Clipper On Line • Ver Tópico - Banco de dados na nuvem (sistema online)

Banco de dados na nuvem (sistema online)

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Linguagemclipper » 03 Set 2020 16:14

Prezados,

Hoje em dia vejo tudo o que é sistema sendo web na nuvem. Nessa quarentena, tratando-se de HomeOffice, quem não tiver sistema online pode ser fatal para o negócio, dependendo o que o sistema faça.
Sempre trabalhei com o DBFCDX e sei que o [x]Harbour usa MySql e outros banco de dados usados na web com PHP.
A pergunta é: O usuário pode copiar o sistema (EXE) e usar de casa se o banco de dados estiver na nuvem?
Penso que teríamos 2 opções:
    1. a entidade (empresa) instala uma extraweb que ficaria disponível no horário de trabalho para acessar de casa enquanto o servidor estivesse ligado mantendo a velocidade máxima para quem estivesse acessando dentro da empresa localmente ou;
    2. colocamos os bancos de dados num servidor web e deixamos todos os usuários acessando via web tanto dentro como fora da empresa disponível 24h/dia, mas prejudicando a velocidade da comunicação dos dados.
Enfim, gostaria quem alguém pudesse compartilhar alguma recomendação para quem já tem um sistema e precisa colocar ele online.
Desde já agradeço a participação de todos.

Linguagemclipper
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1

Data de registro: 16 Abr 2016 17:33
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 11 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Mensagempor Fernando queiroz » 04 Set 2020 00:07

tenho usado o meu sistema instalado no cliente e nas filiais, cada filial com seu servidor de dados, mas tenho acesso a todas as lojas somente passando o IP da loja que eu quero acessar sem problemas, só depende de velocidade de internet mesmo, uso por enquanto o LETODBF mas já estou migrando tudo para MARIADB o sistema roda bem mais rápido com o SQL.

cada maquina tem o seu .EXE pois não precisa de pegar do servidor, e tem um APP de atualização que pega sempre a ultima versão disponível no meu servidor de atualização.
HARBOUR 3.2, HWGUI 2.22 B4, SEFAZCLASS, DBFCDX, PDFClass, LETODBF
Fernando queiroz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4

Data de registro: 12 Nov 2014 23:41
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 21 vezes

Mensagempor jelias » 24 Jan 2021 20:15

Amigo,

Penso em duas soluções para o seu caso.

1 - Manter a estrutura DBFCDX com LETODB e fazer o acesso por IP.

2 - Você pode criar uma estrutura nas NUVENS com um banco de dados SQL, exemplo MARIADB ou PostgreSQL.

Atualmente uso a segunda opção para pegar os pedidos de vendas e atualizar os dados do faturamento das NF-e´s.

Saudações,

Júlio.
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
jelias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Data de registro: 27 Ago 2008 11:32
Cidade/Estado: Minas Gerais
Curtiu: 0 vez