Clipper On Line • Ver Tópico - TMySQLServer: Alguem tem os fontes?
Mudar para estilo Clássico
Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.
Postar uma resposta

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

16 Fev 2019 17:15

Amigos, alguém tem os fontes dessa classe TMySQLServer de conexão com MySQL? Essa classe se encontra na lib libmySQL.a? Se sim alguém tem os fontes da lib toda?
Gostaria muito de melhorar essa classe/lib, alguém do forum já me passou a subclasse TMySQLQuery, mas estou precisando da classe pai, a TMySQLServer.
Obs: Teoricamente esses fontes deveriam estar na pasta \harbour\contrib\hbmysql, mas não tem fonte algum lá de MySQL... pelo manual do Harbour o arquivo \tsqlbrw.prg deveria existir.
Não sei exatamente como é a distribuição do Harbour, eu uso através da HMG 3.4.4.

Grato

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

16 Fev 2019 17:57

ABORT!! :%

Parece uma coisa, sempre que posto, depois acabo achando a resposta... É a HMG 3.4.4 que está incompleta, baixei a HMG_EE 18.01-final e voilá... lá estava a pasta source\HbMySQL com todos os fontes que preciso...
Agora é fazer backup da pasta c:\hmg3.4.4 toda, personalizar a lib mysql, compilar e ver se funciona na hmg 3.4.4.

Forte abraço a todos amigos!

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

17 Fev 2019 12:04

Mas... hbmysql faz parte das contribs do Harbour, o fonte tá no Harbour\contrib\hbmysql.

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

18 Fev 2019 10:29

Bom dia.

Deve estar no pacote da 3.4.4, outro dia editei essas funções para estudo e até usei para uma migração de MySql pra DBF.

Saudações,
Mario.

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

18 Fev 2019 11:09

Olá.

Acho que está faltando o fonte da classe mesmo no pacote HMG 3.4.4, só tem exemplos de uso da classe sem a documentação da mesma.

Nilton, o que acha que deve melhorar na classe? Ou apenas vai adaptar para uso? Achei bem interessante esse recurso.

Saudações,
Mario.

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

18 Fev 2019 12:20

eu tambem estava nessa empreitada até descobrir que fontes não existem (olhei pela ultima distro do harbour) , acabei fazendo meus programas pela lib q já existe e q de fato é bem limitado, mas q bom q vc achou as fontes, vou fazer o download e dar uma olhada.. Minha intenção é modificar as funções de query, para que o resultado seja gravado em matrizes mais bem elaboradas, ou diretamente em arquivos temporarios dbf

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

23 Fev 2019 13:44

Zeh, não tem não... olha no meu explorer
2019-02-23.png


Mário, eu só queria personalizar, por exemplo, ela traz consigo o conceito DBF, eu não uso mais DBF a centenas de séculos.... Toda coluna CHAR ou VARCHAR, ela usa um PADR acrescentando brancos no fim da string, isso é horrível, por isso me faz usar RTrim() toda vez que leio um campo string.
Outra coisa, como trabalho com MySQL nas nuvens e compartilhado com outras aplicações WEB (PHP) da minha empresa, meu código e banco de dados é todo em UNICODE UTF8, Para cada campo string dou um RTrim() e uma conversão de caracteres, uso muito as funções:
HMG_UNICODE_TO_ANSI( mysql_escape_string( AllTrim( cStringSQL ) ) )
HMG_ANSI_TO_UNICODE(AllTrim(cStringSQL))
E outras que criei como BooleanToMySQL(), DateToMySQL(), DateTimeToMySQL(), DateMySQL_to_HB(), etc...
Mas como eu disse lá em cima, baixei a HMG_EE 18.01-final e achei ela completa, mas não consegui compilar, não é tão simples, envolve um montão de passos até conseguir a lib convertida, como estou sem tempo para dedicar, acabei desistindo...
Se alguém quiser os fontes pra tentar compilar me avisa se conseguir para HMG 3.4.4

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

23 Fev 2019 22:59

Nilton,

No link abaixo tem os fontes que vc pediu

https://www.4shared.com/rar/i6wFXChJee/hbmysql.html

Eu uso a MiniGUI Extended, porém, baixo a pasta CONTRIB do Harbour em separado, pq na instalação não vem essa pasta.
E mais uma vez insisto em trazer para a realidade os programadores xBase, se vc não comprar o xHarbour.com ou o Xailer, ou até o próprio Dbase (ainda vive), trabalhar com Harbour e MiniGUI, HwGUI, OOHG, Fivewin, etc, é assim mesmo, tem que sair do lugar e ir atrás, poderia ser melhor...poderia, mas não é !

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

05 Mar 2019 08:51

Ola!
Minha intenção é modificar as funções de query, para que o resultado seja gravado em matrizes mais bem elaboradas, ou diretamente em arquivos temporarios dbf


Vocês conhecem o SQLMIX ?
Sempre que precisei usei, e com bons resultados.
Já consegui ler vários SGBD's, FireBird, MySQL, MSSQL...
O SQLMIX gera a QUERY(resposta) no padrão DBF, show de bola!

Isso com o Harbour 3.4, no xHarbour acho que nem tem e/ou se tem deve está sem funcionar.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

05 Mar 2019 09:09

Bom dia...
Zeh, não tem não... olha no meu explorer

Nilton você tá olhando no harbour da HMG. O Zé tá falando do harbour oficial. Nem tudo que tá na contrib do harbour oficial está na contrib das Minigui.
Sempre que não achar na contrib das libs, provavelmente vai estar na contrib do harbour oficial.

abçs
Rubens

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

05 Mar 2019 10:03

eu só queria personalizar, por exemplo, ela traz consigo o conceito DBF, eu não uso mais DBF a centenas de séculos.... Toda coluna CHAR ou VARCHAR, ela usa um PADR acrescentando brancos no fim da string, isso é horrível, por isso me faz usar RTrim() toda vez que leio um campo string.
Outra coisa, como trabalho com MySQL nas nuvens e compartilhado com outras aplicações WEB (PHP) da minha empresa, meu código e banco de dados é todo em UNICODE UTF8, Para cada campo string dou um RTrim() e uma conversão de caracteres, uso muito as funções:
HMG_UNICODE_TO_ANSI( mysql_escape_string( AllTrim( cStringSQL ) ) )
HMG_ANSI_TO_UNICODE(AllTrim(cStringSQL))
E outras que criei como BooleanToMySQL(), DateToMySQL(), DateTimeToMySQL(), DateMySQL_to_HB(), etc...


Se eu entendi... quer fazer o que o Microsoft ADO já faz.

TMySQLServer: Alguem tem os fontes?

06 Mar 2019 13:41

Oi Zeh, mais ou menos isso, o ADO nunca usei por falta dessa necessidade, principalmente no Harbour que conectamos direto com o MySQL.
Postar uma resposta