Clipper On Line • Ver Tópico - varios browse ao mesmo tempo

varios browse ao mesmo tempo

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor mainman » 20 Mar 2012 01:31

Colegas, acontece um erro quanto estou com mais de 1 browse aberto ao mesmo tempo e fecho algum que não tem o foco, em vez do fluxo do programa retornar para o ponto que abriu a janela fechada retorna para o ponto que abriu o browse que tem o foco (que seria o proximo comando depois do activate), dando uma bagunça danada...

Se abrir 1 de cada vez ou fechar o browse que tem o foco tudo funciona ok...

Já tentei setfocus e nada feito...
mainman
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 9
Data de registro: 11 Mar 2012 01:20
Cidade/Estado: mafra/sc
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor mainman » 20 Mar 2012 01:58

Correção: prestando mais atenção o problema não tem nada a ver com o foco, quando fecho uma janela com browse o processamento retorna sempre para a janela que chamou o ULTIMO browse aberto e não para a janela que chamou o browse fechado...

por exemplo: tenho duas janelas: A) Cidades e B) Nomes, cada janela chama um browse correspondente (A1) Browse Cidades e B1) Browse Nomes) e oculta a janela principal A ou B, quando fecho a janela browse mostro a janela principal e assim por diante...

Ocorre que quando fecho a janela do browse o fluxo retorna para o ponto que chamou a ULTIMA janela com browse, não importa se A ou B, o erro ocorre se eu já fechei essa janela, se a janela ainda esta aberta não tem erro...
mainman
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 9
Data de registro: 11 Mar 2012 01:20
Cidade/Estado: mafra/sc
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor Pablo César » 20 Mar 2012 08:28

Eu creio que a única forma de podermos ajudar é você apresentando seu código fonte, do contrário podemos postar diversas possibilidades sem conseguir adivinhar onde estaria o seu erro. O que eu posso aconselhar nesses casos de mais um browse é que eu acostumo utilizar um browse de acesso direto a dbf e outro browse de vetores.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor mainman » 20 Mar 2012 09:34

Pablo, obrigado por responder.

Estive fazendo testes aqui e descobri que não tem nada a ver com o browse ou os dados, o problema é com as janelas.

Todas são CHILD, ai quando eu fecho a janela browse o processamento não retorna ao ponto que originalmente chamou aquela janela, mas retorna para a rotina que chamou a ULTIMA janela aberta.

Eu precisaria mudar alguma coisa nessas janelas, vincular as janelas CHILD do browse com a janela CHILD correspondente dos dados, qualquer coisa assim, mas não sei como fazer...

Sou iniciante nesse mundo de programação orientada e objetos (eventos), sempre programei com clipper de forma procedural...

Qualquer ajuda é bem vinda...
mainman
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 9
Data de registro: 11 Mar 2012 01:20
Cidade/Estado: mafra/sc
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor Pablo César » 20 Mar 2012 09:38

Ahhh entendí. Bom eu também sou novato na programação GUI. Mas pelo que entendo você precisaria utilizar-se de janelas to topi Child e para o segundo browse vocês deveria utilizar janela do tipo Modal, assim o usuário não consiga escapar do foco e definir o item pendente.

Leia este tópico para esclarecer os tipos de janelas que o Sr. Toledo disponibilizou: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=10034&p=57322&hilit=child#p57303

Um exemplo de janelas você encontra na pasta de instalação dp HMG, em:

C:\hmg.3.0.40\SAMPLES\EXTERNAL.WINDOWS\NOAUTORELEASE_STYLE

ou no HMG Extende em:

C:\MiniGUI\SAMPLES\BASIC\NOAUTORELEASE
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor mainman » 20 Mar 2012 11:06

Obrigado, definido a janela do browse como MODAL realmente fica impossivel o erro ocorrer, resolve o problema.

Entretanto gostaria de poder abrir os 2 browses ao mesmo tempo...

Se alguem tiver outra sugestão agradeço, por enquanto vou manter assim para evitar erros...

Valeu!
mainman
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 9
Data de registro: 11 Mar 2012 01:20
Cidade/Estado: mafra/sc
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor Pablo César » 20 Mar 2012 11:23

gostaria de poder abrir os 2 browses ao mesmo tempo...
Você quis dizer 3 browses ao mesmo tempo ?
Seja 2 ou 3 browses (como também mais) podem ser feitos. Imaginou na janela modal abrir dois browses ?

E você já viu o exemplo C:\MiniGUI\SAMPLES\BASIC\DualBrowse ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor mainman » 21 Mar 2012 07:16

Então, não é possivel porque cada browse é em uma janela diferente, usando MODAL a janela fica travada ate ser fechada por isso evita o erro de voltar para a janela de dados original e ela eventualmente ter sido fechada, era isso que causava o erro...

(Na verdade a janela que chamou o browse NUNCA estava fechada apenas escondida, o erro é que ele voltava sempre para a ULTIMA janela que chamou o browse, que poderia ser uma diferente e já ter sido fechada e ai dava erro)

Posso colocar os 2 browses na mesma janela modal, mas nesse caso são dados que não tem relação direta entre si, então não faz muito sentido...

Valeu Pablo...
mainman
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 9
Data de registro: 11 Mar 2012 01:20
Cidade/Estado: mafra/sc
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor Pablo César » 21 Mar 2012 08:38

Posso colocar os 2 browses na mesma janela modal, mas nesse caso são dados que não tem relação direta entre si
Bom sendo assim, tenho outra ideia.

Suponhamos que você precisa abrir duas janelas modal e não ao mesmo tempo. Você poderia abrir uma e quando selecionar ou terminar a ação com o browser1, você poderia "ocultar" utilizando o "hide" e abrir a segunda janela modal com o outro browser. Após terminar com o browser2 pode ocultar u até mesmo fecha-lo e re-exibir a janela do browse1, se for o caso com o comando "show". Só não pode esquecer de fechar as janelas abertas quando encerrar a janela pai que as chamou...

Eu fiz um exemplo em MiniGui Extended Edition e anexei aqui e está pronta para você testar. Aconselho fazer o seguinte passo no exemplo:

1. Menu File/Show Modal Form (mostraria browser1)
2. Hide Form (para fechar e adaptaria para abrir a outra janela do browser2)
3. Menu File/Show Modal1 Form (mostraria browser2)
4. Hide Form (para fechar e adaptaria para abrir a outra janela do browser1 ou fechar todas)

Desta forma você conseguiu abrir e fechar duas janelas modal (só não é válido abrir duas ao mesmo tempo).

Espero ter ajudado.
Anexos
NOAUTORELEASE.rar
(459.78 KiB) Baixado 143 vezes
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

varios browse ao mesmo tempo

Mensagempor mainman » 21 Mar 2012 14:56

Valeu Pablo,

No começo eu tinha ideia de deixar abrir qualquer janela e quantas janelas o usuario quisesse, mas já percebi que é fria...

Em clipper não tem essas coisas, mesmo em ambiente de rede o usuario só acessa 1 opção do menu principal de cada vez, agora aqui dá (ou daria) para abrir tudo ao mesmo tempo, imagino que isso pode gerar todo tipo de erro que não acontecia no meu sistema antigo.

Por exemplo, no sistema antigo a tabela de dados aberta em cada estação mantinha seu apontador recno() proprio, agora aqui não, ele não mantem um apontador independente para cada janela, se eu fizer uma simples consulta em uma janela vai alterar o apontador da tabela de dados, isso poderia gerar um erro em outro processo, por exemplo num DO WHILE .NOT. EOF(), que use a mesma tabela em outra janela...

Parece que vou ter que limitar o acesso as janelas, liberando e bloqueando conforme o caso...

Uma dor de cabeça extra...
mainman
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 9
Data de registro: 11 Mar 2012 01:20
Cidade/Estado: mafra/sc
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro