Clipper On Line • Ver Tópico - Tabelas para um sistema de contabilidade
Mudar para estilo Clássico
Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.
Postar uma resposta

Tabelas para um sistema de contabilidade

05 Set 2012 10:34

Bom dia amigos!

Estou começando a migrar um sistema de contabilidade em Clipper 5.2e + DBFNSX para xHarbour + Hwgui + (PostgreSQL/SQLRDD). Estou nos primeiros passos e por me sentir um estranho no ninho do PostgreSQL tenho alguma dúvidas que gostaria de compartilhar com os amigos, bem como saber a opnião de vocês sobre qual o caminho a ser seguido.
No sistema atual tenho a seguinte estrutura de banco de dados:
1) Um arquivo de plano de contas. Neste aquivo eu tenho os seguintes campos:
--- para controlar os saldos iniciais de cada mês: Saldo01, Saldo02, ....., Saldo12
--- para controlar os valores lançados durante o mês tenho os campos: cred01, cred02, ....., cred12; debi01, debi02, ...., debi12.

2) Todo mês eu gero um arquivo para receber os lançamentos.

O processo funciona da seguinte maneira. O usuário após fazer os lançamento, executa um rotina de processamento que irá transportar os dados das contas analíticas e sintéticas para o banco de dados de plano de contas, no respectivo campo do mês em processamento: Exemplo: Janeiro irá atualizar o registro cred01 e debi01.
No final do mês, após confirmar todos os dados é feito o fechamento mensal, que irá fazer um rotina simples de implantar o saldo inicial do mês seguinte. Exemplo: Terminei janeiro e quero começar a lançar fevereiro, executo o fechamento de janeiro, a rotina basicamente faz: Sald02 = (sald01+cred01-debi01). Levando em consideração a condição da conta.

Os problemas deste método de trabalho: