Clipper On Line • Ver Tópico - Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

 

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor acelconsultoria » 03 Abr 2017 16:20

Boa tarde à todos.

Tentando dar uma "sobrevida" ao xDev do Vailton, peguei um script pronto de Harbour com BCC e montei outro, com umas "gambiarras" para trabalhar diretamente dentro do xDev, sem precisar chamar algum .BAT por fora. Dentro do meu limitado conhecimento, direcionei o Script para compilar, gerar os arquivos .c, e sem seguida construir um outro script, para executar com o hbmk2.

Aí você pode perguntar: Poxa, mas não precisa compilar com o harbour e chamar o hbmk2. Dá pra fazer tudo de uma vez só. Por que não fez?
Porque eu não sei "internamente" como o xDev trabalha. Sei que por alguma razão, tive que seguir essas etapas no script.

Montei só com o básico, que utilizo aqui. Mas acredito que ficou mais fácil pra quem quiser editar alguma coisa e incluir as libs ou arquivos HBC de interesse de cada um.

No meu caso, fiz os testes aqui com:
- Harbour 3.2 e BCC + GTWVG
- Harbour 3.2 e BCC + GTWVW
- Harbour 3.2 e Mingw + GTWVG
- Harbour 3.2 e Mingw + GTWVW
- Harbour 3.4 e Mingw + GTWVG
- Harbour 3.4 e Mingw + GTWVW

No Script, para montar o arquivo HBP, apenas inclui as flags -inc, -mt, -oNomeProjeto

Compilou e gerou o executável, de todos os testes que fiz. Pelo menos no meu caso, ficou mais fácil usar assim. Espero que ajude alguém que esteja precisando de algo parecido.

Fiquem à vontade também para "aprimorar" a gambiarra, caso alguém se interesse.

1. Copiar os arquivos dentro da pasta "Script" do xDevStudio. Para isso, é bom que a xDev esteja fechada
2. Inicie o xDevStudio e abra o projeto que queira usar
3. Selecione o compilador: Harbour-HBMK2
hb01.jpg

4. Inclua as pastas para o ambiente: bin, lib e include
5.Nas Opções do Projeto, apenas escolher se quer usar gtwvw ou gtwvg
hb02.jpg

6.Lembre de conferir se as libs da gtwvg ou gtwvw estão devidamente copiadas para a pasta LIB, do harbour que estiver usando.
7. Para acompanhar a compilação do projeto, observe o painel de "Compiler Log" abaixo. A xDev vai exibir a compilação e as possíveis mensagens de erro.
hb03.jpg


Tudo bem que o xDev já está bastante desatualizado e que existem outras opções mais modernas. Mas para quem estava acostumado a trabalhar com ele, sabe da excelente praticidade que tem. Portanto, se eu tive esse problema, acredito que mais pessoas talvez tenham também. Então, aqui está uma pequena contribuição.

Maickon Sato
Anexos
Scripts.rar
(3.89 KiB) Baixado 100 vezes
Adm. Maickon Sato
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
Avatar de usuário

acelconsultoria
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 231
Data de registro: 10 Jan 2006 16:05
Cidade/Estado: Itápolis-SP
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor rubens » 03 Abr 2017 22:16

Obrigado... Maickon... mais possibilidades para que m gosta do xDev...

a Propósito sabe como abrir o mesmo arquivo prg duas vezes no xDev.??? Não encontrei essa opção... Quando preciso fazer isso eu abro minha máquina virtual e abro o xDev nela, daí posso abrir o arquivo novamente.
Porque abrir o mesmo prg duas vezes??? No meu caso quando preciso fazer um refactoring no algoritimo, preciso estar com ele aberto para ver como era e como tá ficando ou mesmo se preciso abrir uma função que está no mesmo prg, preciso ir até a função e voltar onde estava... mas se eu posso abrir o prg duas vezes posso ver o que estou fazendo e a função. fica bem mais fácil...

Obrigado
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor acelconsultoria » 04 Abr 2017 00:41

Olá, Rubens !!!

Isso que você está dizendo seria ótimo, se fosse possível. Mas, pelo que "fucei" no xDev, o que dá pra alterar mesmo, são os comandos dentro dos arquivos de Script.

Abrir o mesmo prg 2 vezes, ou dividir a tela exibindo trechos diferentes do mesmo prg para mexer numa parte enquanto consulta a outra, realmente não tem. Aí já precisaríamos do "criador" da obra pra implementar esse recurso.

Quando preciso abrir o mesmo prg 2 vezes, eu deixo um aberto no xDev pra eu mexer, enquanto consulto o mesmo PRG abrindo com o Bloco de Notas. Tem que tomar cuidado pra não salvar o errado... mas quebra um galho.
Adm. Maickon Sato
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
Avatar de usuário

acelconsultoria
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 231
Data de registro: 10 Jan 2006 16:05
Cidade/Estado: Itápolis-SP
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor rubens » 04 Abr 2017 10:32

Obrigado por responder Maickon...

Realmente temos que ir na gambiarrechion mesmo... .

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor deividdjs » 13 Set 2023 17:03

acelconsultoria escreveu:Boa tarde à todos.

Tentando dar uma "sobrevida" ao xDev do Vailton, peguei um script pronto de Harbour com BCC e montei outro, com umas "gambiarras" para trabalhar diretamente dentro do xDev, sem precisar chamar algum .BAT por fora. Dentro do meu limitado conhecimento, direcionei o Script para compilar, gerar os arquivos .c, e sem seguida construir um outro script, para executar com o hbmk2.

Aí você pode perguntar: Poxa, mas não precisa compilar com o harbour e chamar o hbmk2. Dá pra fazer tudo de uma vez só. Por que não fez?
Porque eu não sei "internamente" como o xDev trabalha. Sei que por alguma razão, tive que seguir essas etapas no script.

Montei só com o básico, que utilizo aqui. Mas acredito que ficou mais fácil pra quem quiser editar alguma coisa e incluir as libs ou arquivos HBC de interesse de cada um.

No meu caso, fiz os testes aqui com:
- Harbour 3.2 e BCC + GTWVG
- Harbour 3.2 e BCC + GTWVW
- Harbour 3.2 e Mingw + GTWVG
- Harbour 3.2 e Mingw + GTWVW
- Harbour 3.4 e Mingw + GTWVG
- Harbour 3.4 e Mingw + GTWVW

No Script, para montar o arquivo HBP, apenas inclui as flags -inc, -mt, -oNomeProjeto

Compilou e gerou o executável, de todos os testes que fiz. Pelo menos no meu caso, ficou mais fácil usar assim. Espero que ajude alguém que esteja precisando de algo parecido.

Fiquem à vontade também para "aprimorar" a gambiarra, caso alguém se interesse.

1. Copiar os arquivos dentro da pasta "Script" do xDevStudio. Para isso, é bom que a xDev esteja fechada
2. Inicie o xDevStudio e abra o projeto que queira usar
3. Selecione o compilador: Harbour-HBMK2
hb01.jpg

4. Inclua as pastas para o ambiente: bin, lib e include
5.Nas Opções do Projeto, apenas escolher se quer usar gtwvw ou gtwvg
hb02.jpg

6.Lembre de conferir se as libs da gtwvg ou gtwvw estão devidamente copiadas para a pasta LIB, do harbour que estiver usando.
7. Para acompanhar a compilação do projeto, observe o painel de "Compiler Log" abaixo. A xDev vai exibir a compilação e as possíveis mensagens de erro.
hb03.jpg


Tudo bem que o xDev já está bastante desatualizado e que existem outras opções mais modernas. Mas para quem estava acostumado a trabalhar com ele, sabe da excelente praticidade que tem. Portanto, se eu tive esse problema, acredito que mais pessoas talvez tenham também. Então, aqui está uma pequena contribuição.

Maickon Sato


boa tarde amigo .. estava com a mesma dificuldade ... fiz a configuração conforme vc explicou e consegui complicar, porem muitas vezes trava na tela de compilação do xDEV... qual a versão você está usando do xDev e o mingw ?

eu fiz um programa teste pequeno e toda vez q vou compicar agora trava o xDev na compilação e da a mensagem de "programa não esta respondendo" tendo que fechar o mesmo .. e quando volto ele trava de novo na compilação ...

bem estranho !

Abraço,
Windows 11 + Harbour 3.2 + Visual Lib + GTWVG
Avatar de usuário

deividdjs
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 246
Data de registro: 19 Set 2006 09:39
Cidade/Estado: Foz do Iguaçu / Pr
Curtiu: 81 vezes
Mens.Curtidas: 8 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor acelconsultoria » 14 Set 2023 08:30

Olá, bom dia !!!

Infelizmente todos os links que haviam antes para baixar os xDev não funcionam mais.
Até a sessão de Download daqui do fórum está com problemas.

Eu anexei um arquivo RAR aqui contendo uma versão do xDev que tenho aqui no computador. Tente para ver se funciona.
Eu não tenho mais trabalhado com desenvolvimento e programação, portanto não sei informar qual é esta versão ou qual versão eu utilizava na época.
Anexos
xDevStudio.rar
(8.74 MiB) Baixado 31 vezes
Adm. Maickon Sato
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
Avatar de usuário

acelconsultoria
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 231
Data de registro: 10 Jan 2006 16:05
Cidade/Estado: Itápolis-SP
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor deividdjs » 14 Set 2023 12:55

acelconsultoria escreveu:Olá, bom dia !!!

Infelizmente todos os links que haviam antes para baixar os xDev não funcionam mais.
Até a sessão de Download daqui do fórum está com problemas.

Eu anexei um arquivo RAR aqui contendo uma versão do xDev que tenho aqui no computador. Tente para ver se funciona.
Eu não tenho mais trabalhado com desenvolvimento e programação, portanto não sei informar qual é esta versão ou qual versão eu utilizava na época.


Obrigado amigo .. é a mesma versão que tenho ... e apresenta o mesmo problema ao compilar .. as vezes compila e linka e as vezes trava e nao fecha a tela de compilação .. vou dar uma vasculhada pra ver se descubro o que pode ser .. muito obrigado ...

Forte abraço!
Windows 11 + Harbour 3.2 + Visual Lib + GTWVG
Avatar de usuário

deividdjs
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 246
Data de registro: 19 Set 2006 09:39
Cidade/Estado: Foz do Iguaçu / Pr
Curtiu: 81 vezes
Mens.Curtidas: 8 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor JoséQuintas » 14 Set 2023 19:59

O que tem o xdev de diferença comparado a outra coisa?

Se for só compilação, é só usar hbmk2, tanto no harbour quanto no xharbour.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18118
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1214 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 14 Set 2023 20:22

Olá!
Usei o xDev logo quando saiu, depois fiquei um tempo com xEdit do Xailer.
Agora uso a HBIDE do Pritpal Bedi. Tô pensando em mudar para o VScode.
Mas é o seguinte:
xDev é pq LINKAVA as libs, tudo certinho.
Mas ficou obsoleto quando o Viktor criou o hbmk2, toda essa parte que tem DENTRO do xDev ficou sem necessidade e não acompanhou as novas libs adicionadas ao Harbour.
O hbmk2 faz toda essa parte de ACHAR as libs onde estão os includes, qual é o compilador, BCC, GCC... etc.
Escolhe um EDITOR de códigos e dá uma olhada nos arquivos do hbmk2.exe são (.hbc, .hbm, .hbp) Estude apenas o .HBP do hbmk2 que já vai poder compilar seu projeto rapidinho.
É tipo o blinker agora mais moderno.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6944
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 311 vezes
Mens.Curtidas: 505 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor deividdjs » 15 Set 2023 08:09

JoséQuintas escreveu:O que tem o xdev de diferença comparado a outra coisa?

Se for só compilação, é só usar hbmk2, tanto no harbour quanto no xharbour.


é questão de familiaridade mesmo .. uso desde que lançou e estava acostumado com essa IDE .. de tanto fuçar aqui consegui fazer funcionar .. ficou legal .. adicionei o UPX no script tbm .. bora brincar ! rs

Obrigado amigos .. forte abraço !
Windows 11 + Harbour 3.2 + Visual Lib + GTWVG
Avatar de usuário

deividdjs
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 246
Data de registro: 19 Set 2006 09:39
Cidade/Estado: Foz do Iguaçu / Pr
Curtiu: 81 vezes
Mens.Curtidas: 8 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor JoséQuintas » 15 Set 2023 09:24

Não é pra começar outra discussão, porque gosto é pessoal.
Use Programmers Notepad e talvez possa configurar muito mais coisas.

Veja adicionando um comando:

pnotepad.png


E agora podemos compilar, ver os erros, clicar nos erros e abrir o fonte.
E nem precisa de projeto, basta o HBP na pasta pra compilar.

pnotepad2.png


É um editor velho, sem atualização há muitos anos, fontes no github, mas.... é legalzinho.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18118
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1214 vezes

Script p/ xDev para usar Harbour hbmk2 + gtwvw/gtwvg

Mensagempor JoséQuintas » 15 Set 2023 09:34

Se ensinar ele a localizar e classificar as coisas, ele mostra a lista.

pnote2.png


Ele tem opção de projeto, nunca me interessei, porque não vi adicionar vantagem.
Se essa lista fosse do aplicativo inteiro seria mais interessante.

E que tal ajuda durante a digitação do memoedit()
pnote1.png


Não encontrei, e talvez não tenha, isso pra classes. É aí que faz muita falta.

Voltando à compilação, o principal disso: é a compilação normal do harbour, configuração normal do harbour, não está preso ao editor, depende só do hbp na pasta. Não está fazendo desaprender sobre compilação.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18118
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1214 vezes




Retornar para Contribuições, Dicas e Tutoriais

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro