Clipper On Line • Ver Tópico - Banco de dados na nuvem (sistema online)
Mudar para estilo Clássico
Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.
Postar uma resposta

Banco de dados na nuvem (sistema online)

03 Set 2020 16:14

Prezados,

Hoje em dia vejo tudo o que é sistema sendo web na nuvem. Nessa quarentena, tratando-se de HomeOffice, quem não tiver sistema online pode ser fatal para o negócio, dependendo o que o sistema faça.
Sempre trabalhei com o DBFCDX e sei que o [x]Harbour usa MySql e outros banco de dados usados na web com PHP.
A pergunta é: O usuário pode copiar o sistema (EXE) e usar de casa se o banco de dados estiver na nuvem?
Penso que teríamos 2 opções:
    1. a entidade (empresa) instala uma extraweb que ficaria disponível no horário de trabalho para acessar de casa enquanto o servidor estivesse ligado mantendo a velocidade máxima para quem estivesse acessando dentro da empresa localmente ou;
    2. colocamos os bancos de dados num servidor web e deixamos todos os usuários acessando via web tanto dentro como fora da empresa disponível 24h/dia, mas prejudicando a velocidade da comunicação dos dados.
Enfim, gostaria quem alguém pudesse compartilhar alguma recomendação para quem já tem um sistema e precisa colocar ele online.
Desde já agradeço a participação de todos.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

04 Set 2020 00:07

tenho usado o meu sistema instalado no cliente e nas filiais, cada filial com seu servidor de dados, mas tenho acesso a todas as lojas somente passando o IP da loja que eu quero acessar sem problemas, só depende de velocidade de internet mesmo, uso por enquanto o LETODBF mas já estou migrando tudo para MARIADB o sistema roda bem mais rápido com o SQL.

cada maquina tem o seu .EXE pois não precisa de pegar do servidor, e tem um APP de atualização que pega sempre a ultima versão disponível no meu servidor de atualização.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

24 Jan 2021 20:15

Amigo,

Penso em duas soluções para o seu caso.

1 - Manter a estrutura DBFCDX com LETODB e fazer o acesso por IP.

2 - Você pode criar uma estrutura nas NUVENS com um banco de dados SQL, exemplo MARIADB ou PostgreSQL.

Atualmente uso a segunda opção para pegar os pedidos de vendas e atualizar os dados do faturamento das NF-e´s.

Saudações,

Júlio.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

01 Ago 2022 14:43

Ola a todos

Uso o postgresql e gostaria de saber se alguém usa ele na nuvem , e se tem algum free pra poder fazer testes

Atenciosamente
André Lucas Souza

Banco de dados na nuvem (sistema online)

01 Ago 2022 17:07

Boa tarde!

Linguagemclipper escreveu:O usuário pode copiar o sistema (EXE) e usar de casa se o banco de dados estiver na nuvem?


Resposta: SIM

Uma forma seria usando o LetoDbf (fork do Elch) e APENAS com o EXEcutável você pode acessar os dados do servidor de qualquer lugar do planeta de forma rápida como se estivesse na frente do PC que possui o banco de dados (considerando uma internet de no mínimo 50 mega Up/Down em ambos os lados). A quantidade de clientes conectados tb pode influenciar na velocidade.

Caso precise de algum outro arquivo, ao executar o EXEcutável e conectar ao servidor, é possível copiar qualquer outro arquivo que precisar, tanto Servidor->Cliente quanto Cliente->Servidor.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

01 Ago 2022 17:51

Não uso o LetoDbf, uso postgresql usando as classe Roberto moreno.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

01 Ago 2022 19:37

Olá!

DBF em nuvem na Amazon: [PRÁTICA] APLICAÇÃO FOXPRO + DBF NA NUVEM EM ALTA DISPONIBILIDADE NA AWS

CLOUDNUVEMAWS

Banco de dados na nuvem (sistema online)

02 Ago 2022 13:11

Olá!
DBF em nuvem na Amazon

Já tinha feito isso ai do vídeo, há uns 4 anos mais ou menos.
Até postei aqui no forum alguma coisa.
Foi como estudo. É muito caro ainda para a maioria, eles não pagam nem suporte mensal que dirá servidores virtuais.
Sai mais barato hoje fazer isso particular(na própria empresa), acredito. Com o aumento da velocidade da internet e também de acesso de locais remotos.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

02 Ago 2022 15:51

... soluções da Nuvem Amazon AWS para criar aplicativos com maior flexibilidade, escalabilidade, segurança e confiabilidade...bla bla bla...

contei 36 produtos do nível"SEMPRE Gratuíto"
amazon.png
Grátis com linhas pequenas.


Para usar qualquer um deles é preciso fazer o CADASTRO COM CARTÃO DE CRÉDITO internacional e NÃO PODE SER VIRTUAL!

É Tipo:
Entrada "grátis" no Hotel 7 estrelas Burj Al Arab em Dubai para dar uma olhada na vista do terraço, mas tem que apresentar saldo de $100.000,00 na conta bancária.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

02 Ago 2022 19:51

carlaoonline escreveu:Boa tarde!

Linguagemclipper escreveu:O usuário pode copiar o sistema (EXE) e usar de casa se o banco de dados estiver na nuvem?


Resposta: SIM

Uma forma seria usando o LetoDbf (fork do Elch) e APENAS com o EXEcutável você pode acessar os dados do servidor de qualquer lugar do planeta de forma rápida como se estivesse na frente do PC que possui o banco de dados (considerando uma internet de no mínimo 50 mega Up/Down em ambos os lados). A quantidade de clientes conectados tb pode influenciar na velocidade.

Caso precise de algum outro arquivo, ao executar o EXEcutável e conectar ao servidor, é possível copiar qualquer outro arquivo que precisar, tanto Servidor->Cliente quanto Cliente->Servidor.


Se o banco de dados está na nuvem então como o sistema vai fazer o login do usuário, pegar os dados do cliente e conectar no servidor?
PS.: Nunca fiz isso, mas quero aprender pra fazer também.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

02 Ago 2022 19:54

olha ai o teste que fiz rodando na nuvem , tanto o executável como a base de dados e tambem outro dispositivos rodando com uma VM

http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=42&t=26176

Banco de dados na nuvem (sistema online)

02 Ago 2022 20:49

Olá!
Nunca fiz isso, mas quero aprender pra fazer também.

Basicamente o processo é muito simples.
Vc instalar um "computador" na internet(nuvem-virtual) usando super servidores, pode ser em sua casa o hardware simples.
Dai faz login(nele) por qualquer maquina que tenha internet. O resto é firulas...
Eles vendem tudo, espaço do HD, MEMÓRIA RAM, PROCESSADORES, quantos usuários logados... Com pgto MENSAL! Horas etc...

Nuvem é um CPU acessível 24h, algo que vc procura e está lá te esperando.

Não impede do seu CPU em casa ou na nuvem de ser invadido e detonado, caso tenha alguma brecha.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

03 Ago 2022 17:02

Boa tarde!

Linguagemclipper escreveu:Se o banco de dados está na nuvem então como o sistema vai fazer o login do usuário, pegar os dados do cliente e conectar no servidor?


No caso do Leto, voce precisa ter o IP do servidor e a porta que ele esta instalado nesse servidor.

Dai do executável da sua casa tem uma linha de código que conecta o seu executável lá no servidor, seja onde ele estiver. O que a programação de cada conexão faz é transformar a conexão da internet como se fosse um cabo ligado por um Switch a um servidor local.

Exemplo de código de conexão:

Código:

USE Clientes  // < Aqui abre um arquivo LOCAL

PUBLIC cAddress := "//231.10.15.123:2812/"   //   <---IP e porta do servidor que pode estar até no Japão
PUBLIC cUserLeto:="user10"       // Usuario para conexao LetoDBf
PUBLIC cPasswd:="#suasenha"      // Senha para conexao LetoDBf

   IF leto_Connect( cAddress, cUserLeto, cPasswd ) == -1
      Alert( "Nao foi possivel conectar no servidor - ERRO: " + leto_Connect_Err( .T. ) )
      QUIT
   ELSE
     Alert("Conexão OK")

   ENDIF

USE Clientes  // <-- Aqui (como já passou pela conexão) abre o CLIENTES lá do servidor

// E todos comandos relacionado a banco de dados ira abrir os arquivos LÁ DO SERVIDOR



...e lógico, lá no servidor você cria os usuários, senhas e devidos acessos.

Banco de dados na nuvem (sistema online)

04 Ago 2022 08:38

BOM dia
TODOS meus clientes usam o sistema nas "nuvens" rs

só que as "Nuvens" ficam bem ao lado deles.

Wserver XP W7 as Vezes a M**** do W10 (Problematico)

pelo TS ou Multi-Users

simples e Barato

Paiva

Banco de dados na nuvem (sistema online)

04 Ago 2022 11:20

Olá!
o sistema nas "nuvens" rs


Pois é! É isso mesmo! Mas ai vem as etiquetas, AZURE, AWS, etc... Mais do mesmo, como eu digo, nome novo para coisas velhas.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Postar uma resposta