Clipper On Line • Ver Tópico - DBF - Acesso compartilhado

DBF - Acesso compartilhado

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor cabral.mello » 30 Set 2010 08:29

O acesso compartilhado a um arquivo dbf pode ser acessado por até quantos usuarios simultaneamente?
cabral.mello
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 30 Set 2010 08:02
Cidade/Estado: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor alxsts » 30 Set 2010 12:27

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum, Cabral!

Pelo que sei, não há limite. Aqui onde trabalho são quase mil máquinas acessando o mesmo sistema, com DBF/CDX.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor cabral.mello » 01 Out 2010 11:18

Bom dia !

A duvida é que tenho um sistema desktop (windows xp) que roda em rede. Dentre diversas tabelas dbf que compoe o BD, tem a principal que é a de RESERVA.DBF (área de transporte de passageiro), onde hoje acontece de ter no máximo de 10 usuarios usando esta tabela simultaneamente, para lançamento de reservas de serviço.

A diretoria solicitou que alterasse o modo de utilização do sistema. Ele deverá estar num servidor web (provelmente num ambiente em "nuvem", onde o usuario via navegador irar "emular" o sistema). Até aí tudo bem com relação ao processo. O problema é que o numero de usuarios que poderão acessar simultaneamente esta tabela (reserva.dbf) deverá passar para mais de 100 (não deverá passar de 200).

Se tiver alguma orientação quanto a isso, eu agradeço.

Att.

Cabral
cabral.mello
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 30 Set 2010 08:02
Cidade/Estado: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor cabral.mello » 01 Out 2010 11:39

Eu li um tempo atras numa materia que nao lembro onde que o limite de acessos simulteos numa tabela dbf seria de 200.
cabral.mello
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 30 Set 2010 08:02
Cidade/Estado: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor Maligno » 01 Out 2010 12:23

Conselho de amigo: se puder, esqueça os DBFs. Vá para um SGBD de verdade.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor Eric.Developer » 20 Out 2010 20:03

Não acho que terá problemas com acesso simultâneo, porém, independente do número de usuários, tome cuidado com excessos de arquivos em uma mesma pasta, sintomas: de começo o aplicativo e sistema operacional começará a ficar muuuito lento, na segunda etapa, erros aleatórios abortando o sistema.

Situações naturais que faz um sistema produzir muitos arquivos:
Arquivos temporários (tabelas/indices/Impressão) com nomes randômicos
Arquivos de swap do Clipper
Exportação para txt a cada operação ... (venda/integração, etc)
etc.

cabral.mello escreveu:Eu li um tempo atras numa materia que nao lembro onde que o limite de acessos simulteos numa tabela dbf seria de 200.
Delphi, SQL, FastReport | Xailer VxH Fivewin Minigui Hwgui [x]Harbour
Contate-me: Desenvolvimentos em geral | Treinamentos
Overview/Download: Xailer / Harbour Ferramenta profissional e mais completa.
Avatar de usuário

Eric.Developer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 161
Data de registro: 31 Ago 2010 22:16
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor jorge andrade » 26 Out 2010 18:16

meu amigo, vc não terá problemas com limite de acesso, porém me veio uma dúvida, será que realmente o acesso ao arquivo será em um ambiente em nuvem ou VPN? pois ambos serão utilizados a distancia e isso significa que em, VPN maç estruturada, é pedir pra ler o arquivo e sair pra pagar em banco, se for em nuvem, acho que, o link utilizado tem que ser o de maior velocidade possivel.

[]s
Jorge Andrade
Avatar de usuário

jorge andrade
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 38
Data de registro: 02 Dez 2009 12:28
Cidade/Estado: são paulo
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor MARCELOG » 09 Nov 2010 13:37

Olá combatente,
as limitações de acesso aos arquivos são definidas num primeiro momento pelo programador, que promoverá as restrições em face das informações contidas nos mesmos.
A correta definição do modo de acesso e restrições já garante ótima performance da rede.
Depois disso, quem comanda o acesso é o sistema operacional do servidor e terminais, esteja a base de dados em modo monousuário, multiusuário e ou mesmo em nuvem.
Aliás, essa palavra "em nuvem" é engraçada na medida em que a situação física do servirdor é sempre necessária.
Salvo engano, o XP original (quem tem?) não admite mais que 15 acessos simultâneos a um arquivo.
Por outro lado, a simples alteração da base de dados, com utilização de oracle, postgresql, mysql, sqlite, etc., por si, não garante agilidade na rede nem certeza de coenxão.
Então...
Pense se o "negócio" está crescendo e/ou vai crescer ("sem mardade é claro"), e defina se o melhor é dbf ou Sqlite em rede local ou qualquer outro gerenciador da base de dados para acesso "em nuvem".
Não esqueça: sempre vai ser preciso segurança e backup.

Atenciosamente.

MarceloG
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
Avatar de usuário

MARCELOG
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 546
Data de registro: 15 Mar 2005 16:54
Cidade/Estado: Divinópolis/MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor janio » 13 Nov 2010 18:33

por alxsts » 30 Set 2010 12:27

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum, Cabral!

Pelo que sei, não há limite. Aqui onde trabalho são quase mil máquinas acessando o mesmo sistema, com DBF/CDX.


Colega, como vcs conseguem essa proeza? Não me refiro ao DBF's poderem ser acessados por essa quantidade de maquinas, mas ao fato de DBFs serem extremamente lentos em um ambiente de rede.

Como conseguiram isso?
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor Stanis Luksys » 15 Nov 2010 14:17

Olá,

Na verdade, se o executável fica no servidor e todo mundo acessa via TS, putty ou seja o que for, apenas uma máquina acessa de verdade os DBFs, aumentando portanto, apenas o número de requisições. O que trafega pela rede são apenas telas e não dados, o que aumenta a performance para grandes bases.

De qualquer forma o limite se aplicaria, caso existisse.

Mas esta é a única forma plausível de se trabalhar com 1000 máquinas em rede usando DBF. Além disso, servidor Windows nem pensar, pois ele por sí só ocupa muita memória e não gerencia tão bem as threads, principalmente em processadores de múltiplos núcleos, ou servidores de múltiplos processadores. Isso pode até ser gerenciado via programação no xHarbour, mas no caso de sistesmas unix-like, o próprio SO faz muito bem este serviço.

Abraços.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor billy1943 » 20 Nov 2010 13:12

Nos meus sistemas, o limite de acessos a um .DBF é estabelecido em 255.

Nele cada terminal tem o executável e os arquivos necessários a cada estação, para a gravação de arquivos temporários e de controle de variáveis, diminuindo assim o número de arquivos de irão transitar pela rede.
A rota de acesso, obtida em função da empresa e/ou filial acessada, permite que cada terminal acesse os bancos de dados no servidor sem problemas, somente tendo que controlar o tráfego com acesso a arquivos que podem ter vários usuários ao mesmo tempo, principalmente nos arquivos que requerem muita manutenção e alterações constantes, tais como: clientes, fornecedores, produtos.
Para estes arquivos estabelece-se um sistema de semáforos, informando as alterações pendentes, evitando-se que um usuário altere o que outro acabou de introduzir ou alterar.
No mais, entendo que os .DBFs, convenientemente tratados, com ênfase nos índices, permitem que trabalhemos sem problemas.
Com respeito às corrupções de índices, que todo mundo conhece, presumo que sejam decorrentes, em maior parte, de erros físicos de instalações, do que de erros de sistema.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Avatar de usuário

billy1943
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 570
Data de registro: 12 Mai 2009 17:33
Cidade/Estado: Bauru-SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 21 vezes

DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor cjp » 30 Out 2013 00:30

Pessoal, alguém sabe me dizer se tem como mapear uma unidade de rede na nuvem (em um FTP, por exemplo), para permitir usar bases de dados que estejam na nuvem como se estivessem em um HD do computador ou em um computador da rede?

Pensei em algo assim:

!net use x: \\ftp...

Use x:\minha_base

É possível?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor VanderSimples » 30 Out 2013 12:28

Pessoal, alguém sabe me dizer se tem como mapear uma unidade de rede na nuvem (em um FTP, por exemplo), para permitir usar bases de dados que estejam na nuvem como se estivessem em um HD do computador ou em um computador da rede?

Pensei em algo assim:

!net use x: \\ftp...

Use x:\minha_base

É possível?

Tudo é possível, só tem que ver o custo x benefício do trabalho.

Eu sei que é possível vc usar um DBF numa pasta do DropBox, do tipo:

C:\DROPBOX\MEUDBF.DBF

O seu sistema irá abrir o DBF, modificar e o mesmo e será replicado no DBF dos micros que tiverem o mesmo login do DropBox, mas não funciona direito, porque se 2 pessoas modificarem o arquivo ao mesmo tempo, só vai gravar os dados de 1 porque o DBF não é atualizado na memória e quando esta aberto.
Em outras palavras, abre, salvar, compartilha, mas não funciona.

Uma solução também não recomendada é criar um VPN. VPN funciona assim, quando vc esta conectado na mesma, vc pode até mapear unidade de rede tipo F: = \\servidor\rede, sendo que este servidor esta sendo acessado via Internet, numa rede privada, criptografada, é seguro.
Funciona, Acontece que fica muito, mas muito lento.

Na minha opnião, a melhor forma de acessar um DBF remotamente é utilizando um Serviço de Terminal (TS, Terminal Service).
Porque vc abre o DBF la no servidor remoto e fica muito rápido, prático e seguro.
http://www.youtube.com/watch?v=iKJY0Tk9jYg

Tem um tópico rolando aqui sobre acessar o DBF via PHP, com servidor Linux, em teoria, depois de configurar o Linux, o Apache, o PHP, o roteamento do IP, remoto e local, acredito que seja possível.
VanderSimples
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 25
Data de registro: 15 Jul 2013 15:39
Cidade/Estado: Marilia
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

DBF - Acesso compartilhado

Mensagempor jelias » 31 Out 2013 11:12

Amigo, cjp.

Creio que a forma mais fácil e com ganho de performance seguindo a estrutura que você está apresentando seria implementar o uso do LETODB em sua aplicação. Claro que isso tem que ser avaliado com mais riqueza de detalhes.
Com o LETODB você pode mapear e abrir os DBF "nas nuvens" sem problemas, e com uma ótima performance.

Alguns detalhes a serem observados:
- Tem que instalar o LETODB no servidor.
- Liberar a porta no servidor.
- Liberar o acesso NAT.

Aqui tem muita coisa sobre como implementar http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=42&t=8167&start=120

Sds,

Júlio.
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
jelias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 249
Data de registro: 27 Ago 2008 11:32
Cidade/Estado: Minas Gerais
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 16 vezes




Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 20 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro