Clipper On Line • Ver Tópico - Será que com DBEVAL não vai?!...

Será que com DBEVAL não vai?!...

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Será que com DBEVAL não vai?!...

Mensagempor rcb2002 » 14 Jul 2010 21:41

Oi pessoal,
Sem querer abusar, queria uma sugestão pra esse trecho ficar mais 'rápido' na hora de processar: os campos do DBF são Data e Períodos (em segundos): Preciso somar os segundos do dia de hoje. Desse jeito q está não funciona. Tentei usar o DBEVAL mas não achei nenhum exemplo com SUM, só COUNT++...

   DO WHILE .NOT. EOF()
      IF DT->DATA = DATE()
         nDura = nDura + SECS(DT->SECS)
      ENDIF
      DT->(DBSKIP())
   ENDDO
rcb2002
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 57
Data de registro: 19 Jan 2010 22:16
Cidade/Estado: Salvador
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Re: Será que com DBEVAL não vai?!...

Mensagempor alxsts » 14 Jul 2010 21:52

Olá!

O equivalente funcional do teu código postado, utilizando DBEval() seria:
   LOCAL nDura := 0

   DT->( DBGotop(), DbEval( { || nDura += Secs( DT->secs ) }, { || DT->data == Date() } ) )
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2945
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Re: Será que com DBEVAL não vai?!...

Mensagempor rcb2002 » 15 Jul 2010 23:52

Cara... que mais eu posso dizer! Perfeito! Engraçado q sou autodidata no Clipper por hobby a uns 15 anos e não 'vislumbro' as coisas assim! O que falta?!... tem algum curso q eu não fiz, alguma bibliografia secreta? Me dá essa dica?
rcb2002
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 57
Data de registro: 19 Jan 2010 22:16
Cidade/Estado: Salvador
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Re: Será que com DBEVAL não vai?!...

Mensagempor Eric.Developer » 22 Out 2010 22:32

Fácil (por se tratar de uma linguagem de poucos recursos), e recomendo o que fiz: quando comecei a estudar sozinho em casa, o que mais me ajudou foram os 2 livros e documentação do Clipper em formato NG, lia e praticava instrução por instrução. Na primeira empresa iniciei como profissional e já tinha o domínio de todos os recursos, viajei quase 300 KM para fazer o teste, levei exatos 8 horas 5 minutos (sem descanso) para concluir.

Conhecer muito bem ou dominar uma linguagem (sem vícios), é somente 1/3 para desenvolver/customizar sistemas com qualidade.

rcb2002 escreveu:Engraçado q sou autodidata no Clipper por hobby a uns 15 anos e não 'vislumbro' as coisas assim! O que falta?!... tem algum curso q eu não fiz, alguma bibliografia secreta? Me dá essa dica?
Delphi, SQL, FastReport | Xailer VxH Fivewin Minigui Hwgui [x]Harbour
Contate-me: Desenvolvimentos em geral | Treinamentos
Overview/Download: Xailer / Harbour Ferramenta profissional e mais completa.
Avatar de usuário

Eric.Developer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 161
Data de registro: 31 Ago 2010 22:16
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Re: Será que com DBEVAL não vai?!...

Mensagempor rochinha » 25 Out 2010 10:30

Amiguinhos,

O Eric tá certo, se voce quer aprender, tem que praticamente pegar uma série de livros, ir para uma ilha deserta e usa-los como alimento.

Se os livros forem daqueles que possuem código completo para exemplo, melhor ainda. Autores como Tom Retting e Jose Ramalho(acho que este é o nome) sempre fizeram livros com muito código.

Acho até que voce possa encontrar estes livros em sebos, não fazem mais livros como antigamente.

Como uma boa localidade de informação on-line, consulte http://www.ousob.com/norton.php e http://www.the-oasis.net/
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4548
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 808 vezes
Mens.Curtidas: 246 vezes

Re: Será que com DBEVAL não vai?!...

Mensagempor Eric.Developer » 25 Out 2010 14:14

Rochinha,
acabei deixando vago quando mencionei "livros" sem quantificar dando uma idéia que temos que estudar muitos livros para se aprender a essencia, mas foram somente 2 livros médios (Vidal, os outros 2 volumes são utilização, clipper puro não tem muito o que se escrever), que na verdade é a mesma didática clara e objetiva existente nos arquivos Norton Guide, fáceis de encontrar e usar no próprio computador... relação de comandos, funções, descrição e exemplo prático, etc.
Livros avançados de Clipper, nada mais é que usar funções familiares com propósitos mais grandiosos/complexos, como do numero 1 mundial "Rick Spence" ou combinação com C, Fortran, etc (já deixa de ser essencia).

Somente este ano, gastei quase 900,00 com livros novos (Java, PHP, etc), mas quantas pessoas investem em si mesmas, procurando referencias, etc ?
Delphi, SQL, FastReport | Xailer VxH Fivewin Minigui Hwgui [x]Harbour
Contate-me: Desenvolvimentos em geral | Treinamentos
Overview/Download: Xailer / Harbour Ferramenta profissional e mais completa.
Avatar de usuário

Eric.Developer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 161
Data de registro: 31 Ago 2010 22:16
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro