Clipper On Line • Ver Tópico - XHarbour + SQLRDD no Linux

XHarbour + SQLRDD no Linux

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

XHarbour + SQLRDD no Linux

Mensagempor netpoint » 01 Set 2016 18:13

Senhores boa tarde

Em primeiro lugar, licença para o nosso primeiro post no forum.

Temos uma aplicação multiusuario comercial muito grande que nasceu em 1989 no ambiente Xenix (UNIX p/ x86) c/ terminal burro VT100 e foi desenvolvida inicialmente em uma ferramenta xBase chamada DPRO ou Dialog Pro que era o similar nacional do Fox PRO, nossa unica alternativa legal e com suporte devido a reserva de mercado. Ao longo dos anos esta aplicação foi portada para o mundo DOS rodando em Clipper (87, 5, e depois 5.3) usando como plataforma as redes Novell e depois Linux SAMBA onde em ambas a aplicação rodava na estação e os DBFs e indices ficavam na pasta compartilhada no servidor. Obviamente este tipo de plataforma caducou e voltamos para o mundo UNIX, migrando para o Flagship rodando Linux puro com estações Windows rodando SSH (putty), passado mais um tempo mudamos de ferramenta e adquirimos o xHarbour Builder Enterprise onde a aplicação está até hoje rodando em modo caracter com SSH (Putty) em estações Windows e os dados continuam em DBF + NTX. Por estar tudo dentro do servidor Linux a aplicação é muito estavel, alem disso, desenvolvemos ao longo dos anos, dezenas de funções que controlam todo o acesso a base de dados DBF, fazendo com que a mesma funcione quase que como um SGDB real.

Mas qual seria o problema, a grande duvida ???

Vejo neste forum e em outros lugares algumas criticas ao xharbour o que me deixa com muito medo de ter um produto dependente desta plataforma, aliado a isso está claro que temos que evoluir nosso sistema para algo mais moderno, até porque a mão de obra xBase está cada vez mais cara e escassa e ai vem o dilema de qual caminho tomar. Depois de muito pensar e conversar com muito colegas de outras empresas optamos por enfiar a cara no JAVA WEB c/ Postgresql por uma dezena de razões que não cabem ser discutidas aqui agora, mas não temos como dar este verdadeiro salto quantico sem antes passar pelo xharbour + SQLRDD + postgres e é ai que preciso da valorosa ajuda dos nobres colegas.

1) Porque temos que passar pelo xharbour + SQLRDD antes ? Porque nosso sistema é todo modular e se migrarmos para um SGDB real, poderemos ir desenvolvendo os modulos novos em JAVA WEB um a um enquanto o sistema de legado continua funcionando acessando o mesmo banco simultaneamente, seguindo este raciocinio, desenvolveremos os modulos principais primeiro, modernizando o sistema enquanto ele roda.

2) Minha assinatura do xharbour Builder enterprise esta vencida a algum tempo e tenho que renova-la porque as versões que tenho aqui ja estão velhas e começam a dar problemas com as novas distros Linux. Alem disso estou com duvidas pois o site mudou todo, ja mandei diversos e-mails para o tal de Patrick e o cara não responde, o medo é entrar, comprar a subscrição, gastar US$ 690,00 e depois tomar ferro. Alguem do forum é assinante, renovou recentemente para me dar uma dica ?

3) Nunca usamos o SQLRDD e não sabemos usar, somos bem experientes no xharbour Linux, mas SQLRDD = ZERO, se algum colega puder postar uns exemplos simples de como começar agradeço muito, pois a pior coisa que existe em desenvolvimento na minha modesta opinião é sair do ZERO em uma ferramenta nova.

Agradeço antecipadamente a todos

Luiz Afonso
netpoint
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 1
Data de registro: 20 Jun 2016 23:28
Cidade/Estado: Juiz de Fora / MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

XHarbour + SQLRDD no Linux

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 13 Set 2016 22:45

Ola!
e se migrarmos para um SGDB real,

Seu problema, "eu penso" que está em abandonar o DBF. Usando SQLRDD terá certamente grandes problemas, o SQLRDD é um simulador de DBF dentro de um SGBD, MySQL, etc...
Faça o sistema todo na linguagem que desejar, depois importe os DBF´s. ou pelo menos domine a nova linguagem para que possa enxergar todos processos, prós e contras.

continua funcionando acessando o mesmo banco simultaneamente,

Não pode. SQLRDD vai simular, vai criar um DBF dentro do SGBD, vai ter que criar rotina lá no JAVA para saber o R_E_C_N_O, etc, etc que o SQLRDD cria extra...

SQLRDD não vai fazer quem quer que seja aprender a usar SGBD real sem deleted(), recno(), dbgoto(), append() etc... se não vai usar nada disso, no JAVA WEB, não vejo como o SQLRDD irá ajudar a mesclar o antigo com o novo. Pode importar a base DBF para qualquer SGBD sem precisar do SQLRDD e finalmente pode usar seu SGBD predileto com o Harbour + ADO no windows ou no Linux e Windows com o SQLMIX poderá testar sem gastar um centavo esta opções.
Alias se for usar Linux, os pacotes da xHarbour .com só funcionam no windows, me corrijam se estiver enganado.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes




Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 12 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro