Clipper On Line • Ver Tópico - Estou em duvida sobre MYSQL

Estou em duvida sobre MYSQL

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Mensagempor sygecom » 04 Dez 2007 21:40

Ah, já ia esquecendo o Maligno recomendou a Firebird, parece que a LIB da CONTRIB para firebird esta imcompleta, por tanto não se pode usar, mas acho que pode usar pela LIB do ROCHINHA.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Mensagempor Maligno » 04 Dez 2007 21:44

hrodrigom escreveu:Este estou usando para converter dbf para postgresql, alias nao lembro se tive que alterar algo, acredito que nao, acho q a sintaxe sql do firebird e postgresql sejam a mesma.

Não li o código, mas se for ANSI, dá certo. E aí está a ferramenta. Gerado o script, é só rodar no IBExpert e o banco deverá ser criado.

A proposito, recomendo fortemente PostgreSQL caso sua aplicação vai rodar em um ambiente com Servidor etc.

O Firebird também. A diferença é que o PostgreSQL é mais robusto (e pesado), muito indicado para trabalho "duro". O Firebird também aguenta uma boa carga, mas é (pelo que já vi a respeito) mais indicado para sistemas pequenos e médios. Se bem que já conheci gente que dizia que o utiliza para o gerenciamento de bilhões de registros. Não duvido.

Em testes que fiz, o firebird ficou longe a traz do PostgreSQL. Mas cada caso é um caso, se vc tem a necesidade de rodar sua aplicação em PenDrive, CDROM como o amigo falou o melhor é Firebird mesmo.

Nunca testei o PostgreSQL, mas na época em que pesquisei sobre ele, gostei de algumas características. Acho que qualquer um será uma boa escolha.

Mysql nao me atrai, nao posso dizer nada.

Somos dois.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor helio » 05 Dez 2007 04:49

Leonardo Valeu pela forca vou ver essas opcoes.

Um Abraco,

Helio Beltrao
helio@hrbinfo.com.br
Helio Beltrao Jr.
msn: helio@htisistemas.com
Avatar de usuário

helio
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 175
Data de registro: 04 Ago 2004 10:36
Cidade/Estado: São Bento do Una-PE
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor rodrmigu » 05 Dez 2007 10:13

sygecom escreveu:Ah, já ia esquecendo o Maligno recomendou a Firebird, parece que a LIB da CONTRIB para firebird esta imcompleta, por tanto não se pode usar, mas acho que pode usar pela LIB do ROCHINHA.


Olá,

Na época usava bastante o Delphi e fb. Quando desenvolvi esta lib, eu gastei muito tempo visto a complexidade das api's internas do firebird, então a intenção foi colocar lá e pedir ajuda pros feras do xharbour, mas ninguém quis ajudar a fixar alguns bugs.

Com isto eu passei a estudar o pg, e como as api's são muuuuuuito mais simples, resolvi mudar de fb para o pg, tanto que desenvolvi em apenas 2 dias toda a lib e passados alguns anos a lib está bem estável e estou bem satisfeito.

[]'s
Rodrigo Moreno
Avatar de usuário

rodrmigu
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 150
Data de registro: 27 Nov 2007 14:13
Cidade/Estado: Indaiatuba SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor sygecom » 05 Dez 2007 12:31

Rodrigo, parabens pela LIB da PGSQL, realmente todo mundo que conheço que usa essa LIB diz que ela é muito boa, mas como inicie no Mysql, e como vc mesmo disse gosto é gosto....

Mas aproveitando o gancho toh querendo iniciar 2008 na Pgsql, pq no Mysql não posso distribuir juntoi com minha app, tenho um instalador separado e mesmo assim meu cliente temduas opções para usar Mysql ou DBF. Tenho o seguinte problema inicial, não consigo iniciar o Postgresql pela versão no-install , se eu usar ela com o instalador beleza, entra pelo Manager e dah tudo certo. Mas tenho a necessidade de usar pelo no-install pq tenho que enviar o postgresql junto com minha app, ou seja quando eu mandar para o cliente o sistema meu instalador faz tudo sozinho, desde registrar o serviço como iniciar.
Exemplo no Mysql para registar o serviço no Mysql:
mysqld --install
e logo em seguida é só iniciar o serviço com "Net start mysql" a duvida como faço para registar como serviço do windows o postgresql ? ...para iniciar deve ser algo como "Net start pqsql" uma vez registrado para inicar é facil....se poder me indicar tmb. um bom manual e tutorial para windows fico agradecido....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Mensagempor clodoaldomonteiro » 05 Dez 2007 22:52

Vejo vcs falando sobre esses sistemas par gerenciar base de dados tipo SQL e eu tenho sistemas pequenos que a base de dados com maior número de registros que a 30.000.

E não uso servidor de base de dados, onde instala meus sistemas qualquer pc pode acessar os dados do outro pc, basta mapear o pc e pronto.

Queria saber qual é o melhor gerenciador para ser instalado no próprio pc e também que dê acesso a outros pcs, sem muito trabalho.

Outra coisa, vcs tem um pequeno exemplo de como começo um sistema no xHarbour usando o FB ou PG.

Grato pela atenção.
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Avatar de usuário

clodoaldomonteiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 30 Dez 2006 12:17
Cidade/Estado: Teresina-PI
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 31 vezes

Mensagempor rodrmigu » 06 Dez 2007 14:55

Oi Leonardo,

Eu uso a versão que não precisa do instalador, mas como é para teste, acabo não precisando instalar, mas é tranquilo:

Primeiro crie a base:

C:\PgSQL\bin\initdb -D C:\PgSQL\data -E LATIN1

Voce pode iniciar na mão sem criar o servico, se desejar

C:\PgSQL\bin\pg_ctl start -D C:\PgSQL\data

Para criar uma entrada no Services:

C:\PgSQL\bin\pg_ctl register -N PostgreSQL -D C:\PgSQL\Data [-U USERNAME] [-P PASSWORD]

Depois vc precisa criar uma base de dados interna, para nao usar a template1:

C:\PgSQL\bin\createdb TESTE -E LATIN1

Depois teste a conexao:

C:\PgSQL\bin\psql TESTE

Depois tem umas configuracoes no C:\PgSQL\data sobre como permitir o acesso externo, etc. Enfim, acho que vc vai gostar do postgres.

[]'s
Rodrigo Moreno
Avatar de usuário

rodrmigu
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 150
Data de registro: 27 Nov 2007 14:13
Cidade/Estado: Indaiatuba SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor sygecom » 06 Dez 2007 17:29

Rodrigo,
Obrigado pelas dicas era isso que eu tava querendo, apartir dai já posso fazer meu proprio instalador para o Postgresql, sem prescisar ir até o cliente para instalar e configurar e etc...qualquer duvida volto aqui....

Clodoaldo,
Qualquer BD é facil de configurar tanto para maquina local como em maquina em rede, claro que no caso acima eu toh querendo algo totalmente automatizado, onde eu posso mandar para um cliente da BAHIA e ele não tenha problemas na instalação, agora para vc usar na sua app, que vc tem que decidir o que quer se tem pressa ou não pq dependendo da sua escolha tera que alterar bastante coisa nos seus .PRG mas nd que com uma boa estudada em SQL, não resolva...agora se tem pressa em migrar pode dar uma consultada nas LIB pagas, como SQLLIB, SQLRDD, MEDIATOR e etc....que usam comandos xbase em BD Relacional, como mysql,postgresql,oracle e etc...

Para começar em Postgresql, pela contrib(free) vc pode começar baixando as contrib e compilando a LIB pgsql, Obs: para compilar a LIB da PQSQL tem que ter os INCLUDE da pasta do Postgresql dentro da pasta PQSQL, os include vc encontra baixando a versão no-install do postresql. logo após tem que pegar a dll da postgresql e gerar a LIB usando o IMPLIB do bcc.

implib -a libpq.lib libpq.dll 


Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Mensagempor clodoaldomonteiro » 06 Dez 2007 23:10

Leonardo!

O que quero é isso mesmo, controlar tudo dentro do sistema, sem deixar nada para o usuário final, pois nos sistema que tenho em clipper, faço a verificação da base de dados e crio ela se necessário.

O meu medo era ter que ir ao cliente criar a base de dados ou relacionamentos, sei lá mais o que.

Valeu a força.
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Avatar de usuário

clodoaldomonteiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 30 Dez 2006 12:17
Cidade/Estado: Teresina-PI
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 31 vezes

Mensagempor sygecom » 26 Dez 2007 21:21

rodrmigu escreveu:Oi Leonardo,

Eu uso a versão que não precisa do instalador, mas como é para teste, acabo não precisando instalar, mas é tranquilo:

Primeiro crie a base:

C:\PgSQL\bin\initdb -D C:\PgSQL\data -E LATIN1

Voce pode iniciar na mão sem criar o servico, se desejar

C:\PgSQL\bin\pg_ctl start -D C:\PgSQL\data

Para criar uma entrada no Services:

C:\PgSQL\bin\pg_ctl register -N PostgreSQL -D C:\PgSQL\Data [-U USERNAME] [-P PASSWORD]

Depois vc precisa criar uma base de dados interna, para nao usar a template1:

C:\PgSQL\bin\createdb TESTE -E LATIN1

Depois teste a conexao:

C:\PgSQL\bin\psql TESTE

Depois tem umas configuracoes no C:\PgSQL\data sobre como permitir o acesso externo, etc. Enfim, acho que vc vai gostar do postgres.

[]'s
Rodrigo Moreno

Tche, Rodrigo, baixe a versão no-install do Postgresql e não consegi usar as dicas que vc postou, por outro lado...baixe a versão com instalador e já me aventurei em alguns exemplo da CONTRIB da PGSQL...inclusive tava dando uma estudada no link abaixo me parece muito bom para iniciante em Postgresql.
http://www.postgresql.org.br/Checklist_ ... greSQL_8.0

A duvida:
De cara a primeira dica não fungou !!!
Primeiro crie a base:
C:\PgSQL\bin\initdb -D C:\PgSQL\data -E LATIN1

Simplesmente de dah o seguinte Erro...
The program "postgres" is needed by initdb but was not found in the same directory as "C:\pgsql\bin/initdb".
Check your installation.

Saberia me dar uma dica, dei um procurada no Google de como Instalar a versão no-install no windows...mas achei somente um tutorial para linux e ainda sim estava imcompleto...

Qualquer ajuda é bem vinda !!!
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Mensagempor rochinha » 27 Dez 2007 12:22

Amiguinho Helio,

Deixe-me fazer um adendo ao Leonardo,

Se voce deseja colocar seu aplicativo em modo produção, ou seja, trabalhando a todo vapor usando um RDD SQL, sugiro optar pela versão paga da SQLLib pelo fato da mesma já dar suporte em sintaxe xBase a MySQL e posteriormente para Firebird e outros.

ADOxB - Quanto a minha biblioteca, ela é apenas um vasto conjunto de função ADO adaptadas para o formato xBase e permite com toda certeza a abertura de qualquer tipo de DB de grande porte. Veja não é minha biblioteca que é o máximo, mas sim o ADO que tem este flexibilidade gigantesca. Por fim é só um conjunto de funções que podem proporcionar ao seu aplicativo maior flexibilidade e não pretende ser um RDD.

ADORDD - O RDD do Linhares parece que parou no tempo, pelo menos nestes ultimos tempos pois o tópico deu uma esfriada legal, mas basicamente tem os mesmos recursos que a minha. Sinceramente nunca consegui compilar este RDD sempre faltava alguma coisa e meu saco...

Mediator - Uma boa opção pelo fato de voce poder incluir, acho eu, apenas uma linha no .PRG principal(fora as LIBs) e seu aplicativo trabalhar de forma transparente com o MySQL com até 100 usuários pendurados. Mas tudo isto, somente local não seria possivel usa-la para trabalho on-line, a não ser que o servidor que voce acessa tenha o módulo servidor e o IP visivel pela internet.

Eagle1 - Me parece que a mesma funciona muito bem somente com MySQL, não tenho acompanhado a sua evolução, pois são dois projetos paralelos e distintos, Eagle1 e Condor. Boas, grande grupo de usuários, etc.

Quanto ao restante não opino, por não ter tido contato.

Basicamente eu reforcei o que o Leonardo postou, quem sabe voce possa se decidir mais rápido, pois eu ainda continuo usando o velho .CDX, hehehe, é f...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Mensagempor rodrmigu » 27 Dez 2007 15:55

Oi

sygecom escreveu:A duvida:
De cara a primeira dica não fungou !!!
Primeiro crie a base:
C:\PgSQL\bin\initdb -D C:\PgSQL\data -E LATIN1

Simplesmente de dah o seguinte Erro...
The program "postgres" is needed by initdb but was not found in the same directory as "C:\pgsql\bin/initdb".
Check your installation.



Humm, estranho eu uso a 8.2.5 e no pendrive, e nem no path está. Bom, qual versão vc tá usando? Não usa a nova versão nova "8.3", tenta com a última 8.2.5, em seguida veja se o postgres.exe está no c:\pgsql\bin e ultima tentativa, vai no diretorio cd c:\pgsql\bin e executa o initdb de lá.

Uma ultima tentativa, seria colocar o c:\pgsql\bin no PATH.

[]'s
Rodrigo
Avatar de usuário

rodrmigu
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 150
Data de registro: 27 Nov 2007 14:13
Cidade/Estado: Indaiatuba SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor RamonXHB » 27 Dez 2007 16:10

Pra usar praticamente qualquer banco sem muitas complicações na migração de um banco para o outro seria o caso de usar ADODB/OLEDB, mais ou menos como a lib do Rochinha.
Mas o complicador para quem já tem sistema rodando é o fato de funcionar como as libs do contrib para o Mysql e Postgres, tudo terá que ser feito através de sentenças SQL.
Eu uso com Firebird, e ja rodei em Mysql, PostGres, SqlServer e também no MS-Access.
Tendo o provider correto, que é o conector ao banco, vc conecta em qualquer banco da sua escolha.
E esse tipo de conexão pode ser tanto local, como remota, em um servidor do outro lado da planeta, na boa.
O grande problema que vejo, é nos desligarmos do modo de programar usado com os dbf, não precisamos deixar de usar xbase, mas devemos, com certeza, aprender a usar SQL, inclusive como forma de continuidade no mercado, "Conhecimento nunca é demais..."
Ramon A. Körber Jr.
Harbour 3.2 MiniGUI Extended Edition
xDevStudio v0.70 - BCC 5.82 - Lazarus FreePascal
Firebird
AdoDB - ODBC
Windows - Linux
Linux User Number 404280
MSN - ramon15061959@hotmail.com
Skype - ramon15061959
ICQ - UIN 82580595
Avatar de usuário

RamonXHB
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 151
Data de registro: 03 Mar 2007 14:55
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Mensagempor sygecom » 27 Dez 2007 16:54

rodrmigu escreveu:Oi
Humm, estranho eu uso a 8.2.5 e no pendrive, e nem no path está. Bom, qual versão vc tá usando? Não usa a nova versão nova "8.3", tenta com a última 8.2.5, em seguida veja se o postgres.exe está no c:\pgsql\bin e ultima tentativa, vai no diretorio cd c:\pgsql\bin e executa o initdb de lá.

Uma ultima tentativa, seria colocar o c:\pgsql\bin no PATH.

[]'s
Rodrigo

Tche, toh usando a versão 8.2.4, e executei os comandos direto na pasta BIN e assim mesmo não deu !!! coloquei a pasta BIN no PATH e a mesma coisa...sempre a mesma mensagem...onde vc baixou essa sua versão ?
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Mensagempor sygecom » 28 Dez 2007 12:39

Tche Rodrigo, atualizei hj o xharbour da CVS e percebi que tem coisa nova na PGSQL, vi os tstpgrdd.prg.
Lhe pergunto, existe alguma intenção em tornar a PGSQL como RDD NATIVA para [x]harbour ?

E parabéns pela LIB
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 10 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro