Clipper On Line • Ver Tópico - HMG - Harbour MiniGui

HMG - Harbour MiniGui

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

 

HMG - Harbour MiniGui

Mensagempor marcos.gurupi » 26 Out 2012 20:40

Caro ainda estou usando em meu retaguarda texto (console) e um pouco de hwgui, estou pensando em mudar tudo para grafico. Vc poderia me dizer (alem do que vc jah disse) a principal ou as principais vantagens do HMG ?
Marcos Roberto
NetService Software
marcos.gurupi
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 930
Data de registro: 06 Jul 2004 11:53
Cidade/Estado: Gurupi-TO
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes

HMG - Harbour MiniGui

Mensagempor Pablo César » 26 Out 2012 21:13

marcos.gurupi escreveu:Vc poderia me dizer (alem do que vc jah disse) a principal ou as principais vantagens do HMG ?
Acredito que tudo o que eu disse sobre usar HMG é mero ponto de vista pessoal. Apenas indico, porque pra mim foi prático e fácil aprender e usar HMG, logo Minigui e ainda incluir código em C. No entanto se esses argumentos (prático e fácil), não forem convencer você, é porque não interessam a você. Aliás, quando eu uso HMG para compilar qualquer código em Harbour (menos outros códigos que envolvem outras bibliotecas gráficas e não gráficas, isto é código puro em Harbour), vou logo com HMG na compilação com a IDE, pois me oferece muita flexibilidade, muito dinamismo e resultado praticamente imediato. Não tenho que ficar me preocupando qual biblioteca tenho que incluir. A salvo algum necessidade eventual e esporádica de um biblioteca externa e exclusiva. Mas a maioria, tá lá no HMG.

Caro ainda estou usando em meu retaguarda texto (console) e um pouco de hwgui, estou pensando em mudar tudo para grafico.
A hwgui tmabém oferece um excelente resultado e se você já o domina continue. Mas não é a minha praia e muito menos xHarbour (eu baní este da minha prática de programação) ou ao menos até que se apresente de forma mais amigável e avançada.

Mas claro, tudo isto é experiência pessoal. Eu até concordo em partes com os colegas quando dizem que a utilização de IDE, principalmente no uso do Designer para confeccionar as telas. Mas tudo depende do interesse de cada um, isto é, se você apenas quer um resultado rápido e deixar que um programa auxilie a faze-lo e como compilá-lo sem você ter a mínima noção de como é feito ? Ai vai de cada um. Mas nada que você não possa vir a entender com o tempo e no momento certo (que cada um tem no aprendizado). Então isso de que a IDE mascara e não ajuda no real aprendizado é relativo (na minha opinião). Pois veja, mesmo utilizando o Designer em HMG, você pode visualizar o formulário (o arquivo com extensão fmg) e copia/colar no seu código e desta forma transformá-lo em comando interativos de programação. Eu também prefiro este método, mas claro primeiro desenho a vontade com o Designer.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

HMG - Harbour MiniGui

Mensagempor microvolution » 20 Mar 2014 19:39

olá pessoal, parabéns pelo post.
De todas as IDEs que encontrei para migrar clipper para harbour, honestamente, essa foi a única que consegui alguma coisa.
Bom, esse alguma coisa foi, adicionar todos os meus programas (.PRGs) individualmente à medida que uma função era chamada e apresentava erro.
Mas, pude observar algumas coisas:
1ª - em alguns dos meus ".PRGs" eles não aceitaram o início nem com "function" ou "procedure" apesar do encerramento com "return" ou "return nil", apresentava uma mensagem de "redefinition of procedure or function". Então nesses casos excluí (comentei com "//") essas linhas.
2ª - quando se inicia um novo projeto, observei que gera um MAIN.PRG e um MAIN.FMG que não sei o que fazer com eles (apesar que o MAIN.PRG ter conseguido excluí-lo).
3ª - ao compilar, apesar do arquivo final (.EXE) ter sido gerado e com o tamanho aproximadamente ao do original em clipper, ele não aparece nada.
Então, o que os amigos podem me ajudar, lembrando que usava o RTLINK e o EXOSPACE para compilar/linkeditar e os programas foram construídos com o auxílio de um gerador de programas da SQUADRA SOFTWARE de Belo Horizonte-MG (chamado SCULPTOR na última versão comercial v3.331)?
se alguém puder me dar um passo a passo ficarei muito grato e com certeza compartilharei com meus colegas as minhas experiências.
gRATO,
W de Paula.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

HMG - Harbour MiniGui

Mensagempor Pablo César » 21 Mar 2014 08:54

microvolution escreveu:1ª - em alguns dos meus ".PRGs" eles não aceitaram o início nem com "function" ou "procedure" apesar do encerramento com "return" ou "return nil", apresentava uma mensagem de "redefinition of procedure or function". Então nesses casos excluí (comentei com "//") essas linhas.
Não é que não aceita Function nem Procedure... apenas está acusando que o nome dessas funções ou procedures (como queira chamar) estão em duplicidade. Em Clipper, era muito comum criar o nome do PRG e executá-lo através do DO <nome_do_prg> e se quisesse passar parâmetros fazia: DO <nome_do_prg> WITH <parm1> <param2> ... etc...
No Harbour ainda aceita essa forma, portanto não precisaria adicionar a palavra "Function" nem "Procedure" no inicio, desde que chame com DO <nome_do_prg> ...

Eu sou a favor, de colocar o nome da função diferente ao do PRG, claro que as chamadas da função deverão ser com o novo nome para que chame a função e não o PRG.

Se nada disso, funcionou... é porque em algum lugar o nome da função ou procedure está em duplicidade. Isto é, digamos num PRG você tem a função chamada Function Incluir (por exemplo) e em outro PRG você também tem outra função com o mesmo nome: Function Incluir. Então se for assim, uma dela vai ter que renomear para um nome diferente, pode até mesmo ser: Function Incluir2 mas tem que ser diferente a outra.

microvolution escreveu:2ª - quando se inicia um novo projeto, observei que gera um MAIN.PRG e um MAIN.FMG que não sei o que fazer com eles (apesar que o MAIN.PRG ter conseguido excluí-lo).
Esses arquivos são criados pela IDE de forma obrigatória e sugestiva quando é clicado no botão "criar novo projeto". Mas podem ser excluídos tanto fisicamente como pela IDE no menu Projeto \ Excluir arquivo mas tem que posicionar-se com o mouse no arquivo. A IDE cria esses arquivos como default. O PRG é o arquivo programa e o FMG é o arquivo gráfico de tela. NEste seu caso, por ser modo console, não necessita carregar nenhuma tela gráfica.

microvolution escreveu:3ª - ao compilar, apesar do arquivo final (.EXE) ter sido gerado e com o tamanho aproximadamente ao do original em clipper, ele não aparece nada.
Se você está utilizando a IDE do HMG versão 3.0.35 então você tem aquela opção na propria IDE para dizer que você precisaria compilar em modo CONSOLE (veja na janela "Gerenciador de Projeto" na aba "Configuração" no item "Console mode:" e deixe como .T. Mas se você está utilizando uma versão posterior, você vai ter que inserir no inicio do PRG principal:

REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT

Function Main()
SetMode(25,80)
O request é pra carregar o drive GT, isto é para o modo ANSI/CONSOLE e o SetMode é pra definir o tamanho da tela. O Function Main, é obrigatório para compilações em Harbour.

Se houverem mais dúvidas ou não funcionou as dicas dadas, poste novamente relatando o que está ocorrendo e o que você fez. De preferência, poste parte do seu código fonte. Boa sorte.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

HMG - Harbour MiniGui

Mensagempor microvolution » 04 Jul 2015 12:59

olá pessoal, boa(m) tarde/noite/dia!
estou aqui só pra encerrar (por enquanto) minha participação neste tópico, pois em 20/03/14, havia postado dúvidas e o PC respondeu como sempre fez.
Bom, até 31/12/14 eu nada havia conseguido fazer, até que em janeiro/2015 estava pra finalmente desistir consegui com ajuda de outro colega que muito me ajudou e meu aplicativo já está migrado em modo console usando a HMG 3.0.35 ou 3.0.46. Instalei a HMG 3.4.0 mas, com ela ainda nada se compila; termina o processo de compilação, mas, não gera o .EXE nem aparece algum erro. Como não tem um debug, fiquei no ar.

Já estou tentado o 2º passo que é mudar pra modo gráfico e depois que isso conseguir passarei para o 3º passo que é mudar o banco de dados e finalmente tentar homologar na Receita Estadual meu aplicativo e após sair na praça pra vender.

Bom, mas, obrigado a todos que muito tem nos ajudado.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

HMG - Harbour MiniGui

Mensagempor microvolution » 29 Nov 2015 21:32

bom, graças a Deus, consegui entender a diferença entre a HMG 3.0.35 e as 3.0.46 e 3.4.0, para funcionar em MODO CONSOLE, é necessário um tal HB_GT_WIN_DEFAULT antes da FUNCTION MAIN().

Vejam o resultado, consegui finalmente compilar:
versao do harbour 3.JPG


Bom, agora preciso resolver a questão da impressão que não entendi patavina de nada...
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Anterior



Retornar para Contribuições, Dicas e Tutoriais

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro