Clipper On Line • Ver Tópico - Iniciando em harbour.

Iniciando em harbour.

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Iniciando em harbour.

Mensagempor Maurício Elias » 26 Abr 2012 14:12

Bom dia pessoal.

Instalei o HMG 3.0.35
Já config para Portugues e para Notepad++.
Dei um nome para o novo projeto (Sistema).
Para o Main.fmg e, depois, para o Main.prg, fui em Projeto, Excuir Arq. O Gerenciador de Projetos ficou vazio.
Fui em Projeto - Importar Arquivo. Importei meu Sistema.prg. Ele caiu na aba Módulos, como SISTEMA.PRG (main)
E agora, como continuar ???
Nota de Moderação:
Pablo César: O presente tópico foi movido da seção Harbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Harbour.
Abraços.
_______
Maurício
Maurício Elias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 302
Data de registro: 12 Mai 2005 08:48
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Iniciando em harbour.

Mensagempor Pablo César » 26 Abr 2012 16:12

Olá Maurício. Quer dizer que você está querendo migrar o seu sistema para Harbour em modo console e está tentando utilizar a IDE, como tenho aconselhado. Bom, faltou dizer se você o seu sistema tem apenas um prg ou mais. Após isso você vai deverá configurar o compilador, clicando na aba “Configuração” e item "Console Mode" mudando para .T.

Logo após disso, você precisa editar seu fonte principal (main) adicionando:

Function Main()

Para que o compilador Harbour saiba que este é módulo que inicia o sistema. Isto é fundamental, sempre será requerido.

Depois você precisa compilar. Você tem 3 opções:

1. Menu "Projeto", Executar
2. Clicando no botão que parece com um play.
3. Ou pressionando F5

Se aparecerem erros, digamos por falta de alguma função que esteja em outro módulo (outro prg) e que você não tenha inserido na IDE, então dará como falta. Para inserir, faça da mesma forma que você fez com o primeiro prg.

E se houver outro erro, pode ser por uso de funções externas (biblioteca de terceiros que você usava no Clipper). A maioria existe substituição, outras tem que correr atrás.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Iniciando em harbour.

Mensagempor Maurício Elias » 27 Abr 2012 09:49

Bom dia pessoal.

Vou tentar baixar seu exemplo prá familiarizar melhor, antes de tentar meu Sistema. Pq ele é muito grande. E tem as libs externas ainda...
Obrigado pela força, cara.
Tô animado hein...
Abraços.
_______
Maurício
Maurício Elias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 302
Data de registro: 12 Mai 2005 08:48
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Iniciando em harbour.

Mensagempor Maurício Elias » 27 Abr 2012 15:21

Olá, boa tarde...
Confesso q me assustei um pouco com os exemplos em Visual. Muda quase q tudo nos fontes, hein !!!
Supondo eu consiga compilar minha aplic em Console. Na sequencia, eu já consigo compilar ela em visual ??? E, aos poucos, ir aprendendo e convertendo comandos ???
Abraços.
_______
Maurício
Maurício Elias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 302
Data de registro: 12 Mai 2005 08:48
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Iniciando em harbour.

Mensagempor Maurício Elias » 30 Abr 2012 12:10

Bom dia pessoal...

Estou tentando compilar com o HMG. Confesso estar um pouco assustado mesmo.
Bem, além da pergunta no tópico anterior, gostaria de saber se tem uma rotina para este validar Cnpj e Cpf, para eu poder abolir a minha Lib Append.
Abraços.
_______
Maurício
Maurício Elias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 302
Data de registro: 12 Mai 2005 08:48
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Iniciando em harbour.

Mensagempor Pablo César » 30 Abr 2012 14:26

Esclarecendo dúvidas: Bom transmitindo um pouco do que foi conversado aqui no chat do fórum (com Mauricio hoje nesta manhã).

1. O que você deve entender sobre a programação em modo console e modo GUI.
Foi dito que o seu primeiro passo para converter o seu sistema para 32 bits, deveria ser apenas entender como o Harbour funciona. E para isso você precisaria compilar em Harbour em modo console. Foi apresentado uma ferramenta gráfica a IDE do HMG que poderá ser muito útil para a compilação, mesmo em modo console.

2. Foi deixado claro que o seu primeiro passo deveria ser compilar em modo console para posteriormente você conhecer e daí então programar em modo GUI. Mas não quer dizer que ao compilar em modo console com Harbour, você irá automaticamente estar prontificado para compilar esse código em modo console para ser compilado em modo GUI. Não, a programação em modo console é totalmente diferente ao estilo como vínhamos fazendo com Clipper. Aqueles @ say... toda exibição de telas terão que ser refeitas da forma que o modo gráfico (programação para Windows) exige. Então, em lugar de @ SAY irão ser utilizados LABEL, em lugar de @ GET irã ser substituídos por TEXTBOX e assim conforme exige a ferramenta ou lib gráfica.

3. Os erros que por ventura estariam aparecendo na compilação do seu código Clipper para Harbour, na maioria podem ser atribuídos a funções que contém no seu código que era em Clipper e estas funções pertençam a bibliotecas externas. Então terá que ser tratada uma a uma, função por função. Substituindo cada função que continha na lib para uma função própria dentro do seu próprio código fonte. Para isso, você precisa isolar o problema. Uma das formas que auxiliam a pronta identificação de cada erro, é criando a função vazia, apenas o nome e o seu retorno, podendo ser lógico ou como string.

4. A indicação de compilar os exemplos que contém na pasta c:\hmg...\samples é para ir familiarizando-se com a programação GUI e ir vendo cada exemplo de uso de componentes gráficos.

Vou tentar baixar seu exemplo prá familiarizar melhor, antes de tentar meu Sistema.
(ver resposta 1,2 e 3)

Estou tentando compilar com o HMG. Confesso estar um pouco assustado mesmo.
(Ver resposta 4)

Supondo eu consiga compilar minha aplic em Console. Na sequencia, eu já consigo compilar ela em visual ??? E, aos poucos, ir aprendendo e convertendo comandos ???
(ver resposta 1, 2 e 3)

gostaria de saber se tem uma rotina para este validar Cnpj e Cpf, para eu poder abolir a minha Lib Append
Sim, você pode substitui-las. Basta você utilizar a opção "Busca Avançada" daqui do fórum, que você irá encontrar tanto na seção Clipper como Harbour. Ambas irão servir.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro