Clipper On Line • Ver Tópico - Qual melhor SGBD para o Harbour?
Mudar para estilo Clássico
Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.
Postar uma resposta

Qual melhor SGBD para o Harbour?

09 Mai 2018 13:30

Já usei Mysql e Postgresql.
O Postgresql ficava instável no Windows7, bloqueando acesso externo.
Todavia, para um trabalho de "porte", acho que é o melhor.
Atualmente estou utilizando Sqlite com hb_netio sem problemas.

Atenciosamente.

MarceloG

Qual melhor SGBD para o Harbour?

14 Mai 2018 21:15

Olha, se quiser tentar Ads, eu uso a 12 anos e nos meus sistemas os clientes acessam via internet como se tivesse na rede local.
Sem falar de mult conexões, replica, triggers, procedures e functions.
O problema é que ads remoto tem custo, e não é barato. Mais meus clientes não reclamaram depois que começaram a usar.
Tenho cliente com base de dados de 480 GB e são acessados por internet.
O conceito de programar em objeto no banco de dados é inovador, para mais detalhes, procure sobre o titulo DataSet object DataBase no google. E ler sobre diferenças execução dos dados nos modos ISAM Dinamic sql versus Static Sql pois o ads trabalha com os 2 modos simultaneamente.

Para isto criei uma classe. Veja tAds

https://github.com/giovanyvecchi/tAdsGit

Qual melhor SGBD para o Harbour?

15 Mai 2018 18:24

Boa noite

E Firebird com ODBC ?

Poka

Qual melhor SGBD para o Harbour?

16 Mai 2018 10:49

hazael,

Aqui optamos de ir pro PostgreSQL e, foi a melhor decisão que tomamos na época 2007.
O PostgreSQL parece um pouco complicado no começo, mas em seguida verá que tudo é bem simples de lidar, conhecendo o PGADMIN tudo simplifica, consigo fazer backup apenas de uma tabelas ou NNN tabelas, pra testar casos de clientes, consigo fazer backup com todos conectado e usando o sistema ao mesmo tempo, sem contar que a estabilidade e desempenho do mesmo, é muito bom, mesmo em banco de dados hospedado na nuvem e o sistema conectando remotamente apenas no banco de dados.

Na época, avaliamos Oracle, SqlServer, Mysql, Firebird e PostgreSQL.

Em questão de desempenho, o Oracle sempre sai ganhando isso falando em instalação Default, porém tem a questão do valor da licença tanto no Oracle como no SQLServer, mas ambos são muito bom e gratuito até 10GB( talvez hoje seja diferente ).

Já o MySQL a licença era bem clara, que só é gratuito se o sistema for open source, isso me fez eliminar o Mysql na época.

Sobre o Firebird, na época ele era bem complicado no quesito de fazer um simples backup, tinha que tirar todos os usuários do ar, além do desempenho ser muito abaixo de todos os outros SGBD.

Agora, o melhor SGBD é quando você define bem todos seus cenários necessários e testa um a um, isso sem duvida cada um vai ter uma conclusão diferente, deixe aqui apenas um pouco de como fizemos essa escolha.

Qual melhor SGBD para o Harbour?

18 Mai 2018 12:25

Mas tem o MySQL Community Server, ou não tem nada a ver?

MySQL Community Edition is a freely downloadable version of the world's most popular open source database that is supported by an active community of open source developers and enthusiasts.

Qual melhor SGBD para o Harbour?

28 Mai 2018 09:41

hazael escreveu:Sei que tem restrições, especialmente para uso embarcado.


Ué... você não vai distribuir o MySQL como parte do seu aplicativo.
O cliente pode muito bem baixar o MySQL pra próprio uso, e seu aplicativo fazer uso dele.
Isso não seria distribuir junto com seu aplicativo... ou não funciona assim?

Senão... pode ir de SQL Server, que tem versão grátis com restrições (se for Windows).

Qual melhor SGBD para o Harbour?

01 Ago 2018 15:08

Pessoal, boa tarde.

Um colega está me recomendando, por ter boa experiência no uso, do MS-SQL.

O Harbour lida bem com ele? Sem problemas?

Ele usa com Visual Fox, imagino que não deve ser complicado trabalhar com ele, não é?

Sds,
Mario.

Qual melhor SGBD para o Harbour?

01 Ago 2018 23:26

O MariaDB não seria o MySQL sem o problema da licença q o Leonardo comentou? E ainda mais atualizado?
Postar uma resposta