Clipper On Line • Ver Tópico - Tutorial Amazon EC2
Mudar para estilo Clássico
Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.
Postar uma resposta

Tutorial Amazon EC2

24 Jul 2020 00:54

Tenho observado muitos usuários migrando para SQL + Sistemas web. Pensando nisso resolvi compartilhar a minha experiência com um servidor virtual da amazon (já falamos sobre ele anteriormente) e o mod_harbour.

Não sei se o tutorial vai ajudar, por isso fiz só a primeira parte por causa do trabalho que dá.
Essa primeira parte trata da Amazon EC2, tem muitas figuras e pouco texto.

Se vcs quiserem posso fazer a segunda parte, que é a parte do mod_harbour.

O objetivo é criar um ambiente seguro contendo três servidores virtuais na Amazon

(1) Servidor de desenvolvimento, contendo os compiladores e o ambiente de desenvolvimento.

(2) Servidor de aplicativo, contendo o sistema compilado e com o mínimo de ferramentas, por causa da segurança.

(3) Servidor de banco de dados (estou em dúvida se MySQL ou PostgreSQL) com IP interno na rede virtual. Disponível apenas para os servidores anteriores.

Esse tutorial explica do zero, desde a obtenção da gratuidade de 1 ano até o teste com SSH.

Os serviços da Amazon possuem os preços bem competitivos, mas é um caso a ser visto com cuidado por causa do dólar. No ato da validação eles descontaram 1 dólar do meu cartão de crédito (devem estornar depois, assim espero) e o valor convertido deu um pouco mais de R$ 5,50 (uso o Nubank). Quando passar 1 ano eles vão passar a cobrar. Os preços estão em https://aws.amazon.com/pt/ec2/pricing/

Amazon EC2 _ Primeiros passos.pdf
(556.66 KiB) Baixado 68 vezes

Tutorial Amazon EC2

24 Jul 2020 01:00

Quase ia esquecendo.
Quero deixar registrado o meu reconhecimento ao trabalho do Antonio Linares, o mod_harbour, que até agora tem se comportado bem (não testei muito). Eu achei estranho no git ter binários, mas creio que ele tentou facilitar para o usuário final. Aqueles binários podem ser deletados e tudo pode (e deve) ser gerado do zero.

Alguns exemplos não funcionaram mas creio que não é problema da ferramenta mas sim do ambiente ou de alguma permissão.

Para quem quiser dar uma olhada
http://ec2-18-217-39-115.us-east-2.compute.amazonaws.com/modharbour_samples/

Tutorial Amazon EC2

24 Jul 2020 03:18

Achei essa live AWS+FOXPRO+DBF

https://www.youtube.com/watch?v=CIu7A28dXns&feature=youtu.be

Tutorial Amazon EC2

24 Jul 2020 03:49

Acabei de assistir a live.
Ainda tenho muito que aprender, porque entendi pouca coisa do que ele falou, talvez por ter passado muito tempo distante do windows. Agora o que observei é que o Linux demanda servidores mais modestos (no caso de aplicações texto ou web) e portanto o custo tende a ser menor. Já o windows, até para manusear no dia a dia requer uma instância do tipo t3 como o próprio rapaz da live falou no inicio. Mas para o cliente (que é quem paga a conta) talvez compense pagar mais e ter o seu sistema disponível para várias filiais sem muitos gastos com treinamento de pessoal.

O cloud é um mundo novo e pode dar uma sobrevida as aplicações desktops. É se familiarizar com os recursos e os custos associados.

Tutorial Amazon EC2

02 Ago 2020 21:54

Ola!
Não terminei de assistir, mas a novidade ficou por conta de ver o TSPLUS funcionando.
Essa parte eu já fiz usando o do Google. Tem um vídeo explicando, como fazer, se achar eu coloco aqui.
Sei não mas se um cliente meu precisar eu mesmo monto isso local.
Não vejo gargalo com até 50/100 acessos simultâneos. Mas repare que o BOOMM do negocio é o acesso pelo navegador.
Muita gente já percebeu isso e está estudando HTML+CSS+JavaScript.
Ainda não vi a parte que eu preciso ver, acredito que nós todos.
Emissão de relatórios, NFe, NFCe via terminal/tsplus saindo na impressora.
E notei uma demora ao abrir, não sei o link que ele usa, mas deve ser maior que todos aqui da cidade.
10 cents por hora + 4 dolares por mês por usuário...
Terminei, de ver. Achei o outro que já tinha assistido, para montar no google bem mais produtivo.
Na prática com o aumento da velocidade dos links, todo mundo vai fazer isso em casa.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Tutorial Amazon EC2

02 Ago 2020 22:04

Ola!
RDP no LINUX.
https://remmina.org/

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Tutorial Amazon EC2

02 Ago 2020 22:11

Ola!
No ato da validação eles descontaram 1 dólar do meu cartão de crédito (devem estornar depois, assim espero) e o valor convertido deu um pouco mais de R$ 5,50 (uso o Nubank).

Quando testei o google me deu 300 dolares por 1 ano para testar. Acho que gastei só 80 dolares.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Tutorial Amazon EC2

05 Ago 2020 15:38

Ola!
Conforme havia dito:

Achei mais produtivo, direto ao ponto e sem rodeios.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Tutorial Amazon EC2

08 Ago 2020 23:07

Muito bom Vlademiro, ficou top.
Postar uma resposta