Clipper On Line • Ver Tópico - Como rodar Postgresql em Pen-Driver ?

Como rodar Postgresql em Pen-Driver ?

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Como rodar Postgresql em Pen-Driver ?

Mensagempor sygecom » 15 Mai 2010 13:53

Olá Pessoal,

Estou precisando Rodar Postgresql em Pen-Driver e esse pen-driver pode mudar de unidade dependendo de onde o usuario conectar o mesmo, alguem tem alguma dica de como proceder nesses casos ?
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7017
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 133 vezes

Re: Como rodar Postgresql em Pen-Driver ?

Mensagempor Stanis Luksys » 28 Ago 2010 00:24

Opa,

A pergunta é velha mas me interessei pelo assunto. Conseguiu fazer?

Fiquei pensando nisso aqui e acho díficil pois o postgre depende de uma conta de usuário cadastrada no sistema operacional, que fica sendo o dono dos processos que ele roda. Mas também não sei se é obrigatória esta conta e se tem como mudar isso.

Basicamente, eu acho que seria mais facil conseguir isso se pelo menos o computador já tivesse o postgre instalado também. Mas aí acho que nem precisaria do pen, né? rs

Tem um arquivinho no Windows, que não lembro o nome agora, onde fica lá relacionado os hosts, algo assim:
localhost 127.0.0.1

Acho que o caminho é por aí, não sei se isso é possível, mas se você conseguir colocar um endereço físico tipo "F:\blablabla", neste arquivo do Windows, pode ser que de certo... Tipo usando um route com alguma porta 127.0.0.0:99999 redirecionando para um diretório... Sei la..

Tenho quase certeza o postgre também tem algum arquivo .conf onde redireciona o localhost para "c:\arquivos de programas\....\pasta dos dados". Aí seria só mudar e inicar o serviço pelo pen...

Abraços
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: Como rodar Postgresql em Pen-Driver ?

Mensagempor MARCELOG » 30 Ago 2010 15:04

Olá Leonardo,
em virtude do sistema utilizado em pendrive, acho que é o NTFS, não é possível instalar o Postgresql no mesmo.
Todavia, acho que não há impedimento para que o banco de dados esteja no mesmo.

Boa sorte.

MarceloG!
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
Avatar de usuário

MARCELOG
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 546
Data de registro: 15 Mar 2005 16:54
Cidade/Estado: Divinópolis/MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes

Re: Como rodar Postgresql em Pen-Driver ?

Mensagempor Dr.Microso » 30 Ago 2010 18:52

Colegas, salve!

Marcelo, um pen drive pode ser formatado em outro sistema de arquivos (NTFS, FAT, FAT32...) e até particionado, sendo mais recomendado deixar no sistema FAT32 por razões de portabilidade/acesso: um sistema NTFS (de um dos PCs por exemplo) faz a leitura de um sistema FAT, já o contrário fica complicado.
A empresa abriu um escritório em Divinópolis também (onde tenho ficado), todavia não conheço quase ninguém aqui... Me adicione o msn, quem sabe a gente não proseia tomando uma cerveja geladíssima ou um café lá no café com creme...

Leonardo, é possível sim, todavia a prática não é aconselhável em função da vida útil da mídia e do alto ciclo operacional do SGBD, comprometendo a velocidade. Procure no Google: PostGreSql portable, vai aparecer "trocentos links" e os procedimentos existentes...
No contexto, o ideal seria um HD externo USB (uma CASE) em função das possibilidades e da relação custo x benefício.

Abraço!
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
Avatar de usuário

Dr.Microso
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 173
Data de registro: 12 Jan 2009 20:26
Cidade/Estado: Belo Horizonte, MG
Curtiu: 119 vezes
Mens.Curtidas: 5 vezes

Re: Como rodar Postgresql em Pen-Driver ?

Mensagempor sygecom » 06 Set 2010 11:16

Olá Pessoal,
Desculpa pela demora, eu até consegui rodar mas ficou impraticável em questão de desempenho, de momento vou deixar em DBF até o cliente comprar um HD Movel com uma faixa de RPM boa para colocar o postgresql, utilizei o link abaixo como referencia:
http://greg.webhop.net/postgresql_portable/
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7017
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 133 vezes




Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 15 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro