Clipper On Line • Ver Tópico - Qual melhor SGBD para o Harbour?

Qual melhor SGBD para o Harbour?

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

Mensagempor hazael » 09 Mai 2018 13:07

Então, muitas opiniões, idéias mas a pergunta é bem simples e direta.

Considerando que tenha que funcionar, ser o mais simples possível, fácil de manter e instalar, (somente o que for gratuito)...

Baseado no que existe no Harbour hoje. Qual é o melhor banco de dados para usar com o Harbour, para um sistema completamente novo, começando do zero, sem usar nada que já foi desenvolvido antes?

Andei dando uma olhada e achei o seguinte:

DBF (Com Leto) - parece interessante, mas parece que tem coisa melhor para quem vai começar um sistema do zero

MySQL (MariaDB) - parece ser a melhor opção atual, parece que o Harbour tem tudo que precisa para fazer um sistema em MySQL. Pena que não é embarcado (pelo menos não na versão gratuita), e o banco de dados fica espalhado em um montão de arquivos...

PostGreSQL - parece muito complicado... para instalar e manter, queria algo mais simples possível

SQLite - muito limitado para uso multiusuário, mas é muito rápido

Firebird - achava que seria a mlelhor opção de todas mas parece que o Harbour não está completo para usar com o Firebird ainda. O que mais gosto no Firebird é que tem apenas um arquivo e pode ser embarcado, além de 100% grátis

Alguém gostaria de opinar, ajudar? Pode dizer o que acha mesmo! O fórum é aberto e tem uma razão para isso... obrigado!
Harbour | GTWVT | MingW | Visual Studio Code

hazael
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Data de registro: 27 Nov 2016 12:59
Curtiu: 5 vezes
Mens.Curtidas: 26 vezes

Mensagempor MARCELOG » 09 Mai 2018 13:30

Já usei Mysql e Postgresql.
O Postgresql ficava instável no Windows7, bloqueando acesso externo.
Todavia, para um trabalho de "porte", acho que é o melhor.
Atualmente estou utilizando Sqlite com hb_netio sem problemas.

Atenciosamente.

MarceloG
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!

MARCELOG
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4

Data de registro: 15 Mar 2005 16:54
Cidade/Estado: Divinópolis/MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes

Mensagempor hazael » 09 Mai 2018 14:47

Marcelo, poderia mostrar uns exemplos de usado o NETIO com SQLite?
Exemplo que vá desde a criação de tabela, inclusão, alteração, deleção, modificação de tabela, supressão de tabela, transação e dicas.
Se puder fazer, é claro... sei que é um trabalhão, mas creio que ajudaria muito não somente a mim, mas a outros.
Mas fiquei com uma dúvida. Como usa SQLite/NETIO para vários usuários simultâneos? Como trata esta questão multiusuário?

Obrigado

hazael
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Mensagempor Giovany Vecchi » 14 Mai 2018 21:15

Olha, se quiser tentar Ads, eu uso a 12 anos e nos meus sistemas os clientes acessam via internet como se tivesse na rede local.
Sem falar de mult conexões, replica, triggers, procedures e functions.
O problema é que ads remoto tem custo, e não é barato. Mais meus clientes não reclamaram depois que começaram a usar.
Tenho cliente com base de dados de 480 GB e são acessados por internet.
O conceito de programar em objeto no banco de dados é inovador, para mais detalhes, procure sobre o titulo DataSet object DataBase no google. E ler sobre diferenças execução dos dados nos modos ISAM Dinamic sql versus Static Sql pois o ads trabalha com os 2 modos simultaneamente.

Para isto criei uma classe. Veja tAds

https://github.com/giovanyvecchi/tAdsGit
Giovany Vecchi
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1

Data de registro: 28 Mai 2014 17:32
Cidade/Estado: Jales / SP
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor hazael » 15 Mai 2018 15:48

Obrigado Giovany por sua participação.

O ADS realmente é muito recomendado, já ouvi a mesma coisa antes, mas no caso, estou procurando somente soluções FREE (grátis)...

hazael
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Mensagempor Poka » 15 Mai 2018 18:24

Boa noite

E Firebird com ODBC ?

Poka
Poka
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Data de registro: 25 Out 2004 21:26
Cidade/Estado: Leme/SP
Mens.Curtidas: 11 vezes

Mensagempor sygecom » 16 Mai 2018 10:49

hazael,

Aqui optamos de ir pro PostgreSQL e, foi a melhor decisão que tomamos na época 2007.
O PostgreSQL parece um pouco complicado no começo, mas em seguida verá que tudo é bem simples de lidar, conhecendo o PGADMIN tudo simplifica, consigo fazer backup apenas de uma tabelas ou NNN tabelas, pra testar casos de clientes, consigo fazer backup com todos conectado e usando o sistema ao mesmo tempo, sem contar que a estabilidade e desempenho do mesmo, é muito bom, mesmo em banco de dados hospedado na nuvem e o sistema conectando remotamente apenas no banco de dados.

Na época, avaliamos Oracle, SqlServer, Mysql, Firebird e PostgreSQL.

Em questão de desempenho, o Oracle sempre sai ganhando isso falando em instalação Default, porém tem a questão do valor da licença tanto no Oracle como no SQLServer, mas ambos são muito bom e gratuito até 10GB( talvez hoje seja diferente ).

Já o MySQL a licença era bem clara, que só é gratuito se o sistema for open source, isso me fez eliminar o Mysql na época.

Sobre o Firebird, na época ele era bem complicado no quesito de fazer um simples backup, tinha que tirar todos os usuários do ar, além do desempenho ser muito abaixo de todos os outros SGBD.

Agora, o melhor SGBD é quando você define bem todos seus cenários necessários e testa um a um, isso sem duvida cada um vai ter uma conclusão diferente, deixe aqui apenas um pouco de como fizemos essa escolha.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

sygecom
Membro Master

Membro Master

Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 55 vezes

Mensagempor hazael » 18 Mai 2018 11:12

Obrigado pela opinião.

Um dos organizadores do grupo Argentino do Clip (Clipper para Linux) me havia dado a mesma opinião sobre o PostgreSQL, mas isso já faz muitos anos. Acho que o Clip nem existe mais...

E como usa o PostgreSQL no Harbour? Usa nativo? Com SQLMIX? ODBC? Mediator?

Sobre o MySQL sou de acordo, tem problema na licença, mas com o MariaDB isso não resolve? Sabe dizer algo sobre a performance do MariaDB em relação aos outros? Eu fico interessado no MariaDB somente porque o pessoal do HMG promove muito o uso do MariaDB e também parece que é o SGBD que mais tem suporte nativo do Harbour, os outros dependem de ODBC ou ADO ou a forma nativa está incompleta, nunca foi terminada, mas seu estiver errado, me corrijam.

Bom saber sobre problema de desempenho do Firebird, eu não sabia disso.

hazael
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Mensagempor JoséQuintas » 18 Mai 2018 12:25

Mas tem o MySQL Community Server, ou não tem nada a ver?

MySQL Community Edition is a freely downloadable version of the world's most popular open source database that is supported by an active community of open source developers and enthusiasts.
José M. C. Quintas
Harbour 3.4, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, hbnetio, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 607 vezes

Mensagempor hazael » 28 Mai 2018 09:35

Não sei se isso é suficiente.
Sei que tem restrições, especialmente para uso embarcado.
Eu pesquisando sobre isso e comparando com o MariaDB para tentar entender a diferença.

hazael
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Mensagempor JoséQuintas » 28 Mai 2018 09:41

hazael escreveu:Sei que tem restrições, especialmente para uso embarcado.

Ué... você não vai distribuir o MySQL como parte do seu aplicativo.
O cliente pode muito bem baixar o MySQL pra próprio uso, e seu aplicativo fazer uso dele.
Isso não seria distribuir junto com seu aplicativo... ou não funciona assim?

Senão... pode ir de SQL Server, que tem versão grátis com restrições (se for Windows).
José M. C. Quintas
Harbour 3.4, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, hbnetio, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 607 vezes

Mensagempor hazael » 28 Mai 2018 10:05

Embarcado no sentido que quero dizer é sem servidor, a própria aplicação já serve a sí mesma (se é que esta definição está correta...) - pelo menos é assim que funciona na prática, como o Firebird faz.
Desta maneira você pode criar uma instalação da sua aplicação sem precisar instalar e configurar o MySQL (ou Firebird) pois já está embarcado no sistema.
A desvantagem é que não funciona para multiusuário, mas tem situações que não é isso que precisa mas apenas que funcione monousuários de forma embarcada.

Além disso, é sempre bom oferecer uma solução completa para o cliente e tentar minimizar o impacto que pode causar, tanto em termos financeiros como legais.
Mas isso é dependente da maneira como trabalha, a quem atribui a responsabilidade pelo banco de dados, etc... Para um cliente maior, creio que a maneira como expõe é a mais adequada, mas para um cliente pequeno, ele vai esperar que você vai resolver tudo isso por ele, pois ele não tem estrutura para cuidar da questão do Banco de Dados.

hazael
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Mensagempor Mario Mesquita » 01 Ago 2018 15:08

Pessoal, boa tarde.

Um colega está me recomendando, por ter boa experiência no uso, do MS-SQL.

O Harbour lida bem com ele? Sem problemas?

Ele usa com Visual Fox, imagino que não deve ser complicado trabalhar com ele, não é?

Sds,
Mario.

Mario Mesquita
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes

Mensagempor fladimir » 01 Ago 2018 23:26

O MariaDB não seria o MySQL sem o problema da licença q o Leonardo comentou? E ainda mais atualizado?
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

DESKTOP CONSOLE Harbour 3.4.0dev (4541270) (2016-06-28 07:05) | Console | MINGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
DESKTOP VISUAL... Harbour 3.2 | MinGW | Xailer 4.0.2 | MariaDB Nativo | Outros via ADO | FastReport
MOBILE Android/IOS e WEB - Outros

fladimir
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 16 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Mensagempor hazael » 05 Ago 2018 16:34

Parece-me que o MariaDB está sendo desenvolvido por um dos desenvolvedores chave do MySQL que saiu de lá quando a Oracle comprou o mesmo.
Pelo que tenho acompanhado, o MariaDB é totalmente compatível com o MySQL e ainda tem extras que não tem no MySQL.
Para nosso uso, creio que não importa, mas a licença do MariaDB parece ser mais livre que do MySQL, no entanto isso pode mudar... claro que o pessoal do MariaDB também vai querer, em algum ponto, ganhar algo pelo trabalho deles, inclusive eles já tem uma versão paga com suporte, etc...
Na atualidade me parece melhor usar o MariaDB.

hazael
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Retornar para Banco de Dados