Clipper On Line • Ver Tópico - Ranking de popularidade dos bancos de dados

Ranking de popularidade dos bancos de dados

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Ranking de popularidade dos bancos de dados

Mensagempor JoséQuintas » 07 Ago 2014 20:19

No site explica como é feito o cálculo, no geral é coletado da internet.
O dbase está na lista.
Estranhei o SQLite acima do Firebird.
E com uma lista de 200 bancos de dados, com certeza tem nomes desconhecidos.

Oracle - 1
MySql - 2
SQL Server - 3
PostgreSQL - 4
Access - 7
SQLite - 8
Firebird - 25
dBase - 31

http://db-engines.com/en/ranking
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Ranking de popularidade dos bancos de dados

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Ago 2014 09:45

Fácil ai o SqLite está acima do FB.
O FB é ultrapassado e para não morrer mudou para "open source", e o tempo mostrou que suas tabelas estouram e corrompem igual ao DBF, e que esses problemas são mais devido a problemas de arquitetura de REDE e de software mal feito do que a falha destes. Hoje usamos DBF via TCP e eu nunca tive problema de corromper DBF. Quem usa DBF com WTS (windows Terminal Server) também desconhece esses problemas.
O Sqlite embora mais novo, é a base no Android, arquiteturas fechadas tendem a morrer mesmo, acabar no esquecimento.
A frase base no mundo é: Se é bom mesmo, mostre-nos o código! Show-me the code!
Esse negócio de segredo, no mundo da programação moderna, não cola mais!

A linguagem C, o Linux, Harbour, Eclipse, Android, MariaDB, GIMP, KDE, etc... estão ai provando que estão avançando ou até sendo substituídos por algo similar ou melhor, porém com a mesma filosofia.
Quantos por cento do que usamos hoje é GPL, LGPL, free ? Não podemos confiar o nosso futuro em uma empresa na qual sua meta é apenas o lucro.
O MySql de código fechado irá perder esse posto rapidamente, está perdendo e será ultrapassado por uma ferramenta similar porém de código aberto.
Assim o Free Pascal , junto com a IDE Lazarus está galgando devagarzinho e será muito superior ao próprio Delphi agora (XE6). Porque no mundo livre não tem a fumaça dos marqueteiros. Tudo é bem claro e anda bem devagar porque sofre interferência real de N setores, possibilidades, egos dos programadores etc...
Hoje podemos usar nativamente Harbour em diversos OS a IDE Lazarus idem e o mais importante rodam nativamente, sem precisar encapsulamento de código, digo, máquina virtual dentro de outra máquina virtual. Um código feito com Harbour roda nativo no Android a Dalvik não é da Oracle e roda aplicações com código similar ao Java, porém quem quer se arriscar em divulgar produtos "pagos" não queremos andar na corda bamba, a Oracle processa a Google porque diz que a Dalvik infringem alguma coisa lá do Java... Enfim são milhões de programadores e cada dia aparecem mais e mais com uma nova mentalidade, atravessamos o limite do velho mundo no qual não podíamos consultar, interagir com os outros. Hoje tudo está muito as claras. Os preguiçosos, exclusivistas, gananciosos... não terão futuro neste novo mundo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Ranking de popularidade dos bancos de dados

Mensagempor Jairo Maia » 08 Ago 2014 11:58

Como vejo pessoalmente tudo isso (apenas opinião pessoal):

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Quantos por cento do que usamos hoje é GPL, LGPL, free ? Não podemos confiar o nosso futuro em uma empresa na qual sua meta é apenas o lucro.
De alguma forma estas empresas também precisam ter lucro, ou senão, como confiar em algo que não sabemos se será mantido. Desenvolver qualquer sistema requer investimento, alguém tem que pagar.

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Hoje podemos usar nativamente Harbour em diversos OS
Sem dúvida. Isto é realmente um grande avanço. Mas ao usar outro banco de dados que não seja DBF, quer seja NTX, CDX ou NSX, e sem aqui querer discutir sua aplicabilidade, precisa-se instalar algo mais para fazer a ponte entre o aplicativo e a conexão com os bancos de dados. Este acesso ainda não é nativo.

Itamar M. Lins Jr. escreveu:A frase base no mundo é: Se é bom mesmo, mostre-nos o código! Show-me the code!
Esse negócio de segredo, no mundo da programação moderna, não cola mais!
Tenho dificuldade em enteder a linha que divide isso ao caso como o meu, em que vivo de prestar serviço através de meus aplicativos. Se um cliente quer ser detentor dos direitos autorais, isto tem um custo e tem que compensar meu investimento.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Ranking de popularidade dos bancos de dados

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Ago 2014 12:28

De alguma forma estas empresas também precisam ter lucro, ou senão, como confiar em algo que não sabemos se será mantido. Desenvolver qualquer sistema requer investimento, alguém tem que pagar.

O lucro existe pelo serviço mas não existirá mais pela imposição ou falta de concorrência ou exclusividade e sim será por escolha do cliente.
Veja Redhat, e outras empresas que estão ganhado dinheiro com o Open source. São interesses de não deixar a IDEIA na mão de apenas UM, mas as ideias no mundo moderno não é singular, sistemas são coisas complexas varias ideias vários donos e não podem pertencer apenas a uma corporação.
O lucro ou interesse existe e será melhorado distribuído, não podemos mais sujeitarmos nossas vidas financeiramente falando a uma ou duas empresas "corporação"
Veja o preço do Visual Studio por exemplo, custa mais de 30.000,00 reais, isto está fora da realidade de muita gente. Porém não podemos circunscrever, colocar muros nas ideias, pessoas inteligentes e capacitadas estão aparecendo de todos os lados, invenções das mais variadas em todos os setores não só da programação.
-----
Este acesso ainda não é nativo.

Não entendi essa parte acima.
----

Tenho dificuldade em enteder a linha que divide isso ao caso como o meu, em que vivo de prestar serviço através de meus aplicativos. Se um cliente quer ser detentor dos direitos autorais, isto tem um custo e tem que compensar meu investimento.

Nada contra.
-----
Existem N sistemas ERP, restaurantes, comercio, etc... Open source.
O cliente hoje sabe disso, ele compra os nossos sistemas por indicação, confiança, custo benefício... mas não por ser único ou por imposição.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Ranking de popularidade dos bancos de dados

Mensagempor Dudu_XBase » 08 Ago 2014 14:32

Legal essa lista mas não sei onde ele obteve essas estatísticas de popularidade eu com certeza deixaria o Sql Server hoje em segundo lugar.....kkkkkk

Espero um dia colocar o tal de "oracol" aqui, por enquanto todo ano faço os cursos da Micro$oft do Sql Server, quero migrar para o 2012 devido as new features no T-SQL, apesar de que o Tio Bill pretende a cada 2 anos lançar uma nova versão já tá na 2014.

Na versão atual do Mysql gostei da possibilidade de criar Stored Procedures coisa que faltava....estou refazendo algumas coisas no meu antigo sistema fazer uso disso....pois já uso no Sql Server há anos...

Porque Usar Stored Procedures
http://www.freelancersbrasil.com/por-que-usar-stored-procedures/
http://www.freelancersbrasil.com/por-que-usar-stored-procedures-parte-2/

Atualmente muitas das regras de negócio e processos são feitos tudo via Store Procedures e ou Functions....se eu preciso colocar uma validação a mais no sistema adiciono na procedure recompilo e já esta aplicada no sistema...sem ter a necessidade de soltar outra versão...isso é uma mão na roda....fora que hoje precisamos otimizar a velocidade de consultas...qdo o caldo engrossa eu chamo um DBA ele cria indices...debuga as procedures e fica tudo show de bola....


________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle




Dudu_XBase
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1036
Data de registro: 25 Ago 2003 16:55
Curtiu: 24 vezes
Mens.Curtidas: 9 vezes

Ranking de popularidade dos bancos de dados

Mensagempor Jairo Maia » 08 Ago 2014 17:07

Olá Itamar,

Obrigado por sua intervenção, sempre embasada em muita informação.

Apenas para registro:
Itamar M. Lins Jr. escreveu:Não entendi essa parte acima.
É que para mim, dizer que algo é nativo é compilar meu sistema com os recursos que preciso e usar, ou seja, link-and-play (vincular/ligar-e-usar). Por exemplo, a partir do Clipper 5.2 nos foi possibilitado a usar outros RDDs, que para isso basta algo como:
REQUEST DBFCDX

Function Main()

RDDSETDEFAULT( "DBFCDX" )

  /*
    Meu programa
  */

Return Nil
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes




Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro