por JoséQuintas » 27 Jul 2015 15:47
Aproveitar e juntar uma pequena introdução sobre contabilidade:
Sempre lembrando do débito/entrada/positivo, e crédito/saÃda negativo.
Vamos fazer um levantamento do que temos:
- carro
- casa
- conta no banco
- valores a receber
- valores a pagar
carro, casa, conta no banco, e valores a receber são coisas positivas, então o saldo é positivo, débito.
valores a pagar são coisas negativas, então o saldo é negativo, crédito.
Se você fosse fazer uma lista disso, com certeza iria indicar como postivo e negativo, na hora de fazer a conta, é normal.
A única diferença na contabilidade é que ao invés de positivo e negativo, é considerado débito e crédito.
Essa lista acima, na contabilidade é chamado Balanço Patrimonial.
Até que é normal entender: é uma lista do seu patrimônio.
Considerando que tem coisa positiva e negativa, existe um saldo.
Esse saldo é o patrimônio lÃquido.
E despesas e receitas.
Quantas vezes já não fizermos uma listinha com isso, pra ver como anda o mês?
Para a contabilidade, essa "listinha" com totais é chamada de demonstração de resultado
É um resumo com os totais de cada tipo de despesa/receita.
E tem também o livro diário.
Já devem ter visto em filmes: tem gente que escreve um diário e vai colocando tudo que acontece....
O livro diário da empresa é justamente isso: tudo que acontece
E finalmente, tem os lançamentos.
Essa é a parte mais interessante, porque é deles que vém tudo.
Só lembrar da regra básica: débito/entrada/positivo e crédito/saÃda/negativo.
Tudo na contabilidade é assim: se entrou valor num lugar é porque saiu em outro.
pagou o almoço:
saiu do bolso... e entrou... na despesa
débito da despesa e crédito do caixa.
comprou um carro a prazo:
entrou o carro... saiu... como contas a pagar
débito carro, e crédito contas a pagar
pagou a prestação com cheque :
saiu do banco... e entrou na dÃvida que existia
crédito do banco, e débito do contas a pagar
Considerando esses 3:
Balanço Patrimonial: vai ser um resumo de cada conta acima, menos a despesa do almoço porque não faz parte de seu patrimônio.
Demonstração de resultado: vai ser o almoço, porque foi despesa
Balancete: é a lista das contas acima, com o saldo anterior, entradas, saÃdas, e saldo atual
Livro diário: é a lista com todos os lançamentos acima
Livro Razão: é um extrato de cada uma das contas - igual um movimento de estoque com entradas/saÃdas (débitos/créditos)
É por aÃ.
Tudo isso faz parte de nossas vidas, fazemos essas contas no dia a dia, mas nem percebemos que trata-se de uma contabilidade.
Caso ainda não tenham percebido:
A Contabilidade tem TUDO que acontece na empresa.
Se tem tudo, deveria ser o melhor lugar pra tomar decisões, porque tem informação de TUDO.
Alguns dizem: mas a contabilidade trata depreciação e outras coisas que não me interessam.....
É questão de pensar.
Depreciação é o desgate de veÃculos, por exemplo.
No caso da empresa, pense: o veÃculo vai ficando velho, vai ser obrigado a comprar outro pra trabalhar.
Também vai desvalorizando, por estar ficando velho.
Querendo ou não, isso faz parte do seu patrimônio: ele ficar velho faz seu patrimônio valer menos.
Então é interessante acompanhar a contabilidade, e até pensar no porquê algumas coisas são tratadas lá.
Isso da depreciação, por exemplo, até pra nós: faz parte do trabalho ter que comprar computador novo e o velho não valer mais nada.
Parece até que pensaram em tudo, quando criaram as regras.
Tudo bem que as leis complicaram depois, mas de qualquer forma é interessante.
E esse básico continua valendo, até mesmo pra nós.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"https://github.com/JoseQuintas/