o programa... ? Veja um exemplo em C:\hmg.3.0.38\SAMPLES\ON.INTERACTIVECLOSE.

Apesar do sistema não ganhar módulos simultâneos, pelo menos poderá ser convertido de forma gradual.
Não entendi. Mas você pode vir a controlar as abertura e fechamento das janelas. Seja através de variável ou de função que retorna se a janela x está ativa.

Por acaso alguém usa minigui com dbfs? Seria o caminho correto primeiro se livrar de todos os dbfs?
Eu uso e não vejo problemas.

Uma coisa, eu não utilizo outra bibliotecas como vejo que você está tentando usar. Eu apenas uso HMG ou Minigui, nada de wvt, wvw nem nada extra. Se eu já tenho a minha biblioteca gráfica, para quê usar outras ?

Eu não compilo meu SVN nem nada. Apenas uso o pacote que vem para ser instalado. Nunca compilei, nunca. Nem gosto disso.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Imatech » 30 Out 2012 11:37

1) Pelo que percebi, os SELECTs pra DBF de um módulo afetam o posicionamento do outro. É isso mesmo? Sem chance de usar DBF?
1.1) Por acaso alguém usa minigui com dbfs? Seria o caminho correto primeiro se livrar de todos os dbfs?

Ponteiros em DBF: Se utiliza a mesma Área/Alias nesses "môdulos" deve salvar e retornar sua possição após qquer procedimento ( recno() )

2) Estou tentando fazer o oposto do normal: wvt como principal chamando a minigui.
a) Se colocar o formulário minigui como MAIN, ao fechar o formulário fecha o sistema
b) Se colocar o formulário minigui como secundário, dá erro por não existir o principal

Se vai usar formularios gráficos após o menu principal: então use hwGui e não HMG

3) Tem como definir um formulário principal meio que invisível, só pra evitar de fechar o sistema?
A princípio pretendo usar somente formulários modal.
Apesar do sistema não ganhar módulos simultâneos, pelo menos poderá ser convertido de forma gradual.

Veja o Stru do Pablo: tem a criação da janela principal da forma que deseja...
Recomendação: Para sua forma de migração use hwGui e não HMG
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
Avatar de usuário

Imatech
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 350
Data de registro: 24 Ago 2010 23:48
Cidade/Estado: Goiânia-GO
Curtiu: 4 vezes
Mens.Curtidas: 27 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor JoséQuintas » 30 Out 2012 12:26

Minha intenção é:
Tenho o sistema rodando hoje.
Alterar o menu agora é loucura, não vai dar vantagem nenhuma agora, e só problemas porque os módulos não são compatíveis.
Então, a idéia é manter tudo, e apenas criar um módulo em minigui no EXE.
o menu chama a rotina de cadastro, e somente a rotina de cadastro estaria em minigui.
Pra isso, precisa existir um formulário Main, que não pode ser o principal que não vai estar em minigui.
Uma primeira idéia é deixá-lo invisível, só pra permitir abrir os módulos.

Também imagino o seguinte:
Se tem uma rotina rodando um relatório, vai ter que ficar fixo naquela posição do arquivo e área, qualquer módulo que faça um SELECT ou SEEK vai desposicionar.

Basicamente é isso.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Imatech » 30 Out 2012 12:34

Faça o seguinte teste:

Sem modificar nada na estrutura do seu programa:

1 - Faça uma simples tela: Sobre o Sistema em hwGui

2 - Inclua em seu menu principal: chamada a nova tela em hwGui

3- Pronto:
Dificuldade := Zero
Funcionalidade := 100%
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
Avatar de usuário

Imatech
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 350
Data de registro: 24 Ago 2010 23:48
Cidade/Estado: Goiânia-GO
Curtiu: 4 vezes
Mens.Curtidas: 27 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor JoséQuintas » 30 Out 2012 13:08

Não entendeu: é justamente esse o problema

- Montei um formulário em minigui, digamos o HelloWorld.
- Meu menu em WVT chama o formulário AboutJPA.

Situação 1: AboutJPA definido como MAIN
Funciona normal, mas ao fechar o AboutJPA, fecha o sistema

Situação 2: AboutJPA como formulário secundário
Dá erro, porque minigui exige um formulário principal

Então, o problema se resume a criar um formulário MAIN zumbi, ou a WVT ser considerada como formulário principal.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Imatech » 30 Out 2012 13:16

Como já dissse: Usando HMG deverá estudar o Stru do Pablo ( que funciona em modo console ou gui - possui sua janela: MAIN zumbi )

O que estou tentando lhe dizer deve ser feito em hwGui

Pelo menos tentou usar seu case com hwGui ?
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
Avatar de usuário

Imatech
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 350
Data de registro: 24 Ago 2010 23:48
Cidade/Estado: Goiânia-GO
Curtiu: 4 vezes
Mens.Curtidas: 27 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Imatech » 30 Out 2012 13:25

Olá Pablo !

Uma coisa, eu não utilizo outra bibliotecas como vejo que você está tentando usar. Eu apenas uso HMG ou Minigui, nada de wvt, wvw nem nada extra. Se eu já tenho a minha biblioteca gráfica, para quê usar outras ?


Sinto lhe informar, seu programa ( Stru ) usa sim: HMG + WVT
O usuario deseja justamente implementar essa estrutura...
...
REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT
REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT
...
   HB_GTINFO( HB_GTI_ALTENTER, .T. )  // habilta ALT + ENTER
...
   HB_GTINFO( HB_GTI_CLIPBOARDDATA, cTexto )
...

.
.
.
Sucesso...
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
Avatar de usuário

Imatech
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 350
Data de registro: 24 Ago 2010 23:48
Cidade/Estado: Goiânia-GO
Curtiu: 4 vezes
Mens.Curtidas: 27 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Pablo César » 30 Out 2012 16:04

Sinto lhe informar, seu programa ( Stru ) usa sim: HMG + WVT
kkkkk nem sabia... kkkkk

Desculpe, eu ri porque muitos podem achar que sou expert. De fato depois que postei isso, percebi que no STRU poderia ter algo assim. Mas ao que eu me referia é que o colega deixasse de lado entre uma forma e outra de programação. Ou você faz GUI ou faz modo console. Na minha situação com STRU, está condicionada a abrir uma hora em modo console e numa hora em modo GUI, mas não vejo como Main zumbi.... rs nem sei se isso existe. Quando você não passa parâmetro algum, o STRU abrirá em modo GUI caso contrário em modo "console". Só que alternar entre um modo e outro eu ainda não vi a não ser o exemplo C:\MiniGUI\SAMPLES\BASIC\MixedMode que alterna entre um modo e outro. Mas sinceramente, eu acho isso subestimar o ambiente, colocando uma interface feia como era no DOS dentro de um ambiente gráfico que poderia exibir componentes de forma muito mais caprichada e até mesmo sintética.

Eu entendo o colega José, desculpe colega se eu estiver pre-julgando ou até mesmo ofendendo, porque imagino que ele está naquela fase de aceitação de programação totalmente diferente ao que ele estava acostumado. Isso todos nós passamos. O que tem que fazer é programar em modo GUI totalmente, pois eu não vejo ainda motivo para se amarrar em modo console ou até mesmo misturar os dois.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Imatech » 30 Out 2012 18:01

Olá Pablo !

Desculpe, eu ri porque muitos podem achar que sou expert. De fato depois que postei isso, percebi que no STRU poderia ter algo assim

:-o Não acredito que achem isso... Deve ser pq vc já tenha + de 4000 posts auxiliando a comunidade... rs...
.
.
.
O que tem que fazer é programar em modo GUI totalmente, pois eu não vejo ainda motivo para se amarrar em modo console ou até mesmo misturar os dois.


Quem tem algumas dezenas/centenas de fontes em modo console não consegue fazer isso simplesmente porque instalou um LIB ( HMG ), e geralmente 366 dias não são suficientes para se re-escrever um projeto complexo ( migrar projeto console para Gui )...

Sucesso...
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
Avatar de usuário

Imatech
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 350
Data de registro: 24 Ago 2010 23:48
Cidade/Estado: Goiânia-GO
Curtiu: 4 vezes
Mens.Curtidas: 27 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Pablo César » 30 Out 2012 20:21

Imatech escreveu:Quem tem algumas dezenas/centenas de fontes em modo console não consegue fazer isso simplesmente porque instalou um LIB ( HMG ), e geralmente 366 dias não são suficientes para se re-escrever um projeto complexo ( migrar projeto console para Gui )...
Sim concordo, não existe magia. Só trabalho. Mas ao que me referia e acredito que você deve concordar também é que se você começa a fazer em GUI por quê iria fazer a interface de forma mixta ? No entanto, concordo com você em indicar hwgui.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor Imatech » 30 Out 2012 22:00

Olá Pablo !

Sem sombra de dúvida...
Para o caso em questão: hwGui é a melhor opção na migração "console -> Gui" ( a migração se inicia pelos môdulos finais e finaliza com a migração tela de acesso inicial e/ou menu principal )

Tambem pode ser feito com HMG, porem a ocorrencia de erros inesperados e incompreensiveis ficam muito acima do considerado normal pelos usuarios da LIB.

Sucesso ;)
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
Avatar de usuário

Imatech
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 350
Data de registro: 24 Ago 2010 23:48
Cidade/Estado: Goiânia-GO
Curtiu: 4 vezes
Mens.Curtidas: 27 vezes

Dúvida/confirmação minigui com wvt e dbfs

Mensagempor JoséQuintas » 31 Out 2012 01:08

Estava aqui pensando....
Não seria o equivalente a ter uma tela de login ou tela splash?
Estas telas seriam apresentadas sem serem as telas principais.
Tentei encontrar algo pelo google, mas é difícil.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro