Clipper On Line • Ver Tópico - Aplicativo fiscal c/fontes Harbour certificado PAF-ECF-TEF

Aplicativo fiscal c/fontes Harbour certificado PAF-ECF-TEF

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

 

Aplicativo fiscal c/fontes Harbour certificado PAF-ECF-TEF

Mensagempor lwinter » 28 Mar 2019 17:09

O Caixa Livre é um aplicativo fiscal (PDV) legado, desenvolvido origalmente em Clipper e depois migrado para o Harbour 3.0 e certificado no PAF-ECF ER 01.13 com muito esforço e dedicaçao e todo o seu codigo fonte está disponivel sob MIT License.

O Caixa Livre foi desenvolvido para Postos de Combustiveis e Lojas de Conveniencias e foi amplamente utilizado por varios anos no mercado até ser descontinuado em 2014 e nao possue mais clientes desde entao.

O Caixa Livre foi refaturado para descaracterizar seu nome comercial, senhas, nomes de clientes, empresas e API de terceiros mas todo o seu conteudo foi deixado como no original, exceto alguns trechos por serem sigilosos ou por ferir direitos autorais de terceiros.
Este aplicativo depende de uma retaguarda especifica denominada ERPWIN e tambem de alguns aplicativos externos que por motivo de direito autoral nao foram disponibilizados neste repositorio. Portanto, ele nao ira rodar isoladamente.

A ideia de disponibilizar o codigo fonte é ajudar a comunidade xBase com trechos de codigos que podem ser aproveitados em suas aplicacoes.

Entretanto, este aplicativo nao esta homologada para emissao de CF-e e NFC-e pois foi substituido por outro aplicativo que supriu estas funcionalidades.

Lembrando que, este aplicativo gera o Sped e Sintegra apenas para atender ao requisito do PAF-ECF e nao deve ser utilizado para ser entregue no cliente final por estar incompleto. Esta responsabilidade deve ser realizada pela sua retaguarda.

As regras fiscais deste aplicativo podem estar obsoletas. É altamente recomendado consultar um contador antes de utilizar um trecho fiscal em um cliente final.

Espero que esta minha contribuicao possa te-lo ajudado de alguma forma.

Aproveite e deixe o seu like no github ajudar a pontuacao do meu repositorio.

Para acesso o codigo fonte do Caixa Livre clique em https://github.com/leonardowascheck/pdv ... re-harbour.

Agradecimentos especial ao Toledo da Clipper on line.
lwinter
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 123
Data de registro: 07 Mar 2011 12:08
Cidade/Estado: Campinas - SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

Alguns comentarios sobre o codigo fonte do Caixa Livre

Mensagempor lwinter » 28 Mar 2019 18:13

Porque o código fonte do Caixa Livre foi feito sem as melhoras praticas de programação ?


O Caixa Livre teve sua origem na década de 90 e nesta época eu utilizava o Clipper 5.2e e o editor Turbo Pascal 5.5. Isso limitava muito o desenvolvimento, principalmente pelas limitações de memorias tanto do editor quanto da linguagem. Na época tive que quebrar o fonte em vários arquivos mesmo que não tivessem correspondência. Ex.: colocar todas as funções de uma determinada impressora fiscal tudo em um único arquivo, não tinha como se fazer isso. Além disso tanto o editor quanto o Clipper só reconheciam arquivos de 8 caracteres e por isso eu não podia colocar nomes mais apropriados. Fiquei muito tempo me preocupando mais como economia de recursos limitados das minhas ferramentas do que fazendo um código mais limpo e mais compreensível. E a culpa meus caro foi toda minha, pois fiquei muito focado no cliente esquecendo da tecnologia. Portanto, veja se vocês não cometam o mesmo erro e sempre atualizem as suas ferramentas e o seu código. O Harbour tem muito recurso que sei que poucos desenvolvedores utilizam e fica ai a dica para se atualizarem.

Depois que migrei para o Harbour, eu disse "Meu Deus" porque não fiz isso antes. Fui aos poucos alterando alguns pontos no código fonte mas na época minha equipe estava finalizando nossa nova frente de caixa desenvolvida em C# e eu estava totalmente focado nisso.
Acredito que este código fonte pode mesmo com estas restrições dar insights a quem ainda precise certificar no PAF ou no TEF ou ate mesmo quem ainda trabalhe com o Windows terminal (console). Sei que depois do PAF-ECF ER 01.13 muito coisa mudou mas muitas continuam a mesma e tenho certeza que de alguma forma o Caixa Livre pode ajudar.
Outro ponto que me levou a não refaturar o código para estar mais alinhado com as melhores praticas de programação, foi o fato de eu ter uma base de clientes muito grande e acreditem ou não eu era o único programador em Harbour na minha empresa. Por isso, eu estava sempre ocupado e nunca priorizava isso.
Hoje posso dizer a vocês da comunidade xBase que este foi um grande erro meu. Vocês sempre que possível, façam uma limpeza em seu fonte, retirem trechos que não utilizem mais e façam sempre a refaturacao do seu código e utilize conceitos novos tais como programação funcional e clean code para dentro do seu código. Não cometam o mesmo erro que eu, pois depois quando você for dar manutencao irao agradecer.

Para quem não tiver tempo para ler o livro de clean code, assista a serie de vídeos do fenomenal (menino genial) Filipi Deschamps no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9w3o9NHXqu0 . O ideal é assistir a todos os vídeos dele sobre clean code, acho que são 3 ou 4 apenas e são curtos mas vale muito a pena.
Estou usando o editor Visual Code e estou muito satisfeito. Ele tem uma Extensão para Harbour que ajuda muito.

Abraços e nunca desistam de seus sonhos, família e empresa!

PS: Quem tiver qualquer duvida sobre o código fonte, pode postar neste forum que responderei assim que possivel.
lwinter
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 123
Data de registro: 07 Mar 2011 12:08
Cidade/Estado: Campinas - SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

Aplicativo fiscal c/fontes Harbour certificado PAF-ECF-TEF

Mensagempor rubens » 29 Mar 2019 09:09

Bom dia...

Parabéns pela iniciativa...

Você poderia postar um tutorial básico de como usar o Harbour com Visual code ?

Obrigado
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Tutorial basico de como usa Visual Code com Harbour

Mensagempor lwinter » 29 Mar 2019 11:27

Bom dia, Rubens!

Entao, estou muito satisfeito com o Visual Studio Code da Microsoft (VSCode). Antes eu estava utilizando o PSPAD mas ele parou no tempo e comecou apresentar erros no Windows 10. Pelo menos para mim nao consegui fazer funcionar.
Sei que muitos daqui usam o NotePad++ que tem algumas vantagens em relacao ao VSCode mas tambem tem suas desvantagens.
Refletindo bastante sobre qual editor usar, e qual seria o melhor custo beneficio, decidi utilizar um que seja padrao do mercado e que seja amplamente utilizado pela industria do software mas que seja compativel com o Harbour. Veja as principais vantagens que identifiquei no VSCode:
- É gratuito e open source
- Muito facil encontrar documentacao de qualidade e atualizada, facil pesquisar no google, youtube, e outras redes sociais.
- Funciona no Windows, Linux e Mac
- Atende a diversas linguagens, entre Harbour, Php, C, C#, Python, Asp.Net, Node.Js, Ruby, etc...
- Esta todo mundo falando do VSCode e acredito que ele veio para ficar por muito tempo.
- Esta constantemente sendo atualizado e é muito leve. Para voce ter uma ideia este editor nunca travou comigo e tudo que voce clica funciona conforme prometido. Ao contrario do PSPAD.
- Versionamento do codigo com o Git
- Trabalha com multiplos cursores. Eu nao tinha ouvido falar disso mas quando voce precisa alterar varias linhas ao mesmo tempo isso ajuda muito.
- Compativel com a linguagem Markdown (exemplo de um arquivo tipo markdown é o arquivo readme.md do github)
- Tem trocentos recursos que nem sei usar nem explicar rsrsrsrs.... Mas o basico me atende e muito.

Acredito que a melhor forma de voce conhecer o VSCode é investindo um tempo assistindo os videos que selecionei e foram com eles que aprendi.
No meu HELP tem uma opcao "Keyboard Shotcuts reference" que contem muitas teclas de atalho. Aqui eu recomendo voce ficar brincando com estas teclas ate se familiarizar com o editor. Sempre que tiver uma duvida, procure no google que voce obtera uma resposta em portugues.
Na Aba Extensions, procure por Harbour e voce encontrara uma extensao do autor Antonino Perricone, é esta que estou usando. Percebi que foram criadas outras extensoes do harbour que nao utilizei mas que voce poderia testar e escolher a que melhor te atende. Para saber como instalar uma extensao é muito simples, basta clicar no botao "install". É simples tambem desinstalar. Utilizo tambem a extensao "Rainbow Brackets" descrita nos video abaixo. Assista os video abaixo que ensisam como trabalhar com elas e com o VSCode:
https://www.youtube.com/watch?v=HGKOj7EaEZc
https://www.youtube.com/watch?v=67A6E4VA5gA&t=545s
https://www.youtube.com/watch?v=U0jrNLX2wLk&t=402s

Meu conselho:
Nao desista de apreender o maximo possivel das possibilidades do editor, quanto mais voce for explorando mais voce vai ficar satisfeito e colhera maiores resultado no seu dia a dia.
Investir em voce mesmo e em conhecimento é o melhor investimento, assitam tudo e o que mais encontrarem no youtube pois vale muito a pena. Desta forma, voces irao atualizando a tecnologia das ferramentas que voces utilizam.

Abraços
lwinter
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 123
Data de registro: 07 Mar 2011 12:08
Cidade/Estado: Campinas - SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes




Retornar para Contribuições, Dicas e Tutoriais

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro