Clipper On Line • Ver Tópico - Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 12 Mai 2022 15:21

Ola!
Utilitário do LetoDbf ver os DBFs abertos, indices, derruba conexão...
manage.zip
(2.61 MiB) Baixado 57 vezes

Renomear de zip para exe
Feito com Hwgui.
16 DIAS sem reiniciar o notebook véi de guerra
Captura de tela 2022-05-12 152527.png

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Mensagempor Linguagemclipper » 18 Mai 2022 00:14

Olá, Itamar! Preciso conhecer esse Letodbf.

O seu foi o único que executou aqui no meu Windows. Esse manage.exe é o server? O service não possui GUI, correto? Ele pediu login e senha, qual seria? Fica no .ini?

Como seria o trabalho com o Letodbf do zero? Executaria esse programa no computador onde tem a pasta compartilhada, configuro a pasta dos DBFs no arquivo .ini e o sistema pode ficar em qualquer lugar? Como faço para abrir os DBFs? Meu sistema é DBFCDX e uso o xHarbour v1.2.1, tentei compilar o Client, mas não conseguí porque gerou diversos erros.

Tenho um cliente que usa o meu sistema num computador da rede rodando Windows que tem uma pasta compartilhada onde os demais tem acesso. Daí esse computador tem que ficar sempre ligado... Acredito que é só executar esse manage.exe seu, configurar o .INI (se tiver uma configuração básica pra mim, agradeço), e linkar o RDD Client no meu sistema, correto? -o problema é eu conseguir compilar.

Outro cliente já tem um servidor Linux com o Ubuntu 20.04.4, mas só tem 8Gb de RAM e os computadores da rede são Windows 7 a maioria. Lá no site do Alexander ele dá os binários em Debian, mas como eu configuro ele para rodar no Linux? Tipo deixar rodando e configurar o .INI. Quanto ele come de memória? 8Gb roda?

Depois que compilar com a lib basta colocar aquelas 2 linhas no meu function main()?
REQUEST LETO
RDDSETDEFAULT( "LETO" )

Meu sistema foi criado para abrir os arquivos na pasta do sistema ou com SET PATH. Pelo que vejo ao invés de mapear a rede eu tenho que por o entereço IP e porta? Como descubro isso? Após descobrir basta eu dar um SET PATH TO xxx.xxx.x.xx:xxxx/DBFs ?

Seria só isso ou teria que mudar muitas linhas no meu código?
Usando xHarbour v1.2.3 Rev. 10264 + BCC 5.8, Elchs' LetoDBf, DBFCDX e SIBRA para imprimir relatórios.
Avatar de usuário

Linguagemclipper
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 214
Data de registro: 16 Abr 2016 17:33
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 38 vezes
Mens.Curtidas: 12 vezes

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2022 09:22

Olá!
Esse manage.exe é o server? O service não possui GUI, correto? Ele pediu login e senha, qual seria? Fica no .ini?

Não é o server. O service, conforme o próprio nome diz é um serviço do windows(daemon). Não tem senha, nem login.

Mais detalhes leia aqui: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=43&t=25904

PS. TROQUE PARA HARBOUR. Notei que algumas coisas que deseja não tem no xHarbour.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2022 09:34

Olá!

Outro cliente já tem um servidor Linux com o Ubuntu 20.04.4, mas só tem 8Gb de RAM e os computadores da rede são Windows 7 a maioria. Lá no site do Alexander ele dá os binários em Debian, mas como eu configuro ele para rodar no Linux? Tipo deixar rodando e configurar o .INI. Quanto ele come de memória? 8Gb roda?


Mamão com açúcar. Roda até com 2GB, depende do LINUX o consumo de memória do LetoDBf é MINIMO!
Mando ele p/ vc se precisar ou baixo/compilo/instalo no servidor dele via anydesk.
Seu sistema não muda nada, apenas adicionar uma linha informando a conexão com letodbf e LINKAR a lib do leto junto com seu EXE, por conta das funções. Como letodb tem algumas funções, vc fará uso de funções do LetoDB. IF FILE("Meu.DBF") para IF Leto_File("Meu.DBF")
LINUX é "CASE SENSITIVE", então prestar atenção nisso. "Meu.DBF" é um arquivo, "meu.dbf" é outro arquivo no Linux.

E não vai precisar usar mais o SAMBA no Linux para compartilhar a pasta, sujeito a pegar vírus.
Te garanto aumento de mais de 100% em velocidade no seu sistema. É muito rápido mesmo no Linux.
Pode rodar seu .EXE no Linux VIA WINE, sem problema. ZERO de configuração MANUAL.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Mensagempor Linguagemclipper » 18 Mai 2022 11:58

Quero primeiro fazer um teste aqui no meu trabalho onde tem um servidor IBM System X3100 M4 E3 com 8Gb RAM rodando Linux Ubuntu 20.04.4.
Na máquina onde trabalho tem o Windows 7. A pasta do servidor onde está o sistema é \\ztl-srv que foi mapeada para I: e roda em I:\GELIC\PORTAL onde estão os bancos de dados também.
Daí eu copio o LetoDB, LetoDb.ini e o leto.sh para qualquer pasta do servidor? Chamo "sudo ./leto.sh" para instalar, só isso?
Lá no site do Kresi tem os binários do Debian 7... esse iria rodar no Ubuntu 20.04.4 que temos? Se não, como eu faria para compilar isso para rodar em nossa plataforma?
Estou animado porque lí algumas coisas que você escreveu e aparentemente não terei muito ajuste em meu código para implementar esse gerenciador de bando de dados.
Esse manager.exe eu consigo rodar do meu computador Windows e enxergar o que está acontecendo com os bancos de dados no servidor Linux?
Usando xHarbour v1.2.3 Rev. 10264 + BCC 5.8, Elchs' LetoDBf, DBFCDX e SIBRA para imprimir relatórios.
Avatar de usuário

Linguagemclipper
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 214
Data de registro: 16 Abr 2016 17:33
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 38 vezes
Mens.Curtidas: 12 vezes

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2022 14:14

Olá!
Daí eu copio o LetoDB, LetoDb.ini e o leto.sh para qualquer pasta do servidor? Chamo "sudo ./leto.sh" para instalar, só isso?
É.
Depois colocar no arquivo profile... não sei como é o nome, tipo autoexec.bat do Linux para rodar quando reiniciar automático.
Desligar o COMPARTILHAMENTO depois. Desativar o SAMBA. Pelo menos na pasta dos DBF´s.

Lá no site do Kresi...
Não use esse dai, pq está com muitos BUG's e não tem as melhorias do LetoDBf do ELCH.

Esse manager.exe eu consigo rodar do meu computador Windows e enxergar o que está acontecendo com os bancos de dados no servidor Linux?
Sim, claro, em qualquer parte do mundo. É um SGBD com senha se quiser, criptografia, como um outro qualquer. Só não tem "ainda" a sintaxe SQL.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2022 14:17

Olá!
Entra lá no seu Ubuntu e faz isso daqui que deverá funcionar sem problema.http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=43&t=25904

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Utilitário LetoDbf manage.exe feito em Hwgui.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2022 14:23

Olá!
aparentemente não terei muito ajuste em meu código para implementar

O ajuste é mínimo mesmo.
Nem leto_file(), leto_ etc... é obrigatório. Só no caso de querer saber se existe o arquivo no SERVIDOR, usando a estação p/ perguntar.(checar)
Pq na realidade usamos nas estações "USE ESTOQUE.DBF" INDEX ON..., LOCATE, SEEK, DBCREATE, FLOCK, RLOCK... isso não muda.

Sem falar da possibilidade de rodar NATIVO no LINUX algum utilitário nosso, compilado com o Harbour, para fazer a tarefa de manutenção dos DBF's via TELNET, SSH, etc...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes




Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro