Clipper On Line • Ver Tópico - RDD LETO Sem Mistério

RDD LETO Sem Mistério

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

RDD LETO Sem Mistério

Mensagempor Lucio » 01 Abr 2015 17:40

Saudação a todos.

Tenho um sistema em clipper e estive lendo este topico sobre o letodb.
Nao trabalho com Harbour nem mysql ainda, mas me interessei usar letodb para melhorar a velocidade
dos dbfs em rede.
Não tenho nem ideia de como começar. Alguem de voces que ja passaram pelos caminhos poderia me ajudar com um passo-a-passo? ou tem algum topico ja com esta função ?
Posso usar o letodb com o clipper puro, seus DBFs e NTX ?
O que realmente esse letodb faz ? ele trabalha com indices diferentes ou usa outros metodos que melhoram o desempenho da aplicação?

Agradeço desde ja.

Lucio.
Lucio
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 24 Fev 2011 18:02
Cidade/Estado: jaciara/MT
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

RDD LETO Sem Mistério

Mensagempor janio » 02 Abr 2015 17:08

O que o Leto faz eh simular um ambiente cliente/servidor com nossos dbf's. Ou seja, se vc usar seu sistema em mais de um computador, não precisa sair mapeando em cada maquina uma pasta compartilhada no servidor, basta apenas apontar seu sistema para o ip do servidor. Resultado disso: base de dados fica mais segura la no servidor e a velocidade fica incrível, não importando o tanto de maquinas q existam na rede.

O restante ele nao muda nada. Vc pode continuar usando seus indices do mesmo modo... mesmo rdd... tudo igual. Não muda nada.

Ele não funcionar no clipper. So xHarbour ou Harbour.

Vc primeiro deve migrar de clipper para (x)harbour. Ha dezenas e dezenas de topicos que falam sobre isso. Depois de tudo funcionando no harbour... ae vc vai pro leto!

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

RDD LETO Sem Mistério

Mensagempor lugab » 02 Abr 2015 23:24

Ola amigos, olá Leonardo...

O assunto é esta postagem do Leonardo na primeira página deste tópico :
Caso não tenha o xharbour e bcc configurado, pode baixar Clicando Aqui, que esse instalador faz tudo sozinho para você.


Só agora eu comecei a precisar do LetoDB e como nao tenho o xharbour+Bcc do exemplo postado pelo Leonardo na primeira página, tentei usar o link q ele postou pra baixar e instalar os 2 produtos, porém http://www.4shared.com/file/67805627/21604cb0/hwgui_xharbour100.html já não funciona mais, está quebrado

Alguém pode re-postar, pra que eu siga todos os passos e venha a ter sucesso??

Obrigado
lugab
lugab
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 843
Data de registro: 19 Mai 2009 15:58
Curtiu: 126 vezes
Mens.Curtidas: 38 vezes

RDD LETO Sem Mistério

Mensagempor Lucio » 16 Abr 2015 15:15

Quero agradecer ao Janio pela resposta.
Realmente preciso migrar para o Harbour. A questão é sempre o tempo curto apesar de ja ter os tópicos que ajudam. :-´ Se alguém se interessar em fazer uma assessoria (cobrada) para que eu possa ganhar tempo, entre em contato por favor.

Obrigado.

lucio3105@hotmail.com
Lucio
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 24 Fev 2011 18:02
Cidade/Estado: jaciara/MT
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

RDD LETO Sem Mistério

Mensagempor Toledo » 16 Abr 2015 17:15

Lucio escreveu:Realmente preciso migrar para o Harbour.

Amigo, veja este tópico:
Migrar Clipper para Harbour

Veja também:
LetoDb e Harbour, como usar

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

RDD LETO Sem Mistério

Mensagempor tchadrack » 02 Fev 2017 16:56

Estou com um problema, acho que pode ser um BUG no leto:

Fiz algumas alterações no meu sistema, ao ponto que está sendo possível conectar remotamente utilizando o leto.

O sistema até funciona, mas dá este bug ao tentar executar uma determinada função do programa que realiza diversas operações de leitura e escrita no banco de dados sequencialmente, e rapidamente.

As outras partes do sistema em que as operações no banco não são tão rápidas, funciona normalmente

Segue o log do letodb:

02/02/17 17:21:26: Leto DB Server has been started.
Leto DB Server v.2.17b3 ! INIT: DataPath=C:\SCL, ShareTables=0, MaxUsers=500, MaxTables=5000, CacheRecords=50

----------------->>>>> ERROR! thread2() leto_SockRecv LETO_MSGSIZE_LEN <<<<<<<<<-----

Alguém sabe como eu resolvo isto? :%

editado: só um detalhe, também estou começando a usar o leto agora, pode ser algum erro meu.. eu tenho que alterar alguma coisa na maneira como acesso o banco de dados?
tchadrack
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 15 Mar 2016 15:42
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

RDD LETO Sem Mistério

Mensagempor tchadrack » 03 Fev 2017 10:25

Obs.: o leto foi compilado em meu computador, eu não baixei ele pré-compilado (poderia ser erro de compilação?)
Nunca usei leto, na verdade não estou acostumado a programar em clipper / harbour.

Fiz um backup dos prg (fontes) antes de iniciar as alterações. Estou fazendo esses testes para saber se vai ficar bom com o letodb e portanto decidir se vou ou não implementar definitivamente o leto.

Complementando a mensagem anterior, hoje estava fazendo mais alguns testes, está dando erro na função
DBSEEK (QUANDO EXECUTADO DE UM COMPUTADOR REMOTO) ( Seek wposicao)

Este erro não acontece ao rodar o sistema no mesmo computador onde o leto está instalado, mesmo usando o RDDLETO.

Apesar disto, algumas telas do sistema onde deveria por exemplo aparecer uma lista com dados, simplesmente não aparece nada quando estou usando localmente (no mesmo computador onde o leto está instalado)

Alguém lança uma luz?
tchadrack
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 15 Mar 2016 15:42
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

RDD LETO Sem Mistério

Mensagempor tchadrack » 06 Fev 2017 22:12

Já resolvi o problema.

Além de utilizar o leto, também migrei o sistema para utilizar o cdx.
Até agora nos testes (ainda preciso fazer mais testes) o sistema aparentemente está funcionando bem.
Não sei porque o problema acima aconteceu, mas depois que recompilei o leto e até agora não deu problema mais..

Antes o sistema usava NTX (quando deu o problema).

não conheço o leto nem procurei perder tempo com isso, mas a julgar pela mensagem do erro, ERROR! thread2() leto_SockRecv LETO_MSGSIZE_LEN
poderia ser erro de buffer overflow?

Se for erro de bof, existe a possibilidade de o servidor leto ser potencialmente vulnerável, o que vocês acham?

Quanto ao meu sistema ele lê um determinado arquivo ini e pode ser configurado para usar a rdd leto ou para ser utilizado da maneira tradicional facilmente.

As 'listas vazias' aconteciam porque ao usar o leto (ou cdx) a tabela era carregada no final do arquivo (eof). Então depois de localizar o problema com o debug, adicionei um pequeno trecho de código para resolver o problema.

Ainda preciso fazer testes mais exaustivos nas diversas funções que compõe
o sistema antes de 'colocar em produção' mas parece que está funcionando.

Agradeço aos que ajudaram.
tchadrack
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 15 Mar 2016 15:42
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Anterior



Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 9 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro